Calibração das cartas militares M888

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
toyjeep
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 12:27
Land Rover: Vendido
Talvez um dia volte, não sei!
Para já são as duas rodas e os meios carros
Sócio LCP: 496

Calibração das cartas militares M888

Mensagem por toyjeep »

Para quem necessitar segue o link das cartas militares calibradas para Ozi e CompeGPS

http://venus.walagata.com/w/toyjeep/M88 ... os_Ozi.rar
Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Para quem não tiver o Winrar para descomprimir, pode usar este link onde está um executável:

http://www.veraoverde.org/Igeoemaps_EU1950PTES.exe

Brevemente vou por alguns textos relativamente à instalação e configuração do OziExplorer em:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/
RangeRider
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 ago 2005 11:48
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por RangeRider »

Boas,

Realmente uma ajuda na configuração era porreiro, tenho tido dificuldade na configuração correcta, mas tb pelo que já me apercebi há ficheiros *.map com calibrações diferentes.

Abraços
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

Com base no que tenho, penso disponibilizar uns 8 a 10 textos com a parte de instalação e configuração.

Relativamente aos .map, lembro-me de duas versões ou conjuntos, uma com um datum pouco convencional de que resultava um desvio em relação à posição apontada pelo GPS.

Esse problema era resolúvel criando um ficheiro de nome datums.dat no mesmo directório do Oziexplorer com o seguinte conteúdo:

European 1950 - Portugal, 6, -84.0, -107.0, -120.0
Datum Lisboa (Portugal), 6, -84.0, -107.0, -120.0

Este ficheiro faz corresponder o nome do datum utilizado nesses ficheiros .map às coordenadas com que foi feita a calibragem.
RangeRider
iniciante TT
iniciante TT

Boas novamente,

O meu problema é exactamente esse, um desvio da posição correcta em 1 ou 2 cm.

Obirgado pela ajuda, vou tentar resolver isso criando esse ficheiro conforme explicou

Abraços
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Depois diz se resultou ;) É sempre bom ir tomando nota das soluções que se vão encontrando.
RangeRider
iniciante TT
iniciante TT

Combinado ;) ;)

Abraços
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Entretanto, vou colocando alguns textos em http://veraoverdeorg.blogspot.com com algumas ideias e conceitos para quem se esteja a iniciar nestas coisas.
RangeRider
iniciante TT
iniciante TT

Boas,

Conforme combinado, e como só me foi possivel hoje testar, aqui vai os resultados:

Com os ficheiros *.map que tinha antigamente que me davam sempre um erro 1 ou 2 cm (no ecrã) face á posição real, o que se traduzia em 50 ou 100 mts no terreno, de facto não consegui resolver essa situação criando o ficheiro datums.dat com a informação dada e colocando esse ficheiro no directorio do ozi, até coloquei tb um no directorio dos maps mas o resultado continuava o mesmo.

Mas com os ficheiros que voces colocaram aqui para download o resultado foi excelente 5* :cool: :cool: :cool: , posicionamento 100% correcto apenas é necessario configurar os mapas para portugal 1950.

Realmente existem mais ficheiros para a serie 888 por ai na net, mas dos 2 diferentes que tinha nenhum dava a posição 100% certa.

Mas agora com estes problema resolvido, obrigado por os terem colocado disponiveis ;) ;) ;) .

Nuno, vou dar uma olhada nos textos ;)

Abraços
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Tens no blog uma descrição mais extensa da questão dos datums e do ficheiro datums.dat.

Entretanto, esta conversa pode ser movida para a área de GPS.
RangeRider
iniciante TT
iniciante TT

Boas,

Realmente tive um bocado de dificuldade de encontrar :ohnao: :ohnao: , ainda não tinha visto esta nova area.

Obrigado pela explicação, realmente eu pensava que o problema estava na calibragem e afinal está no datum que se usa, é que mesmo usando o European 1950 - Portugal Spain conforme vem no oziexplorer é necessario fazer essa alteração. Conforme disse atrás criei o ficheiro datums.dat com a informação conforme disseste, mas os resultados foram negativos, vou novamente exprimentar ciando um com apenas "European 1950 - Portugal, -6, -84.0, -107,0, -120.0" e ver o resultado, para ficar com mais alguns conhecimentos de como funciona, porque para os que tens disponiveis não é necessario fazer nenhuma alteração :cool: :cool:

Depois digo se resultou.

Abraços
Visitante

Re: Calibração das cartas militares M888

Mensagem por Visitante »

toyjeep Escreveu:Para quem necessitar segue o link das cartas militares calibradas para Ozi e CompeGPS

http://venus.walagata.com/w/toyjeep/M88 ... os_Ozi.rar
Qual é o truque para calibrar correctamente? Já carreguei os mapas em *GIF e os Calibradores, mas ao fazer os tracks dá-me erros de Km (2 ou 3km rectos). Desconfio que é um problema de configuração, podem ajudar?
A.A. :ohnao:
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Deverá ser um erro a nível dos datums selecionados nos mapas ou no GPS. Normalmente este é o principal problema quando há este tipo de erro em que há uma distância constante em relação ao ponto correcto.

Tens aqui vários textos acerca do OziExplorer:

http://search.blogger.com/?as_q=oziexpl ... m&x=20&y=5
santosdacasa
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 19 jan 2006 19:24
Land Rover: Serie 3 1977

Ozi e etc

Mensagem por santosdacasa »

Ja tenho os mapas militares, ja tenho o ozi instalado, ja estive a ver as configurações, mas não consigo adicionar o ficheiro *.map á imagem *.gif do ficheiro de imagem do mapa militar.
Na PDA nem consigo abrir a imagem pois ele so me deixa abrir ficheiros *.map....

isto ta muito complicado...

Abraço
Pedro Santos
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Pelo menos nos PC's, o ficheiro map lido pelo Ozi tem no interior a menção a um ficheiro de imagem, seja gif, jpg ou outro.

Isto é o início de um ficheiro map:

OziExplorer Map Data File Version 2.2
M888 - 018
018.GIF
1 ,Map Code,
European 1950 (Spain and Portugal),, 0.0000, 0.0000,WGS 84
Reserved 1
Reserved 2
Magnetic Variation,,,W

Neste caso o map vai abrir o ficheiro 018.GIF, devendo estar os vários ficheiros no directório onde o Ozi vai ler os mapas, normalmente chamado map.

Dá uma vista de olhos no que escrevi acerca do assunto:

http://search.blogger.com/?as_q=oziexpl ... x=253&y=14
LEONEL
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 03 ago 2005 23:42
Land Rover: Discovery 300 tdi

Mensagem por LEONEL »

Pedro Santos,

Eu estava precisamente com esse problema na PDA, e para conseguir ver os mapas fiz o seguinte:
No PC com o programa img2ozf converti as cartas militares *.Gif para *.ozf2 e *_ozf.map e depois transferi do PC para a PDA.
Na PDA escolho o ficheiro *.map que pretendo abrir e já está.
Espero não estar a cometer nenhum erro e que tenha ajudado.

Cps,

Leonel
santosdacasa
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 19 jan 2006 19:24
Land Rover: Serie 3 1977

Mensagem por santosdacasa »

Com o programa de conversão de imagem já consegui visualizar os mapas e o ozi ja parece estar a funcionar. Agora só tenho de verificar aqui algum erro de calibração pois isto esta a dar erros na ordem de 1 a 2 km da minha localização exacta.

Vou continuar a explorar isto. :)

Obrigado pessoal

Abraço,
Pedro Santos
Visitante

Mensagem por Visitante »

Olá atodos,

Como (onde) descubro qual o valor Elipsoide para colocar no file dos DATUMS???

No Blog, diz: "Tem que ser verificada através das tabelas disponíveis." Ok :bolas: MAs quais tabelas :bolas: ??

Tks pelas respostas.

PS: Já Agora com aquele material do Blog, não daria para fazer assim como que um Manual para Principiantes no Uso e Configuração do OZI ??
É que tem lá umas imagens que já não se vêem, e dificulta a configuração
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Em relação às imagens, estas são armazenadas no Imageshack, que é gratuito, mas tem vindo a apresentar problemas.

Já me ofereci para colocar os artigos, eventualmente completando com mais alguma coisa na revista Land Portugal, mas estou à espera de resposta do director. Fazer um manual completo noutro suporte sem depender de sites de alojamento gratuito, em versão impressa, por exemplo, tem custos que acabam por ser proibitivos.

A lista de elipsoides está neste link:

http://www.colorado.edu/geography/gcraf ... tum_f.html

Que consta de um texto publicado acerca de datuns:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2005/ ... atums.html
Visitante

Mensagem por Visitante »

Olá, outra vez :D

Tks pela rápida resposta. Afinal já tinha estado no site :cool: mas não sabia como era.

Em relação ao Manual de Uso, Configuração e Calibração de Mapas com o OziExplorer para principiantes..... :yikes: eu referia-me a um documento, tipo em *. pdf o qual pode ser alojado para download em qualquer local da net.

Obrigado mais uma vez.

PS: Na parte,OziExplorer - Configuração - 1ª parte deveriam existir 2 fotos (oziconf020gz.jpg e oziconf010ld.jpg ) será que não as tem por aí??? Como referi elas já não abrem pelo imageshack.