Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Para passeios que faço em Sábados ou Domingos de dia e com destino aleatório (embora planeado com alguns dias de antecedência) estou a colocar a informação em:
Ora, no passado 29, 30 e 31 de Dezembro, sete 4x4 franceses, 2 Defenders do Reino Unido e Vitor (Marco de Canaveses) e Filipe (SofTTop) percorreram as Serras de Alvão, Marão, Montemuro e de Arada. O Filipe só nos pode acompanhar no Marão e Alvão.
O Gerês em descanso num belo Inverno chuvoso foi visitado em 5 e 6 de Janeiro passado,
com a companhia dos espanhóis Antonio e família do Club LAND ROVER TT de Espanha.
Viva,
Também andei por estas paragens no fds 5/6 de Janeiro, estivemos hospedados na Paradela. O tempo estava muito mau, muito nevoeiro, apesar de ter comigo um Roadbook da Todo Terreno, não nos aventuramos pelos montes, só um Land era arriscado (regra básica do TT seguro).
Mas se soubesse que havia estes dois aventureiros tão perto juntava-me á caravana
Grandes fotos, locais fantásticos, caracteristica comum dos passeios do amigo Barros!
Lindas imagens as da serra da Peneda mesmo com sol encoberto.
Os meus parabéns, ABarros, por escolheres essas paragens como destino para uma volta de domingo.
Por acaso tb costumo andar por essas zonas mas não sou tão ousado (ligação à branda das bosgalinhas vindo de oeste ... foi um saltar de penedo em penedo, não?)
DiscoMirage Escreveu:...Por acaso tb costumo andar por essas zonas mas não sou tão ousado (ligação à branda das bosgalinhas vindo de oeste ... foi um saltar de penedo em penedo, não?)
Viva ,
Quando percorres a Serra da Peneda a partir de Oeste, passas por Lamas de Vez e chegas a Couto da Pinheira. Aí tens o caminho principal que te leva mais para norte a Aveleira ou Batateiro ou (como eu fiz) viras à direita para um caminho mais estreito em direcção a "este" onde vais ter à Branda de Bosgalinhas.
Neste caminho estreito só saltas de penedo em penedo mesmo antes da Branda uns dez metros
No passado 30 de Março já início da Primavera, a Serra Amarela mostrou bonitas cores, belas paisagens, sol, chuva, arco-iris, granizo e até um nevão!. Passeio inesquecível.
Mais uma bela proposta de passeio.
Uma dúvida:
Existe alguma ligação de Cabeça do Moinho para a "estrada" de acesso aos emissores de TV da serra amarela?
Estive a ver os filmes e fiquei na dúvida se existe ou não ligação da Ermida ao Lindoso. A cartografia que estou a usar está um pouco desactualizada.
Se houver estou a pensar dar por lá uma volta no próximo sábado.
DiscoMirage Escreveu:Mais uma bela proposta de passeio.
Uma dúvida:
Existe alguma ligação de Cabeça do Moinho para a "estrada" de acesso aos emissores de TV da serra amarela?
Estive a ver os filmes e fiquei na dúvida se existe ou não ligação da Ermida ao Lindoso.
Se houver estou a pensar dar por lá uma volta no próximo sábado.
Viva ,
O caminho que "trilhei" liga a Ermida à "estrada" de acesso aos emissores, junto à casa de abrigo.
É caminho sem derivações e não dá para enganar.
Qualquer coisa que precises, mesmo no local do trilho, apita
OK!!
É que os mapas que uso já têm uns anos e só encontrava trilho até Porto da Laje e depois ainda faltavam uns Km até ao estradão de acesso ao alto da Serra Amarela e fiquei na dúvida.
Obrigado pelo esclarecimento e disponibilidade.
DiscoMirage Escreveu:OK!!
É que os mapas que uso já têm uns anos e só encontrava trilho até Porto da Laje e depois ainda faltavam uns Km até ao estradão de acesso ao alto da Serra Amarela e fiquei na dúvida.
Obrigado pelo esclarecimento e disponibilidade.
Só agora cheguei a casa onde tenho os mapas militares.
Até Porto da Lage o caminho foi arranjado para calçada em granito.
Depois de Porto da Lage é o que era dantes. Na carta militar o caminho acaba aí. No entanto 50m a montante da confluência do Rio do Porto com o ribeiro de Frieira, tens a estrada antiga em lages de pedra que vês na foto.
DiscoMirage Escreveu:Bela foto! Paisagem com "animal selvagem azul" no seu ambiente natural.
Já agora, para ter uma melhor ideia, que distância tenho de percorrer no caminho de lage? 2 ou 3kms?
Viva ,
Seguindo a "seta vermelha" da foto sobes a encosta (100m) em "caminho de lage". O "caminho de lage" acaba e começa o caminho plano (numa chã) e em terra cerca de 500m. Como vais subir outra encosta em cerca de 200m, na encosta começa o "caminho em lage". Finda esta subida começa começa o caminho plano (numa chã) e em terra onde encontras o pequeno Santuário e zona de lazer. A partir daí é estradão.
senão repara e compara a perspectiva desta foto (a olhar "para trás") com a da seta vermelha. Estão ambas do outro lado do Rio do Porto. Tens de atravessar o Rio no local onde o verde e vermelho se separam (local da primeira foto com seta vermelha no post anterior)
Última edição por ABarros em 03 abr 2008 00:01, editado 1 vez no total.