tomcat Escreveu:Pois meus amigos!!!
Eu a pensar que este fds, já ia ter o meu

acontece que não
Pois ontem, quando recebi um email com uns documentos para tratar do seguro, e nº de conta para sinalizar

....
Verifico que o carro em questão não é de 10-97 (á partida MY98), mas sim 5-97

; segundo propietário foi um "pequeno lapso"
Mas vamos ao que interessa relativo ao tópico.
Este tinha o CB em Português!!! Ficando á partida excluida a hipotese do facto do CB vir em Português, ele ser um MY98.
Fica aqui registado este facto, para outros "infectados"

Pede ao vendedor um desconto proporcional ao "lapso".
O computador de bordo é programável, logo qualquer um com uma máquina de diagnóstico adequada pode alterá-lo, não reflectindo por si só o período de fabrico. O meu é de Novembro de 1997 e está em português, no entanto no livro de instruções as indicações das avarias estão em espanhol.
Não se pode dizer que determinado firmware foi actualizado a partir da data x, o que se pode afirmar é que a partir de determinado nº de chassis houve uma revisão de firmware ou outras alterações. Depois depende da distribuição a nível mundial, alfandega, tempo de parque, período em carteira do concessionário, venda e finalmente pedido de matrícula. Com estas condicionantes todas podem existir desfasamentos de vários meses.
Ora, andei a pesquisar melhor e vou fornecer alguns elementos que poderão ajudar a chegar a alguma conclusão com a intervenção do ppl daki do forum que tenha outros dados. Aqui vai:
1 - Não sei se a tão badalada alteração aos P38 foi só a nível dos diesel ou abrageu toda a produção.
2 - o P38 ou também conhecido por LP foi produzido entre 09-1994 e 10-2001
3 - foram produzidas as seguintes versoes - DSE, DT, HSE, SE, VOGUE, HSE AUTOBIOGRAPHY, SE AUTOBIOGRAPHY.
4 - Os períodos de fabrico pelo nº de chassis são:
1995 a partir do MA302054
1996 a partir do TA316176
1997 a partir do VA346794
1998 a partir do WA381431
1999 a partir do XA410482
2000 a partir do YA430702
2001 a partir do 1A450350
posso adiantar que durante cada ano de produção existem vários upgrades. Em 1997 creio ter havido o maior nº, 14 pelo menos. Em 1998 foram menos, provavelmente 5.
Estou em crer, mas não posso dar certezas que eventualmente o upgrade que tanto falamos possa ter iniciado com o nº de chassis a partir do WA403804, mas tb pode ter sido a partir do VA350484 (menos provavel)
Se alguém tiver mais elementos que debite, por favor.