Eixos Salisbury
-
Mauro (freixo)
- júnior TT

- Registado: 24 jan 2007 12:26
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Eixos Salisbury
Caros amigos gostaria de saber quais são os veiculos que tem estes eixos de origem, e quais são os que dão para um disc 200 tdi, pois quero mudar os meus eixos e por uns salisbury.
Obrigado Mauro Louças
Obrigado Mauro Louças
- terracotta
- maníaco TT

- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
-
Mauro (freixo)
- júnior TT

- Registado: 24 jan 2007 12:26
Eixos
Encontrei isto:
Defender 110/130:
Diferencial dianteiro de 83 a 92 Rover semieixo diâm. 28,2 mm/10 estrías
Diferencial traseiro. de 83 a 92 Salisbury semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial dianteiro de 93 a 02 Rover semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial traseiro. de 93 a 02 Salisbury semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial dianteiro de 03 a 06 Rover semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial traseiro. de 03 a 06 Rover P38A semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
O diferencial Salisbury tem quatro satélites, e os internos do Rover P38A são fabricados pela Dana atual proprietária da inglesa Salisbury.
Mas destes todos qual o que se adapta ao disco 200 tdi???
Defender 110/130:
Diferencial dianteiro de 83 a 92 Rover semieixo diâm. 28,2 mm/10 estrías
Diferencial traseiro. de 83 a 92 Salisbury semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial dianteiro de 93 a 02 Rover semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial traseiro. de 93 a 02 Salisbury semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial dianteiro de 03 a 06 Rover semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
Diferencial traseiro. de 03 a 06 Rover P38A semieixo diâm. 31,5 mm/24 estrías
O diferencial Salisbury tem quatro satélites, e os internos do Rover P38A são fabricados pela Dana atual proprietária da inglesa Salisbury.
Mas destes todos qual o que se adapta ao disco 200 tdi???
- terracotta
- maníaco TT

- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- bruno cameirão
- master TT

- Registado: 21 mai 2006 11:52
-
FCarvalho
- júnior TT

- Registado: 18 set 2008 22:35
Viva Mauro.
Eu tenho a mesma máquina que tu e efectuei a mudança há pouco tempo. Segundo o meu mecânico, o Emídio Bastos (grande sr...
), para se mudarem as 10 estrias com que somos brindados de origem, "tivemos" de mudar, antes de mais, ambos os eixos, senão a caixa dava o estoiro
Quanto à ponte, mantiveram-se as mesmas.
Posso-te dizer que, apesar de não ser uma alteração barata, os benifícios são compensadores: menor desgaste, menor frequência de afinação de diferenciais, possibilidade de aplicação de bloqueios ou auto blocantes...
Mas se calhar isso já sabias
Abraço.
Eu tenho a mesma máquina que tu e efectuei a mudança há pouco tempo. Segundo o meu mecânico, o Emídio Bastos (grande sr...
Posso-te dizer que, apesar de não ser uma alteração barata, os benifícios são compensadores: menor desgaste, menor frequência de afinação de diferenciais, possibilidade de aplicação de bloqueios ou auto blocantes...
Mas se calhar isso já sabias
Abraço.
Com o meu 200Tdi... é sempre a raspar.
927162929
927162929
- ppimenta
- júnior TT

- Registado: 15 nov 2005 22:45
- Land Rover: LAND ROVER - Range Rover - v8
- Sócio LCP: 0
[quote="FCarvalho"]Viva Mauro.
Segundo o meu mecânico, o Emídio Bastos (grande sr...
), para se mudarem as 10 estrias com que somos brindados de origem, "tivemos" de mudar, antes de mais, ambos os eixos, senão a caixa dava o estoiro
eu tenho 10 estrias atras e 24 estrias a frente...... As estrias nao tem nada a ver.
O que tem a ver é o nr de dentes da roda de coroa e pinhao de ataque.
Isso sim tem q ser igual a frente e atras senao a caixa parte.
Segundo o meu mecânico, o Emídio Bastos (grande sr...
eu tenho 10 estrias atras e 24 estrias a frente...... As estrias nao tem nada a ver.
- cap.domato
- júnior TT

- Registado: 01 ago 2008 15:50
- Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660 - Sócio LCP: 1998
e pa grande confusao mas pimenta tem razao mas e preciso mudar as pontas dos eixos senao os semi eixos nao vedam a valvulina enm relaçao aos bloqueios tanto existe para 10 como 24 estrias o que tens que ver e realmente as relaçoes de deferenciais porque podem ter diferença de dentes roda de coroa pinhao de ataque e ter a mesma relaçao de deferencial entre eles portanto pegas no material levas a um mecanico BOM (que saiba fazer contas de relaçoes de deferenciais que ja nao ha muitos )ele faz as contas depois diz te o que montar porque senao parece que o carro fica bom e de vez em quando arroz queimado depois dizes assim mas o que foi istoppimenta Escreveu:FCarvalho Escreveu:Viva Mauro.
Segundo o meu mecânico, o Emídio Bastos (grande sr...), para se mudarem as 10 estrias com que somos brindados de origem, "tivemos" de mudar, antes de mais, ambos os eixos, senão a caixa dava o estoiro
![]()

ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
-
FCarvalho
- júnior TT

- Registado: 18 set 2008 22:35
Ainda bem que há gente que percebe disto mais do que eu!
Deve ter sido isso que me foi dito mas mecânica, nunca foi o meu forte...
Não sabia que podiamos ter 10 estrias num eixo e 24 noutro, porque conheço gente que o fez e correu mal. Seria trabalho mal feito...
Andamos sempre a aprender...
Não sabia que podiamos ter 10 estrias num eixo e 24 noutro, porque conheço gente que o fez e correu mal. Seria trabalho mal feito...
Com o meu 200Tdi... é sempre a raspar.
927162929
927162929
- ppimenta
- júnior TT

- Registado: 15 nov 2005 22:45
- Land Rover: LAND ROVER - Range Rover - v8
- Sócio LCP: 0
exactamente. A relaçao (nr de dentes) é que tem q ser igual á frente e atras. No meu ainda so mudei o da frente pq partiu. mais tarde vou mudar o de tras. Claro q antes de fazer a alteraçao contei o nr de dentes do diferencial que tirei e do q ia por. sendo igual nao ha problema.
Tive que mudar os semieixos claro e mais algumas coisas para ficar a vedar a valvulina.
Tive que mudar os semieixos claro e mais algumas coisas para ficar a vedar a valvulina.
- TTiagoDiasSilva
- pleno TT

- Registado: 01 nov 2008 15:59
- Land Rover: Range Rover 300tdi
Freelander td4 - Sócio LCP: 2062
Tenho uma amigo que tem um Discovery 200 ou 300 nao tenh a certeza mas comprou-o já com uma salisbury atras e tá satisfeito nunca partiu, agr que partiu a frente ja mandou vir dos states um salisbury para a frente!!! Parece ser material do bom!!! Os diferencias têm é que ter a mesma relaçao para nao haver problema axo que em salisbury o mais reduzido que encontras é 4.11FCarvalho Escreveu:Ainda bem que há gente que percebe disto mais do que eu!
-
Quinel
- júnior TT

- Registado: 17 ago 2005 21:10
Boas,
Ora vai aqui uma grande confusão.
Existem dois tipos principais de padrões nos eixos LAND ROVER. Os de 10 estrias e os de 24 estrias. As 10 e 24 estrias referem-se ao número de "fendas" utilizados no ponto de união entre diferenciais e os semieixos. Regra geral, os LRs com motores 300 tdi e seguintes são equipados com eixos de 24 estrias e os com motor 200tdi e anteriores foram equipados com eixos de 10 estrias.
O número de estrias dos eixos nada tem a ver com a relação do diferencial (o que é referido aqui como o "nr de dentes"). Esta relação do diferencial é determinada pelo chamado grupo cónico (roda de coroa e pinhão de ataque). Dividindo o nr. de dentes da roda de coroa pelo nr de dentes do pinhão de ataque determina-se a relação do eixo que, de facto, tem que obrigatoriamente ser a mesma no eixo de trás e no eixo da frente, pois caso contrário nem conseguiriam arrancar.
Em TODOS os Discoverys, RangeRovers classic e Defenders, a relação dos eixos é a mesma (3.54:1), independentemente de serem eixos de 10 ou de 24 estrias. Isto signfica que é perfeitamente possível ter um eixo traseiro de 10 estrias e um dianteiro de 24 estrias por exemplo.
Relativamente aos eixos Salisbury, estes eram encontrados como eixos traseiros dos Defenders 110 e 130 até ao ano de 2002. No entanto, os eixos dianteiros destes Defenders não são eixos Salisbury mas sim eixos "rover" tradicionais. Os eixos Salisbury dianteiros apenas equiparam alguns LandRovers militares e são bastante raros (em Portugal só estão disponíveis através da TuffTech)
Estes eixos possuem um diferencial de 4 satélites extremamente resistente, mas nada tem a ver com o diferencial de 4 satélites do Range Rover P38 4.6. Os diferenciais Salisbury, ainda que tenham a mesma relação dos eixos rover tradicionais, são de tamanho muito maior, ou seja, não é possível monta-los nos eixos rover tradicionais.
Por fim devo dizer que os eixos Salisbury, ainda que tenham diferenciais muito resistentes, os seus semieixos (tanto traseiros como dianteiros) são apenas um pouco mais resistentes que os dos eixos rover tradicionais de 2 4estrias, ou seja, não aguentam um bloqueio de diferencial. Os eixos Salisbury são mais raros nos Estados Unidos do que na Europa.
Abraço
Ora vai aqui uma grande confusão.
Existem dois tipos principais de padrões nos eixos LAND ROVER. Os de 10 estrias e os de 24 estrias. As 10 e 24 estrias referem-se ao número de "fendas" utilizados no ponto de união entre diferenciais e os semieixos. Regra geral, os LRs com motores 300 tdi e seguintes são equipados com eixos de 24 estrias e os com motor 200tdi e anteriores foram equipados com eixos de 10 estrias.
O número de estrias dos eixos nada tem a ver com a relação do diferencial (o que é referido aqui como o "nr de dentes"). Esta relação do diferencial é determinada pelo chamado grupo cónico (roda de coroa e pinhão de ataque). Dividindo o nr. de dentes da roda de coroa pelo nr de dentes do pinhão de ataque determina-se a relação do eixo que, de facto, tem que obrigatoriamente ser a mesma no eixo de trás e no eixo da frente, pois caso contrário nem conseguiriam arrancar.
Em TODOS os Discoverys, RangeRovers classic e Defenders, a relação dos eixos é a mesma (3.54:1), independentemente de serem eixos de 10 ou de 24 estrias. Isto signfica que é perfeitamente possível ter um eixo traseiro de 10 estrias e um dianteiro de 24 estrias por exemplo.
Relativamente aos eixos Salisbury, estes eram encontrados como eixos traseiros dos Defenders 110 e 130 até ao ano de 2002. No entanto, os eixos dianteiros destes Defenders não são eixos Salisbury mas sim eixos "rover" tradicionais. Os eixos Salisbury dianteiros apenas equiparam alguns LandRovers militares e são bastante raros (em Portugal só estão disponíveis através da TuffTech)
Estes eixos possuem um diferencial de 4 satélites extremamente resistente, mas nada tem a ver com o diferencial de 4 satélites do Range Rover P38 4.6. Os diferenciais Salisbury, ainda que tenham a mesma relação dos eixos rover tradicionais, são de tamanho muito maior, ou seja, não é possível monta-los nos eixos rover tradicionais.
Por fim devo dizer que os eixos Salisbury, ainda que tenham diferenciais muito resistentes, os seus semieixos (tanto traseiros como dianteiros) são apenas um pouco mais resistentes que os dos eixos rover tradicionais de 2 4estrias, ou seja, não aguentam um bloqueio de diferencial. Os eixos Salisbury são mais raros nos Estados Unidos do que na Europa.
Abraço