Faróis suplementares RR Classic
-
Marco
- Site Admin

- Registado: 03 ago 2005 13:04
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
- Sócio LCP: 1462
Faróis suplementares RR Classic
Boas,
ontem montei pela primeira vez o avental no meu RR com os faróis que pensava serem de nevoeiro. No entanto, não ligam. Não sei se serão as lâmpadas ou algum fusível. A luzinha no botão não acende quando carrego no mesmo.
Noutro fórum, o MGomes disse-me que estes faróis só funcionam com os máximos ligados?! Ainda não testei esta opção mas se é assim, é estranho, pois os faróis de nevoeiro deviam funcionar sem os máximos...
Alguém pode confirmar(ou desmentir) a informação que em foi dada pelo MGomes e talvez, fornecer uma explicação lógica?
Cumprimentos e obrigado.
Marco
ontem montei pela primeira vez o avental no meu RR com os faróis que pensava serem de nevoeiro. No entanto, não ligam. Não sei se serão as lâmpadas ou algum fusível. A luzinha no botão não acende quando carrego no mesmo.
Noutro fórum, o MGomes disse-me que estes faróis só funcionam com os máximos ligados?! Ainda não testei esta opção mas se é assim, é estranho, pois os faróis de nevoeiro deviam funcionar sem os máximos...
Alguém pode confirmar(ou desmentir) a informação que em foi dada pelo MGomes e talvez, fornecer uma explicação lógica?
Cumprimentos e obrigado.
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

- Gil Craveiro
- maníaco TT

- Registado: 18 ago 2005 11:23
- Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998 - Sócio LCP: 849
Boas.
Já tive 2 classic's e agora tenho o serie e posso te dizer que os farois de nevoeiro só devem ligar com os maximos (é de lei). O meu tinha o botão de ligar e desligar mas se ele estivesse sempre ligado os faois s+o ligavam quando acendesse os maximos.
Sempre podes fazer a ligação a parte mas não sei se te vão dizer alguma coisa na IPO.
Abraço
Já tive 2 classic's e agora tenho o serie e posso te dizer que os farois de nevoeiro só devem ligar com os maximos (é de lei). O meu tinha o botão de ligar e desligar mas se ele estivesse sempre ligado os faois s+o ligavam quando acendesse os maximos.
Sempre podes fazer a ligação a parte mas não sei se te vão dizer alguma coisa na IPO.
Abraço
-
Marco
- Site Admin

De certeza que isso é de lei? Eu já tive um carro com faróis de nevoeiro e não precisava dos máximos. Aliás, não me parece que tenha muita lógica, dado que utilizar máximos com nevoeiro é do piorio... Vê-se ainda menos.
E o que não falta por aí (infelizmente) é muito condutor a usar os faróis de nevoeiro apenas com os mínimos ligados...
E o que não falta por aí (infelizmente) é muito condutor a usar os faróis de nevoeiro apenas com os mínimos ligados...
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

-
Marco
- Site Admin

Retirado do site da ANSR (Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária):
Com chuva, nevoeiro ou neve a visibilidade pode ficar muito reduzida. Nestas condições é essencial ser visto pelos outros condutores e restantes utentes da via pública, pelo que deve circular com os médios. Em caso de nevoeiro deve activar, também, o farol de nevoeiro e ter presente que a circulação em máximos pode, neste caso, representar um risco acrescido, pois transformam o nevoeiro num écran branco que reflecte a luz, reduzindo ainda mais a visibilidade. Para ver melhor deve evitar o embaciamento dos vidros, através da regulação do sistema de aquecimento.
Com chuva, nevoeiro ou neve a visibilidade pode ficar muito reduzida. Nestas condições é essencial ser visto pelos outros condutores e restantes utentes da via pública, pelo que deve circular com os médios. Em caso de nevoeiro deve activar, também, o farol de nevoeiro e ter presente que a circulação em máximos pode, neste caso, representar um risco acrescido, pois transformam o nevoeiro num écran branco que reflecte a luz, reduzindo ainda mais a visibilidade. Para ver melhor deve evitar o embaciamento dos vidros, através da regulação do sistema de aquecimento.

- Gil Craveiro
- maníaco TT

- Registado: 18 ago 2005 11:23
- Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998 - Sócio LCP: 849
- BGomes
- master TT

- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
Acho que hoje em dia isso é normal nos automóveis poder ligar os farois de nevoeiro sem ligar os máximos. No caso do meu carro ligam em qualquer circunstancia sempre que solicitado.
A melhor opçao para o RR, a meu ver, é colocar um botao independente para poder ligar e desligar os faróis de nevoeiro mediante as necessidades e nao estarmos dependente da ligaçao conjunta com os médios ou máximos.
Um abraço
A melhor opçao para o RR, a meu ver, é colocar um botao independente para poder ligar e desligar os faróis de nevoeiro mediante as necessidades e nao estarmos dependente da ligaçao conjunta com os médios ou máximos.
Um abraço
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
http://www.levantapo.blogspot.com
-
Marco
- Site Admin

Apesar de estar a ficar um pouco off-topic, por acaso não te lembras qual o artigo que foi usado para a multa?
É que estou à procura no Código da Estrada e não encontro nada relacionado com a utilização de faróis de nevoeiro em conjunto com os máximos.
A única coisa que encontrei foi isto:
Artigo 61.º
Utilização de luzes
1 Sempre que, nos termos do artigo 59.º, seja obrigatória a utilização de
dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem
utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou
enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma
visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m
daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada
ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro à retaguarda, sempre que as condições meteorológicas ou
ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar
equipados.
2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao
transporte de mercadorias perigosas devem transitar com a luz de cruzamento
acesa.
4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
30 a 150 euros, salvo o disposto no número seguinte.
Tenho de ir ver o que diz o manual do carro acerca da questão dos faróis suplementares.
É que estou à procura no Código da Estrada e não encontro nada relacionado com a utilização de faróis de nevoeiro em conjunto com os máximos.
A única coisa que encontrei foi isto:
Artigo 61.º
Utilização de luzes
1 Sempre que, nos termos do artigo 59.º, seja obrigatória a utilização de
dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem
utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou
enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma
visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m
daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada
ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro à retaguarda, sempre que as condições meteorológicas ou
ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar
equipados.
2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao
transporte de mercadorias perigosas devem transitar com a luz de cruzamento
acesa.
4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
30 a 150 euros, salvo o disposto no número seguinte.
Tenho de ir ver o que diz o manual do carro acerca da questão dos faróis suplementares.

- joao fernandes
- júnior TT

- Registado: 24 nov 2006 20:40
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
boas eu ja tive 2 classics com o que tenho agora e os farois que eles traziam no avental eram de longo alcance e nao de novoeiro essa é a razao porque eles só acendem com os maximos
e só acende a luz do botao do interior quando os maximos estao ligados espero ter ajudado

melhor que um land só dois lands
- joaocarreira
- master TT

- Registado: 17 out 2005 20:34
- Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996 - Sócio LCP: 1458
Viva,
o meu RRC de 96 tb só acende os faróis de longo alcance com os máximos, quando accionado o botão respectivo, claro!
Joao Carreira
o meu RRC de 96 tb só acende os faróis de longo alcance com os máximos, quando accionado o botão respectivo, claro!
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Defender 90 TD5 (1998)
-
Marco
- Site Admin

Pronto.
Parece que está esclarecido. Não são faróis de nevoeiro, mas sim faróis suplementares. Logo à noite vou então ver se funcionam ou não.
Obrigado a todos pelas informações. Ficam aqui umas fotos do estadoa ctual do meu menino em "modo de Verão":

Parece que está esclarecido. Não são faróis de nevoeiro, mas sim faróis suplementares. Logo à noite vou então ver se funcionam ou não.
Obrigado a todos pelas informações. Ficam aqui umas fotos do estadoa ctual do meu menino em "modo de Verão":

- joaocarreira
- master TT

Series III SoftTop 1975
Muito Fixe
:D
Parabens!
Parabens!
Defender 90 TD5 (1998)
Defender 90 TD5 (1998)
-
Marco
- Site Admin

É só para informar que hoje testei os faróis suplementares e funcionam. E é como todos disseram. Só com os máximos.
E realmente, ao ver o botão, o símbolo é igual ao dos máximos, com um 2 no centro, e não como o dos faróis de nevoeiro.
Obrigado a todos pelas informções!
E realmente, ao ver o botão, o símbolo é igual ao dos máximos, com um 2 no centro, e não como o dos faróis de nevoeiro.
Obrigado a todos pelas informções!

- MGomes
- júnior TT

- Registado: 13 dez 2006 12:20
- Land Rover: em stand by por agora ...
- Sócio LCP: 1690
- jblobo
- júnior TT

- Registado: 25 nov 2006 15:43
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
- Sócio LCP: 2240
Viva!
Epá desculpem lá, mas acho que o pessoal tá enganado ou pelo menos a fazer confusão entre farois de longo alcance e farois de nevoeiro!
No meu RRC tenho os dois e como tal tenho dois botoes na consola (com desenhos diferentes) em que um é para os farois de nevoeiro (os do avental) que ligam com os minimos e depois tenho outro para os faróis de longo alcance que só ligam com os máximos.
Nos outros carros em geral a historia é a mesma.
No entanto pode-se sempre ligar os farois de nevoeiro como os de longo alcance - só com os máximos, mas depois sempre pode chover a bela da multa!
Um abraço
Epá desculpem lá, mas acho que o pessoal tá enganado ou pelo menos a fazer confusão entre farois de longo alcance e farois de nevoeiro!
No meu RRC tenho os dois e como tal tenho dois botoes na consola (com desenhos diferentes) em que um é para os farois de nevoeiro (os do avental) que ligam com os minimos e depois tenho outro para os faróis de longo alcance que só ligam com os máximos.
Nos outros carros em geral a historia é a mesma.
No entanto pode-se sempre ligar os farois de nevoeiro como os de longo alcance - só com os máximos, mas depois sempre pode chover a bela da multa!
Um abraço
- G@vião
- júnior TT

- Registado: 24 out 2007 11:40
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Range Rover 200Tdi 03/1994 - Sócio LCP: 2025
Farois do Avental
Boas noites
No meu Range tenho os farois no avental, e só liga com os Máximos, ou seja são farois suplementares e não de nevoeiro, para reforçar ainda digo que o simbolo do botão da consola é igual aos máximos só que com o número 2 a assinalar isso mesmo, por isso acho que não há dúvidas.
É verdade que o local onde eles tão (avental) é mais indicado para farois de nevoeiro do que Máximos mas foi o que eles se lembraram de por.
No meu Range tenho os farois no avental, e só liga com os Máximos, ou seja são farois suplementares e não de nevoeiro, para reforçar ainda digo que o simbolo do botão da consola é igual aos máximos só que com o número 2 a assinalar isso mesmo, por isso acho que não há dúvidas.
É verdade que o local onde eles tão (avental) é mais indicado para farois de nevoeiro do que Máximos mas foi o que eles se lembraram de por.
- jonasserra
- júnior TT

- Registado: 04 ago 2005 11:17
- Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998 - Sócio LCP: 19
Boas,
Tanto no meu VM como no meu DSE tenho farois de nevoeiro no avental, que ligam com um botao na consola qd ligo os minimos.
No VM tenho tb farois de longo alcance que ligam com um botao na consola, mas só com os máximos.
No IPO nunca me disseram nada, e sao sempre testados.
Tanto no meu VM como no meu DSE tenho farois de nevoeiro no avental, que ligam com um botao na consola qd ligo os minimos.
No VM tenho tb farois de longo alcance que ligam com um botao na consola, mas só com os máximos.
No IPO nunca me disseram nada, e sao sempre testados.
One Life, Live It
Porto
Porto
-
Marco
- Site Admin

Provavelmente, com a inclusão de faróis de longo alcance, alteraram as definições de fábrica, fazendo com que os do avental passem a ligar com os mínimos.
Penso que de origem, os de baixo ligam só com os máximos, pois não são de nevoeiro. Aliás, os faróis de nevoeiro são faróis que espalham a luz de forma a iluminar as bermas. Os que estão de origem no meu avental não espalham a luz, são bem direccionados para a frente.
O símbolo do botão na consola (como já foi dito por aqui) é igual ao dos máximos, mas com um '2' à frente.
Penso que de origem, os de baixo ligam só com os máximos, pois não são de nevoeiro. Aliás, os faróis de nevoeiro são faróis que espalham a luz de forma a iluminar as bermas. Os que estão de origem no meu avental não espalham a luz, são bem direccionados para a frente.
O símbolo do botão na consola (como já foi dito por aqui) é igual ao dos máximos, mas com um '2' à frente.

- joaocarreira
- master TT

Series III SoftTop 1975
Bom dia a todos,
pelo que eu vejo aqui deve haver diferenças nos RR dependendo do ano.
Parece que até 94 funcionam de uma maneira e a partir daí de outra.
O meu, de 96, tb funciona com os máximos e são de longo alcance como se pode ver nos espelhos do farol.
Tvz haja uma explicação para a LR ter feito as coisas assim... ou então em 94 despediram o gajo que montava os faróis de nevoeiro e o gajo que montava os de longo alcance substituiu-o
:D
Abraços
pelo que eu vejo aqui deve haver diferenças nos RR dependendo do ano.
Parece que até 94 funcionam de uma maneira e a partir daí de outra.
O meu, de 96, tb funciona com os máximos e são de longo alcance como se pode ver nos espelhos do farol.
Tvz haja uma explicação para a LR ter feito as coisas assim... ou então em 94 despediram o gajo que montava os faróis de nevoeiro e o gajo que montava os de longo alcance substituiu-o
Abraços
Última edição por joaocarreira em 08 set 2008 11:58, editado 1 vez no total.
Defender 90 TD5 (1998)
Defender 90 TD5 (1998)