Mais uma pequena história de algo que se previa simples e se tornou em algo complicadíssimo... Falo da da mudança de óleo do motor, operação relativamente simples de fazer: tirar o bujão do carter, amparar o óleo velho, deitar a anilha do parafuso do bujão do carter fora e substituir por nova, trocar o filtro de óleo (se necessário e neste cado não quis arriscar) e colocar oleo novo... Simples não é?
É simples se não acontecerem as mais espantosas tropelias
1ª tropelia: tudo preparado para mudar o óleo e eis senão quando, ainda a tempo de não tirar o parafuso do bujão, reparei que a tampa do filtro de óleo estava neste estado (obrigado pela dica Kiko)

Ora aquilo é suposto ter uma parte de cima sextavada para que seja possível desapertar a tampa mas o animal

Filtro no sítio, o-rings, tampa nova, tudo ok! Mais uma maleita resolvida no P38. Entenda-se maleita mas não de série no P38. Esta era daquelas maleitas causadas pelos célebres ex-donos que contribuiram, e bem, para a má fama deste modelo do RR. Mas esperem que há mais uma destas...
2ª tropelia: tudo apostos para tirar o parafuso do bujão, o Manel a segurar o balde para amparar o óleo, eu de chave 17 na mão e eis que o bujão saiu sem espinhas...

Mas, alto lá... O parafuso não tinha nada a ver com o que saiu do RR.

Resultado: 3/4 do parafuso do bujão ficaram... no próprio bujão!!!
Ontem, com a ajuda do Sr. Coelho (muito obrigado) e duma lima de metal comprada à última hora numa grande superfície, lá saíu a rosca maldita.

Neste momento o RR já não marca território.
A próxima muda é o óleo dos diferenciais mas até tenho medo de tirar os parafusos pois no total são 4 e sei lá o que vou encontrar...
Desculpem o testamento mas é mais uma a juntar à má fama que os ex-donos e sapateiros ajudaram a criar em torno do RR P38A.
Abraços,