Calibrar EAS

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
fbtt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0

Calibrar EAS

Mensagem por fbtt »

Boas,

Alguem sabe os valores normais para os varios profiles da EAS de um DSE?

Amanhã vou ver se consigo ler o que vai na alma do meu P38 e como está um pouco para o "torto" queria ver se ficava direitinho.

Agradeço a vossa ajuda.

Abraço,
FB
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto

Mensagem por Rangexispê »

Valores não sei!

Mas o Ricardo ( RRP38DSE ) deve de saber. Porém se tiveres forma de os leres e afinar, o melhor é fazeres o trabalho com a ajuda de uma fita metrica! É mais certinho! Existem sempre variações!

abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

Rangexispê Escreveu:Valores não sei!

Mas o Ricardo ( RRP38DSE ) deve de saber. Porém se tiveres forma de os leres e afinar, o melhor é fazeres o trabalho com a ajuda de uma fita metrica! É mais certinho! Existem sempre variações!

abcs

F
Boas Francisco,

Já troquei uma dicas com o Ricardo, e a fita metrica já fazia parte das ferramentas necessárias se não mesmo imprescendiveis para a "afinação". vamos ver no o que é que o meu P38 tem para me dizer.

Qualquer dia vem a afirição para a classe um e quero ter o "lord" direitinho e certinho.

Abraço,
FB
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Aqui ficam umas dicas, apesar de, tal como disseste, já termos trocado dois dedos de conversa ;)

Em primeiro lugar, não existem valores "por defeito" ou "normais" para as 4 posições de altura da EAS, utilizando o software para calibrar a mesma. Os valores que aparecem para cada um dos quatro balões (em cada uma das quatro posições) são meramente indicativos. Quer isto dizer que não significam directamente centimetros ou milimetros de altura.

A calibração da EAS na LR é feita com uns blocos/calços de madeira que vão do chão até a pontos específicos do chassis e, para cada uma das 4 posições, são acertados os valores até cada ponto do chassis tocar em cada calço. Como não temos esses calços (às vezes encontram-se no eBay) e como a recalibração normalmente é para posições mais altas (os calços deixam de fazer sentido), devemos fazer todo o procedimento com uma fita métrica. :D

Dica: em todo o processo, devemos SEMPRE medir a altura desde o centro da cava da roda até ao centro da jante pois é aí que a altura do balão é a real. NUNCA devemos medir do centro da cava da roda até ao chão pois há vários factores que adulteram estas medidas (tamanho dos pneus, pressão dos mesmos incorrecta, ligeira inclinação, etc...)

O processo de calibrar a EAS deve ser feito num sítio em que o chão seja direito! :D

Primeiro que tudo, logo que ligues o PC ao RR e arranques o software de calibração, deves guardar os valores que estão definidos para que, a qualquer altura, possas voltar atrás. Um print-screen é o ideal. :cool:

Para endireitares o RR, uma vez que no teu caso está mais inclinado para um dos lados, deves 1º que tudo mexer nos valores dos balões desse lado incrementando os valores aos poucos (por ex de 2 em 2 ou de 3 em 3) e medindo para ver quando fica direito. Dica: faz isto 1º numa das posições. Por exemplo a posição normal. Depois logo vês as outras. Assim que apanhes o jeito, já vais sentir-te à vontade para mexeres nas outras posições :lol:

Todo este processo é um exercício de muita paciência pois é um verdadeito pincel! :ohnao:

Já sabes, se precisares de algo apita. 'Tás a vontade, tens o meu contacto. ;) :cool:

Temos que tomar o tal cafezinho, o tal "encontro informal em LX"... Francisco, mékié?! :rofl:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Ribeiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 out 2007 16:29
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Ribeiro »

Boas amigo, precisas de um portátil ou pc com porta COM, compra um cabo de diagnostico no eBay http://motors.shop.ebay.ie/items/Range- ... ec0Q2em282 , uma vez com programa/software (win-eascalibrate) é só calibrar, é fácil? Vais ver que poupas €€€€€ Os valores de origem são estes:
154 154 135 135
123 123 109 109
107 107 97 97
80 80 75 75

Percebeste?
São os valores a colocar no programa.

Obs: eu queria por um ficheiro para perceberes, mas não dá por aqui, envia-me o teu e-mail que eu envio-te o ficheiro.
O trabalho fascina-me, às vezes fico...horas parado a olhar para ele, sem fazer nada.
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Ele tem o PC, cabo e software ;)

Realtivamente aos "valores de origem" não é assim tão linear. Podemos colocar esses valores e o RR ficar todo torto :ohnao: Esses valores só funcionam se forem instalados 4 sensores de altura novos... Os sensores, com o passar do tempo e com as trepidações, vão perdendo as características de indicar a altura correcta (são potenciometros normalíssimos) e é por esse motivo que volta e meia vemos RR P38 todos tortos :D O meu andava assim...

Ao tentar calibrar, também coloquei esses valores e... ainda ficou mais torto :lol:

Daí a dica da fita métrica, já que não é possível calibrar utilizando os blocos... Se for calibrar para cima (aumentar a altura) então tem mesmo que ser com a bela da fita métrica para que o RR não fique de "esguelha" ;)

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Ribeiro
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Ribeiro »

Obrigado pelo esclarecimento amigo rrp38dse, nem sempre e ao correr o programa está a diagnosticar os erros, por vezes o programa corre sem erros...faz a leitura de erros...mas não os repara, temos de ter a atenção e verificar, que ao correr o programa se realmente esta a fazer a leitura. O truque ... é por a trabalhar o compressor pelo pc EASUNLOCK - PumpON, se trabalhar está OK. comigo tem funcionado só com o software, já troquei os balões e um sensor, simplesmente calibrei através do pc e ficou 100%. Mas é sempre bom saber esses pormenores.
O trabalho fascina-me, às vezes fico...horas parado a olhar para ele, sem fazer nada.
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto

Mensagem por Rangexispê »

Encontro informal? tou lá! alias já conheço o FBTT... Encontramo-nos no encontro dos P38 em Coimbra!

Relativamente a EAS é verdade, o Ricardo já ligou o sistema ao meu RR e os valores não tem nada a ver! Fita metrica é que é, é que tal como já tinha dito... existem variações!

E levar os bichos para o maTTo?? mékié??? isso é que era!!!

abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Já sabes que maTTo me parece muito bem... agora que o P38 se "habituou", não quer outra coisa :lol: No entanto acho que um cafezinho 1º era porreiro :cool:

fbtt, tão como correu a aventura pelo maravilhoso mundo do EAS?!? :lol:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

MAL :bolas: :bolas: :bolas:

Duas manhãs devolta do "lord" e nepia não me contou nem um segredinho que fosse :mad: .

Experimentei em todas as "posições" :ohnao: e nada não consegui nada, só Tx, Rx nada.

Desconfio que seja do adaptador USB/Serie, bem lhe actualizei o driver mas continuou tudo na mesma.

O Cabo está OK verifiquei com o multimetro e corresponde ao esquema divulgado na net.

Enfim venha lá esse café para tirar duvidas antes de me pôr a comprar outro adaptador.

Será que poderá haver falha na OBDII do P38? (duvido muito mas...)

Obrigado ao Ricardo e ao Ribeiro pela dicas.

Haja paciencia :ohnao: lá chegaremos :sing:

Abraço,
FB
Ribeiro
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Ribeiro »

Amigo fbtt, conseguiste por o compressor a trabalhar através do pc? Se não conseguires é porque o cabo não está a enviar dados.
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

Eu bem tentei :bolas: :bolas: :bolas: mas nem um bitezinho chegava lá :mad:

Deve ser o adaptador que tenho que deve ser chines e o lord só sabe ingles e algum vocabulário tuga que lhe fui ensinando :D

Abraço,
FB
Ribeiro
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Ribeiro »

:lol: Faz um cabo, antes de eu comprar um cabo no eBay, fiz um. É simples de fazer e o resultado é o mesmo, funca 100%, vê aqui: -
http://www.rangerovers.net/repairdetail ... tware.html :driving:
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

Boas,

O cabo tenho eu e está impecavel, o problema é que não tenho nenhum portatil com porta de serie, então tenho que ter um adaptador que me tranforme uma porta USB em Serie, o que acontece é que nem todos os adpatadores existentes no mercado para esse fim desempenham bem esse função.

Vou ver se arranjo um portatil com porta de serie directa, para excluir tambem esse provavel problema, ou então esperar pela encontro informal com os experts aqui de Lisboa, quem sabe não resolvo o meu problema e não se combina um passeio para os nossos P38, é o chamado dois em um.

Abraço,
FB
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva "FPTT" quero dizer "fbtt" (peço desculpa mas tinha acabado de morder a lingua)... :lol:

os adaptadores que tenho testado depois de tudo bem configurado têm funcionado a 100%...

:)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

Boas FLGFLG,

:D
Agora já não é FP é FE :sing: agora é europeia :yikes: mas adiante...

Pois tenho que tirar a prova disso, aparentemente a porta está configurada, o driver é o ultimo grito do fabricante, até tem assinatura compativel com o Microsoft, coisa que o original não era, penso que informaticamente falando está tudo bem instalado, mas os bites preguiçosos é que não há maneira de irem até á centralina do EAS cuscar o que por lá há, de certeza que não deve ter a chave da porta e não saem...aguardemos... o mal era se ele estivesse com erros ou EAS fault assim vou ter que testar outras "configurações" :p

Abraço,
FB
Ribeiro
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Ribeiro »

Boas amigo fbtt, compra um portátil no miau, tens lá com porta COM desde 25€, servem bem para o efeito.
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

Boas,

Finalmente consegui superar a aventura de calibrar a EAS, foi duro mas consegui :god: .

Primeiro e pela ausencia de um computador com porta de serie, comprei um adaptador USD/serial que se veio a verificar ao fim de muitas :bolas: :bolas: :bolas: :bolas: que não funcionava :mad: e a encravar toda a "operação". Comprado um novo adaptador foi ligar e já está :god: , sempre a informatica a lixar o esquema :x .

Ultrapassada esta etapa, entramos noutra :ohnao , como tinha dito o meu P38 estava um pouco inclinado para o lado direito, logo tinha que o colocar direito, não foi facil :ohnao: , como os sensores já tiveram melhores dias, não se consegue que com valores iguais se obtenham alturas iguais. Então é por tentativas, introduz-se um valor que aparentemente corresponda à altura que estamos a afinar e após "enviado" para a centralina vamos verificar com a fita metrica. Ora se temos quatro posições para afinar vezes 4 rodas são 16 medições :ohnao: , como nunca acertamos á primeira, nem á segunda :ohnao: são medições atras de medições...

Aconselho que seja feito por duas pessoas, uma que introduza os dados outra que vá medindo e acredito que não haja jipes com valores iguais, a não ser quando saem novos do stand.

Ao fim de algumas horas tinha tudo afinado :god: :god: com os meus vizinhos de garagem todos embasbacados com tamanha operação e com o constante sobe e desce do jipe :yikes: . Nenhum deles sabia que este jipe tinha esata potencialidade, então quando o passava do minimo ao maximo :yikes:

Conclusão: é muito util em viagens longas ter sempre por perto um portatil com o SW e o cabo para o que der e vier, qualquer EAS FAULT é só ligar e limpar, tirando claro está o rebentamento de um fole.

Abraço,
FB
Ribeiro
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Ribeiro »

:lol: Eu quando faço viagens mais longas levo um PDA com o soft. e cabo, não "vá o diabo" tece-las. :driving: E já foi preciso. :x
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

Boas Ribeiro,

Que PDA tens?

Foi facil arranjar cabo para ela?

È que essa vai ser a minha proxima aventura :ohnao:

Abraço,