ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por tomcat »

URGENTE!!!!! MUITO CUIDADO

Boas amigos,

Tinha visto um tópico na "biblia" dos nossos P38A: que fala de uma eventual falha de concepção no modulator do ABS, e que supostamente afecta todos os veículos até ao VIN XA410482.

Quem tem algum conhecimento de mecânica (que não é o meu caso), deve pensar, olha-me este....o abs deixa de funcionar, e depois , ainda temos os travões "normais".....o pq do Alerta??

Pois meus amigos no P38A por e simplesmente ficamos sem travões !! :eek:

Ontem tomei café com um "vizinho" e entre blas,blas ele comentou que mandou vir um Acumulador do ABS, pois o mecânico dele tinha-o desmontado e encontrado umas particulas de plástico, no acumulador!!! e ele não conseguia entender o porquê do RR do momento para o outro ter deixado de travar e quase batido na traseira de outro!!!!
Foi nesse momento que me fez um click!!! :eek: :eek3: :eek:

Está aqui o link: http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... =3&t=23569

A solução passa por trocar umas "anilhas" de plático :bolas: :bolas: :eek3: :ohnao: por umas em aço INOX.

Imagem

Vejam esta :
Imagem

Se eventualmente este assunto já foi aqui abortado, penso que nunca é demais recorda-lo!!!
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: ALERTA P38A "modulador" ABS todos até MY99 VIN XA410482

Mensagem por FLG »

Viva "tomcat"

vamos já verificar o nosso... :yikes:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

ABS nos nossos ranges não quer dizer "ANTI BLOCK SYSTEM" mas sim "AUTOMATIC BRAKE SYSTEM"... ou seja, nós não temos travões de concepção normal com servo freio e bomba central mas sim uma bomba electrica com um acumulador de pressão (o tal que a malta fala por aqui as vezes).

Abraços
pedrosatre
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 jun 2008 22:58

Mensagem por pedrosatre »

boas tomcat onde arranjas-te essas peças

abraços
pedrosatre
pedrosatre@hotmail.com
http://www.pedrosatre.pt.to

range rover dse 1996
discovery 200 tdi 1992
à espera de mais
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

pedrosatre Escreveu:boas tomcat onde arranjas-te essas peças

abraços
Olá Pedro, eu não arranjei, apenas partilhei a informação, tenho a ideia que custa cerca 100 AUD (dollar australiano=+- 50€ salvo erro).

Penso que podiam usar este tópico para os interessados juntarem-se e fazerem uma encomenda.
Penso que poupariam não só nos portes como nas taxas alfandegarias :bolas:
Se bem que deve "passar" num envelope normal. s:)

Recordo que uns dos sintomas é o RR perder eficacia na travagem podendo mesmo ficar sem travões, não confundir com o acumulador do ABS...
FLGFLG Escreveu:Viva "tomcat"

vamos já verificar o nosso... :yikes:
Já agora Filipe, por acaso já deram uma vista de olhos? ao vosso?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Boas Paulo

já alertei o João... não sei se chegou a fazer o ketchup...
Leia-se chek up... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
vitorgarcia
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 dez 2006 18:25
Land Rover: Defender 300 TDI / Range Rover DSE 99; ex. Discovery II XSE
Sócio LCP: 1925

Mensagem por vitorgarcia »

Boas pessoal,

Segundo o meu conhecimento ABS significa AntiBlockierSistem sistema anti-bloqueio das rodas, não impede que o problema de que se está a falar fique sem travões, agora os novos sistemas são os SBC os ditos electrónicos, tenho um m#rc#des classe E de 2005 e o sistema de travagem já é electrónico.

Land Abraço
Ó da Guarda!!!!!!!
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

olá Victor, conforme indiquei no link, e no propio post, a gravidade não é de deixarmos de ter ABS, pois além do ABS o P38A ainda tem um sistema de "Backup", mas sim que devido a falha das tais anilhas, puro e simplesmente deixamos de ter TRAVOES. :o

Daí o alerta. ;)
Um abraço.

artista33
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 28 set 2009 16:28

Mensagem por artista33 »

Biba!!!
Há 2 semanas atrás comprei um RR de 97, espanto meu que 2 dias 3 dias depois fico sem travões :yikes: ...., ligo para o stand onde o comprei....., e azar do caraças o stand fechou :bolas: .........., virgem nestas andanças de RR, comecei a pesquisar e entreguei o RR ao mecanico do costume....
Pois é, agora é que fico :yikes: pois o mecânico informou-se sobre o assunto, e não quer mexer no RR (mandou-me procurar quem perceba do assunto, e segundo lhe informaram tenho de 1500 a 5000€ p'ra gastar :ohnao: :eek: )....., pelo que estive a ver não vai ser facil solucionar este problema.

Assim, e sendo eu do Norte, peço que me aconcelhem sobre quem me poderá solucionar o problema.

Abraço
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Ola Artista,

Acho graça a esses orçamentos .. de 1500 a 5000 e nem sequer percebe desses carros...cambada de incompetentes.....

Tens no Porto a Jipelandia e a Bencar, de certo qualquer um deles te pode ajudar no teu problema.......

Bencar : 225103280 ( Benjamim )
Jipelandia : 968449087 ( Carlos Santos )
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
artista33
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por artista33 »

Luis DiscoTd5 Escreveu:Ola Artista,

Tens no Porto a Jipelandia e a Bencar, de certo qualquer um deles te pode ajudar no teu problema.......

Bencar : 225103280 ( Benjamim )
Jipelandia : 968449087 ( Carlos Santos )

Obrigado pelos contactos, vou tratar já do assunto para ver se não desanimo de ter um RR.

Abraço.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas artista33, desculpa a demora mas foi uma semana profissional e informaticamente falando complicada.

Que sintomas tens? (além do obvio falta de travões)... pedal mole.....em baixo......????
Um abraço.

Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rangexispê »

Artista,

Provavelmente o teu problema é o rele do Abs. Costuma queimar os contactos e deixa de actuar... custa 3€ a resolver. Senão ou é o sensor de pressão do abs ou a bomba. mas acho muito pouco provavel. Em ultima instancia e atendendo a idade do RR pode ser um vedante.

1500€ a 5000€ só explica porque razão a maior parte deles anda achanatado! Consegues comprar tudo novo no ebay no maximo por 500€ ( tipo... o sistema completo!!! )

Dá para perceber então que a maior parte deles ande a passar de mãos tão baratinhos! É incrivel! Tou a vender o meu RR ( que é da patroa e ela agora quer um descapotavel, por isso não me tricudem já! ), e tou a pedir 10000€, sendo que para quem sabe, e ou percebe do assunto, está impecavelmente mantido e já é um My99 com ETC as 4 rodas, motor com EGR, e tudo o que os meus amigos sabem... o valor mais 1000€ menos 1000€ tá no ponto. Ora, recebi uma chamada e o senhor dizia assim:

"Epá! isso tá carissimo! A maior parte deles tá por 8/7mil !"

Resposta pronta " Olhe meu amigo, já viu o carro??? não só é mal educado como mal informado!" "ah e tal mas é que..." " ouça, se é caro para que é que liga????" " ... "

Pois é... gente educada que desliga telefones na cara... é o Pais que temos! Pais esse rechado de pessoal a vender ao desbarato carros com problemas! e depois desaparecem!

O BARATO SAI CARO!!! é o que tenho a dizer a quem anda por ai comprador... 1000€ ou 2000€ nestes carros pode fazer a diferença entre comprar um chaço ou um RR em condições... é que não ´so o dinheiro que se gasta mas o tempo perdido de oficina em oficina e o com o carro parado...

Caro Artista, aconcelho vivamente a ler e bastante as biblias que andam na net acerca do P38A, sob pena de a aventura sair cara! Agora que já tens o bicho em casa o melhor é ficares com ele, o carro é bom, precisa é de mimos!!! Mimos esses que não tem obrigatoriamente de ser carissimos!!! fala com quem sabe, e ha sempre gente aqui disposta a ajudar!

E fotos do RR calham sempre bem, senão ninguem ajuda nada!!! :lol:
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Mensagem por terracotta »

Rangexispê Escreveu:Dá para perceber então que a maior parte deles ande a passar de mãos tão baratinhos! É incrivel! Tou a vender o meu RR ( que é da patroa e ela agora quer um descapotavel, por isso não me tricudem já! ), e tou a pedir 10000€, sendo que para quem sabe, e ou percebe do assunto, está impecavelmente mantido e já é um My99 com ETC as 4 rodas, motor com EGR, e tudo o que os meus amigos sabem... o valor mais 1000€ menos 1000€ tá no ponto. Ora, recebi uma chamada e o senhor dizia assim:

"Epá! isso tá carissimo! A maior parte deles tá por 8/7mil !"
Boas.

Eu vendi o meu DSE de 2000 em Março deste ano por 18000€. Também ouvi alguns "queixumes" que era muito caro, mas acabei por vendê-lo a uma dessas pessoas que tinham que era caro.
Há carros e carros e não podem ser classificados como um só. O meu estava rigorosamente novo, e quem o levou, se o souber manter terá carro para muitos anos sem problemas.
Nessa mesma altura davam (num stand) 15000€ pelo meu DEF de 1999..
Pergunto: como pode valer mais o DEF de 1999 que o DSE (full extras) do mesmo ano? Enfim.. mercados...

Desculpem o off-topic.
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

terracotta Escreveu:...Pergunto: como pode valer mais o DEF de 1999 que o DSE (full extras) do mesmo ano? Enfim.. mercados...
Viva terracotta
além da lei da oferta e da procura tambem tem influência os mitos criados acerca dos p38... :roll:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
fbtt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE

Mensagem por fbtt »

Rangexispê Escreveu: ... É incrivel! Tou a vender o meu RR ( que é da patroa e ela agora quer um descapotavel, por isso não me tricudem já! )
:ohnao: Ah pois tens que ser trucidado :rofl: então andaste a encher o P38 de miminhos e agora vais trai-lo com um descapotavel :yikes:
certamente alem de nunca deixares a patroa conduzir (lá por casa resulta :D ), nunca baixas o bicho nas entradas e saidas da passageira... depois é no que dá...alto e no maximo só para a ...sogra :vergonha: (chiiuuu eu não disse nada disto )

Espero que este "abandono" seja temporario e mais tarde ou mais cedo voltes a ter um em casa ao lado do descapotavel .

Caro Rangexispê desejo boa sorte para a alienação .

Cumpts.
FB
NUNO GOMES
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 mai 2007 22:53
Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975
Sócio LCP: 1859

Mensagem por NUNO GOMES »

tomcat Escreveu: Penso que podiam usar este tópico para os interessados juntarem-se e fazerem uma encomenda.
Penso que poupariam não só nos portes como nas taxas alfandegarias :bolas:
Se bem que deve "passar" num envelope normal. s:)
Boas,
Eu nunca tive nenhum problema desses mas sendo o meu RR de finais de 95 se alguém estiver interesado em enviar, acho que é uma boa ideia. Contem comigo
Range Rover 2.5 DT
artista33
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por artista33 »

Biba,
Desde já agradeço os contactos que me deram... o problema dos travões está resolvido, mas há agora outros problemas a serem tratados que nem sequer sem bem o que são.........

Como aqui já foi referido, também eu comprei o RR por um preço aparentemente espetacular, mas...... O que posso dizer, é que comprei o RR há mais de 2 meses e ainda não andem mais de 1 semana com ele..... está parado, por isso tenham a certeza daquilo que vão comprar, garanto por experiência, que devem desconfiar desses preços baratinhos que por aí andam....

Espero em breve poder aprsentar aqui no forum o meu RR.

Fiquem bem
hugosa
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 24 mar 2008 16:34
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1997

Mensagem por hugosa »

tomcat Escreveu:URGENTE!!!!! MUITO CUIDADO

Boas amigos,

Tinha visto um tópico na "biblia" dos nossos P38A: que fala de uma eventual falha de concepção no modulator do ABS, e que supostamente afecta todos os veículos até ao VIN XA410482!
Boa tarde Tomcat

Podes explicar-me melhor como é que chego às anilhas de plástico? O que é que é preciso desmontar para substituí-las.

Cumprimentos,
Hugo
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas Hugo!

Tens que desmontar o modulador, ou seja (posso estar errado, já lá vão uns meses, tens que remover o "corpo" da bomba e pedal)...
Além de depois ser necessário "afinar" o sensor de travão...

Para mim e para os meios mecânicos que tenho é uma tarefa impossível....
Um abraço.