combustiveis alternativos

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
sam_nunes
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 15:24
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

combustiveis alternativos

Mensagem por sam_nunes »

Bom dia , Tarde ou noite conforme a hora de Leitura ;-))

Caros Landmaniacos , muito se tem falado e escrito sofre combustiveis alternativos para os nosso meninos.
Recentemente tenho lido muito sofre o Biodiesel , mas o que mais me surpreendeu foi saber que existem LR na nossa praça a circular com oleo vegetal directo ( OVD ). LRs estes que andam com algumas misturas que os proprietários fazem , como por exemplo usar 40lt de gasoleo + 40 lt de OVD + 1 lt de gasolina + 0.5 lt de oleo 2T ou mesmo só 50% de gasoleo + 50% de OVD.
Até aqui por muito que custe acreditar , eu ainda dou o beneficio da dúvida , mas agora trabalharem a 100 % a OVD sem qualquer alteraçao é que eu acho estranho e ai peço a opinião aos tecnicos deste forum sobre este tema.
A minha questão é a seguinte , quais as implicancias futuras nos motores a longo prazo? Quais as vantagens para alem do preço do combustivel ( 1.06€ do gasoleo contra os .66€ do oleo vegetal) e de ser mais ecologico?
Pelo que me têm dito o carro custa um pouco a pegar a frio mas depois o motor fica menos ruidoso e mais solto na resposta ao acelerador e mais economico , será assim mesmo? e nos dias frios dos nossos invernos como aquece o oleo para ficar menos viscoso e ser injectado sem qualquer problema ?
Pelo sim pelo não a partir de hoje vou pertencer ao grupo de "malucos" a utilizar a mistura de 50/50 e tirar as minhas conclusões .
Postem as vossas opiniões e quem já experimentou que relate as suas conclusões , que eu farei o mesmo assim que souber algo.

Nota final : deposito 80 lt a 100% diesel = 84.8 €
deposito 80lt 50/50 = 40lt diesel 42.4€ + 40lt OVD 26.4€ = 68.8 €
deposito 80lt 100% OVD = 52.8€
traduzindo o que está em cima para custos em combustivel por ano achamos estes valores para quem faz 20000 km por ano a uma mêdia de 10lt/100 km

1ª hipotse (a que nós utilizamos) - 20000 km a media de 10 lt gastamos 2000 Lt , logo 2000 x 1.06 = 2120€
2ª hipotse , achando o valor médio dos dois combustiveis , 1.06+0.66/2 = 0.86€ x 2000lt = 1720€
3ª hipotse (que alguns membros deste clube usam) 2000lt x .066€/lt = 1320€

PS pelo que sei os melhores motores para trabalhar assim são os Series e os 200 TDI , e todos que tenham bombas de injecção Bosch

Mauricio acho que era interessante criar um sub tópico com este tema , pois já existem vários post espalhados pelo nosso forum a falar neste tipo de alternativas
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Quem é que não esta tentado em fazê-lo... O mal é o nosso amor pelo bicho... :roll: Agora possuo um Fiesta 1.8d será ele a proxima vitima? :p

Mais informações (recentes):

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=1133

Na minha opinião os combustiveis alternativos deveriam ser um topico não "OFF"... :driving:

Se a adesão for grande, comer batatas fritas poderá ficar mais caro de que comer caviar... :lol:
Última edição por FLG em 29 jun 2006 13:47, editado 1 vez no total.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
faria
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, concordo e axo plenamente justificado o "sub-Forum" para as opiniões e duvidas n se dispersarem!

Quanto ao OV a 100%, sem nenhuma alteração no carro, traz problemas no arranque a frio, para contornar esse problema, basta instalar um permutador de calor antes da bomba injectora (á quem coloque tb no filtro gasoleo) para akecer o oleo e torna-lo + liquido antes de entrar no motor!

Estes permutadores, pelo que sei, são já utilizados em paises com temperaturas abaixo de 0, mesmo nos carros que circulam só com gasoleo...
sam_nunes
pleno TT
pleno TT

Mensagem por sam_nunes »

Exactamente Filipe dai eu sugerir a criação de um tópico para arrumarmos a casa , pois existem vários post espalhados pelo forum
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

E com a crise (tanto economica como ecológica) que "anda" por aí acho que este assunto vai dar panos para mangas... :sing:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
RHS
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 08:13

Re: combustiveis alternativos

Mensagem por RHS »

sam_nunes Escreveu: Mauricio acho que era interessante criar um sub tópico com este tema , pois já existem vários post espalhados pelo nosso forum a falar neste tipo de alternativas
Podia ser. Porém já está em curso uma discussão sobre gasóleo alternativo, na secção mecánica Geral. Não lhe importe de recolocar a sua mensagem por aí?

Abr
RHS
sam_nunes
pleno TT
pleno TT

Mensagem por sam_nunes »

Caro RHS eu sei que está em mecanica geral como tambem está outro topico aki no "off" dai eu ter sugerido criar uma pasta para tal.
Na mecanica geral fala-se de Biodiesel e eu aqui estou a falar de oleo vegetal directo , ou seja ir comprar os garrafões de oleo a um supermercado e abastecer logo.
RHS
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RHS »

sam_nunes Escreveu: Na mecanica geral fala-se de Biodiesel e eu aqui estou a falar de oleo vegetal directo .
. Pois; explique porque será que óleo vegetal seria mais OFF do que biodiesel, ou menos mecánico.

RHS
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Ainda ontem falei sobre o OVD com um mecânico e ele disse-me que quando esteve na Africa do Sul as maquinas agricolas, tractores, carros etc... utilizavam unicamente oleo de girassol como combustivel.

Só um àparte: "RHS" acho que o "sam_nunes" não esta a querer dizer que óleo vegetal seria mais OFF do que biodiesel, mas sim como este topico sobre ovd foi iniciado no OFF e é sobre este assunto que ele esta a opinar é simplesmente por este motivo (penso eu de que...) ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
sam_nunes
pleno TT
pleno TT

Mensagem por sam_nunes »

Caro RHS eu não estou a dizer que é mais ou menos off , simplesmente não acho um assunto mecanico mas sim uma energia alternativa dai eu ter iniciado aqui e ter dito ao MAuricio , nosso web master cara criar uma pasta com o temas "combustiveis alternativos" e ai colocavamos então todas as nossas duvidas criando novos assuntos , sejam eles sobre biodiesel , OVD , alcool ou outro qualquer .

Sem mais de momento e agradecendo a atençaõ a todos aguardo o relato das vossas experiencias e opiniões sobre os sintomas no carro e quais as vantagens ou desvantagens do uso de OVD.
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, está visto que este assunto está, e vai continuar a estar na ordem do dia, (e não só neste forum) por isso, e para não dispersar + a informação, axo que é realmente "urgente" criar uma secção para Combustiveis Alternativos, e transferir estes topicos para lá...

Fico a aguardar a opinião do WebMaster em relação ao assunto....
RHS
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RHS »

faria Escreveu: axo que é realmente "urgente" criar uma secção para Combustiveis Alternativos, e transferir estes topicos para lá...
.
. Não discordo, mas devia colocar este pedido na secção 'Site & Forum. Nem tanto por razões formais de organização mas porque não pode exigir ao Webmaster que leia tudo de todas as secções; para tal servem os moderadores respectivos.

RHS
sam_nunes
pleno TT
pleno TT

Mensagem por sam_nunes »

Caro RHS espero que esta seja a minha ultima mensagem neste tópico sem estar relacionada com o OVD.

O RHS consegue criar essa pasta para podermos transferir todos os topicos relacionados com combustiveis/energias alternativas , eu penso que como moderador que sou só tenho "poderes" para editar , apagar ou transferir topicos dentro da pasta em que sou moderador , caso esteja enganado desde já peço aqui as minhas desculpas pela minha ignorancia neste campo.

quanto ao resto aqui ficam uns links para poderem tirar as vossas comclusões

www.dieselveg.com/LAND ROVER_discovery.htm

www.dieselveg.com/LAND ROVER_defender_90.htm
RHS
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RHS »

Deicha-me reformular: Quem pode criar uma nova secção Combustíveis (na classe de Mecánica, Pneus, Restauros etc) é o Webmaster. Para ele saber de tal desejo seu tem de o mandar para a secção Site & forum, pois ao contrário dos moderadores que são supostos de lêr tudo nas respectivas secções deles, o Webmaster não pode ler tudo de tudo. Num novo tópico na Site & Forum também podes obter opinões de outros sobre a urgência e a organização de uma tal nove secção.

RHS
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Amigo RHS, segui o seu conselho e já coloquei o pedido ou sugestão no "Site & Forum"!
Agora é esperar para ver a opinião de quem tem o "poder" :)

Espero que as proximas trocas de opinião sobre este assunto, sejam já feitas em sede propria...

AbRRaço
joaquimdonario
master TT
master TT
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436

Mensagem por joaquimdonario »

Tem-se gasto alguma tintas sobre este tema nas revista sobre LR's inglesas ... tentarei transferir algum material para aqui!

De facto vem um contacto com um Defender que trabalha praticamente a 100% (salvo raras excepções) com o óleo vegetal!

Também já vi material (fábrica para casa) de material bio-diesel! Uma pequena estação que permite produzir bio-diesel!
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

No caso do biodiesel, o preço das "maquinas" para converter oleo ja utilizado em biodesiel rondava os 1.000€... Tivemos mesmo para "fabricar" uma, desistimos da ideia pelo simples facto de nos ser impossivel conseguir uma media de 120 ltrs semanais de oleo utilizado... :(
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
joaquimdonario
master TT
master TT

Ora bem ... como o outro, basta fazer as contas:

Se reunirmos 10 Landmaníacos, são 100€ a cada um! Máquina paga!

10Landmaníacos a recolher óleo usado, nos restaurantes das imediações (o MacD... deve ter de sobra, mais o K...C e a Casa das S...), etc e tal

Uhhmmmm :roll: Será que dá!???

Falta fazer a conta aos ingredientes e consumo de cada um ...
joaquimdonario
master TT
master TT

10Landmaníacos a recolher óleo usado, nos restaurantes das imediações (o MacD... deve ter de sobra, mais o K...C e a Casa das S...), etc e tal

joaquimdonario
master TT
master TT