OLEO CX DE VELOCIDADES RR 300TDI 1994?
-
pedro2015
- iniciante TT

- Registado: 17 abr 2009 12:19
OLEO CX DE VELOCIDADES RR 300TDI 1994?
qual o oleo da cx de velocidades manual RR 300TDi 1994? E A QUANTIDADE?
- rochajc
- júnior TT

- Registado: 01 nov 2007 14:31
- Land Rover: Range Rover Classic 300tdi 1996
viewtopic.php?f=19&t=9974 - Sócio LCP: 878
Re: OLEO CX DE VELOCIDADES RR 300TDI 1994?
Caro amigo... em novembro passado troquei também o óleo ao meu Range.
veja neste link. eu comprei na motormáquina mas foi este o produto que usei.
boa sorte
http://www.lojaflr.com/catalog/product_ ... cts_id=716
veja neste link. eu comprei na motormáquina mas foi este o produto que usei.
boa sorte
http://www.lojaflr.com/catalog/product_ ... cts_id=716
Júlio Rocha
878
Range Rover Classic 300tdi
878
-
serodio
boas mais economico que o oleo LAND ROVER compra 3 litros de oleo para transmições direcção assistida é vermelho e o tipo dextron II ou aft 70 consoante as marcas de oleo dos 3 litros sobra um pouco
Serôdio
Serôdio
- pgoliveira2000
- júnior TT

- Registado: 05 set 2005 11:13
- Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
- Sócio LCP: 401
- RTI: 0
Compre o MFT94 indicado para a R380.
É barato e fica bem servido. de preferencia compre uma emb de 5lts.
- rochajc
- júnior TT

f
Foi mesmo esse que comprei. Comprei uma embalagem de 5 litros. Não foi assim tão caro quanto isso, e é o recomendado pela marca. O meu Range tem 222000km com revisões sempre na marca excepto a última! Mudei-lhe da última vez o óleo da caixa, bem como da caixa de transferências, diferenciais, travões, refrigeração, etc... orgulho-me de ter uma caixa de velocidades mais macia do que muitos automóveis ligeiros!!! Também é um Range Rover! Como diz o ditado... Há os Range Rover, e depois há os outros carros...pgoliveira2000 Escreveu:Compre o MFT94 indicado para a R380.
Júlio Rocha
878
878
- pgoliveira2000
- júnior TT

rochajc Escreveu:fFoi mesmo esse que comprei. Comprei uma embalagem de 5 litros. Não foi assim tão caro quanto isso, e é o recomendado pela marca. O meu Range tem 222000km com revisões sempre na marca excepto a última! Mudei-lhe da última vez o óleo da caixa, bem como da caixa de transferências, diferenciais, travões, refrigeração, etc... orgulho-me de ter uma caixa de velocidades mais macia do que muitos automóveis ligeiros!!! Também é um Range Rover! Como diz o ditado... Há os Range Rover, e depois há os outros carros...pgoliveira2000 Escreveu:Compre o MFT94 indicado para a R380.
Este oleo é indicado pela LR e ao contrario do que se pensa é relativamente barato, cerca de 27€ 5/lts, ou seja menos de 6€ o litro. Acho que não vale a pena estar a optar por outras soluçoes! Além do mais, as anilhas sincronizadoras, especialmente na R380, agradecem que se use deste oleo e o dono da viatura também!
Apesar de as siglas às vezes não valerem para tudo, mesmo assim recordo: MTF (Manual Transmission Fluid) : ATF (Automatic Transmission Fluid).
Deixo aqui um pequeno texto que deve merecer a vossa atenção, especialmente de alguns de nós quando se queixam de que a 2ª "arranha", nem sempre é devido ao oleo, directamente, mas tem muito a ver.
"It is subjective and prone to personal issues. Everyone has their favourite. Everyone thinks that their choice is the best. So I'm bound to raise queries comments and criticism here - but here goes anyway.
I would like to address the subject of gear oil lubricant in manual LAND ROVER gear boxes that specify MTF94.
Texaco MTF94 was developed specifically for the LAND ROVER manual gear boxes with LR engineers. It has a particular specification and material make up. It is used as a factory fill lubricant in gear boxes. There is no other lubricant manufacturer that makes it.
Those LR franchised workshops that do not use MTF94 will tell you that the lubricant that they use is the equivelant. It cannot be due to the fact that MTF94 is only produced by Texaco ( Chevron Texaco ). Texaco supply it to LR for resale in LR bottles available from the parts depts.
All other gear box lubes do not provide the same performance or protection as MTF94. I have known this for years and to support this - my LR Disco 2 was serviced at the local dealership. I asked them if they would use the MTF94, they of course replied that they had the equivelant through another brand. I advised tham that they were wrong. However they still fitted the other brand. Along came the cold weather - we could not easily engage 2nd gear when the box was cold and even when warm it was difficult to select. My wife had a close call several times at junctions - so I returned the vehicle, they fitted MTF94 and the problems went away - immediately. How many times have we heard that 2nd gear is always and has always been difficult to select in Discos? Well mine isn't.
So when I hear about transmission problems with Discos................afterall there has to be a reason why LR have fitted MTF94 as a factory fill lube for all these years.
This is not an advert for MTF94 but merely a statement of fact. I do not favour Texaco brands or MTF94 other than the spec of the product matching the application.
Choose wisely - remember, some know the price of everything and the value of nothing."
Abraços e bom Domingo
- rochajc
- júnior TT

Fantástico, Paulo!
Tenho exactamente a mesma opinião. no meu range, não há arranhadelas de caixa!! Há aspectos em que não facilito uma vírgula...
abraço
Tenho exactamente a mesma opinião. no meu range, não há arranhadelas de caixa!! Há aspectos em que não facilito uma vírgula...
abraço
Júlio Rocha
878
878
- EDUARDO COELHO
- júnior TT

- Registado: 29 set 2005 16:15
- Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
- Sócio LCP: 407
Bom Dia, pgoliveira2000
E para a LT77? Qual aconselha?
Abração
Eduardo
E para a LT77? Qual aconselha?
Abração
Eduardo
- pgoliveira2000
- júnior TT

Bom dia Eduardo,
estou na dúvida se não será o meu amigo e veterano aventureiro de viagens 4x4. Com um fantastico disco 200?
Em todo o caso vou tentar ajudá-lo nesta questão, fazendo sempre a ressalva de que como em todas as discussões podemos ter opiniões diferentes.
No caso da R380 a LR recomenda a utilização do MFT94, podendo a sua utilização ser extendida à LT77. Em termos de viscosidade o MTF tem semelhantes particulariades com o ATF ou mesmo um SAE75W. Um dado importante são os intervalos de mudanças, com um MTF pode faze-lo a cada 20.000km, se for um ATF é recomendavel que o faça nesta CX a cada 10.000km. Um alerta, nunca coloque EP90 na CX de velocidades! ...é assim, se tiver no meio do deserto enrascado e não tiver mais nada.....
Espero ter ajudado e não confundido.
Abraço
estou na dúvida se não será o meu amigo e veterano aventureiro de viagens 4x4. Com um fantastico disco 200?
Em todo o caso vou tentar ajudá-lo nesta questão, fazendo sempre a ressalva de que como em todas as discussões podemos ter opiniões diferentes.
No caso da R380 a LR recomenda a utilização do MFT94, podendo a sua utilização ser extendida à LT77. Em termos de viscosidade o MTF tem semelhantes particulariades com o ATF ou mesmo um SAE75W. Um dado importante são os intervalos de mudanças, com um MTF pode faze-lo a cada 20.000km, se for um ATF é recomendavel que o faça nesta CX a cada 10.000km. Um alerta, nunca coloque EP90 na CX de velocidades! ...é assim, se tiver no meio do deserto enrascado e não tiver mais nada.....
Espero ter ajudado e não confundido.
Abraço
- EDUARDO COELHO
- júnior TT

- Registado: 29 set 2005 16:15
- Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
- Sócio LCP: 407
Meu Caro
O problema é que "tenho a mania" de querer saber sempre mais, escutando quem sabe, para que o Discota continue como até aqui: sem problemas.
Devo passar de ATF DIII para um ATF DIIE?
Todos os 10mil mudo os oleos/lubrificantes, reaperto totalmente a suspensão e todos os 50mil, mudo a correia e os DOT.
Abraço
Eduardo
O problema é que "tenho a mania" de querer saber sempre mais, escutando quem sabe, para que o Discota continue como até aqui: sem problemas.
Devo passar de ATF DIII para um ATF DIIE?
Todos os 10mil mudo os oleos/lubrificantes, reaperto totalmente a suspensão e todos os 50mil, mudo a correia e os DOT.
Abraço
Eduardo
-
pedro2015
- iniciante TT

- Registado: 17 abr 2009 12:19
gostava de saber aonde posso comprar o oleo MTF94 - 5LTS que indicam nos posts ao preço 5lts - 27 euros
porque na loja com portes de envio fica perto dos 60 euros
porque na loja com portes de envio fica perto dos 60 euros
- rochajc
- júnior TT

Eu comprei na motormáquina no porto:
http://www.motormaquina.com/main.php?id=4
ficou a 5.25€ + IVA o litro. comprei um bidão de 5L e ainda sobrou para outra muda!
http://www.motormaquina.com/main.php?id=4
ficou a 5.25€ + IVA o litro. comprei um bidão de 5L e ainda sobrou para outra muda!
Júlio Rocha
878
878
-
AlexDef200
- iniciante TT

- Registado: 07 nov 2007 21:11
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1990 +13cms
Duplo amortecedor de direcção Alan78plus + Santiago1200, xokes traseiro 5mm... - Sócio LCP: 0
Tenho um RRvm com a caixa LT77, e no livro das caracteristicas da viatura e afins, indica o óleo ATF para a caixa de velocidades! Li algures, não sei se aqui ou noutro forum que o MTF94, quando aplicado nestas caixas, deixa-as mais "duras" na troca de velocidades! De qualquer maneira, esta quarta, já vou saber que óleo tenho dentro da minha caixa, pois vou substituí-lo!
Abraço
Fiquem bem
Abraço
Fiquem bem
O ke conta é a oval verde!
- rochajc
- júnior TT

penso que as caixas de velocidades dos vm não serão iguais às dos RR 300tdi... aliás tenho quase a certeza!
mas há muito boa gente neste forum mais habilitada para responder...
abraço
abraço
Júlio Rocha
878
878
-
AlexDef200
- iniciante TT

- Registado: 07 nov 2007 21:11
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1990 +13cms
Duplo amortecedor de direcção Alan78plus + Santiago1200, xokes traseiro 5mm... - Sócio LCP: 0
Efectivamente, as caixas não são iguais - VM- lt77, 300tdi- r380 - mas há um pormenor interessante... antes de ter o VM, tive um defender 200tdi e com a caixa lt77, a qual me disseram que deveria utilizar o MTF94. Mas isso agora não vem ao caso... troquei hj o óleo das minhas caixas de velocidades e transferência - Multi ATF para as velocidades e DexronIID para as transferências -, o óleo ke lá tinha era o MTF94 - NAS DUAS!
Troquei os óleos e fui dar uma volta para ver se notava algo, e de facto notei... a caixa mais leve na passagem das velocidades! Só queria saber qual foi a oficina que fez a revisão ao RR, antes de lhe colocar as mãos em cima... É QUE NEM COM O LIVRO DO CARRO CHEGARAM LÁ!
Abraço
Fiquem bem
Abraço
Fiquem bem
O ke conta é a oval verde!
- rochajc
- júnior TT

lá está ... por isso, o meu foi sempre assistido na LAND ROVER (embora nem sempre seja sinónimo de trabalho bem feito...)AlexDef200 Escreveu:Efectivamente, as caixas não são iguais - VM- lt77, 300tdi- r380 - mas há um pormenor interessante... antes de ter o VM, tive um defender 200tdi e com a caixa lt77, a qual me disseram que deveria utilizar o MTF94. Mas isso agora não vem ao caso... troquei hj o óleo das minhas caixas de velocidades e transferência - Multi ATF para as velocidades e DexronIID para as transferências -, o óleo ke lá tinha era o MTF94 - NAS DUAS!Troquei os óleos e fui dar uma volta para ver se notava algo, e de facto notei... a caixa mais leve na passagem das velocidades! Só queria saber qual foi a oficina que fez a revisão ao RR, antes de lhe colocar as mãos em cima... É QUE NEM COM O LIVRO DO CARRO CHEGARAM LÁ!
![]()
Abraço
Fiquem bem
nesta última revisão, comprei tudo o que o livro manda e pedi para mudarem... não deixei o mecânico opinar muito...
Júlio Rocha
878
878