Biodiesel

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
Corvo
master TT
master TT
Mensagens: 1172
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Range Rover P38 DT 1995
Sócio LCP: 1737
RTI: 0
Localização: Leça do Balio-Ermesinde

Biodiesel

Mensagem por Corvo »

:hello: Boas pessoal.....Ouço muito falar no biodiesel etal,mas nunca li nada sobre o seu efeito nos motores convencionais,ou se é seguro usar este combustivel nas nossas maquinas.
Alguem tem alguma opiniao formada sobre isto???? :p
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
luimio
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 29 jun 2006 01:52
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Estarreja / Aveiro
Contacto:

NovaEnergia

Mensagem por luimio »

Olá a todos!
Existe um pequeno fórum onde falam de biocombustiveis.
Já andam por lá alguns Land's a Biodiesel e a òleo vegetal directo sem qualquer tipo de problema

Apareçam por lá se estiverem interessados nesta alternativas mais amiga do ambiente! :cool: :p :p
Atentamente:
Luís Oliveira
912445313
Imagem
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Boas, o meu RRvm, já circula com OV a 50%, sem kualquer alteração, e sem problemas!!
Avatar do Utilizador
hooch2002pt
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 29 set 2005 13:17
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por hooch2002pt »

boas Faria

Sem fazer qualquer alteraçao, a 50% não vai estragar a bomba, quantos km já fizes-te, esse tipo de utilização qual é o desempenho do carro?

Eu só agora é que ouvi falar em ov directo com o tempo não vai trazer problemas. Se o carro estiver parado algum tempo o interior do motor não vai ter problemas?

Cumprimentos
Pedro
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Boas, para já ainda só fiz 1 deposito... problemas 0, o desempenho do motor continua exctamente o mesmo!
Fiz isto a conselho do mecanico que me reparou o motor (c/garantia) :sing: por isso ele deve tar seguro em relação á situação!!
De qqer forma, conheço quem já utilize o OV directo á algum tempo, e sem qualquer problema... As alterações que se falam, como o "akecedor" antes da bomba injectora, serve apenas para "diluir" o OV antes deste entrar no motor, o que permite usar percentagens de OV perto dos 100%!!
De qquer forma, mesmo com esse "akecedor", dp do motor parado ele não tem efeito nenhum, pelo que a existir problemas, eles mantinham-se, c/ou sem akecedor...

PS.: atenção que estou a referir-me a motores VM ; 200 e 300Tdi, motores de injecção electronica com bombas injectoras recentes (xpto) já é outra conversa... e, pelo que sei, nos series tb não se deve chegar á percentagem de 50%... :driving:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Para quem tiver curiosidade em saber a opinião de quem ja utiliza:

http://www.oliomobile.org/french/index. ... &Itemid=56

Basta fazer um clique em "Consulter les annonces" (logo abaixo da tabela "Gain et Potentiel Impact Environnemental") depois sobre a marca do veiculo pretendido... :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
hooch2002pt
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 29 set 2005 13:17
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por hooch2002pt »

boas
Para ser sincero não sei o que dizer, em relação a isto tudo mas só de pensar como o oleo fica depois de utilizado? acho que é tudo um bocado estranho depois com o tempo como ficara o motor por dentro não vai agarrar.Tudo mundo já viu como fica o oleo pr exemplo numa churrasqueira nas frigideiras ou ate mesmo em casa se cair um bocado de oleo fica tgudo preso.

Não mais ninguem que utilize pros e contras.
Num site recomendado noutra topico falam em kits de 800 e muitos €€€€€

Abraço
Pedro
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

Correcto, o óleo depois de usado numa frigideira NÃO fica com grande aspecto. MAS, não vamos chamar frigideiras aos LR!

O óleo neste caso é queimado! Não deve ficar grande quantidade "agarrado" ao motor. Certo!?

O óleo depois de "queimado" não agarra assim, como quando aquecido!

Também estou um pouco "abismadio" com esta "teoria".

Se é assim "tão bom" porque não se falou disto antes? Por os combustíveis estares "baratos", na altura, e agora serem caros!?
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

joaquimdonario Escreveu:Se é assim "tão bom" porque não se falou disto antes? Por os combustíveis estares "baratos", na altura, e agora serem caros!?

Provavelmente pela mesma razão que, só agora, a Galp decidiu juntar 10% de OV ao diesel, que a curto prazo passará a ser 25%...

AbRRaços :driving:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Na sexta feira passada falei com um mecânico sobre a utilização de OV directo sem qualquer alteração e qual o meu espanto quando este sem qualquer tipo de objecção garantiu-me que pode ser utilizado sem qualquer tipo de problema, pelo menos em veiculos com as motorizações com bombas mecanicas. Ele é oriundo da Africa do Sul e na fazenda dele toda a maquinas a diesel, carros, tractores e toda a maquinaria agricola utilizavam a 100% oleo de girassol porduzido por eles. Vamos fazer um teste com o nosso Disco 200... :driving:
Última edição por FLG em 03 jul 2006 09:54, editado 1 vez no total.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
sam_nunes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 916
Registado: 03 ago 2005 15:24
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Batalha

Mensagem por sam_nunes »

depois dos primeiros 100 km efectuados com uma mistura 50/50 o 200 não alterou nada no seu comportamento
Avatar do Utilizador
orlando
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 290
Registado: 03 out 2005 16:18
Land Rover: DISCOVERY 300 TGV 1997
Sócio LCP: 192
Localização: oliveira de azemeis

Mensagem por orlando »

:hello: se a GALP ja utiliza 10% de OV nos combustiveis nao deveria mos pagar o combustivel mais barato? :finger: pagamos OV a preço de gasoleo e gasolina??????????
Imagem
Avatar do Utilizador
orlando
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 290
Registado: 03 out 2005 16:18
Land Rover: DISCOVERY 300 TGV 1997
Sócio LCP: 192
Localização: oliveira de azemeis

Mensagem por orlando »

:hello: uma coisa é certa se esta mistura 50/50 aprovar de certeza que as gasolineiras e o nosso querido estado vao meter as maos a cabeça :bolas: porque a venda do gasoleo vai cair certamente :driving:
Imagem
Avatar do Utilizador
orlando
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 290
Registado: 03 out 2005 16:18
Land Rover: DISCOVERY 300 TGV 1997
Sócio LCP: 192
Localização: oliveira de azemeis

Mensagem por orlando »

:hello: sera que se descobriu o ovo do colombo?!?! :idea:
Imagem
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Boa tarde,
na minha passat ja lhe meti Oleo de fritar novo, e aquilo que em Guimaraes se chama "Biodiesel". Uma mistura de oleo de fritar usado, filtrado e aditivado. Com o carro frio é que se nota diferenca, custa um poucinho a pegar, mas depois, é igual ao combusivel convencional. No meu Defender TD5 é que ainda nao experimentei, tenho receio porque conheco quem ficou mal na estrada numa E270 CDI....

Abraco
Quintaos
Avatar do Utilizador
RHS
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 62
Registado: 03 ago 2005 08:13
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Coimbra / Holanda
Contacto:

Combustíveis alternativos

Mensagem por RHS »

Quintaos Escreveu: .. tenho receio porque conheco quem ficou mal na estrada numa E270 CDI....
Quintaos
. Acredito; este cheiro de batatas deve ser horível em longos percursos.
javascript:emoticon(':yikes:')

RHS
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Boas, quanto ao Biodiesel, que não é a mesma coisa que Oleo Vegetal misturado com Gásoleo, não sei, mas se estivermos a falar de Oleo Vegetal misturado com Gasoleo, só os carros de bomba injetora mecanica é que podem usar, os de Injeção electronica e multiponto (ou seja os + recentes, como o TD5) não podem usar disso, pq os injectores e a propria bomba, não aguentam, devido á diferença de espessura e viscosidade do oleo, por isso é que o CDI ficou parado...

Eu sujeria que, para não levantar confusões, nos limitassemos a discutir o assunto só sobre os nossos Land's...

è só a minha opinião... :cool:
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

Bem, assim sendo, na próxima refeição o serie vai receber 10 litros de OV! ;)

Logo digo como correu a experiência!

:god: e seja o que "o Deus dos series" quiser!
Avatar do Utilizador
sam_nunes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 916
Registado: 03 ago 2005 15:24
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Batalha

Mensagem por sam_nunes »

Donário pelo que tenho lido os series só podem usar uma percentagem 75/25

o meu já esta a 50/50
Responder