P38 - chofagem sempre ligada
-
jmig
- júnior TT

- Registado: 16 jul 2006 01:27
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
P38 - chofagem sempre ligada
Este fds novidade caprichosa do P38: ao colocar o RR a trabalhar, a chofagem ficou ligada, diria que no máximo pois faz um barulho hiper desagradável, e, no display do AC, aparece um livro aberto com ponto de exclamação...
Antes de o levar ao médico, alguém conhece esse tipo de sintóma?
obrigado
Antes de o levar ao médico, alguém conhece esse tipo de sintóma?
obrigado
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Re: P38 - chofagem sempre ligada
Olá,
Esse sintoma nao conheço...
Informa quando tiveres novidade do doutor
Esse sintoma nao conheço...
Informa quando tiveres novidade do doutor
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
-
mplobao
- júnior TT

- Registado: 26 fev 2008 20:40
- Land Rover: Ex LR Discovery 200 Tdi 1992
EX Range Rover Classic 1996
EX Range Rover 2.5 DSE 1996 - Sócio LCP: 12
Viva
A chaufagem dos P38 está sempre ligada, uma vez que o AC é automático. A velocidade da ventoinha é que poderá ser maior ou menor, consoante a diferença entre a temperatura lida e a seleccionada for maior ou menor.
O aparecimento do livrinho poderá surgir por várias razões:
- Avarias nos sensores que indicam uma temperatura exterior irreal - no meu aparecem ou 0º ou -40º;
- Falta de gás no sistema;
- Avaria do HEVAC.
Poderás ultrapassar esse incómodo, enquanto não descobrires o que se passa, desligando o AC e seleccionando a velocidade mais baixa da ventoinha.
Espero ter ajudado.
A chaufagem dos P38 está sempre ligada, uma vez que o AC é automático. A velocidade da ventoinha é que poderá ser maior ou menor, consoante a diferença entre a temperatura lida e a seleccionada for maior ou menor.
- Avarias nos sensores que indicam uma temperatura exterior irreal - no meu aparecem ou 0º ou -40º;
- Avaria do HEVAC.
Poderás ultrapassar esse incómodo, enquanto não descobrires o que se passa, desligando o AC e seleccionando a velocidade mais baixa da ventoinha.
Espero ter ajudado.
Abraços
Miguel Lobão
Sócio n.º 12
Miguel Lobão
Sócio n.º 12
- tomcat
- master TT

Boas, para completar a lista da dores de cabeça da Hevac (chofagem dos P38A), faltou na lista do @mplobao, o bloqueio dos motores/"flaps"mplobao Escreveu:...
- Avaria do HEVAC.
...
Um abraço.
-
jmig
- júnior TT

Bom, a temperatura que consta do display parece-me a correcta pelo que não deverás ser dos sensores da teperatura exterior;tomcat Escreveu:Boas, para completar a lista da dores de cabeça da Hevac (chofagem dos P38A), faltou na lista do @mplobao, o bloqueio dos motores/"flaps"mplobao Escreveu:...
- Avaria do HEVAC.
...
![]()
Falta de gás, não sei...
Avaria do Hevac também não sei, apenas sei que ligar o AC para o ventilar a uma velocidade inferior ele não deixa... liga de facto o AC, nota-se pelo quebra no rendimento a baixa rotação, mas a velocidade é sempre a mesma e não em deixa reduzir o débito de ar...
- Quanto ao bloqueio dos motores do Hevac.. tal fica oneroso ou basta ir a máquina (PC) para ficar bom???
- tomcat
- master TT

Hummm @jmig, eu aconselhava-te primeiro e caso te cobrem pouco, a leres o erro, devem ser errosjmig Escreveu: - Quanto ao bloqueio dos motores do Hevac.. tal fica oneroso ou basta ir a máquina (PC) para ficar bom???
Respondendo a tua questão, é dificil pois depende se tu vais fazer a reparação, pois pode ser apenas algum bloqueio em que basta uma ajuda e pronto está resolvido; pode ser as "escovas" dos motores, de qualquer maneira terás muita mão de obra se for a pagar.
Dá uma vista de olhos aqui:
http://www.rangerovers.net/repairdetail ... motor.html
http://www.rangerovers.net/forum/viewto ... =3&t=21865
Como vês, um P38A é um bichinho complicado, mas há tanta informação....
Há já agora se realmente tiveres que desmontar
Um abraço.
-
jmig
- júnior TT

euhhhh... isto é um bocado dificil para um amador da bricolage como eu.... daquilo que depreendi, aquele motorzinho com rolamentos em plástico é que pode ter ficado k.o.?
Será que alguém já fez isto aqui no forum? eu estou um pouco reticente em mexer em tanta coisa...
Será que alguém já fez isto aqui no forum? eu estou um pouco reticente em mexer em tanta coisa...
- jonasserra
- júnior TT

- Registado: 04 ago 2005 11:17
- Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998 - Sócio LCP: 19
Boas,
acho que quanto à velocidade das ventoinhas já responderam...
mas qd se carrega no botao "auto", não dá pra mexer em nada, nem em velocidades nem nas posições, ele selecciona automáticamente para onde e a que velocidade para criar um ambiente agradevel dentro do carro (só dá mesmo para seleccionar a temperatura que se pretende).
quanto ao livrinho....isso só mesmo na máquina!
acho que quanto à velocidade das ventoinhas já responderam...
mas qd se carrega no botao "auto", não dá pra mexer em nada, nem em velocidades nem nas posições, ele selecciona automáticamente para onde e a que velocidade para criar um ambiente agradevel dentro do carro (só dá mesmo para seleccionar a temperatura que se pretende).
quanto ao livrinho....isso só mesmo na máquina!
One Life, Live It
Porto
Porto
-
jmig
- júnior TT

Boas novamente...
Já fui à LAND ROVER (auto-sueco) e, segundo o chefe da oficina, o que está mesmo avariado é o módulo que controla tudo (aquele com o display); este propõe-se a desmontar o mesmo e ver se as ventoinhas deixam de funcionar, se continuarem a funcionar pode ser de um qq curto circuito a nível das ventoinhas... De facto, qualquer acção que se tenha sobre o display não faz com que as ventoinhas soprem menos ou mais ar... o débito é constante. Talvez seja daí a avaria que tinha também nos bancos que deixaram de ser aquecidos há algum tempo
O búsilis da questão é que o display custa 517€ + iva ...
Se alguém souber onde comprar a dita peça mais em conta ou, pelo menos, me indicar o nome em inglês para procurar na Britparts e afins ficaria grato.
De resto, manter-vos-ei ao corrente do problema...
Já fui à LAND ROVER (auto-sueco) e, segundo o chefe da oficina, o que está mesmo avariado é o módulo que controla tudo (aquele com o display); este propõe-se a desmontar o mesmo e ver se as ventoinhas deixam de funcionar, se continuarem a funcionar pode ser de um qq curto circuito a nível das ventoinhas... De facto, qualquer acção que se tenha sobre o display não faz com que as ventoinhas soprem menos ou mais ar... o débito é constante. Talvez seja daí a avaria que tinha também nos bancos que deixaram de ser aquecidos há algum tempo
Se alguém souber onde comprar a dita peça mais em conta ou, pelo menos, me indicar o nome em inglês para procurar na Britparts e afins ficaria grato.
De resto, manter-vos-ei ao corrente do problema...
- tomcat
- master TT

Mas ele ligou a máquina???jmig Escreveu:Boas novamente...
Já fui à LAND ROVER (auto-sueco)........Talvez seja daí a avaria que tinha também nos bancos que deixaram de ser aquecidos há algum tempo
Diz de onde és!!??
517+IVA Dassssss
http://cgi.ebay.co.uk/Air-con-aircon-HE ... m153.l1262
http://cgi.ebay.co.uk/Range-Rover-P38-4 ... 240%3A1318
Um abraço.
-
jmig
- júnior TT

Sim o mecânico ligou o P38 à maquina e esta denunciou duas anomalias.tomcat Escreveu: Mas ele ligou a máquina???
Diz de onde és!!??
517+IVA Dassssss![]()
![]()
Olha procura por HEVAC
![]()
Sou da Covilhã.
Pois o Hevac é realmente caro mas tendo em conta a material não vale a pena arriscar com um de segunda mão. Agora o do primeiro link pareceu-me bem... fazia a festa por cerca de 350€, o problema seria a garantia...
Bem, vou-vos mantendo ao corrente da situação, só espero que seja mm aquilo porque segundo li em outros forums, o problema pode muito bem não ser do módulo..
- tomcat
- master TT

Era isso que queria dizer quando perguntei se ele ligou-o a maquina!!!jmig Escreveu:
Bem, vou-vos mantendo ao corrente da situação, só espero que seja mm aquilo porque segundo li em outros forums, o problema pode muito bem não ser do módulo..
Isso(HEVAC) tb avaria, mas é mais os motores que dão o berro(normalmente escovas)
Nota que descobri num post antigo,(já não me lembro qual é o teu problema) de alguém que não conseguia mudar a velocidade da sofagem.... tanto andou que um dia resolveu desmontar aquilo e o problema estava que as "patilhas" da "rodinha" não faziam contacto.... problema resolvido
Boa sorte
Um abraço.
-
jmig
- júnior TT

Segundo a maquina, a anomalia registada referia-se aos motores de ambos os ventiladores: condutor e passageiro.
A questão reside no facto de ambos estarem ligados, à mesma velocidade, não desligarem e o Hevac não ter qualquer influência sobre a climatização do veículo, quer em termos de automático, velocidade ou temperatura. Isto, segundo o mecânico deve ser mesmo influência de alguma avaria no Hevac.
A questão reside no facto de ambos estarem ligados, à mesma velocidade, não desligarem e o Hevac não ter qualquer influência sobre a climatização do veículo, quer em termos de automático, velocidade ou temperatura. Isto, segundo o mecânico deve ser mesmo influência de alguma avaria no Hevac.
- tomcat
- master TT

Olá JMIG ( isto de não ter notificação
)
Contacta o Carlos Santos da Jipelandia, pergunta o preço de uma usada e trabalho de mudar a HEVAC.
Penso que não gastas um deposito de gasóleo ao ir e vir ao Porto
e tiravas as dúvidas....
Contacta o Carlos Santos da Jipelandia, pergunta o preço de uma usada e trabalho de mudar a HEVAC.
Penso que não gastas um deposito de gasóleo ao ir e vir ao Porto
Um abraço.
-
jmig
- júnior TT

Afinal, parece que é mesmo o Hevac e um dos motores dos ventiladores...
Vamos lá ver em quanto me fica a brincadeira...
- tomcat
- master TT

jmig Escreveu:Afinal, parece que é mesmo o Hevac e um dos motores dos ventiladores...![]()
Se fores á marca os meu sentimentos
Um abraço.
-
jmig
- júnior TT

Boas,
então é assim: o display novo fica-me à volta de 310€ pelo que não vou arriscar em usar um de 2ª mão, se mandasse vir novo de inglaterra, com os custos de transporte ficar-me-ia mais ou menos no mesmo preço e, pelo menos aqui, durante 2 anos estou descansado...
O problema é o motor do ventilador esquerdo que tenho de substituir e que fica na casa dos 400€
, alguém sabe onde arranjar isso mais em conta???
então é assim: o display novo fica-me à volta de 310€ pelo que não vou arriscar em usar um de 2ª mão, se mandasse vir novo de inglaterra, com os custos de transporte ficar-me-ia mais ou menos no mesmo preço e, pelo menos aqui, durante 2 anos estou descansado...
O problema é o motor do ventilador esquerdo que tenho de substituir e que fica na casa dos 400€
-
jmig
- júnior TT

Só para dar o feedback:
Substituido o hevac e o motor do ventilador do lado do condutor e parece que está tudo a funcionar como deve ser...
tenho agora outra dúvida: para o AC e a ventilação normal estar desligado é necessário que o hevac esteja desta forma não é?

Este é o meu havac novo onde se pode ver a luz laranja do AC.
Substituido o hevac e o motor do ventilador do lado do condutor e parece que está tudo a funcionar como deve ser...
tenho agora outra dúvida: para o AC e a ventilação normal estar desligado é necessário que o hevac esteja desta forma não é?

Este é o meu havac novo onde se pode ver a luz laranja do AC.
-
jmig
- júnior TT

Re: P38 - chofagem sempre ligada/FEED BACK
como é que se faz para editar e modificar o título deste post??? 
- pantunes
- master TT

- Registado: 24 abr 2007 23:32
- Land Rover: Discovery 300Tdi 4p 97' PanTTuned
Ex Freelander XEDI 4p 99'
EX Range Rover 200 Tdi 1993
Ex RR P38 DT 98' - Sócio LCP: 2338
Boa noite... afinal quanto ficou a festa?
cumpRRimenTTos
cumpRRimenTTos
cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero