Boas,
Já tinha 2 ventoinhas no radiador ligadas à bastante tempo, mas falaram-me do problema de ir para dentro de água e elas ligarem e depois ir tudo à vida.
Então fui a um electricista para ele me colocar um botão no interior do RRAD de forma a que possa desligar as ditas.
Acontece que agora, sempre que desligo a ignição, e caso as ventoinhas estejam ligadas, as mesmas desligam-se (coisa que dantes não acontecia).
Fui falar com o electricista e ele diz-me que ligou assim para evitar de ficar sem bateria e que a bomba de água está desligada, pelo que a água que só é arrefecida é a que está no radiador, pois não circula.
O que me está a preocupar, e todos sabem os problemas de aquecimento dos VM, é o facto de se as ventoinhas estão a trabalhar é porque o motor está quente e precisa de ser arrefecido e eu ao desligar a chave estou a cortar as ventoinhas.
O electricista disse que me liga as ventoinhas directas, mas que depois se ficar sem bateria que não o vá incomodar.
Espero que tenham percebido o meu dilema. Agradecia a ajuda.
Obrigado
Ajuda - Ligação das ventoínhas eléctricas num VM
- TMPinho
- pleno TT

- Registado: 04 fev 2008 17:59
- Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover - Sócio LCP: 1936
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Re: Ajuda - Ligação das ventoínhas eléctricas num VM
Viva "TMPinho"
penso que não fará mal algum elas desligarem... alias muitos veiculos o fazem... Alias no caso do arrefecimento original (viscoso) ao desligar o veiculo a ventoinha tambem pára...
Penso que o facto de poder ficar sem bateria só aconteceria no caso do sensor avariar... pois em principio nunca ficam ligadas por muito tempo...
alias se se aperceber que estão ligadas pode sempre deixar a chave na posição em que o motor está desligado mas continuam ligadas e depois destas desligarem retirar a chave da ignição... penso que não deverão estar ligadas mais de 1 minuto...
penso que não fará mal algum elas desligarem... alias muitos veiculos o fazem... Alias no caso do arrefecimento original (viscoso) ao desligar o veiculo a ventoinha tambem pára...
Penso que o facto de poder ficar sem bateria só aconteceria no caso do sensor avariar... pois em principio nunca ficam ligadas por muito tempo...
alias se se aperceber que estão ligadas pode sempre deixar a chave na posição em que o motor está desligado mas continuam ligadas e depois destas desligarem retirar a chave da ignição... penso que não deverão estar ligadas mais de 1 minuto...