para quem procura um bom cb a bom preço

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Re: para quem procura um bom cb a bom preço

Mensagem por tomcat »

Ou seja, não vale a pena arriscar ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0

Mensagem por DiscoMirage »

Atenção que a licença é respeitante oa utilizador.
O radio só tem de estar homologado pela anacom para ser usado no nosso país.
Por isso podemos usar qq rádio desde que o operador tenha licença.
Por isso o facto da licença ser vitalícia. Há uns anos atrás a licença era atribuida a "um rádio" e ao seu utilizador, agora o possuidor da licença pode uasr qq rádio desde que este esteja homologado.
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

o ideal é tirar a licença assim que se comece andar de bicileta, tipo 8 anos, .... :lol: :lol: :lol: usufrui-se durante mais tempo... :D
Imagem
mamede
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2008 20:20
Land Rover: 90 td5
Sócio LCP: 2006

Mensagem por mamede »

eu comprei esse último conjunto tti 880 + santiago 1200 na radiocenter e não me posso queixar. demorou 5 dias porque fiz a encomenda num fim de semana prolongado.

quanto à legalidade deste rádio quando fui tirar a licença à ANACOM perguntei se esse rádio e essa antena eram legais e o que me disseram foi que só tinha que ter o símbolo CE ( como em todos os electrodomésticos ) e que o utilizador tinha que ter a referida licença.

espero ter ajudado.

abraço
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

mas qual a diferença dos portateis para os fixos, não será melhor um portátil?
Imagem
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

o que mais devo ter em atenção na caracteristicas do CB?
Imagem
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

pessoal nao percebo nada disto, qual o cb que compro so para todo terreno.???
relação preço qualidade.
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

A combinação que mais vejo por aí (e a que eu tenho) é CB Midland Alan 78 + antena Santiago 1200... Nesta combinação o que varia mais de carro para carro é a antena. Eu gosto da 1200 pois tem 2 metros de altura, e como a base fica na porta traseira que baixa, ainda sobra muita antena por cima do carro.

Para TT, chega e sobra.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
serodio

Mensagem por serodio »

boas Pelicano o portatil não tem o alcance que pode ter o fixo no range com uma boa antena e desde que as estacionarias da antena estejam afinadas pois vejo por aí a malta que coloca as antenas não importa aonde o ideal é em cima do tejadilho ou do capô tens radios pequenos simples e baratos com AM e Fm e chega não precisas de nenhum bandas laterais vais áLeiritronica aí em Leiria eles vendem tudo a antena se comprares a santiago 1200 é boa e depois dou-te o numero de um amigo para afinar as estacionárias e montar isso como deve ser montado

Serôdio
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

ha alguma antena tipo concentrado, pequena mas que tenha bastante alcance????
Serodio obrigado pelas dicas,os preços na leiritronoca sao bons????
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas Pelicano

O Alan 78 e uma antena Santiago 1200 é uma boa opção... ;)

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=7583
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=3950
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
serodio

Mensagem por serodio »

vai la tudo depende da marca do cb se é Jopix , Presidente, Midland etc.... as antenas normalmente as grandes tem mais alcance que as pequenas

Serôdio
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

Marco Escreveu:A combinação que mais vejo por aí (e a que eu tenho) é CB Midland Alan 78 + antena Santiago 1200... Nesta combinação o que varia mais de carro para carro é a antena. Eu gosto da 1200 pois tem 2 metros de altura, e como a base fica na porta traseira que baixa, ainda sobra muita antena por cima do carro.

Para TT, chega e sobra.
atenção,eu tambem tenho este radio,e antena santiago 1200 turbo... ha diferenças da 1200 pra 1200 turbo...
mas este radio não é homolgado para Portugal,ou seja,é ilegal... nem a licença nos safa.. pelo menos segundo sei..
tambem acho que houve uma alteração qualquer relativamente as licenças,mas na tenho a certeza..

se fosse agora talvez comprasse um portatil,ligado a mesma antena... :ok:
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5

Mensagem por pelicano »

serodio Escreveu:vai la tudo depende da marca do cb se é Jopix , Presidente, Midland etc.... as antenas normalmente as grandes tem mais alcance que as pequenas

Serôdio
ok, amanha ja la passo.
Imagem
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936

Mensagem por TMPinho »

softop Escreveu:
Marco Escreveu:A combinação que mais vejo por aí (e a que eu tenho) é CB Midland Alan 78 + antena Santiago 1200... Nesta combinação o que varia mais de carro para carro é a antena. Eu gosto da 1200 pois tem 2 metros de altura, e como a base fica na porta traseira que baixa, ainda sobra muita antena por cima do carro.

Para TT, chega e sobra.
atenção,eu tambem tenho este radio,e antena santiago 1200 turbo... ha diferenças da 1200 pra 1200 turbo...
mas este radio não é homolgado para Portugal,ou seja,é ilegal... nem a licença nos safa.. pelo menos segundo sei..
tambem acho que houve uma alteração qualquer relativamente as licenças,mas na tenho a certeza..

se fosse agora talvez comprasse um portatil,ligado a mesma antena... :ok:
Boas,
Explica lá isso, se não te importas. O Alan 78 é ilegal? Porque dizes isso?
Não foi isso que me disseram.
Abraço
nmpimenta
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 jan 2008 19:52
Sócio LCP: 2009

Mensagem por nmpimenta »

Acho que há uma grande confusão em relação aos CB's ilegais.
Na altura que comprei o meu, fui a algumas lojas e ninguém me soube explicar quais os modelos "legais".
Depois de alguma investigação acerca da legislação vigente, o que eu percebi é que um CB para andar na legalidade não pode emitir em mais do que 1W em FM e 4W em AM.
O que acontece no Alan 78 e no meu, o TTi 880 é que estes rádios conseguem emitir em 4W FM e 4W AM, mas regulados na posição "EU" ficam a emitir em 1W FM e 4W AM, logo estão dentro da legalidade (pelo menos o TTi 880 dá pa fazer isto, o Alan não tenho bem certeza), desde que regulados para o tal "EU" (European, creio eu).
Não sei se me fiz entender, não sei sequer se percebi o funcionamento da coisa correctamente, mas na minha opinião será mais ou menos assim que funciona esta coisa da legalidade dos CB's.

Em relação às estacionárias, foi outra coisa com a qual me preocupei, e a resposta dada pelo electricista, habituado a montar CB's em Táxis e afins foi: "desde que NÃO SE CORTE o cabo de ligação da antena ao CB, alterando o seu comprimento, não há problema, é só ligar."
No meu caso não medi estacionárias nenhumas, foi só instalar e ligar e a verdade é que ainda não esturriquei o CB. :D

Cumps,
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

O Alan 78 não é ilegal. Basta ver a documentação que acompanha o rádio e está certificado para Portugal. Pode é ser ilegal a utilização com determinada "potência", como já foi dito aqui.

Segundo o manual, em Portugal, podes emitir em FM a 4W e AM a 1W (acho que é assim, oh NPimenta. tenho de confirmar no manual). Para isso, basta teres o rádio na posição "EU". No entanto, é possível aumentar a transmissão em AM para 4W. Basta mudar para a posição "E". Isso é que pode ser ilegal.

Relativamente às estacionárias, aqui numa loja do Porto, disseram-me que o cabo de origem da Santiago 1200 já vem com as estacionárias afinadas. Entretanto, e devido a um corte no cabo, fui à loja comprar outro. Na loja montaram os conectores e depois foi só ligar e está a funcionar desde então, há mais de um ano. Sem afinar estacionárias.

Cumprimentos.
Marco

P.S.: Não conhecia a Santiago 1200 Turbo..
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
nmpimenta
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 jan 2008 19:52
Sócio LCP: 2009

Mensagem por nmpimenta »

Marco Escreveu:Segundo o manual, em Portugal, podes emitir em FM a 4W e AM a 1W (acho que é assim, oh NPimenta. tenho de confirmar no manual).
Viva Marco, a confusão foi minha, é de facto 4W FM e 1W AM.

Encontrei na net umas FAQ's que podem ajudar a esclarecer mais uns pontos:

http://www.radiocb.com/main/menus_main/ ... efault.htm

Cumps,
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Mensagem por hugocvaz »

Marco Escreveu:O Alan 78 não é ilegal. Basta ver a documentação que acompanha o rádio e está certificado para Portugal. Pode é ser ilegal a utilização com determinada "potência", como já foi dito aqui.

Segundo o manual, em Portugal, podes emitir em FM a 4W e AM a 1W (acho que é assim, oh NPimenta. tenho de confirmar no manual). Para isso, basta teres o rádio na posição "EU". No entanto, é possível aumentar a transmissão em AM para 4W. Basta mudar para a posição "E". Isso é que pode ser ilegal.

Relativamente às estacionárias, aqui numa loja do Porto, disseram-me que o cabo de origem da Santiago 1200 já vem com as estacionárias afinadas. Entretanto, e devido a um corte no cabo, fui à loja comprar outro. Na loja montaram os conectores e depois foi só ligar e está a funcionar desde então, há mais de um ano. Sem afinar estacionárias.

Cumprimentos.
Marco

P.S.: Não conhecia a Santiago 1200 Turbo..

Boas
As estacionárias vem afinadas para determinada posição da antena , no meu carro teve que ser afinado . pois coloquei na trazeira do serie ... mais ou menos a meio. logo abaixo do friso galvanizado. e como esta perto da chapa e do vidro ... provoca muitas estacionárias. por isso tem atençao onde vais colocar a antena . a minha tem de andar um bocado de esguelha para ver se nao queima o radio .
segundo o perito que me montou a minha ... o local ideal no serie era no capot ou no tecto. no capot nao gosto de ver e no tecto ja perdi uma midland . e queria ver se a santiago 1200 se aguentava uns aninhos .

abraços
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458

Mensagem por joaocarreira »

Exactamente...

os cabos que acompanham as antenas normalmente vêm com comprimentos standard que correspondem a múltiplos do comprimento de onda média para a gama de frequências no qual o CB opera. Neste caso não se deve nunca cortar o cabo para ficar melhor arrumado dentro de LR :)

O que é necessário fazer é afinar a antena após a sua colocação. Existe um afinador que mais não é que um parafuso que permite movimentar a antena para cima ou para baixo (+/- 1cm) apenas para afinar e diminuir as estacionárias. É apenas desta forma que se deve afinar as estacionárias!

No Defender tenho o conjunto Alan 78Plus + Santiago1200 (no, really? :D ) e tenho a antena montada a meio da dobradiça da porta traseira. Acho qeu na altura tinha valores de 1.1 na medição do SNR.

Para passeios o conjunto é mais que suficiente.
Já agora falta dizer que foi adquirido na Loja do Camionista, Venda das Raparigas. :D onde trabalha o meu primo!

Abraços
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)