para quem procura um bom cb a bom preço

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
LandNery
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 set 2005 15:26
Land Rover: Range Rover 300 Tdi
Sócio LCP: 65

Re: para quem procura um bom cb a bom preço

Mensagem por LandNery »

Ora bem, vamos lá fazer contas... :D

No soberano interesse de ter os LandManíacos bem euipados a nível de telecomunicações via "CB", os 11 metros, eu proponho umas pequenas promoções.

Afinação de estacionárias só com intervenção a nível da antena - 1 "db"

Afinação de estacionárias com busca de "massa" e posição ideal - 2 a 3 "db"

Instalação e afinação da antena - 3 a 4 "db"

dB = decibel, unidade física de intensidade de sinal

Os tais "db" são o que permitem a esta ou aquela antena, polarizada vertical ou horizontalmente, sendo uma onda pura, ou uma onda fraccionada, ter o "ganho" que permite "multiplicar", o sinal do transistor de saída do equipamento, pelo tal "ganho" da antena.

Por exemplo: uma "cuninear vertical", antena com um "ganho médio" de 6,8 dB´s. Se o meu emissor tiver uma potencia "pura" (potencia medida no transistor final sem antena) de 5 W, tenho uma saída no "pico da antena" de 34W. 5 x 6.8 = 34.

Claro que num cenário em que não há resistência de "passagem". O cabo coaxial está perfeitamente casado com o emissor e com a antena, e não há retorno da antena, as tais "estacionárias".

Convêm aqui explicar que, segundo diferentes opiniões, nunca é possível estabelecer estacionárias a zero. Até se costuma dizer que é sempre desejável que as estacionárias devem estar sempre no mínimo numa gama de 1.00 a 1.20. Isto porquê?

Porque se prova que um emissor transmite melhor quando tem um "certo" sinal de retorno?

Por dois motivos:

1) É impossível ter um emissor afinado para Zero no canal 20 (isto falando de canais CB) e similtâneamente no 01 ou no 40. Para isso tinha de hever um "antena tuner" que estaria sujeito a afinação constante mediante a gama de frequências em que estamos a emitir. Razão pela qual existem duas maneiras de medir estacionárias na CB. Medindo no canal 01 e no 40 e estabelecendo um compromisso válido nesse "comprimento de onda", os 11 metros. Ou afinando a Zero para tal canal, ou tal gama da canais (para os 10, 20, 30 ou 40), no nosso caso eu afino para o canal 20 ou 25.

2) O andar final ao receber energia retransmitida pelo mau casamento do cabo e da antena, as flamigeradas estacionárias (pois estacionam entre o transistor e a antena) vai ser excitado juntamente com a sua emissão, produzindo uma "excitação extra" que vai conduzir a uma maior potência de "saída". Este facto leva a um outro problema, também "medido" aquando da medição das estacionárias: pode produzir interferências noutras frequencias, as chamadas "ondas harmónicas" ou "parasitas"

Tudo isto tem de ser medido, pensado e pesado ao "afinar uma antena".

Eu tinha um "colega" (termo utilizado para companheiro de rádio) que dava cabo dos rádios todos, era só problemas... Viemos a descobrir que ele tinha cortado a antena uns bons 25 cm para meter o carro na garagem sem ter de tirar a antena!!! :god:

Terei todo o prazer de conversar e ajudar quem quizer no Billing que se aproxima.

Abraços.

Nery
Imagem

Land Nery
ONE LIFE, LIVE IT
Podes ter um "afaire" escaldante com um Ferrari,
mas com a LAND ROVER, é amor para toda a vida.
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

já agora vai se usar algum canal especifico para rates???

tipo para a viagem???
Imagem
LandNery
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 set 2005 15:26
Land Rover: Range Rover 300 Tdi
Sócio LCP: 65

Mensagem por LandNery »

Regra geral:

Gama dos 10 - utilizada para comunicações em modo FM

Gama dos 20 - utilizada para comunicações AM

Gama dos 30 - utilizada para comunicações SSB (LSB ou USB) (comunicações mais distantes, os chamados DX)

Gama dos 0 (até aos 10) - Utilizada para comunicações pessoais e emergências - 09 emergência

Nós andamos nos 20, concretamnte no 22. podendo subir ou descer de "andar" para um QSO (contacto via ráio) mais pessoal.

LandMania - canal 22 AM.

Roger?
Imagem

Land Nery
ONE LIFE, LIVE IT
Podes ter um "afaire" escaldante com um Ferrari,
mas com a LAND ROVER, é amor para toda a vida.
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0

Mensagem por softop »

LandNery Escreveu:

LandMania - canal 22 AM.

Roger?
nos reconhecimentos do desafio landmania desta ano apanhamos umas "comunicações" em que a forma de terminar o contacto era peculiar... :D
eram uns camionistas meus conhecidos....

mas o Rui Marinho é que sabe como é... :lol:

ó LandNery.. vais-me ter a perna em rates... é que com o defender desligado ouço muito bem.. quando o ligo fico a ouvir muito ruido... :ohnao:
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Pessoal,

Para quem quiser, está disponível o scan daquela folha com a declaração de conformidade, em:

http://www.megaupload.com/?d=1HGI0HQ8

Abraço!
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

O LandNery é sem duvida alguma o Homem dos CB's... :god: :god:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
be.helena
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 jul 2008 21:58
Land Rover: Discovery TD5
Freelander TD
Defender 300
Sócio LCP: 1948

Mensagem por be.helena »

joaocarreira Escreveu:Exactamente...

os cabos que acompanham as antenas normalmente vêm com comprimentos standard que correspondem a múltiplos do comprimento de onda média para a gama de frequências no qual o CB opera. Neste caso não se deve nunca cortar o cabo para ficar melhor arrumado dentro de LR :)

O que é necessário fazer é afinar a antena após a sua colocação. Existe um afinador que mais não é que um parafuso que permite movimentar a antena para cima ou para baixo (+/- 1cm) apenas para afinar e diminuir as estacionárias. É apenas desta forma que se deve afinar as estacionárias!

No Defender tenho o conjunto Alan 78Plus + Santiago1200 (no, really? :D ) e tenho a antena montada a meio da dobradiça da porta traseira. Acho qeu na altura tinha valores de 1.1 na medição do SNR.

Para passeios o conjunto é mais que suficiente.
Já agora falta dizer que foi adquirido na Loja do Camionista, Venda das Raparigas. :D onde trabalha o meu primo!

Abraços
Joao Carreira
Boas :hello:

E já agora: não sabes como posso contactar a loja do teu primo para obter preços?

Devo ir a Espanha brevemente e estavamops a pensar em ir procurar um cb.
Queriamos um pequeno e que fosse fácil de trocar de carro, pois assim o investimento seria menor ( 1 rádio e 2 antenas) :lol:

Obrigada

Imagem
Associada LCP 1948 - GATTAL - Grupo de Amigos de TT de Adão-Lobo gattal.adao.lobo@gmail.com
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0

Mensagem por RR V8 »

Qual o melhor conjunto e mais barato?

O que aconselham???
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva RR V8

o conjunto Alan 78 plus e uma sirtel Santiago 1200 continua a ser uma opTTima opção. ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mauriciobasto
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 jan 2008 17:10
Land Rover: -----------------------
Discovery 300 tdi 94"
-------------------------------------
Sócio LCP: 2080

Mensagem por mauriciobasto »

Boas,

Eu tenho um TTi 550 com uma antena Sirtel 145 comprado na Radiocenter. Até hoje não deu problemas, é um conjunto barato e para as comunicações que eu faço (praticamente só em passeios) serve perfeitamente. Além disso o rádio é bastante compacto. Uma opção a ter em conta para quem não quer gastar muitos €€.

Cumprimentos,
Imagem
OBJECTIVO 2015: Restauro interior do meu D1!!
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

neste momento tenho um president 3 muito bom
marco84
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mar 2008 21:15
Land Rover: À procura do próximo LR
Ex Defender 90 td5
Ex Discovery 200tdi 2.5 1993
Sócio LCP: 1881

Mensagem por marco84 »

Boas...

Gostava que me dessem uma opiniao relativamente a rádio cb para um disco 200 tdi...

Estou indeciso entre os seguintes:

TCB 775 TTI + ANTENA MAGNETICA 85€

ou

TCB 550 TTI + AT 110 NPL ANTENA ALBRCHT + RB60N SOPORTE MALETERO 79€

Obrigado
1abraço
Sócio Nº1881
Discovery 200tdi 93

Imagem
pesudo
master TT
master TT
Registado: 09 set 2009 15:30
Land Rover: Discovery 200Tdi 1994
Sócio LCP: 2212

Mensagem por pesudo »

TCB 550 TTI + AT 110 NPL ANTENA ALBRCHT + RB60N SOPORTE MALETERO 79€
Eu pedi este à radiocenter.es, mas passado 1 mês não veio decidime por aqui http://www.xloja.com/radio-cb-c-75.html rádio Alan 100 Plus e antena Sirio.
Depois de uma pesquisa foi o melhor compromisso
Imagem
Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
PedroAveiro
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 25 dez 2008 01:22
Land Rover: LR Disco 300tdi '97
Sócio LCP: 1877

Mensagem por PedroAveiro »

Boas.

Confrades esclareçam-me uma coisa.

O meu cunhado comprou um CB numa loja aqui no Porto (com bastante tradição) e o homem disse-lhe que as estacionárias só precisavam de ser afinadas nos DEFENDER. O meu cunhado tem um FREE e o que é facto é que ele montou aquilo sozinho, e funciona "às mil", confirmado no ultimo passeio do amigo Barros.

Nos Defender até pode ser (não faço a mínima), mas e nos DISCO 200 e 300? Como é que ficamos?

Gratto

Pedro Aveiro
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

É sempre necessário verificar, independentemente do modelo, mas pode nem ser necessário afinar quando se adquire, por exemplo, um cabo cortado à medida e finalizado e uma vareta na antena fixa, ou que vem ajustada de origem ou que ao ser instalada, fica com o comprimento certo. No meu Defender não foi preciso ajustar, mas tal deve-se a mera coincidência, tal como pode acontecer com outros veículos, independentemente dos respectivos modelos.
Corleone
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 mai 2010 11:18

Mensagem por Corleone »

Bom dia,

Estou indeciso na compra de dois conjuntos:

i) CB Alan 78 + Antena Santiago 1200 (turbo, na medida em que acho ser maior);

ii) TTi 880 + Antena Santiago 1200 (turbo).

Tenho lido várias intervenções sobre ambos os conjuntos, e julgo que serão ambos bons. No final, é uma questão de gosto e mais uns trocos. Em todo o caso, gostaria que alguém me pudesse avançar com as principais diferenças entre um e outro. Se é que as há. No caso do TTi há a possibilidade de regulação para emissão em 1W em AM e FM..o que o torna "legal". No Alan 78 não sei se tal é possível.

Adicionalmente, tenho algumas dúvidas:

i) Na compra de um conjuntos destes é fornecida toda a cablagem necessária (eg: machos e femeas - para retirar o cb do interior do carro, cabos necessários para ligar à antena, etc). É necessário pedir, aquanda da encomenda, algo em especial?;
ii) Quais são as melhores zonas para instalar a antena? Tenho visto na calha de dreno da água (parte posterior do tejadilho, zona traseira do carro):

Obrigado.

Cpts.,