Tenho andado a pensar em trocar o viscoso do Landinho por uma ventoinha eléctrica, tipo Kenlowe, mas arranjada de um qualquer modelo de radiador, que use esse sistema, e encontrada num qualquer sucateiro de um carro "abatido".
A minha dúvida estará apenas nas ligações eléctricas, pois a parte mecânica do assunto é fácil de resolver. Haverá algum confrade que tenha feito já essa adaptação e que me pudesse dar uma dica??
Será que posso ligar o circuito da ventoinha a um dos "sensores" que estão no corpo do termóstato?? Qual deles o do lado do motor ou o do lado do radiador?? Ou haverá outro lugar mais conveniente para o fazer ??
Esses sensores têm dois fios que, julgo eu, serão apenas de “massa” pois o circuito deverá estar em “carga” e quando o sensor actua, “fecha” estabelecendo a ligação para dar a leitura pretendida. “Bastaria” ligar aí o negativo da ventoinha que entraria em funcionamento quando a temperatura fizesse actuar esse sensor. Estou certo ou estou errado??
De qualquer forma é sempre possível acrescentar um termo-switch num dos tubos de água do topo do radiador e fazer as ligações a partir daí. E qual será a temperatura ideal para o ventilador “disparar”??
O termóstato é “suposto” abrir entre os 85º e os 89º C, para dar livre circulação da água entre o radiador e o motor, mas acho que a ventoinha deveria de começar a funcionar um pouco mais “acima”,para o circuito se manter todo á mesma temperatura.
E o facto de ter os radiadores do AC e da caixa automática montados, antes do radiador do motor, terá alguma influência negativa nesta substituição ?? Como está tudo já montado e a funcionar normalmente com o viscoso não me parece que possa haver grandes diferenças como sistema eléctrico… penso eu de que..!
Um grande abraço e fico a aguardar as sugestões dos ” mestres”.
Obrigado
BenTTo