Arrefecimento do radiador

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Warrior
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 fev 2014 00:07
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 2882
RTI: 0

Re: Arrefecimento do radiador

Mensagem por Warrior »

Os 95ºC para a 1ª velocidade e os 102ºC para a 2ª, não me chocam, até porque se usarmos um bom anti-congelante, associado a um circuito pressurizado como é do 300TDI (como muitos outros), não temos o problema de a água entrar em ebulição aos 100ºC.

Eu vou dando o meu feedback, agora que o tempo está a aquecer, e vamos ver como se comporta o sistema.
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936

Mensagem por DiscoMirage »

Posso falar da experiencia que tenho com o meu 200TDI.
Tenho instalada uma ventoinha de 16" da Zirgo com um termo interruptor colocado no radiador na parte inferior do lado do intercooler.
Na instalação usei uma das luzes do mostrador para saber quando a ventoinha se liga.
O interruptor termico tem duas posições, 88-83 e 92-87; estou a usar a posição 88-83 e a temperatura numa ultrapassou as 12H.
No inverno, e mesmo em esforço em estrada, nunca a ventoinha se ligou.
No último fim de semana subiu o IP4 com 4 pessoas e todas as tralhas para passsar um fds na boa e a ventoinha ligou-se a meio da subida do marão e depois no alto. De referir que tenho o pé um pouco pesado e tentei manter a velocidade na zona do 80, por isso usei a 4ª vitesse uma grande parte da subida, mas tb havia meia dúzia de carros. Depois disso só voltou a ligar no final da subida do viaduto do rio corgo.
No regresso e nas subidas da autoestrada transmontana, no sentido Bragança- Vila Real, e como estava mais calor a ventoinha ligou-se umas duas ou três vezes mas durante um período de tempo mais longo.
Durante toda a viagem o ponteiro da temperatura nunca ultrapassou o meio e era no momento que atingia o meio que a ventoinha se ligava e depois voltava a descer e a dita desligava.
Este esquema, com o interruptor termico, só estou a usar desde outubro porque antes tinha uma daquelas sondas que se enfiam no tubo superior do radiador, mas como o termostato se avariou tirei o radiador e mandei adaptar o interruptor termico.
Até outubro tinha um termostato de 72º mas ao mudar para este esquema voltei a colocar o termostato de 88º.
O que sempre notei, porque já usava este sistema no meu serie III, é que o motor atinge a temperatura muito mais depressa, é mais "silencioso", o acesso às correias é livre e o motor está mais solto. Se consome menos isso não sei porque não faço médias de consumo, para não me assustar :lol: .
Agora que vai chegar o verão vou ver como se porta este esquema com o interruptor termico já que anteriormente nunca tive probs com aquecimento.
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Obrigado Discomirage pelo teu testemunho.
Para ficar completo (e salvo o espumante esteja a subir :sing: ) onde tens o sensor ?

edit, já vi...... :vergonha:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT

tomcat Escreveu:Obrigado Discomirage pelo teu testemunho.
Para ficar completo (e salvo o espumante esteja a subir :sing: ) onde tens o sensor ?

edit, já vi...... :vergonha:
Está na parte inferior do radiador do lado da saida superior para o motor. Foi o man dos radiadores que disse que devia lá ficar.
Vou ver se tiro umas fotos e depois coloco aqui.
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

Mas se o sensor está colocado nessa zona, já faz todo o sentido o interruptor térmico que usas, pois em andamento o liquido refrigerante ao chegar a essa zona do radiador já arrefeceu um pouco ou até bastante pois já atravessou quase todo o radiador. Quer isto dizer que à saída do motor, a temperatura será bem elevada, daí que como tenho o meu instalado logo na saída do motor tenha seleccionado temperaturas mais elevadas.

A vantagem da instalação no local onde o fizeste é que em andamento liga poucas vezes, e quando está parado ou em velocidade extremamente reduzida, como não há deslocação de ar, a ventilação irá ligar mais cedo.
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

Update:

Após alguns dias com o sistema a funcionar posso dizer que o interruptor térmico seleccionado, de modo algum seja o correcto. O 1º escalão, que faz activação da 1ª velocidade (95º/85º), após activar a 1ª vez, dificilmente volta a desligar, o que está correcto, pois como a temperatura de inicio de abertura do termostato mecânico é de 88ºC é superior à temperatura onde o interruptor desliga. Assim sendo terei de escolher um interruptor em que a temperatura de desactivação seja pelo menos 88ºC.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

deixo também mais um relato de mais 700 km acabados de fazer com o meu defender neste fim de semana.

fizemos lisboa/minas são domingo fora de estrada com temperatura a rondar os 30 graus a velocidade +- 75 km hora .

o meu sistema so ligava quando rolava abaixo dos 50 km/h ou raramente quando tinha que puxar mais pelo motor.
de volta a lisboa viemos pela nacional "pegôes" e ligava uns 10 minutos e voltava a desligar
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT

Mais um fim de semana em estradas do Minho.
Durante o dia com as temperaturas que se fizeram sentir já um pouco quentes, a ventilação só actuou uma unica vez num percurso de 120Km e no final da subida do "extremo" entre os Arcos e Monção.
No percuros inverso feito durante a noite nem se ligou.
Para já estou a gostar e está dentro das expectativas.
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

DiscoMirage Escreveu:Mais um fim de semana em estradas do Minho.
Durante o dia com as temperaturas que se fizeram sentir já um pouco quentes, a ventilação só actuou uma unica vez num percurso de 120Km e no final da subida do "extremo" entre os Arcos e Monção.
No percuros inverso feito durante a noite nem se ligou.
Para já estou a gostar e está dentro das expectativas.

Com o local onde tens o teu interruptor termico instalado parece-me funcionar bem, no entanto onde tenho o meu (localização original onde está o que ligas os ventiladores do AC), a temperatura escolhida 95/85ºC acaba por não ser a mais indicada, já que se ligar em andamento dificilmente volta a desligar, aliás só desliga mesmo se parar a viatura ou depois de apanhar uma descida prolongada. Como já disse anteriormente, como a temperatura de desactivação como é inferior à temperatura de abertura do termostato, dicilmente em andamento vai baixar o suficiente para desligar o ventilador.
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

Update:

Novo interruptor térmico com temperaturas 97º/92ºC para a 1ª velocidades e 101º/96ºC para a 2ª velocidade.

Vou deixando o feedback
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

Update....

Cerca de 30ºC de temperatura, e a subir a Serra (Estrela) o ventilador vai ligando e desligando, o mesmo se passa em TT, e embora a velocidade reduzida, este acciona menos vezes. Parece-me que agora está tudo a funcionar normalmente.
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT

Mais um update sobre este assunto.
A ventoinha zirgo entregou a alma ao criador (folga no rolamento) por isso comprei uma Kenlowe de 14".
Fim de semana bem quente; viagem em auto estrada :mad: , +/- 80Km em velocidades compreendidas entre os 80 e 120Km/h.
Verifiquei que a temperatura não passou das 12h mas a ventoinha manteve-se ligada durante quase todo o percurso.
Ao chegar ao destino abri o capot e notei que o ar expelido pela ventoinha eestava quase frio.
Depois de por os neurónios (os que ainda restam :D ) a trabalhar conclui que se o termostato abre aos 88º e o interruptor termico estava ligar aos 89º... havia que passar a usar a posição em que o interruptor ligasse aos 92º e desligasse aos 87º para que a ventoinha pudesse repousar.
O teste depois foi feito em estrada nacional de montanha com temperaturas mais amenas e durante todo o trajeto (120Km) a temperatura manteve-se nas 12h e a ventoinha nunca se acionou.
Vamos ver se testo num dia de muito calor e em esforço para ver se este "setting" resulta.
Última edição por DiscoMirage em 14 jul 2014 22:34, editado 1 vez no total.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Discomirage,

Eu em vez de comprar uma kenlowe, compraria uma "stock" de um centro de abate.

Se sem outro setup essa não desligava é porque é inferior a Zirgo....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

DiscoMirage
pleno TT
pleno TT

tomcat Escreveu:Discomirage,

Eu em vez de comprar uma kenlowe, compraria uma "stock" de um centro de abate.

Se sem outro setup essa não desligava é porque é inferior a Zirgo....
Não comprei de abate porque não queria inventar.
Com a zirgo nunca tinha experimentado no verão com termostato de 88º, pois antes tinha o de 72º,nem com o indicador de quando se ligava. No entanto tinha mesmo que trocar porque os rolamentos estavam gripados de tal forma que já tocava na proteção de plástico.
De qualquer forma hoje à tarde fiz um teste na A28 e num percurso de 10Km sempre abrir e depois num trajeto de 40Km pela nacional a ventoinha nunca se ligou e a temperatura esteve sempre nos valores habituais, pouco antes das 12h.
Por isso vou deixar assim e ver como fica durante o resto do verão.
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

O meu, agora alterei o manómetro de temperatura (o do 300TDI de origem mantém-se estatico ligeiramente antes de meio) reparo que quando está calor (35ºC) e com AC ele sobe para valores a rondar os 100ºC quando se puxa em subida.

Em relação ao ventilador podes usar um dos R19 com AC, ou Megane com AC. Consegue-se fixar com facilidade e tem 2 velocidades.
LR Discovery 300TDI
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Warrior Escreveu:....
Em relação ao ventilador podes usar um dos R19 com AC, ou Megane com AC. Consegue-se fixar com facilidade e tem 2 velocidades.
Warrior, penso que tem que ser de motor diesel não?

A melhor para mim é dos Volvo 850-S70-V70(mas sem resistência)
Se possível com os relays de origem e é só ligar as valvulas.
A única particularidade é que com os relays de origem o controlo é feito pela "massa"...
Um abraço.