Falando sobre o assunto trazido a debate, creio que este ano e face às propostas que existem apara a Navegação TT, o PTC (Portugal Tracking Challenge) afigura-se com uma das melhores opções para se fazer. É um modelo assente no extinto CNN, mas com muitas melhorias introduzidas, nomeadamente a anulação de foto do WP, que era uma fonte de problemas e muitas vezes com discussões sobre se a foto estava bem tirada ou se o enquadramento era o correcto, bem como a abertura a tudo o que é GPS, PDA's, software de Navegação, etc. Deste modo todos podem levar o que quiser, se bem que, no nosso caso, a carta militar e o GPS 276 (bem artilhado

) chega para nos orientarmos. Mantém-se a lógica de estratégias com as respectivas bonificações, os limites de velocidades (que são escrupulosamente verificados). Por exemplo na prova de Abrantes, quando circulava dentro de uma localidade, desesperado à procura de um estação de serviço, apercebi-me de que rolava a uns "

estonteantes" 48km/h, quando o limite era 40km/h, e foi apenas uma fracção de segundos, pois no final da etapa lá estava a penalização.
Em termos de organização, e caso mantenham o mesmo formato, em termos de roadbook e informação disponibilizada aos participantes, foi do melhor que já tive em todas as provas de Navegação, mesmo incluindo o Sahara e o Grandola.
Quanto a dicas sobre como navegar, não posso afirmar muita coisa, porque realmente não percebo nada disso. Navegar à carta e com o Norte na proa, é para esquecer, quando dou por mim, a carta militar parece mais um volante, tais são as voltas que eu dou à dita

trabalhar com o GPS, sei meter umas coordenadas, fazer o "siga para", ver a velocidade e pouco mais...estou em fase de formação!