Provas de navegação TT

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Provas de navegação TT

Mensagem por josecamorim »

Como diz o Pavelyuri este modelo tem tudo para correr bem, fundamentalmente porque regulamente/liberaliza uma serie de coisas que sempre foram menos claras. Espero que o controlo, de igual maneira, seja assim rigoroso.

Sempre disse que não podemos proibir o que não podemos controlar e, dessa maneira, a liberalização total dos equipamentos é uma boa opção.Para mim não muda nada, porque continuarei a levar os 276 e a carta, nada de Pc´s que o meu Defender só gosta de ver o PC dentro do carro quando é para lhe dar vitamina e cavalinhos :)

Lá estarei para lutar pelo melhor lugar possível a seguir ao Team all4x4!

Amorim
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Mensagem por pavelyuri »

Amorim... tens fracas aspiraçoes... mesmo que fiques logo a seguir.. so vais ser para ai o 5º... depois da camel, fly london, dape, all4x4...

bem, eu nao posso falar porque se ficar 400 pontos atras da all4x4 so num dia... deve dar 15º...

vou comprar um rav4
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401
RTI: 0

Mensagem por pgoliveira2000 »

isto é que vai para aqui uma estratégia de confronto à minha equipa. :D
Eu só fico admirado, é que aqui eu vejo-vos todos assanhados e "vitaminados", e depois nas provas, andam por lá calados, pouco falam, sempre acanhados!! :rofl:
Eu de tão enferrujado que ando, já não pego no Defender há mais de um mês, e o meu navegador idem, por isso para nós nas próximas provas, nem vamos ter hipótese diante de vós, quanto aos restantes concorrentes, que muito estimamos e com os quais já tivemos diversos "confrontos", sempre num espírito saudável de competição, numas ocasiões perdemos noutras ganhamos. A vida é mesmo assim, o facto de por vezes não atingirmos os nossos objectivos, faz-nos crescer e aprender! ;)
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401

Mensagem por pgoliveira2000 »

Falando sobre o assunto trazido a debate, creio que este ano e face às propostas que existem apara a Navegação TT, o PTC (Portugal Tracking Challenge) afigura-se com uma das melhores opções para se fazer. É um modelo assente no extinto CNN, mas com muitas melhorias introduzidas, nomeadamente a anulação de foto do WP, que era uma fonte de problemas e muitas vezes com discussões sobre se a foto estava bem tirada ou se o enquadramento era o correcto, bem como a abertura a tudo o que é GPS, PDA's, software de Navegação, etc. Deste modo todos podem levar o que quiser, se bem que, no nosso caso, a carta militar e o GPS 276 (bem artilhado :p ) chega para nos orientarmos. Mantém-se a lógica de estratégias com as respectivas bonificações, os limites de velocidades (que são escrupulosamente verificados). Por exemplo na prova de Abrantes, quando circulava dentro de uma localidade, desesperado à procura de um estação de serviço, apercebi-me de que rolava a uns " :lol: :lol: estonteantes" 48km/h, quando o limite era 40km/h, e foi apenas uma fracção de segundos, pois no final da etapa lá estava a penalização.
Em termos de organização, e caso mantenham o mesmo formato, em termos de roadbook e informação disponibilizada aos participantes, foi do melhor que já tive em todas as provas de Navegação, mesmo incluindo o Sahara e o Grandola.
Quanto a dicas sobre como navegar, não posso afirmar muita coisa, porque realmente não percebo nada disso. Navegar à carta e com o Norte na proa, é para esquecer, quando dou por mim, a carta militar parece mais um volante, tais são as voltas que eu dou à dita :ohnao: trabalhar com o GPS, sei meter umas coordenadas, fazer o "siga para", ver a velocidade e pouco mais...estou em fase de formação!
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

pgoliveira2000 Escreveu:isto é que vai para aqui uma estratégia de confronto à minha equipa. :D
Eu só fico admirado, é que aqui eu vejo-vos todos assanhados e "vitaminados", e depois nas provas, andam por lá calados, pouco falam, sempre acanhados!! :rofl:
Eu de tão enferrujado que ando, já não pego no Defender há mais de um mês, e o meu navegador idem, por isso para nós nas próximas provas, nem vamos ter hipótese diante de vós, quanto aos restantes concorrentes, que muito estimamos e com os quais já tivemos diversos "confrontos", sempre num espírito saudável de competição, numas ocasiões perdemos noutras ganhamos. A vida é mesmo assim, o facto de por vezes não atingirmos os nossos objectivos, faz-nos crescer e aprender! ;)
Enferrujado estou eu que tenho o armário parado há quase dois meses por causa de umas medidas mal tiradas :)

Abraço
Norferreira
pleno TT
pleno TT
Registado: 11 out 2006 00:01
Land Rover: Discovery Td5
LR 109 Santana 6cyl 3.5cc D
Sócio LCP: 1680

Mensagem por Norferreira »

maxibom Escreveu:Devo de ir fazer a de soure para ver como é já que ainda sou um novato nestas andanças. :)
é o que eu tambem estou a pensar fazer ;) , participar e aprender com quem sabe.

:rofl: porreiro era ir fazer a 1ª e ficar á frente aqui do povo :driving:
ImagemImagemImagemImagem
LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979
pavelyuri
master TT
master TT
Defender 90 TD5

Mensagem por pavelyuri »

tens um RAV4?
Vitor
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 set 2006 10:11
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Vitor »

Viva,

Este ano vou participar nas sete provas do DAM, é um formato de prova de navegação TT diferente, mas é igualmente aliciante.

Quanto ao Portugal Tracking, vou seguir atentamente a competição, e caso haja disponibilidade, tentarei fazer as provas à porta de casa - Penafiel e Baião.
Vitor Almeida
Sócio LCP nº 1634
Marco de Canaveses city

Imagem
Visite: http://www.amigosdomonte.blogspot.com
maxibom
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2006 19:53
Land Rover: Defender TD5 2002

Mensagem por maxibom »

Boas!

Este ano tambem vou fazer algumas do Dam, portugal tracking e DOOR :)

ando com uma grande duvida e precisa da opiniao do pessoal.

qual o melhor software para usar no portatil para ler as cartas?

OZI Explorer ou Compgps ?

Abraço,
Ricardo
Aluga-se este espaço
HugoPacheco
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 dez 2007 20:03

Mensagem por HugoPacheco »

Boas a todos

Como costumo vir aqui poucas vezes mas de vez em quando sou surpreendido.
Antes de mais sr. pavelyuri (que pelo nome deve ser dos países de leste...) gostaria de lhe agradecer por me incluir nas 5 melhores equipas nacionais e por ser modesto ao ponto de se achar pior que nós, pois não se inclui nesse "lote".

A melhor forma (e única do meu ponto de vista) de aprender e chegar aos lugares da frente é participar. Depois de ter uma noção básica de como funcionam as provas, os gps, os sistemas de coordenadas, datum, cartas militares, etc nada melhor do que participar e aprender com os erros. A primeira prova que fiz fui desclassificado e teve que ser o Paulo Couto e meter-me as coordenadas no GPS. Hoje estou muito mais avontade com gps, cartas, ozi, tenho mais facilidade em definir a estratégia pois a experiência já começa a ser alguma.

Para começarem podem pedir ajuda a quem tenha mais experiência (o sr pavelyuri e o sr Amorim tem muita), vão ao EN de defender que tem umas formações 5***** com quem sabe (Paulo Couto, Salazar, etc), estejam atentos também às formações da Land Lousã sobre Ozi, Mapsource e afins e apareçam nas provas (principalmente na do PTC de Penafiel).

Abraço

ps. quem quiser umas dicas estou ao dispor mas com uma condição ... ficar à frente dos senhores das duas equipas Proséries e AAC :)
pavelyuri
master TT
master TT
Defender 90 TD5

Mensagem por pavelyuri »

HugoPacheco Escreveu:ps. quem quiser umas dicas estou ao dispor mas com uma condição ... ficar à frente dos senhores das duas equipas Proséries e AAC :)
é pena quando quem tanto sabe coloca condições para partilhar o seu conhecimento...

realmente o meu nick, posso-lhe explicar que significa Paulo Jorge em russo... ate proque nao sou de leste mas bem a oeste de si que reside no interior.

quanto a nao me incluir na elite, realmente é um facto, nao moro a 30km do meu navegador para treinarmos aos fins de semana, o paulo couto nunca me carregou pontos no gps, sou eu que preparo os meus carros nos tempos livres e nao um preparador reconhecido e com todos os meios para tal incluindo preparadores internacionais, o meu nao tem 185cv, o meu carro nao sai nas capas das revistas,... apenas tem umas fotos pequenas la pelo meio,o gps que utilizamos tem uma cartografia basica, ate porque algumas pessoas que dispoe de cartografia superior nunca chegaram a colaborar no upgrade, mas principalmente porque os resultados nao o demonstram.

Quanto a incluir a Proseries e a AAC no mesmo saco, agradeço uma vez que sao pessoas por quem nutro enorme simpatia e amizade. Reconhecendo a sua enorme capacidade como navegador e a do sr Pgoliveira2000 para condutor, que sinceramente as têm, penso que essa sua atenção excessiva a estas duas simples e humildes equipas sao a razao de nao ter ainda sido campeao... olhe mais para a frente e menos para o retrovisor... olhe que eu ate ia bater palmas!

Mas concordo consigo... a unica forma de aprender é participar, porque se cometem muitos erros nas provas e so a experiencia permite evoluir. agora, as provas de navegaçao tem um risco muito grande... sao extremamente viciantes...
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

HugoPacheco Escreveu:
ps. quem quiser umas dicas estou ao dispor mas com uma condição ... ficar à frente dos senhores das duas equipas Proséries e AAC :)
Não te esqueças que eu já fui organizador...sei bem que tipo de dicas por norma pedes/recebes :) , ainda há pouco as tive aqui a reler nos mails :)

Ficar à minha frente não é habilidade nenhuma, afinal de contas eu costumo correr no meu carro :) , o que por si só dá logo menos 20 a 30km/h !!!

Vá, anda mas é a GrÂndola que vejo lá a equipa Camel Active /fly london inscrita e não vejo a All 4x4!!

Abraço,
Amorim
Martimóveis
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 ago 2005 10:46
Land Rover: Defender 200 Tdi de 91
Sócio LCP: 245

Mensagem por Martimóveis »

Soure??

Vou ver isto melhor...

Fiz uma prova do CNN e gostei, talvez experimente outra vez... e atrás de casa!!

Abraços

Pedro
Pedro

Sócio nº 245

4x4@martimoveis.com

919902013
HugoPacheco
iniciante TT
iniciante TT

Ui que eles estão bravos!!!

As dicas que falava era mesmo para a prova de Soure, como se desenvolve uma prova, como a preparar, etc. Não estava a falar de dicas sobre a minha prova pois essas vou dar a toda a gente. As que costumo pedir são sobre o local da prova para a preparar, para ver se há rios, se existem auto-estradas/estradas novas que possam estragar as estratégias, o tipo de topografia para ver se é um terreno rápido ou lento, onde se atravessam rios, etc, etc, nada mais. Se quiseres treinar posso já dizer-te que se vai realizar em Penafiel, a norte do rio Douro e a oeste da EN 106. Os pontos só no dia da prova.

Quanto às desculpas de o jipe ser teu (tirando eu e o Pedro da Dape que somos crentes e pomos os jipes nas maõs de outros), de o copiloto morar a - de 30km, etc, etc não passam de isso mesmo... DESCULPAS.

A cartografia que uso no GPS está ao alcance de todos na Espsonoros e não dá para copiar. Já tentei e não consegui (o Amorim que o diga).
Para sua informação sr. Paulo Jorge já enviei um dvd com as cartas militares para o seu navegador. Ele não tem culpa de ter um piloto assim...

Quanto a aparecer na capa de revista só há uma forma que é ... GANHAR. Não é para qualquer um :)

Abraço
Norferreira
pleno TT
pleno TT

Hugo, obrigado aí pela disponiblidade, tenho de ver se consigo ir a Soure para não fazser má figura em casa (Penafiel) :vergonha:

Quanto a equipamento, arranjei à pouco tempo um PDA, so falta intalar o Compegps e experimentar aquilo, acham que dá para o desenrasque, ou é melhor arranjar uma coisa melhor?

P.s- é ver se combinamos e discutimos isso à mesa :sing:

Cumps
ImagemImagemImagemImagem
"Lemmy" Discovery II Td5
marco84
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mar 2008 21:15
Land Rover: À procura do próximo LR
Ex Defender 90 td5
Ex Discovery 200tdi 2.5 1993
Sócio LCP: 1881

Mensagem por marco84 »

Boas...

Gostava bastante de participar numa destas provas de navegação... no entanto sou um nabo no que diz respeito à navegação :vergonha: ...
ALguem me pode indicar sites ou coisas do genero onde possa ler para aprender mais sobre navegação?
Qual o melhor metodo para se praticar??

1abraço
Sócio Nº1881
Discovery 200tdi 93

Imagem
marco84
júnior TT
júnior TT
Ex Defender 90 td5

Mensagem por marco84 »

Já agora um GPS indicado?? se possivel que seja fácil de encontar barato(tipo 2ªmão). 8)
Sócio Nº1881
Discovery 200tdi 93

Imagem
HugoPacheco
iniciante TT
iniciante TT

Gangsta

O ideal (para mim claro) é o que uso. Um pc com o ozi (ou compgps), um Garmin 128 para dar sinal ao PC e para ajudar o Paulo (a ver os pontos e os tracks) e um Garmin 276 com os mapas dos Espsonoros.
É preciso ter cuidado com o pc que usas pois pode danificar-se ao fim de pouco tempo com os saltos. Comprei um militar no Ebay que veio dos states que aguenta tudo.
Um pda parece-me pouco pois n é nem um gps nem um pc...

Marco

O melhor método já descrevi acima...

Se quiserem marcar um dia, dependendo da minha disponibilidade, posso mostrar como funcionam as coisas, o desenvolvimento das provas, etc

Abraço
marco84
júnior TT
júnior TT
Ex Defender 90 td5

Mensagem por marco84 »

Boas...

QUe me dizem de um Garmin III plus? Cumpre a função ou ja será demasiado ultrapassado??
Sócio Nº1881
Discovery 200tdi 93

Imagem
Norferreira
pleno TT
pleno TT

Hugo, já agora como correu na alfandega? era novo?
Tenho de ver se arranjo uma coisa melhor, mas por aqora vai ter de esperar, em principio proximo upgrad vai ser ao nivel das 4 rodas ;)
ImagemImagemImagemImagem
"Lemmy" Discovery II Td5