Boas, fico satisfeito com as boas noticias...
Arrefecimento nunca é de mais, a entrada de ar no capon não me parece que vá adiantar muito... normalmente essas entradas são para arrefecer o Radiador do intercooler que se encontra na orizontal, o que não é o nosso caso...
Diz-me só uma coisa, tirarste os radiadores fora? è que o lixo acomula-se na parte de traz dos radiadores, se os limpares só de frente, ajuda mas n resolve a 100%!
Como viste no meu, o prob nem era no da agua mas no do oelo e intercooler!
Dizes que saiu muita ferrugem, isso é sinal que anda ou andou com agua e não anti-congelante! Não uses agua, usa anti-congelante... A LAND ROVER aconselha o GlicoShell, conheço quem afirme que este anticongelante reduz a temperatura do motor em 5 graus em relação aos outros... mas n posso confirmar! Tenta encontrar desse e vê o resultado!
Outra coisa que podias fazer era tentar fazer circular agua dentro do bloco do motor para tirar a agua com ferrugem que ainda lá possa andar!
Penso que para fazeres isso tenhas que tirar o termostacto e dp com uma mangueira e o motor a trabalhar, sem radiador pores a agua a correr lá para dentro, de forma que entre numa ponta e saia na outra!
As alhetas dos radiadores como estavam? Muitas amolgadas, com sinais de apodrecimento?? As alhetas fechadas não permitem que o ar passe no radiador e isso é suficiente para a agua akecer!
Mas pelo que dizes o problema está quase resolvido!
AbRRaços