AQUECIMENTO - O QUE SERÁ

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
bruno cameirão
master TT
master TT
Registado: 21 mai 2006 11:52
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por bruno cameirão »

boa faria :god:
ja tenho 50% do problema resolvido limpei o radiador e o sistema re arrefecimento todo e deu optimos resultados.
saiu muito linho , muita ferrujem montes e montes de ferrujem.
fui dar umma volta fui aos 120 nao subiu, antigamente aos 100 naquela zona o ponteiro ja estava a subir.
noutro local chegei aos 140 e o ponteiro teve uma ligeira subida nada de especial mas teve isto eram as 3 da tarde e com 34 graus de temperatura, em que antreormente não podia passar dos 120
muito obrigado pela ajuda e un abraço :hello:
bruno cameirão
master TT
master TT

mas para resolver os outos 50% do problema vou tentar arranjar uma maneira de arrefecer a agua dentro do deposito,ou uma entra de ar no capo, que achas
faria
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, fico satisfeito com as boas noticias...
Arrefecimento nunca é de mais, a entrada de ar no capon não me parece que vá adiantar muito... normalmente essas entradas são para arrefecer o Radiador do intercooler que se encontra na orizontal, o que não é o nosso caso...
Diz-me só uma coisa, tirarste os radiadores fora? è que o lixo acomula-se na parte de traz dos radiadores, se os limpares só de frente, ajuda mas n resolve a 100%!
Como viste no meu, o prob nem era no da agua mas no do oelo e intercooler!
Dizes que saiu muita ferrugem, isso é sinal que anda ou andou com agua e não anti-congelante! Não uses agua, usa anti-congelante... A LAND ROVER aconselha o GlicoShell, conheço quem afirme que este anticongelante reduz a temperatura do motor em 5 graus em relação aos outros... mas n posso confirmar! Tenta encontrar desse e vê o resultado!

Outra coisa que podias fazer era tentar fazer circular agua dentro do bloco do motor para tirar a agua com ferrugem que ainda lá possa andar!

Penso que para fazeres isso tenhas que tirar o termostacto e dp com uma mangueira e o motor a trabalhar, sem radiador pores a agua a correr lá para dentro, de forma que entre numa ponta e saia na outra!

As alhetas dos radiadores como estavam? Muitas amolgadas, com sinais de apodrecimento?? As alhetas fechadas não permitem que o ar passe no radiador e isso é suficiente para a agua akecer!

Mas pelo que dizes o problema está quase resolvido! :cool:

AbRRaços
bruno cameirão
master TT
master TT

eu tb tinha essa ideia mas nunca se sabe,
En relação ao radiador ele tem muito bom aspecto não ten qualquer tipo de danos, a noite pus uma luz dentro do capo, e depois de fora fiz uma inspeção, para ver se os favos do radeador estavam limpos, nada de especial
No proximo fin de semana vou tentar ver a água que podera estar no motor.

Diz-me uma coisa, e se tentar fazer que entre mais ar para o filtro de ar do motor não vai ajudar?

Outra coisa, o radiador do turbo ten oleo lá dentro? Não poderá ter o oleo com muita sujidade ?

Eu fique a falar com os meus botões quando vi 3 radiadores para que sao os 3? Sendo que eu não tenho AC ?
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, 3 radiadores: 1 agua 2 oleo 3 intercooler
O oleo que passa no radiador é o oleo do motor, que é filtrado pelo filtro de oleo!
Tvs não fosse má ideia mandares o radiador de agua a limpar numa casa da especialidade, é que pelo que descreves isso tava bastante sujo, a limpeza que fizeste só tira o lixo que está solto, fica sempre lixo agarrado ás paredes dos canais de agua do radiador, o que reduz bastante a quantidade de aguua que passa no radiador!
Por ex. se o canal tiver 1cm, e tiver 2/3milimetros de lixo colado nas paredes isso já vai reduzir bastante a quantidade de agua que é arrefecida pelo radiador!
Antes de partir para outra solução eu começava por ai!

Quanto á entrada de ar, penso que não será por ai!!

AbRRaços
bruno cameirão
master TT
master TT

muito obrigado pelas dicas :cool:
Agora daqui a umas semanas volto a fazer a mesma coisa, vou repetir o prosseço, para voltar a remover mais lixo, assim ivito de mandar o radiador para limpar.
Já agora qual a marca de oleo que usas no motor?
Eu agora estou de férias e vou mudar todo o tipo de oleos que o jipe tem, no motor, nos diferenciais, na caixa, nos travões, na direção.Que marcas me dizes para utilizar?
um abraço
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, no motor uso super 15w40
Nas caixas e diferenciais uso oleo daLand Rover... è o mesmo preço dos outros e tens a garantia de que estás a por o oleo com as refº. certas

Atenção que as caixas não usam valvulina, tem que ser um oleo proprio - MTF (é um oleo vermelho) Nos diferenciais é valvulina EP90 (que não é facil de encontrar se n for LAND ROVER)

Se n arranjares, manda vir da Loja do ForumLandRover

AbRRaço
rangerover
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 ago 2005 12:26

Mensagem por rangerover »

boas estou a desmanchar o meu vm com 280.000km para uma revisao geral :) acho k ele mereçe :D vou ver esses radiadores todos :cool: vou dar uma limpeza antes k aconteça o aquecimento.
Imagem
range rover b8 1985 / range rover vm 1991 / range rover 1991 / serie II A militar

sócio nº1028
bruno cameirão
master TT
master TT

espero que não qualquer problema desse tipo :cool:

Há, não te esqueças de ter tudo montado para em janeiro rumares ao norte (Bragança) para o passeiro que estou a organizar
abraço :driving:
rangerover
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 ago 2005 12:26

Mensagem por rangerover »

a partida este fica pronto em setembro pq agora meteram-se as ferias e os mecanicos e eu nao vamos pegar no vm :D
Imagem
range rover b8 1985 / range rover vm 1991 / range rover 1991 / serie II A militar

sócio nº1028
vewinhah
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 08 ago 2006 15:24

Mensagem por vewinhah »

Boas!! tb tenho um range rover de 92 com motor VM e akilo akece praí a partor das 2500rpm :( comprei-o à uns dias.. agr vou tentar as vossas dicas!! mas de kualker das maneiras vou comprar um radiador e uma bomba de água nova.. e vou começar por ver se o radiador de óleo está com porcaria! Agradecia k fossem sugerindo coisas! =)
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, não te quero desanimar, mas começa por temtar perceber se tens passgem de agua para os cilindros, ou oleo para a agua... Se aquece a partir das 2.500Rpm, o mais provavel é teres o "problema VM" ou seja, juntas ou cabeças do motor estaladas... Se fosse a ti, começava por tentar perceber isso antes de comprar a bomba de agua, que custa 300€, e provavelmente o problema não é dai... a n ser que perca agua, ou que oiças o rolamento gripado... Estas bombas de agua são muito resistentes e duraveis e normalmente não dão problema...quando dão é porque já tão a perder agua...

Boa sorte, e não ponhas isso nas mãos de qualquer mecânico... O RRvm é um carro com muitas manhas e muita personalidade :) à que saber lidar com ele... Se metes um curioso no assunto a mexer nele, nunca mais param os problemas... Tenta encontrar alguem com experiencia nesses motores...
Já agora donde és??

AbRRaço
vewinhah
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por vewinhah »

sou de lisboa! Tá descansado k n mto nas mãos de kualker um.. =)
vewinhah
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por vewinhah »

já agora.. convém o range andar sem termoestacto?
bruno cameirão
master TT
master TT

olá malta, tenho ema ligeira inpreção, o rolamento da minha bonda acho que esta gripado :x
tenho nutado que quando desligo o motor, ele faz um barunho esquesito, e deve ser do rolamento da bomba, estou fodido :mad:
Quanto me vai custar +- ? :yikes: :bolas:

Faria , Faria , Que faço com isto...
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, olha a bomba custa 300€, pelo menos foi o melhor preço que consegui arranjar cá em PT... em Inglaterra na Padok, se bem me lembro fica por 200€ + portes...

Bruno, se fosse a ti editava o teu post, na parte do PALAVRÂO :) senão a censura vai ter mão pesada hehehe!!! :ohnao:

Entretanto vou de ferias e só volto pro forum em Setembro...té lá...

AbRRaço :hello: :driving:
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas, pois é, ir de ferias de RR é uma aventura... correu tudo bem até espanha...
Dp decidi ir até á serra nevada, ainda subi +- 10Km até o maldito ponteiro de temperatura começar a subir... Comecei logo a stressar e a pensar..o k foi agora.... será que afinal o prob. n era do Radiador... bom encostei logo á berma da estrada... deixei o motor voltar á tem. normal e desliguei-o.... abro o Capot, tinha agua, n tinha tubos rebentados... os radiadores estavam limpos...o k será???
Poix é foi o viscoso da ventoinha que partiu!!! Menos mal pensei eu.... pelo menos sei de onde é o problema... o pior vai ser chegar a portugal!!!! Então decidi ir á LAND ROVER de Granada para comprar um viscoso, ideia que desapareceu, logo que me pediram 314€+montagem!!!

Bom, continuei por lá + 1 semana, sem problemas...mas tava convencido que não ia aguentar os 700Km de regreso a casa!
A Surpresa e a boa noticia no meio da desgraça :) é que consegui chegar a portugal, só com uma paragem para almoço, e sempre a 100/110Kmh (2.500Rpm) sem o ponteiro subir do meio, o que comfirma sem margem para duvidas que o problema de aquecimento ficou definitivamente resolvido com a limpeza do radiador do Oleo! Para alem deste precalço, o motor de arranque tb falhou algumas vezes, nada que não se resolve-se com umas porradas com a chaves de rodas :):)

Moral da História... Bloquear o Viscoso não é definitivamente uma boas ideia, poix ao fim de 1.000Km o desgraçado cedeu e lá ficou o RR mal visto perante a "Maria" e os outros que por lá passavam com aquele olhar de: "Poix, é um VM"

AbRRaços e té ao Iberico
sam_nunes
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 15:24

Mensagem por sam_nunes »

Faria esqueces-te de referir que eu te fazia menos que os 300€ por uma bomba nova :sing:
bruno cameirão
master TT
master TT

O que será de mim ir de Bragança a Gois!!!! :ohnao: :x

Estou a ver que a meio do caminho vou ter de ligar ao taxi para chegar ao destino. :driving:
E voltar não vai ser tarefa facil, mas se nada acontecer :cool: :dance:
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

sam_nunes Escreveu:Faria esqueces-te de referir que eu te fazia menos que os 300€ por uma bomba nova :sing:
Tens razão Samuel, isto é tanta peça e tanto preço que ás vezes baralha um bocado!! Pelo que me lembro o teu preço para a bomba de Agua era de 190€ +-... certo??

AbRRaços