Bem, hoje foi dia de aproveitar o bom tempo e fazer uma bricolagezita.
Há uns tempos (bastantes até...) que o Disco mete água na mala. Reparei que escorria pelas forras de trás e aparecia na pala, acumulando-se e formando lagos... Com as últimas chuvadas aproveitei para ver de onde poderia vir e nada me podia preparar para o resultado

. Tirei as forras todas de trás, bancos e observei que o sítio mais provável de entrar água seria pelo friso exterior que acompanha a lateral do carro e curva na traseira para acompanhar a porta da mala. Suspeitei de imediato que seria naquela esquinadela...
Sem nada:
Por dentro na junção da viga de suporte com a chapa da mala tem uma espécie de pasta que acho que vem de origem e estava neste estado:
Quando comecei a tirar a pasta vi logo que ia estar tudo cheio de ferrugem por baixo... Tirei aquela pasta e toda fiquei boquiaberto! Estava tudo completamente desfeito, a ferrugem tinha aberto buracos em todo o lado!

(esta é do lado do pendura, o outro lado ainda estava pior, a viga quase não existia...
Decidi então tratar do friso. É preciso tirar este tipo de "clips", com um jeitinho duma chave de fendas fininha, para tirar a aba de plástico preto:
Retirei o friso e reparei logo numas fissurinhas na junção das duas chapas que só por si já seria suficiente para infiltrar água:
Na tal esquina a tinta estava bem mas empolava em alguns sítios. Não parecia estar nem de perto como estava!

Raspei tudo até à chapa e dei com aqueles pontos neste belíssimo estado:

Por lapso, não cheguei a tirar foto depois de ter tirado a tinta toda... O buraco que se vê nesta última foto tinha 2,5 cm de altura e estava muito bem escondido pela tinta e massa como dá para ver, não se nota que o buraco seja tão grande...
Tanta era a ferrugem que já tinha aberto buracos por baixo da tinta e da massa e a água que se infiltrava por pequenas fissuras entrava toda para esses buracos, acompanhava as vigas e ia ou pingar no meio da pala da mala ou escorrer pelos pilares traseiros até ao chão da mala, enferrujando tudo pelo caminho! Por dentro bufei com força e a ferrugem saiu toda pelo buraco grande!
Solução? Passar a rebarbadora com catrabucha e limpar tudo o melhor que possível, aplicar hammerite (ou qualquer tinta anti-ferrugem) e selar com um vedante que tolere temperaturas elevadas, visto que aquela zona aquece bem no verão com o sol. A minha escolha -> MAxmat, vedante Sikaflex para temperaturas elevadas e pistola = €9,90:
Toca a pintar e vedar tudo, mesmo que pareça vedado:

e no cimo da mala a acompanhar a união das chapas:
Faltam algumas fotos que devia ter tirado mas fui apanhado tão de surpresa que já nem me lembrava de fotografar

. Agora está a secar, vamos a ver como fica. Entretanto falei com o meu mecânico para o Disco ir para lá amanhã para me dar orçamento para tirar os painéis fora e aceder à viga pelo outro lado para limpar bem aquilo e a reconstruir. Que caraças!

. Espero que agora não meta mais água a não ser pela frente depois de me meter num lamaçal!!
Aconselho vivamente a todos a darem uma olhada nesses pontos cruciais e detectar pequenas irregularidades na tinta. Podem nem saber e tão a meter água
Espero ter ajudado alguém que possa ter este problema também.
Abc!!