O meu pistão furou (P38 2.5 Diesel DSE)

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: O meu pistão furou (P38 2.5 Diesel DSE)

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

Tens ai algum trabalhinho mas nada que não se faça, a cabeça é mandares facear num torneiro e fazeres teste de pressão para ver se tem empeno, aparentemente não está danificada mas fotos são apenas fotos.
Bloco, tens que sacar fora, desarmar e trocar camisas (pelo menos a do 6º), um pistão novo, segmento, biela e as capas, (penso que a paddock até vende já completo) depois verificas os valores de compressão que já tiraste pelo manual e vês se vale a pena mexer e trocar segmentos nos outros ou não, aproveitas e recondicionas a bomba de oleo caso tenho desgaste, e as capas das bielas do lado da cambota.
Definitivamente tens os injectores marados (a precisar de revisão ou novos) cheira-me que os injectores estão a injectar o combustivel em jacto para cima das velas, e alem disso tens as temperaturas dentro das camaras muito altas pois para as velas ficarem nesse estado... cruzes.. Olha, e o teu chip? donde veio?

Isto faz me lembrar um topico que havia por aqui com uma votação em que diziam que os ditos chipados e tal nunca davam problemas... só essas velas até assustam, mesmo que não tivesses tido um pistão furado pensa onde andaria as "aparas" das velas dentro do motor :eek3:

Eu actualmente tenho o meu chipado, mas para alem de ter o pé leve e muito controlado, fiz uma serie de verificações/modificações antes de lhe tratar da saude, de qualquer forma sei que o risco de algo correr mal é elevado, alias, a 1ª repro ficou um sonho, mas estava tão violenta (colava ao banco) que decidi voltar e "suavizar" as curvas do mapa até as 2000 (rotação critica para estes motores no que toca ao stress por sobreaquecimento das camaras de pré combustão)

Depois de Rates vai levar uma revisão á transmissão e ao sistema de injecção e turbo, afinal de conta já leva 317.000kms em cima sem nenhuma mexida :god:

Abc
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Mensagem por JotaPê »

Sersanrr, dava para explicares melhor isso de suavizar as curvas do mapa até às 2000.
Já tive uma powerbox da psi, e até às 2500 pouco ou nada notava de diferente, depois fiz repro mas também só a partir das 2500 é que se notava, acabei por comprar um chip no ebay, e realmente agora noto que a partir das 1750 já sinto ele a mexer, isto será prejudicial?
Peço desculpa ao autor do tópico pela intrusão mas creio que será no interesse de todos ver isto esclarecido.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

A minha Powerbox da DIGI-Z entrava logo por volta das 1750 rpm.....o comportamento era descomunal ....de colar ao banco..mas como para mim uma reconstruçao chega, agora tá na prateleira...e lá vai ficar..
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
rfsimoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 fev 2010 01:26
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
https://sites.google.com/site/rangeroverp382/
Sócio LCP: 2538

Mensagem por rfsimoes »

Boas,

O meu está "chipado". O chip foi elaborado pelo utilizador "midas" do fórum ecuconnections. Eu li as minhas eproms, enviei-lhe os ficheiros e ele devolveu-me os ficheiros afinados. Depois foi só gravar numa eprom e já está.

Quanto aos chips do ebay, fiz a pergunta aos entendidos que pode ser vista aqui:
http://www.ecuconnections.com/forum/vie ... f=2&t=4432

Na realidade foram-me enviados 3 ficheiros com níveis diferentes de potência. Um primeiro com uma potência estimada de 170cv e depois mais duas com mais 5% e 10%. O Único senão destes últimos é que fazem muito fumo. Ou pelo menos deveria ser o ÚNICO.
Escusado será dizer com que ando, ou andava, com o de +10%...

Já agora, há por aqui alguém com experiência em WinOLS que me dê uma opinião aos meus ficheiros?

Quer me parecer que se o pretendido são settings de topo, então tem que se prestar atenção às temperaturas dos gases de escape.
Era para ter comprado este manómetro:
http://shop.mcnallyelectronics.com/prod ... tegoryId=3
mas pensei, cento e tal euros por um manómetro... Para já não me parece. Vou mas é comprar um baratinho chinês para já. :bolas: :ohnao: :bolas: :ohnao: :nono:

Abraços
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

A ser verdade, andas com 187cv???? Esquece... assim já se percebe porque é que o motor derreteu. :sing:
Para fazeres uma alteração dessas, precisavas dum intercooler "á homem", trocar termostato, entre outras coisas, não esquecer que o M51 já era o motor de injecção indirecta mais potente do mercado, ele já estava puxadito de origem e estamos a falar de 136cv, para os teus 187.... upa upa
JotaPê, suavizar é simples, carro novamente na toca, chip fora, e diminuir os pontos todos até as 2000, aqueles que se tinham aumentado, (Pormenores sobre as curvas, essa parte é com o Luis :)) o problema é que sendo o meu automatico, anda sempre entre as 2000 e as 3000, e muitas das vezes é com o pedal no metal, especialmente em arranque ou em estrada a "morrer", esta altura tens muito calor e pouca refrigeração pela rotação da bomba de agua (e se tiveres viscoso e em mau estado nesta altura pode começar a subir o ponteiro)
Basicamente em vez dum arranque brusco, ficou um arranque progressivo mas se eu carregar no pedal lá vai ele :)

Abc
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

Pois, o meu também automático e com a outra repro a curva de potência mantinha-se a mesma embora com mais força como é evidente. Isto resultava em ter que carregar mais no pedal e atingir rotações perto das 2500 para o carro avançar com mais "determinação". Com a repro que tenho actualmente não tenho que carregar tanto no pedal (que tem um curso enorme), o que sinto é que carrego menos no pedal e ele entre as 1750 e as 2250 (onde era mais ou menos amorfo) vai com mais alegria, isto sem exageros. Creio que tendo um automático também consegues compreender o que digo, ponho o carro às 2000 e o conversor de binário parece não escorregar tanto, o ganho de velocidade é maior , e o mesmo acontece quando o conversor bloqueia ali por volta dos 75, 80kms/h, dantes com ele bloqueado a 80kms se apanhasse uma inclinação não muito acentuada levava muito tempo até ganhar velocidade (isto sem o kickdown), agora aguenta-se bem melhor, mas sem exageros.
Traduzido por miúdos, parece que o carro reage melhor ao pedal, é mais sensível na primeira metade do mesmo, o que torna a condução bem mais agradável.
Não tenho problemas de aquecimento (bate na madeira), o carro levou uma cabeça nova o ano passado e desde então não cria pressão nos tubos e não tem aquecido mesmo com o ar condicionado ligado em subidas acentuadas, o que dantes acontecia.
A minha repro nada tem que ver com a do simões, a dele deve dar um gozo enorme mas ia andar sempre de coração nas mãos.
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Viva a todos,

Update de fotos. Agora organizadas e comentadas em album aqui:
https://picasaweb.google.com/1049622918 ... directlink

Hoje fiz um teste rápido ao manómetro de pressão com um compressor e uma pistola de encher pneus.
Logo à partida a suspeita do erro deste manómetro de pressão de turbo, confirma-se. Pode-se medir um desvio de 0.15Bar a 0.2bar.
Assim sendo naquele dia fatídico penso que andava com 1.5bar talvez. :yikes:

Tirei também umas fotos à ponta de escape torta que vos falei que pode ser vista no fim do album.

Abraços
Imagem
hugo
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 27 jul 2011 14:05

range rover dse 95

Mensagem por hugo »

boas se presisares de um bloco completo eu tenho um e desenrrascote isso baratinho o meu motor foi assim comprei o j##p sem cabesa ja vinha desmontada pois estava estalada eu tinha aqui uma bmw525 luxemburguesa e troquei os motores este bloco esta impecavel os pistoes nao teem folga ams tirei o carter e o respiradoro da bonba d eolio se presisares apita 931191012
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999

Mensagem por skater_pepe »

Boas..

bem.. estou de boca aberta com o que aconteceu ao bixo :o

já foi a algum tempo que isto aconteceu, mas só agora é que vi..

ainda agora dei 190 na autoestrada.. mas por pouco tempo.. 30 segs se tanto.. média é 140/150..

e como tem estado algum calor nao abuso muito, por muito tempo LOL.. apesar de estar tudo a funcionar bem..

como é que isso vai?
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Ora boas a todos,

Directamente do parque SITAVA em V.N. Milfontes... :dance:

Realmente já passou algum tempo. Mas já há novidades! Embora ainda não esteja pronto.

Mais peripécias...
Encontrei um negócio
http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI. ... AQ:GB:1123
Negociei por £275, motor completo com bomba injectora 994 e turbo. Era só trocar o cárter e pouco mais. Tentador né? O resultado foi que depois de pagar o tipo não respondeu mais e tive de reclamar e esperar mais de 15 dias para o paypal devolver o dinheiro. Mas devolveu, o que já não é mau, mas demora tanto tempo...

Como a caixa de velocidades arranhava a 4ª quando a caixa estava bem quente, decidi tentar repará-la. E aparentemente, passados ~400€ em peças, consegui. Tive de a abrir 2 vezes pois no fim da primeira encontrei uma anilha de folga, esquecida em cima da mesa onde organizei as peças. Estou quase um expert em caixas R380 :lol:
O que importa é que está fechada e até funciona, pelo menos rodando à mão. Havia peças partidas que não lembra ao diabo...
Dêem uma vista d'olhos aqui: https://picasaweb.google.com/1049622918 ... directlink
Mas há mais... Pedi a um colega meu que ia levantar o seu Range 300 a uma certa garagem, lá para os lados de Cascais, para me trazer óleo para a caixa. Uma garrafa de 5 litros pedi eu, não especificando que queria MTF94 uma vez que achei que sabiam bem o que a caixa leva. ASNEIRA! :bolas: Mas quem me manda a mim :bolas:
Chega-me o homem com três garrafas de litro de ATF DIII, a custar uns 25€ +/- CADA, 70 e tal euros pelas 3, e com um discurso vendido lá por eles de que este é que é bom...
Tive de ir eu à auto sueco comprar o que queria e ainda por cima a 10.77€ o litro e 36.34€ 5 litros.
O preço do Castrol que ele trouxe, na Roady está ao preço que pode ser visto nas fotos.
Fiquei com os cabelos em pé. :mad:

Entretanto encontrei um outro bom negócio.
http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI. ... 878wt_1139

Motor com 270.000Km diz ele, com turbo e bomba, Radiador de motor, radiador A/C, e modulador de ABS por £700 mais 40 de taxas do paypal. Achei justo. Recomendo vivamente este vendedor.
O transporte fica por minha conta pois pela minha empresa, consegui por 100€.
Resultado:Imagem

Já cá mora. Infelizmente estive deslocado o resto da semana e FELIZMENTE estou de fim de semana a acampar.

Hugo, esse bloco pode ser interessante para negocio com as peças que eu tenho boas. Neste momento não estou em condições de fazer novo investimento mas em breve... Porque não dizes logo o preço?

Cumprimentos a todos e tenham um óptimo fim de semana.

PS: Tenho o esqueleto de uma página com as peripécias deste carro e a sua reparação.
https://sites.google.com/site/rangeroverp38a96/

Está muito cru ainda pois vou actualizando com calma. Fiz em inglês pois quero chegar a um público mais vasto.
Dêem uma vista d'olhos e opinem. O site só pode melhorar com o feedback dos utilizadores.
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Rfsimoes, força para o teu restauro...

Gostei da parte do custo do transporte!!! ;)
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Boas rfsimoes

antes de mais Boa Sorte com a reparação da maquina.

........SITAVA :clap: , bem no proximo fim de semana vou para ai também, passar 2 semanitas na "barraca", se ainda estiveres por ai, pode ser que bebemos um cafezito (ou umas jolinhas) :cool:

Estive a ver as fotografias e... Grande trabalho.... já agora da-me uma dica. aquela peça aonde liga o tubo da valvula PCV a tampa das valvulas (aquela com um oring verde) como é que se tira (é so puxar a direito) ???

Cumprimentos
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Boas,

Estive só o fim de semana :cry:

Sim, é só puxar. A minha está muito frouxa não sei porquê. A tua deve estar colada com silicone?
Procura no RAVE para teres a certeza.

cumps
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Ora bolas :ohnao:

Obrigado

Não ainda não puxei( não fosse partir qualquer coisa) , e colado também não deve de estar que sai por ali óleo, bem amanha vou puxar, vamos ver....

Cumps
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

rfsimoes Escreveu:Boas,

Estive só o fim de semana :cry:

Sim, é só puxar. A minha está muito frouxa não sei porquê. A tua deve estar colada com silicone?
Procura no RAVE para teres a certeza.

cumps
Boas,

Quero-me corrigir.
A tampa das válvulas do motor que comprei tem esse tubo fixo por dentro. Tem de se desmontar por dentro.
PedroOliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 16 out 2009 14:49
Land Rover: 1996 RR Classic 300tdi
Sócio LCP: 2424

Mensagem por PedroOliveira »

Offtopic: Tá visto que o Sitava é popular pela malta dos RR's... estive la acampado de 10 a 16 de agosto! E levei o classic, é claro!

Abc e boa sorte com a tua "saga"
rfsimoes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rfsimoes »

Boas a todos,

Queria actualizar este looongo "projecto".
Tendo já recondicionado a caixa manual e tendo chegado o motor, há que iniciar a preparação deste para a montagem.
Ora ao desmontar a ventoinha reparo que a polie da cambota roda quase livre se rodarmos, mesmo com pouca força, a ventoinha ou o alternador.
Encontrei o escatel da cambota partido, na metade que apanha a polie da correia de ventoinha. Consegui tirar a tampa da corrente de transmissão sem tirar cabeça nem cárter.
Verifico que consigo assim retirar o carreto da transmissao para trocar o escatel. Compro material para viltar a montar tudo...
Uma semana e meia depois e depois de arrancar cabelos com o fornecedor, desmonto o carter para facilitar a montagem da tampa, e reparo nisto:

Imagem

Aquela folhinha de vi sair entalada entre a biela e a cambota era a capa a desfazer-se. Cambota riscada... Esta tudo :mad: :rocket:

Resultado, bloco cabeça, cambota e pistões estão no torneiro e falta chegar o jogo de descarbonização para montarem a cabeca.

Agora falta o dinheiro para o resto das juntas... :thumbdown:

Já agora, alguém tem, ou sabe quem tenha, ferramentas de ponto para este motor para alugar? O que aparece no eBay, não responde...

Mais fotos no álbum e no site já referido.

Abraços