EGR no Freelander Di

Discussão sobre Freelanders
Hugo Branco
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 nov 2012 21:34
Land Rover: Freelander Di 1999
RTI: 0

Re: EGR no Freelander Di

Mensagem por Hugo Branco »

Exacto..

Esqueci-me de dizer que convém limpares a tubagem toda.
Não fazia ideia da quantidade de porcaria que aquilo acumulava até desmontar o meu! :eek:
Torres
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 24 mar 2013 16:50
Land Rover: freelander 2.0DI 1999

Mensagem por Torres »

Boas companheiros,

ja tenho as tampinhas para elimnar a EGR..., tenho uma duvida ( sou leigo nisto ).., isto aumenta a fumarada que os diesel fazem ou diminui?

abr
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Torres Escreveu:Boas companheiros,

ja tenho as tampinhas para elimnar a EGR..., tenho uma duvida ( sou leigo nisto ).., isto aumenta a fumarada que os diesel fazem ou diminui?

abr
Boas,

Em principio não altera nada... A EGR faz a recirculação dos gases de escape a frio, ou seja, reencaminha de novo uma parte dos gases de combustão para a admissão do ar, queimando de novo o diesel que haverá nesse mesmos gases. Isto porque a frio o motor não tem o rendimento desejado.
O que acaba por acontecer é esta válvula começar a funcionar mal devido à porcaria (nhanha e carvao) que se vai acumulando, acabando por ficar sempre na posição aberta, influenciando a performance do motor a quente!
Com a anulação fecha-se este circuito, nao aproveita o diesel a frio mas pesando os pros e os contras é preferivel estar sempre fechado uma vez que o carro faz mais kms a quente que a frio né??

Acho que não disse nenhuma barbaridade e se disse peço que o corrijam e assim contribuam para a minha sapiência!! :sing:
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Torres
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 24 mar 2013 16:50
Land Rover: freelander 2.0DI 1999

Mensagem por Torres »

um vez eliminei a egr dum op#l e acendeu a luz de motor, isso acontece no Free?

abr
Hugo Branco
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 nov 2012 21:34
Land Rover: Freelander Di 1999

Mensagem por Hugo Branco »

O principal objectivo do EGR é limitar as emissões de gases poluentes, pelo que aproveita parte dos gases de escape para admissão. E também faz baixar a temperatura a que a combustão é feita e com isso reduz as emissões.

O problema é que isso tira eficiência à combustão, ou seja, pelo que percebi vai melhorar os consumos se for anulada já que a eficiência supostamente aumenta. Já para não falar que com o passar do tempo tem tendência a piorar porque vai-se acumulando mais porcaria nas tubagens.

Quanto à fumarada, não sei se o facto de não fazer a recirculação vai alterar alguma coisa.

http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_gas_recirculation
albertinovilarica
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 23 jun 2014 12:07

Mensagem por albertinovilarica »

Boas,

O meu free esta sexta feira em AE com a rotação perto dos 3mil começou a fazer uns sulavancos e parecia que ficava preso por 2 segundos depois voltava ao normal e voltava a ficar preso e começou a deitar uma fumaça branca pelo escape.

Parei o carro e depois devagarinho cheguei até ao mecanico e ele falou-me que pode ser da EGR. Como sou leigo nisto, acham que poderá ser? Alguém já esteve em situação identica?

Abraço :cool:
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Não sou um entendido da coisa mas muito sinceramente acho que não... Nada mesmo...

De ceteza que o resto da malta já aparece aí para ajudar!

Abraço e boa sorte!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000

Mensagem por Punisher »

albertinovilarica Escreveu:Boas,

O meu free esta sexta feira em AE com a rotação perto dos 3mil começou a fazer uns sulavancos e parecia que ficava preso por 2 segundos depois voltava ao normal e voltava a ficar preso e começou a deitar uma fumaça branca pelo escape.

Parei o carro e depois devagarinho cheguei até ao mecanico e ele falou-me que pode ser da EGR. Como sou leigo nisto, acham que poderá ser? Alguém já esteve em situação identica?

Abraço :cool:
Boas;

Vais desculpar a sinceridade, mas o mecânico que te disse isso não percebe puto de Frelanders; a EGR nunca provoca esse sintoma, muito menos no Di; por certo o teu problema está na alimentação e não após a combustão, mas é um sintoma pouco comum; mas também não perdes nada em anular a dita, pelo contrário só ganhas e já fica feito; vais ter um consumo um nadinha melhor e um desempenho notoriamente acima, principalmente naquelas subidas longas de AE a 5ª vai aguentar-se muito mais tempo; como alguém disse, o bicho respira melhor.