Dilema! Trocar Discovery 300 TDI por um TD5?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
lrmaniac
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 mar 2011 10:37
Land Rover: Defender 110 Td4 CrewCab 2010
Sócio LCP: 2506
RTI: 0

Re: Dilema! Trocar Discovery 300 TDI por um TD5?

Mensagem por lrmaniac »

josecamorim Escreveu:...precisa de 3 coisas para funcionar (...) sensor da cambota ...
sendo off topic, não é... nunca tinha ouvido falar neste compoonente, o que é, ou melhor para que serve o sensor da cambota?
Cumprimentos
ex 88 SIIA ; ex 90 SW Td5; 110 CrewCab Td4
BMW F800GS... só duas rodas !
Imagem
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548

Mensagem por mikemeneiserPT »

lrmaniac Escreveu:
josecamorim Escreveu:...precisa de 3 coisas para funcionar (...) sensor da cambota ...
sendo off topic, não é... nunca tinha ouvido falar neste compoonente, o que é, ou melhor para que serve o sensor da cambota?
Penso tratar-se disto
http://randlover-bre.blogspot.pt/search ... P%20sensor
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Por um lado se está satisfeito com o que têm, e se é fiável e sabe com o que é que conta, para quê mudar... mas por outro lado não compreendo esta preocupação exagerada, no meu entender, com a eletrónica..

É certo que o TD5 tem mais dela, o 300tdi também não te quase nada, mas daí a ser um carro cheio de eletrónica e software... O motor TD5 é muito melhor em todos os aspetos e situações que o 300tdi, e também não é por ter uma centralina, que até nem é cara nem complicada de mexer, que vai complicar imenso. A suspensão a ar, se tiver receio dela, que não deve ter, pode escolher um modelo sem ela, o resto são vidros elétricos e fecho centralizado que o 300 já tem..

Eu pessoalmente ou o Defender ou o Rangerover, o Discovery nem é água nem é vinho ;)
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

ainda á coisa de um mês pus isso no meu p38!!!!é uma merdinha que te deixa a pé onde quer que seja e sem dares por nada :yikes: é um sensor que está acopolado ao volante do motor e envia informação á ECU da bomba inj. (através de uns ressaltos que o volante tem), em que posição esta a ordem de injeção. logo queisto avarie, não há informação=não há injeção=o motor roda mas não pega!! por acaso o meu as vezes pegava mas quando o parasse....... :ohnao: levei-o á maquina e voilá!!!!! avaria no sensor de posição do volante do motor. mistério resolvido :D
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687

Mensagem por Marcio Silva »

Olá todos!

Agradeço-vos, desde já, os vossos comentários.

Durante esta semana já tinha feito uma directa a vasculhar todas as páginas específicas do Discovery aqui no fórum e a ler os tópicos mais relevantes para o meu "problema".

"Carlossilvalr", creio que tens razão quando dizes que nunca estarei plenamente satisfeito enquanto não experimentar um TD5; pelo menos para esclarecer se se justifica aquela ideia persistente de estar sempre a "cobiçar o outro"... Sou capaz de visitar uns stands por aqui e pedir para fazer isso. O ideal seria reservar um durante umas horitas e experimentá-lo quer em estrada quer em alguns trilhos que por vezes percorro com o meu Discovery para ver como o TD5 se comporta.

"Cconst", o Discovery continuará a ser o meu único automóvel e teria de servir para "tudo" (bem sei que isso é praticamente impossível) - quer como veículo do dia-a-dia nas pequenas descolações diárias quer como veículo para ir dar umas voltas ao monte. Não pretendo entrar em com ele em campeonatos de trial mas queria prepará-lo para se tornar realmente fiável quer no monte quer em expedições durante muitos anos. Bem sei que no TT o 300TDI deve ser mais "apto" do que o TD5 por ser praticamente um "puro & duro" mas a verdade é que o coração pende sempre para o lado do TD5, ainda que a razão me diga para manter o 300TDI por ser muito mais económico e de fácil manutenção... :)

"Rp38" e restante pessoal, acham que as diferenças no preço das manutenções são assim tão abissais? É que se realmente forem muito superiores, o meu "Megre" ficará comigo até explodir! :lol: Pelo menos com ele ainda vou fazendo as manutenções, trocando fluídos, travões e dessenrrascando uma ajuda aqui e ali para meter a mão no que for preciso... :D

"Vperes", quando dizes "Trocar o certo pelo incerto não costuma ser boa ideia, ou seja se estás bem com o 300 porquê mudar?" não imaginas o quanto te entendo. Aliás, é esse o meu grande entrave. Já estou com o meu Discovery há 3 anos e sempre se portou extremamente bem. Nunca houve um dia em que não pegasse à primeira mesmo depois de semanas sem pegar nele; já andou comigo na terra, na lama, na neve e nunca me desapontou. Levou-me a locais que nunca pensei que chegasse e tenho-lhe uma estima imensa. Tenho uns 265/75R16 para lhe montar após lhe aplicar um kit de suspensão +2" e tenho a certeza que ficaria uma máquina infernal. :evil: Tal como tu, também "sou daqueles que ainda acha que para TT quanto mais simples for a mecanica, melhor" mas há sempre a "pedra no sapato" do TD5... Acho que só passará experimentando um...

Mais uma vez, agradeço-vos os comentários e continuo à espera de ler novas opiniões!

Obrigado!

Um abraço,

Márcio Silva
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

compreendo a o teu dilema, eu mesmo ja sofri dssa doença! :? mas td5 é mais inclinado prás performances em estrada e pró conforto sem duvida :ok: se queres gozar um bocado mais no mato.....300 sem duvida!!!! basta ires a provas ou passeios mais "agrestes" e veres quantos td5 é que lá andam. e a manutençao é de facto mais cara! só em oleo ( que tem deser especifico devido as unidades injectoras) é carissimo. mas não é por isso, que se eu pudesse ter um tinha!!! ainda por cima só ando em estrada :lol:
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

carlos_simoes Escreveu:ahahahahhahahahahah FLG tens de ir para o standup comedy. ...
Já me disseram isso varias vezes :D

Agora fora de brincadêras:
carlos_simoes Escreveu:...quanto ao resto... pois... tou com o artur pinto. vá conduzir um com uma boa repro e depois venham-me cá falar de um 300. tá bem.....
Um 300 bem mexido para mim é mais do que suficienTTe... alias melhor a nivel de performance do que um Disco II Stock ;)

Como é obvio gosto do Disco II... o mal é comparar a maioria das vezes um Disco I todo XPTO com um Disco II original... é que os dois de origem o 300 de um modo geral fica bem lá atras... isso como é obvio é a minha modesta opinião... Um Disco II bem alterado é um maquinão... Travagem... suspensão... segurança... conforto... muito acima...

No entanto continuo a adorar o meu 300 e não o trocaria por muitos Td5 que por aí andam... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

FLG Escreveu:
carlos_simoes Escreveu:ahahahahhahahahahah FLG tens de ir para o standup comedy. ...
Já me disseram isso varias vezes :D

carlos_simoes Escreveu:...quanto ao resto... pois... tou com o artur pinto. vá conduzir um com uma boa repro e depois venham-me cá falar de um 300. tá bem.....
Um 300 bem mexido para mim é mais do que suficienTTe... alias melhor a nivel de performance do que um Disco II Stock ;)

Como é obvio gosto do Disco II... o mal é comparar a maioria das vezes um Disco I todo XPTO com um Disco II original... é que os dois de origem o 300 de um modo geral fica bem lá atras... isso como é obvio é a minha modesta opinião... Um Disco II bem alterado é um maquinão... Travagem... suspensão... segurança... conforto...muito acima...

No entanto continuo a adorar o meu 300 e não o trocaria por muitos Td5 que por aí andam... ;)
Vais estar na Povoa do Varzim dia 25 e 26?
Teria o prazer de te conhecer e saber a tua opinião das alterações no bicho, se está em condições ou não!?
é sempre bom a opinião de alguem não suspeito :-)
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

Ó Garcia, deves estar na Festa da "Nª Senhora da Agonia", só podes :stick:
:D
Imagem
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

Mário Antão Escreveu:Ó Garcia, deves estar na Festa da "Nª Senhora da Agonia", só podes :stick:
:D
Também temos aqui perto a de Nossa Senhora do Carmo ;) :stick:
christiancouteiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 jan 2012 16:27
Land Rover: Discovery 200Tdi e Freelander 1 Td4
Ex: RR V8 e Diacovery 300 Tdi
Sócio LCP: 1736
RTI: 713

Mensagem por christiancouteiro »

Só para meter mais lenha na fogueira... :D

Discovery há 2!!! O 200 e o 3!!! O resto que está pelo meio... :rofl:

Fora de brincadeira, até porque tenho o 200 e 300.
Todos São Bons!!! E conheço pessoas com 200, 300 e Td5 e todos passam os obstáculos, é certo uns com mais ou menor dificuldade, dependendo do nivel de evolução que o carro já tem.

Só tu podes resolver esse dilema... se é o Td5 que realmente gostas.. não há muito que pensar, dá-lhe com força e compra o "animal".
Há lógicamente diferenças entre todas as gerações de Discovery, umas mais do agrado de uns outras nem por isso... mas é como se costuma dizer "Deus que é Deus não agrada a todos..."
Cada 1 tem que saber as limitações e capacidades do carro que tem nas mãos, sabendo isto, o carro faz maravilhas ;)

Por isso compra se é esse o teu gosto pessoal.

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

mikemeneiserPT Escreveu:
FLG Escreveu:
Já me disseram isso varias vezes

Como é obvio gosto do Disco II... o mal é comparar a maioria das vezes um Disco I todo XPTO com um Disco II original... é que os dois de origem o 300 de um modo geral fica bem lá atras... isso como é obvio é a minha modesta opinião... Um Disco II bem alterado é um maquinão... Travagem... suspensão... segurança... muito acima...

No entanto continuo a adorar o meu 300 e não o trocaria por muitos Td5 que por aí andam...
Vais estar na Povoa do Varzim dia 25 e 26?
Teria o prazer de te conhecer e saber a tua opinião das alterações no bicho, se está em condições ou não!?
é sempre bom a opinião de alguem não suspeito :-)
Não suspeito??????? :rofl:

O FLG já nem suspeito é ..... É condenado :D

Mike esse rapaz é do pior :stick: Não leves coca-cola contigo se não ainda apanha uma borracheira lol

Abraços
JCRibeiro
master TT
master TT
Registado: 06 dez 2006 12:52
Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260

Mensagem por JCRibeiro »

mais uma discussão de fim de missa ....

para já é preciso saber exactamente para que se quer o carro, definir a utilização, o uso diario ou não, a questão financeira, os aspectos tecnicos, e depois o que vai falar mais alto é tudo menos a razão.

a favor do 300 tdi:
- economia, custos de substituição de peças,
- biodiesel,
- facilidade de alt€ração,
- os riscos na chapa não lhe ficam mal,

a favor do Td5:
- conforto,

agora se queres um carro para andar maioritariamente em estrada e participar de vez em quando em saídas soft em familia, aconselho o Td5,
agora se vais regularmente ao monte, sem duvida mantem o Tdi, com o Td5 estarás sempre a ver o que ficou pelo caminho,
há aqui gente que tem o melhor dos 2 mundos (ou de 3), são Td5 com um nivél de preparação muito apurada - confrade Mergulha - mas acho que nesta situação nem a opção de escolha se colocou, é saber o que se quer.

pessoalmente, para uma utilização tt, economica e sem grandes preocupações, quer ser de ordem financeira ou mecânica, acho que se disfruta muito mais um 200/300tdi.
se tivesse ainda que escolher um verdadeiro carro de expedição (não para fazer figura no parque de campismo) era certamente um disco Tdi que eu escolheria, até mesmo antes de optar pelo meu Defender.

quanto a electronica,
avariar-te um sensor e ficares apiado por isso, pode ser muito chato dependendo dos contextos, se te acontecer na rotunda do marquês ou no meio do deserto em Marrocos .....

ainda, acho que há cá gente com extrema sensatez que sabem o carro que tem, o uso dado e quais os limites do mesmo, e aceitam isso .... porque sabem para que querem o carro.
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

mikemeneiserPT Escreveu:...Vais estar na Povoa do Varzim dia 25 e 26?
é sempre bom a opinião de alguem não suspeito...
carlossilvalr Escreveu:...Não suspeito???????
O FLG já nem suspeito é ..... É condenado
Mike esse rapaz é do pior :stick: Não leves coca-cola contigo se não ainda apanha uma borracheira lol...
Coca Cola :charro: :drunk:
Dependendo de factores alheios a minha vontade poderei ou não estar aí no 25...
Mário Antão Escreveu:Ó Garcia, deves estar na Festa da "Nª Senhora da Agonia", só podes...
Touché... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

O camarada JCRibeiro partilha exactamente da minha opinião... (ou eu é que partilho da dele :D )

Tambem gosto MUITO do Discovery TD5, aliás, se algum dia tiver um Discovery a minha escolha é só essa. (o ideal era ter a carroceria TD5 com motor 300 8) )

agora tens é de ver para que queres o jipe.

Como o JCRibeiro disse e muito bem...

ficares apeado pela medisse de um sensor, é sempre lixado, agora depende de onde estás... ou por onde vais andar..

não vou repetir o que já foi dito, sendo que te digo para leres bem o post do JCRibeiro e meditares sobre o que lá está escrito. Eu concordo a 100% com ele.

Abraço e boa escolha :cool:
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Rhymes Escreveu:...(o ideal era ter a carroceria TD5 com motor 300 8)...
Perdestes o negocio ideal:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=20164

mas como disse na altura:
FLG Escreveu:Boas a todos

já não é a primeira vez que me lembro deste topico mas depois acaba por passar... :roll:
FLG Escreveu:...O Disco 300 que tem carroceria do td5 pode ter sido trocada por a original estar danificada (acidente/ferrugem...) o que na minha opinião é uma boa ideia...

Acho que esta alteração deverá tornar o Disco mais pesado e como é obvio um esforço adicional para o motor... afectando a permormance, consumos, poder de travagem... etc :??
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687

Mensagem por Marcio Silva »

"JCRibeiro", conforme já havia dito, o Discovery seria para tudo um pouco. É inegável que fará muito mais estrada do que monte mas pretendo que ele não se negue a nada quando tiver de "puxar por ele" no mato ou em longas viagens. A ideia seria mesmo ter o LAND ROVER que mais me agrada e começar a prepará-lo aos poucos sem ter sempre aquele pensamento parvo de que daqui a algum tempo o vou vender para trocar "pelo outro que sempre gostei mais"... :bolas: Essa ##### dos sensores é que me lixa a sério! Se calho de ficar apeado no "cú de Judas" por causa duma coisinha rídicula dessas não sei como me vou desenrrascar... :ohnao:

Grande "FLG", isso realmente era o negócio do século!!! :lol: O melhor dos dois mundos - a fiabilidade e a mecânica simples do 300TDI e a estética e conforto do TD5!

Para aqueles que souberem, esclareçam-me, por favor, mais algumas dúvidas:

1 - O Discovery TD5 também tem os painéis da carroçaria em alumínio, à semelhança do 300TDI onde isso só não acontece no tejadilho?

2 - O que é que realmente acontece quando surge o problema dos "três amigos" - a utilização do jipe fica comprometida enquanto não se resolver?

3 - Qual é o consumo médio de um TD5 de origem?

4 - Nos TD5 de 1999 a 2001 realmente existe a possibilidade de aplicar a alavanca da caixa de transferências dos 300TDI, dado que possuem o diferencial central bloqueável integrado? A aplicação disso não vai atrofiar totalmente o Controlo de Tracção?

5 - Será mesmo verdade que basta que o TD5 tenha apenas conectado 3 ou 4 "ligações" para andar "normalmente"?

6 - Por norma, a estanquicidade do TD5 é boa? Ou meto-me a atravessar um riacho e fico com o jipe cheio de água e com as colunas que se localizam na base das portas todas lixadas?

7 - A protecção frontal completa do 300TDI (igual à que tenho no meu) é aplicável no TD5? Quando o TD5 saiu lembro-me de ver alguns com uma protecção frontal muito semelhante; não sei se seria igual:

Imagem

Imagem

Obrigado pela vossa ajuda!

Um abraço,

Márcio Silva
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Marcio Silva Escreveu:...1 - O Discovery TD5 também tem os painéis da carroçaria em alumínio, à semelhança do 300TDI onde isso só não acontece no tejadilho?...
O td5 não tem os paneis em aluminio...
Marcio Silva Escreveu:......2 - O que é que realmente acontece quando surge o problema dos "três amigos" - a utilização do jipe fica comprometida enquanto não se resolver?...
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 0&p=189308
Marcio Silva Escreveu:...3 - Qual é o consumo médio de um TD5 de origem?...
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 0&p=257048
Marcio Silva Escreveu:......4 - Nos TD5 de 1999 a 2001 realmente existe a possibilidade de aplicar a alavanca da caixa de transferências dos 300TDI, dado que possuem o diferencial central bloqueável integrado? A aplicação disso não vai atrofiar totalmente o Controlo de Tracção?...
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 3&p=262655
Marcio Silva Escreveu:...5 - Será mesmo verdade que basta que o TD5 tenha apenas conectado 3 ou 4 "ligações" para andar "normalmente"? ...
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=7&t=17100
Marcio Silva Escreveu:...6 - Por norma, a estanquicidade do TD5 é boa? Ou meto-me a atravessar um riacho e fico com o jipe cheio de água e com as colunas que se localizam na base das portas todas lixadas?...
Até começar a entra agua é estanque :D
Marcio Silva Escreveu:... 7 - A protecção frontal completa do 300TDI (igual à que tenho no meu) é aplicável no TD5? Quando o TD5 saiu lembro-me de ver alguns com uma protecção frontal muito semelhante; não sei se seria igual...
Com mais ou menos trabalho tudo é possivel... se é 100% compativel não é... existe muita coisa desse genero plug & Play para o Disco II... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
carlos_simoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 set 2006 13:32
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 2579

Mensagem por carlos_simoes »

O resto dos tópicos não li mas em relação aos paneis tenho uma correcção a fazer
O td5 só não tem paneis de alumínio nas portas e tejadilho
O resto é alumínio

Cumps
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Vou andar com um iman no bolso para confirmar isso :??

:)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem