Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
- Ricardo Silva
- júnior TT

- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Boas, e homologação? Têm isso averbado?
- cmerces
- júnior TT

- Mensagens: 204
- Registado: 07 nov 2011 09:43
- Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
- RTI: 0
- Localização: Faro
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Para os 88'' essas medidas não se conseguem homologar.
Mas que eles andam por aí, 7.50, 235, 9.00 ... etc, andam
Mas que eles andam por aí, 7.50, 235, 9.00 ... etc, andam
- Ricardo Silva
- júnior TT

- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
O problema da nossa nação e a papelada, a policia não perde tempo com pessoas que andam sem seguro, sem IPO e que nem uma rotunda sabem fazer, mas se uma pessoa usar uns pneus maiores ou diferentes do que esta no livrete apanha logo!
-
joaoalbuquerque
- iniciante TT

- Mensagens: 20
- Registado: 16 jun 2013 00:35
- Land Rover: Serie III 88 Diesel 1977
- Sócio LCP: 2721
- RTI: 0
- Localização: Sesimbra
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Alguem me pode explicar "como se fosse uma criança" como funcional as medidas dos pneus??
Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16
Já percebi que todos acabam em "16" deve ser o raio da jante certo? e as restantes medidas?
Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16
Já percebi que todos acabam em "16" deve ser o raio da jante certo? e as restantes medidas?
-
plcort
- júnior TT

- Mensagens: 132
- Registado: 08 mar 2008 22:19
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie IIA-1967
Def 200 Tdi - Sócio LCP: 1643
- RTI: 0
- Localização: Coimbra
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
"Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16" -------------Está mal, no livrete devia dizer 600/16.
-
RMoreira
- júnior TT

- Mensagens: 55
- Registado: 24 jun 2013 23:31
- Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
- Sócio LCP: 2844
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
NUNO GOMES Escreveu:Boas,
Durante o processo de restauro do meu Serie III 109", percebi que depois tens diferença no velocímetro.
Muito provavelmente com esse upgrade vais passar a andar a mais velocidade, daquela que está a marcar.
Pela minha experiencia tens uma diferença de aproximadamente 5 kms/h.
Por alguma coisa tens velocímetros para os 88" e 109" e etc.
Faz sentido. Realmente já tinha lido um comentário do género. Desde que comprei os pneus nem tornei a olhar para eles. Quando tiver tempo a ver se monto e vejo com o gps se a diferença realmente aumenta.
- NUNO GOMES
- júnior TT

- Mensagens: 171
- Registado: 03 mai 2007 22:53
- Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975 - Sócio LCP: 1859
- Localização: Andorinha-Oliveira do Hospital
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
joaoalbuquerque Escreveu:Alguem me pode explicar "como se fosse uma criança" como funcional as medidas dos pneus??
Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16
Já percebi que todos acabam em "16" deve ser o raio da jante certo? e as restantes medidas?
Ok
Vou te dar um exemplo 205/80 R16 112 T (nem sei se isto existe)
205- Largura do pneu
80 - Altura do pneu
R16- Raio do pneu
112 - índice de carga por eixo
T - índice de velocidade
-
joaoalbuquerque
- iniciante TT

- Mensagens: 20
- Registado: 16 jun 2013 00:35
- Land Rover: Serie III 88 Diesel 1977
- Sócio LCP: 2721
- RTI: 0
- Localização: Sesimbra
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
obrigado Nuno Gomes,
Então por exemplo nos casos como no meu livrete onde diz 6.00-16, o que é a altura e o que é a largura do pneu?
Tenho tambem a anotação que quando era da GNR usou pneus 6.50R16; 205R16;205/80R16
Então por exemplo nos casos como no meu livrete onde diz 6.00-16, o que é a altura e o que é a largura do pneu?
Tenho tambem a anotação que quando era da GNR usou pneus 6.50R16; 205R16;205/80R16
- NUNO GOMES
- júnior TT

- Mensagens: 171
- Registado: 03 mai 2007 22:53
- Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975 - Sócio LCP: 1859
- Localização: Andorinha-Oliveira do Hospital
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
joaoalbuquerque Escreveu:obrigado Nuno Gomes,
Então por exemplo nos casos como no meu livrete onde diz 6.00-16, o que é a altura e o que é a largura do pneu?
Tenho tambem a anotação que quando era da GNR usou pneus 6.50R16; 205R16;205/80R16
Neste caso, não aparece a altura, só a largura 6.00" em polegadas, porque penso que a medida da altura antigamente era standard (100).
No outro exemplo podes ver 6.50r16 é equivalente a 205r16
205/80 r 16 aqui já aparece a altura (80).
-
RMoreira
- júnior TT

- Mensagens: 55
- Registado: 24 jun 2013 23:31
- Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
- Sócio LCP: 2844
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Malta,
5 meses depois
...lá consegui montar os pneus 7.50x16 no Series!
Cá está o resultado:


Fiz entretanto um passeio TT (o meu 1º). 140kms em alcatrão até Coruche e 150kms em fora de estrada (terra batida, lama e pouca areia) e deixo aqui o meu feedback sobre a medida e a marca dos pneus para quem interessar, do que no geral considero ter sido uma aposta ganha
:
Prós
- Como aqui me tinha sido dito, foi uma montagem directa não tendo de ajustar nada no carro, não bate nem roça em nenhum lado;
- O carro ficou um bocadinho mais alto mas nada muito exagerado. Esteticamente gosto muito (o rasto deste Deestone também ajuda);
- Os pneus são mais estreitos/finos que os 205R16 que lá tinha antes o que se nota logo na direcção;
- Um amigo "emprestou-me" um 7.50x16 para suplente (coloquei em cima do capot) e como é mais fino que o 205R16, também considero aqui uma vantagem.
Contras
- São muito barulhentos a rolar (fazem uma zoada muito grande...que os outros não faziam);
- Não estão averbados no livrete (mas os 205R16 também não estavam);
- Os 205R16 eram tubeless e estes 7.50 não, por isso tive de meter câmaras (meti umas cãmaras InsaTurbo 6.50x16
- carreguei-as com talco em abundância. Optei por meter uma medida abaixo para quando diminuir a pressão do pneu a câmara não enfolar e furar)
É mais ou menos isto.
5 meses depois
Cá está o resultado:


Fiz entretanto um passeio TT (o meu 1º). 140kms em alcatrão até Coruche e 150kms em fora de estrada (terra batida, lama e pouca areia) e deixo aqui o meu feedback sobre a medida e a marca dos pneus para quem interessar, do que no geral considero ter sido uma aposta ganha
Prós
- Como aqui me tinha sido dito, foi uma montagem directa não tendo de ajustar nada no carro, não bate nem roça em nenhum lado;
- O carro ficou um bocadinho mais alto mas nada muito exagerado. Esteticamente gosto muito (o rasto deste Deestone também ajuda);
- Os pneus são mais estreitos/finos que os 205R16 que lá tinha antes o que se nota logo na direcção;
- Um amigo "emprestou-me" um 7.50x16 para suplente (coloquei em cima do capot) e como é mais fino que o 205R16, também considero aqui uma vantagem.
Contras
- São muito barulhentos a rolar (fazem uma zoada muito grande...que os outros não faziam);
- Não estão averbados no livrete (mas os 205R16 também não estavam);
- Os 205R16 eram tubeless e estes 7.50 não, por isso tive de meter câmaras (meti umas cãmaras InsaTurbo 6.50x16
É mais ou menos isto.
-
JBorges
- júnior TT

- Mensagens: 368
- Registado: 14 ago 2006 15:47
- Land Rover: Série 3 88" 1981
- Sócio LCP: 2253
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Recomendo esta leitura: http://www.1010tires.com/About/Tire-Tech#TireSizingNUNO GOMES Escreveu: ...um exemplo 205/80 R16 112 T...
205- Largura do pneu
80 - Altura do pneu -----------------------> 80% da largura do pneu, ou seja: 205mm * 80% = 164mm
R16- Raio do pneu ------------------------> Diâmetro da jante em polegadas, 16 * 2.54 cm = 40,64cm
112 - índice de carga por eixo -------> Peso máximo que o pneu suporta, 112 = 1120kg
T - índice de velocidade ---------------> T = 120km/h

- tiagoc_s3
- júnior TT

- Mensagens: 211
- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Os Deestone (deves ter os D503), pelo rasto que têm, fazem zoada mas ficam muito bem nos Series, principalmente em 7.50 (para mim, é a medida ideal nos 88). É preciso cuidado com esses pneus em alcatrão molhado!RMoreira Escreveu:Malta,
5 meses depois...lá consegui montar os pneus 7.50x16 no Series! (...)
O único problema dos 7.50 é nas subidas, onde se nota bem o motor a perder força.
Não te esqueças que o velocímetro não está a contar a velocidade real
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
-
RMoreira
- júnior TT

- Mensagens: 55
- Registado: 24 jun 2013 23:31
- Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
- Sócio LCP: 2844
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
tiagoc_s3 Escreveu:Os Deestone (deves ter os D503), pelo rasto que têm, fazem zoada mas ficam muito bem nos Series, principalmente em 7.50 (para mim, é a medida ideal nos 88). É preciso cuidado com esses pneus em alcatrão molhado!RMoreira Escreveu:Malta,
5 meses depois...lá consegui montar os pneus 7.50x16 no Series! (...)
O único problema dos 7.50 é nas subidas, onde se nota bem o motor a perder força.
Não te esqueças que o velocímetro não está a contar a velocidade real
Obrigado pela dica dos Deestone no alcatrão molhado tiagoc_s3! Gosto muito mais destes 7.50x16, tanto que até estou a pensar colocar à venda os 205R16 que tenho.
Quanto ao velocímetro o erro é mínimo (comparei com velocidade de GPS)...estou desconfiado que tenho um velocímetro de 109!!!
- tiagoc_s3
- júnior TT

- Mensagens: 211
- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
Pode ser... Quais são os números que tens na zona inferior do mostrador do velocímetro?
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
- rudoland
- júnior TT

- Mensagens: 385
- Registado: 17 mar 2011 19:34
- Land Rover: SERIE III
RR DSE - Sócio LCP: 0
- RTI: 0
- Localização: COIMBRA
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
sim os pneus 750 e ate os 825 encaixam directos e sem roçar nas cave rodas mas o ideial e mesmo os 750x16 e sim estao legais no serie 
-
RMoreira
- júnior TT

- Mensagens: 55
- Registado: 24 jun 2013 23:31
- Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
- Sócio LCP: 2844
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida
860... acho eu. Tenho de ir confirmar mas acho q é istotiagoc_s3 Escreveu:Pode ser... Quais são os números que tens na zona inferior do mostrador do velocímetro?

