Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
Ricardo Silva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 464
Registado: 12 fev 2006 23:17
Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5
Sócio LCP: 953
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por Ricardo Silva »

Boas, e homologação? Têm isso averbado?
Avatar do Utilizador
cmerces
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 204
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
RTI: 0
Localização: Faro

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por cmerces »

Para os 88'' essas medidas não se conseguem homologar.
Mas que eles andam por aí, 7.50, 235, 9.00 ... etc, andam ;)
Avatar do Utilizador
Ricardo Silva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 464
Registado: 12 fev 2006 23:17
Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5
Sócio LCP: 953
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por Ricardo Silva »

O problema da nossa nação e a papelada, a policia não perde tempo com pessoas que andam sem seguro, sem IPO e que nem uma rotunda sabem fazer, mas se uma pessoa usar uns pneus maiores ou diferentes do que esta no livrete apanha logo!
joaoalbuquerque
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 16 jun 2013 00:35
Land Rover: Serie III 88 Diesel 1977
Sócio LCP: 2721
RTI: 0
Localização: Sesimbra

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por joaoalbuquerque »

Alguem me pode explicar "como se fosse uma criança" como funcional as medidas dos pneus??

Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16

Já percebi que todos acabam em "16" deve ser o raio da jante certo? e as restantes medidas?
plcort
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 132
Registado: 08 mar 2008 22:19
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie IIA-1967
Def 200 Tdi
Sócio LCP: 1643
RTI: 0
Localização: Coimbra

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por plcort »

"Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16" -------------Está mal, no livrete devia dizer 600/16.
RMoreira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 24 jun 2013 23:31
Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
Sócio LCP: 2844
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por RMoreira »

NUNO GOMES Escreveu:Boas,

Durante o processo de restauro do meu Serie III 109", percebi que depois tens diferença no velocímetro.

Muito provavelmente com esse upgrade vais passar a andar a mais velocidade, daquela que está a marcar.

Pela minha experiencia tens uma diferença de aproximadamente 5 kms/h.

Por alguma coisa tens velocímetros para os 88" e 109" e etc.

Faz sentido. Realmente já tinha lido um comentário do género. Desde que comprei os pneus nem tornei a olhar para eles. Quando tiver tempo a ver se monto e vejo com o gps se a diferença realmente aumenta.
Avatar do Utilizador
NUNO GOMES
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 171
Registado: 03 mai 2007 22:53
Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975
Sócio LCP: 1859
Localização: Andorinha-Oliveira do Hospital

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por NUNO GOMES »

joaoalbuquerque Escreveu:Alguem me pode explicar "como se fosse uma criança" como funcional as medidas dos pneus??

Por exemplo o meu Série de livrete diz que são 16.00x16

Já percebi que todos acabam em "16" deve ser o raio da jante certo? e as restantes medidas?

Ok
Vou te dar um exemplo 205/80 R16 112 T (nem sei se isto existe)

205- Largura do pneu
80 - Altura do pneu
R16- Raio do pneu
112 - índice de carga por eixo
T - índice de velocidade
joaoalbuquerque
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 16 jun 2013 00:35
Land Rover: Serie III 88 Diesel 1977
Sócio LCP: 2721
RTI: 0
Localização: Sesimbra

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por joaoalbuquerque »

obrigado Nuno Gomes,

Então por exemplo nos casos como no meu livrete onde diz 6.00-16, o que é a altura e o que é a largura do pneu?

Tenho tambem a anotação que quando era da GNR usou pneus 6.50R16; 205R16;205/80R16
Avatar do Utilizador
NUNO GOMES
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 171
Registado: 03 mai 2007 22:53
Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975
Sócio LCP: 1859
Localização: Andorinha-Oliveira do Hospital

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por NUNO GOMES »

joaoalbuquerque Escreveu:obrigado Nuno Gomes,

Então por exemplo nos casos como no meu livrete onde diz 6.00-16, o que é a altura e o que é a largura do pneu?

Tenho tambem a anotação que quando era da GNR usou pneus 6.50R16; 205R16;205/80R16

Neste caso, não aparece a altura, só a largura 6.00" em polegadas, porque penso que a medida da altura antigamente era standard (100).

No outro exemplo podes ver 6.50r16 é equivalente a 205r16

205/80 r 16 aqui já aparece a altura (80).
RMoreira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 24 jun 2013 23:31
Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
Sócio LCP: 2844
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por RMoreira »

Malta,
5 meses depois :x ...lá consegui montar os pneus 7.50x16 no Series!

Cá está o resultado:
Imagem

Imagem


Fiz entretanto um passeio TT (o meu 1º). 140kms em alcatrão até Coruche e 150kms em fora de estrada (terra batida, lama e pouca areia) e deixo aqui o meu feedback sobre a medida e a marca dos pneus para quem interessar, do que no geral considero ter sido uma aposta ganha :ok: :

Prós :thumbup:
- Como aqui me tinha sido dito, foi uma montagem directa não tendo de ajustar nada no carro, não bate nem roça em nenhum lado;
- O carro ficou um bocadinho mais alto mas nada muito exagerado. Esteticamente gosto muito (o rasto deste Deestone também ajuda);
- Os pneus são mais estreitos/finos que os 205R16 que lá tinha antes o que se nota logo na direcção;
- Um amigo "emprestou-me" um 7.50x16 para suplente (coloquei em cima do capot) e como é mais fino que o 205R16, também considero aqui uma vantagem.

Contras :thumbdown:
- São muito barulhentos a rolar (fazem uma zoada muito grande...que os outros não faziam);
- Não estão averbados no livrete (mas os 205R16 também não estavam);
- Os 205R16 eram tubeless e estes 7.50 não, por isso tive de meter câmaras (meti umas cãmaras InsaTurbo 6.50x16 :think: - carreguei-as com talco em abundância. Optei por meter uma medida abaixo para quando diminuir a pressão do pneu a câmara não enfolar e furar)

É mais ou menos isto.
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por JBorges »

NUNO GOMES Escreveu: ...um exemplo 205/80 R16 112 T...

205- Largura do pneu
80 - Altura do pneu -----------------------> 80% da largura do pneu, ou seja: 205mm * 80% = 164mm
R16- Raio do pneu ------------------------> Diâmetro da jante em polegadas, 16 * 2.54 cm = 40,64cm
112 - índice de carga por eixo -------> Peso máximo que o pneu suporta, 112 = 1120kg
T - índice de velocidade ---------------> T = 120km/h
Recomendo esta leitura: http://www.1010tires.com/About/Tire-Tech#TireSizing
Imagem
Avatar do Utilizador
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por tiagoc_s3 »

RMoreira Escreveu:Malta,
5 meses depois :x ...lá consegui montar os pneus 7.50x16 no Series! (...)
Os Deestone (deves ter os D503), pelo rasto que têm, fazem zoada mas ficam muito bem nos Series, principalmente em 7.50 (para mim, é a medida ideal nos 88). É preciso cuidado com esses pneus em alcatrão molhado!

O único problema dos 7.50 é nas subidas, onde se nota bem o motor a perder força.

Não te esqueças que o velocímetro não está a contar a velocidade real ;)
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
RMoreira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 24 jun 2013 23:31
Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
Sócio LCP: 2844
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por RMoreira »

tiagoc_s3 Escreveu:
RMoreira Escreveu:Malta,
5 meses depois :x ...lá consegui montar os pneus 7.50x16 no Series! (...)
Os Deestone (deves ter os D503), pelo rasto que têm, fazem zoada mas ficam muito bem nos Series, principalmente em 7.50 (para mim, é a medida ideal nos 88). É preciso cuidado com esses pneus em alcatrão molhado!

O único problema dos 7.50 é nas subidas, onde se nota bem o motor a perder força.

Não te esqueças que o velocímetro não está a contar a velocidade real ;)


Obrigado pela dica dos Deestone no alcatrão molhado tiagoc_s3! Gosto muito mais destes 7.50x16, tanto que até estou a pensar colocar à venda os 205R16 que tenho.
Quanto ao velocímetro o erro é mínimo (comparei com velocidade de GPS)...estou desconfiado que tenho um velocímetro de 109!!! :)
Avatar do Utilizador
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por tiagoc_s3 »

Pode ser... Quais são os números que tens na zona inferior do mostrador do velocímetro?
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
Avatar do Utilizador
rudoland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 385
Registado: 17 mar 2011 19:34
Land Rover: SERIE III
RR DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: COIMBRA

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por rudoland »

sim os pneus 750 e ate os 825 encaixam directos e sem roçar nas cave rodas mas o ideial e mesmo os 750x16 e sim estao legais no serie ;)
RMoreira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 24 jun 2013 23:31
Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
Sócio LCP: 2844
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Pneus 7.50x16 para Series III - Dúvida

Mensagem por RMoreira »

tiagoc_s3 Escreveu:Pode ser... Quais são os números que tens na zona inferior do mostrador do velocímetro?
860... acho eu. Tenho de ir confirmar mas acho q é isto :D