Problema Crónico Colaças TD5 ( 99 - 2000)

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Re: Problema Crónico Colaças TD5 ( 99 - 2000)

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Tenho de estar atento a esse problema no meu....mas como é de Dezembro de 2000 posso ter tido sorte....

Vou tentar fazer esse teste que falas, mas a verdade é que não consome oleo e a agua esta impecavel..... nao puxo muito por ele , mas 140/150 na AE é normal fazer....

É o tubo que assinalo abaixo que devo apalpar ???? Ligo o carro e de imediato vou ver o tubo???

Imagem

Quanto a aquecimento no ponteiro....normalmente nos primeiros 4/5 Km nem mexe.....
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401
RTI: 0

Mensagem por pgoliveira2000 »

discoverwhy Escreveu:Bem , não tenho boas noticias para ti amigo :

O Discovery II ate 2000 sofre de um problema crónico. A Culaça ! Quem andar ás voltinhas e a nas calmas pode nunca se apreceber do dito , mas se puxar pelo TD5
logo vais encontrar esse problema que aparece por volta dos 100 000 Km. O circuito de arrefeçimento fica em carga e arrebenta os tubos mais ressequidos ou as abracadeiras mais velhas.Depois mudas a bomba de agua, o radiador, mais uma abraçadeira e uma assistencia en viagem as 2 da manha... :mad:

Alem do consumo anormal de liquido, é fácil fazer um diagnóstico em dois minutos. De frio ,aperta o tubo principal en cima ( O mais grosso com sangrador ) com dois dedos. Se a borracha ficar
mole e conseguires apertar 3-4 cm , á partida estas sáfo. mas se esse tubo estiver duro como pedra, podes passar ao segundo teste : Abre a tampa do reservatorio devagar. Se sentires
uma aspiração e um burbulhar no circuito, então bem vindo ao clã dos lesados. Alias esse burbulhar ouve se em adamento.Outro sintoma : à frio, o teu motor de manha aqueçe em quantos kilometros ? 3-4 ? Muito Mal !!Desde que mudei de motor, notei que precisava de andar uma duzia de kilometros para atingir uma temperatura mediana ( Ponteiro na horizontal ) :vergonha:

A grande casa LAND ROVER mudou a culaça do Discovery em 2002 sem Mudar a referencia no microcat e muito menos sem avisar os clientes ...

Essa nova culaça, foi alterada mas pouca gente sabe distinguir uma da outra.( Com a mesma referencia e dificil ! ) A casa mãe alterou as cavidades internas do circuito para aliviar a pressão e colocou uma segunda entrada de combustivel no exterior. Se reaparares na tua , só tens uma entrada :

Imagem

A nova tem duas entradas de combustivel. uma atraz e outra mais a frente( tubo preto paralelo ao colector de escape )

Imagem

Agora faz contas : Uma culaça custa 4000 € na LAND ROVER. 1100 £ na UK . No meu caso optei por comprar um Motor Completo de 2005 por 1300£ +portes .
( http://www.hi-range.uk ) Qualquer oficina leva menos €r mudar um motor completo do que mexer numa culaça ;) ( juntas , pernos etc )

Boa sorte,

PS: Quem vendeu o Discovery sabia desse problema...
boa noite,

tenho estado a acompanhar este tópico com interesse e resolvi partilhar alguma info, que espero ser útil.

Como alguns de vós sabem, tenho agora um Td5 montado e apesar destas situações descritas acho-o um motor diabólico, no bom sentido. Na ultima prova em Marrocos andem vários km no vermelho, pois rebentei um tubo num salto, em virtude de ter partido um apoio do radiador...e aquilo aguentou-se à brava! levou mais duas valentes esquentadelas e somente tive de corrigir um ligeiro empeno na cabeça. Depois da intervenção ficou impecável. Outros a quem aconteceu o mesmo, e daqueles motores e marcas (Ni###an :sing: ) que se diz por ai que nunca "arreiam" que é só meter gasóleo e andar ..não foi bem assim...motores à vida, venham outros!! Ou por exemplo To##tas a partir homocinécitas

Com relação à questão levantada, e o facto de no microcat não ter havido passagem de referencia em 2002 para as cabeças td5, não é de todo exacto. A partir de 2002 houve de facto uma alteração, inclusive porque o próprio ligador do combustível identificado na 1ª foto, é diferente após 2002, bem como a própria cabeça. Inclusive, nesta altura já vão na 3ª referência.
No que a preços diz respeito, houve um período, felizmente curto, em que o preço da referida peça atigiu quase os 4000€, em boa medida devido a uma escassez surreal do artigo em causa, mas isso já não se verifica há algum tempo.

Cumprimentos
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
Luis DiscoTd5
master TT
master TT

Luis DiscoTd5 Escreveu:Tenho de estar atento a esse problema no meu....mas como é de Dezembro de 2000 posso ter tido sorte....

Vou tentar fazer esse teste que falas, mas a verdade é que não consome oleo e a agua esta impecavel..... nao puxo muito por ele , mas 140/150 na AE é normal fazer....

É o tubo que assinalo abaixo que devo apalpar ???? Ligo o carro e de imediato vou ver o tubo???

Imagem

Quanto a aquecimento no ponteiro....normalmente nos primeiros 4/5 Km nem mexe.....

Ainda não me responderam, qual a "norma" para testar o tubo que assinalei?
Que outros testes posso fazer para tirar a duvida??

O meu é de Dezembro de 2000
Imagem
mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

Viva
È esse tubo mesmo que assinalas .... só tens que ver se fica duro como pedra.
Mas se queres um conselho :) não mexas em nada e deixa andar , quando algo estiver mal ele queixa-se :cool:
Se há coisas que não faltam nos nossos carros são sensores , luzes avisadoras , e cortes , etc para quando algo está mal.
A centralina no meu já cortou para aí umas cico vezes , por causa da temperatura , e anda rola com tudo de origem.
cumps.
Luis DiscoTd5
master TT
master TT

Tambem tens razao heheheheh

Mas o meu nao fica duro, ainda agora cheguei a casa de pois de 30 Km a 130 Km/h e aperta-se o tubo perfeitamente.

Obrigado Mergulha
Imagem
mergulha
pleno TT
pleno TT

Mensagem por mergulha »

Então tás do lado dos sortudos , ... e monte com ele :D
Luis DiscoTd5
master TT
master TT

Devemos aperttar com o carro ligado ou desligado????
Imagem
mergulha
pleno TT
pleno TT

Mensagem por mergulha »

è igual , desde que o motor ainda esteja quente ... :)
pmcb
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 mar 2008 22:54
Land Rover: Range Rover V8 aka "BonGo"
ex-Discovery Td5 - 00 aka "O Sapo"
ex-Discovery 300/7 Tdi - 96
Sócio LCP: 2027

Mensagem por pmcb »

Desde que comecei a ler este tópico, passei a observar mais de perto as tubagem do Disco...fala-se a frio e a quente e acaba-se por não se saber como se há-de fazer esses benditos testes.

A frio, os tudos apertam-se na perfeição, ou seja, estão moles, mas a quente como aconteceu na minha última viagem, reparei que esse tubo que se fala está duro que nem pedra mas não existe consumo de água nem noto qualquer tipo de borbulhar no vaso de expansão.

Como sempre, continuarei a observar o motor do meu Disco, já foi assim que dei a tempo por uma rela furada no motor do meu ex-300.

PS - E também não consome óleo. :D
mergulha
pleno TT
pleno TT

Mensagem por mergulha »

Viva
"duro como pedra" , não é normal... :( seja frio ou quente
pmcb
júnior TT
júnior TT

Mensagem por pmcb »

mergulha Escreveu:Viva
"duro como pedra" , não é normal... :( seja frio ou quente
:( :( :(

Epá!!!! :yikes:
pmcb
júnior TT
júnior TT

Mensagem por pmcb »

Muito se tem falado na dureza dos tubos da água quando os motores estão quentes.

Acontece que este fim de semana observei em outros carros a dureza dos tubos e posso garantir que só encontrei tubos duros e duros como pedra. :?? :?2

Em todos eles abri o vaso de expansão e em todos eles saía pressão. :??

Será que anda tudo avariado ou com problemas na colaça ou as colaças dos Td5 têm ou tiveram algum problema de concepção que não aguentam as tais pressões?
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Boas,
também tenho acompanhado este tópico pois como tenho um td5 e o mesmo tem tido um consumo desde o ultimo ano a esta parte é um tema interessante! Além de ter gasto 5lts de refrigerante, já substituiu abraçadeiras, aos 100mil já tinha mudado o radiador e agora quando reparei a caixa mudei a bomba de água! Até agora ta tudo estável e já rolei cerca de 1500 km com ele, contudo, hoje quando chegar a casa vou fazer o teste do "aperta ao tubo" :rofl: e ver se está duro :bolas: ou mole :D . Vamos ver... :driving:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

Bem parece que até ver tou safo... cheguei agora a casa tendo percorrido certa de 20km desde o trabalho, e em primeiro o ponteiro só ao fim de 10 km estabilizou na horizontal. Depois abri o capot e o tubo não esta duro, noto que existe pressão no interior mas penso ser o normal em todos os carros. :cool:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
Luis DiscoTd5
master TT
master TT

Uma coisa que não percebo.....

Isso acontece em todos os TD5 !?!?! Ou apenas em alguns......pelo que vi até agora nos Defenders isso não acontece.....

Qual a maneira mais correcta de identificar o problema??? Apertando o tubo é teste suficiente??? Existem outros testes / verificaçoes que possamos fazer para ter a certeza?

É que pelo que tenho lido de problema crónico tem pouco.....afinal aqui e somos um universo muito representativo temos 2 /3 queixas deste problema........nos foruns internacionais raramento vejo mençao a este problema....

Por isso é crónico ou é um problema que simplesmente pode aparecer com as inerentes chatices ???
Imagem
pmcb
júnior TT
júnior TT

Mensagem por pmcb »

Artur Pinto Escreveu:Bem parece que até ver tou safo... cheguei agora a casa tendo percorrido certa de 20km desde o trabalho, e em primeiro o ponteiro só ao fim de 10 km estabilizou na horizontal. Depois abri o capot e o tubo não esta duro, noto que existe pressão no interior mas penso ser o normal em todos os carros. :cool:
Mas o meu também acontece como no teu, 20 Km com esta temperatura nem dá para aquecer, mas no outro dia fui dar uma volta pelo Alentejo e fui parando sempre que podia para apalpar os tubos, ainda se fosse uma "gaja" boa, :rofl: e uma coisa que notei foi que depois de fazer algumas paragens, por exemplo almoçar, o tubo voltava à flexibilidade normal, mas depois de andar uns 50/60 Km voltava a ficar duro mas a temperatura no ponteiro está normal.
Não gasta óleo mas gasta água, o arrefecedor de gasóleo perde um pouco mas só a frio.
Já estou como o Luís, quais são as verificações que temos que fazer? Porque razão nos foruns estrangeiros raramente se vê referências a este fenomeno?
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

mas depois de andar uns 50/60 Km voltava a ficar duro mas a temperatura no ponteiro está normal.
Mas fica duro ao ponto de não conseguires apertar?
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
pmcb
júnior TT
júnior TT

Mensagem por pmcb »

Artur Pinto Escreveu:
mas depois de andar uns 50/60 Km voltava a ficar duro mas a temperatura no ponteiro está normal.
Mas fica duro ao ponto de não conseguires apertar?
Aperto, mas se a frio consigo apertar 1 cm sem esforço, a quente com o mesmo esforço aperto 1 mm.

Por várias vezes tenho feito o mesmo teste mas no Clio do meu pai e acontece o mesmo. :??
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

:?? há qualquer de errado então... falta saber em qual dos discos, se no meu ou no teu :ohnao: Eu consigo apertar com a mesma facilidade quer a quente quer a frio, a unica diferença é sinto que existe pressão a quente. Por exemplo se abrir o reservatório do refrigerante depois de tar quente noto que existe aquela pressão tipica do "vapor a sair"... não consegui encontrar melhor expressão :(
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
discoverwhy
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 28 dez 2008 11:00
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por discoverwhy »

Boas,

O Teste do « Aperto » e um simples « Diagnostico a la minute », na verdade o que devem controlar , são os niveis de liquido no frasco.
O problema e que o Liquido desaparece ate chegar a consumos preocupantes do genero 1 Litro / 1000 KM ou 2000 KM e isto, sem fugas visiveis ou aparentes !!

Essa pressão acaba por arrebentar abraçadeiras, tubos e danifica a propria bomba de agua. Este problema não tem solução a não ser trocar a culaça para um modelo com duas entradas de combustivel ( Ver mais acima ) ou andar com 15 litros de produto na mala e parar de hora em hora , nos dias de calor !!

Este problema esta identificado em todos os forums na inglaterra e em França nos Discovery TD5 ate 2002....

Boa sorte