discoverwhy Escreveu:Bem , não tenho boas noticias para ti amigo :
O Discovery II ate 2000 sofre de um problema crónico. A Culaça ! Quem andar ás voltinhas e a nas calmas pode nunca se apreceber do dito , mas se puxar pelo TD5
logo vais encontrar esse problema que aparece por volta dos 100 000 Km. O circuito de arrefeçimento fica em carga e arrebenta os tubos mais ressequidos ou as abracadeiras mais velhas.Depois mudas a bomba de agua, o radiador, mais uma abraçadeira e uma assistencia en viagem as 2 da manha...
Alem do consumo anormal de liquido, é fácil fazer um diagnóstico em dois minutos. De frio ,aperta o tubo principal en cima ( O mais grosso com sangrador ) com dois dedos. Se a borracha ficar
mole e conseguires apertar 3-4 cm , á partida estas sáfo. mas se esse tubo estiver duro como pedra, podes passar ao segundo teste : Abre a tampa do reservatorio devagar. Se sentires
uma aspiração e um burbulhar no circuito, então bem vindo ao clã dos lesados. Alias esse burbulhar ouve se em adamento.Outro sintoma : à frio, o teu motor de manha aqueçe em quantos kilometros ? 3-4 ? Muito Mal !!Desde que mudei de motor, notei que precisava de andar uma duzia de kilometros para atingir uma temperatura mediana ( Ponteiro na horizontal )
A grande casa LAND ROVER mudou a culaça do Discovery em 2002 sem Mudar a referencia no microcat e muito menos sem avisar os clientes ...
Essa nova culaça, foi alterada mas pouca gente sabe distinguir uma da outra.( Com a mesma referencia e dificil ! ) A casa mãe alterou as cavidades internas do circuito para aliviar a pressão e colocou uma segunda entrada de combustivel no exterior. Se reaparares na tua , só tens uma entrada :
A nova tem duas entradas de combustivel. uma atraz e outra mais a frente( tubo preto paralelo ao colector de escape )
Agora faz contas : Uma culaça custa 4000 € na LAND ROVER. 1100 £ na UK . No meu caso optei por comprar um Motor Completo de 2005 por 1300£ +portes .
(
http://www.hi-range.uk ) Qualquer oficina leva menos €r mudar um motor completo do que mexer numa culaça

( juntas , pernos etc )
Boa sorte,
PS: Quem vendeu o Discovery sabia desse problema...
boa noite,
tenho estado a acompanhar este tópico com interesse e resolvi partilhar alguma info, que espero ser útil.
Como alguns de vós sabem, tenho agora um Td5 montado e apesar destas situações descritas acho-o um motor diabólico, no bom sentido. Na ultima prova em Marrocos andem vários km no vermelho, pois rebentei um tubo num salto, em virtude de ter partido um apoio do radiador...e aquilo aguentou-se à brava! levou mais duas valentes esquentadelas e somente tive de corrigir um ligeiro empeno na cabeça. Depois da intervenção ficou impecável. Outros a quem aconteceu o mesmo, e daqueles motores e marcas (Ni###an

) que se diz por ai que nunca "arreiam" que é só meter gasóleo e andar ..não foi bem assim...motores à vida, venham outros!! Ou por exemplo To##tas a partir homocinécitas
Com relação à questão levantada, e o facto de no microcat não ter havido passagem de referencia em 2002 para as cabeças td5, não é de todo exacto. A partir de 2002 houve de facto uma alteração, inclusive porque o próprio ligador do combustível identificado na 1ª foto, é diferente após 2002, bem como a própria cabeça. Inclusive, nesta altura já vão na 3ª referência.
No que a preços diz respeito, houve um período, felizmente curto, em que o preço da referida peça atigiu quase os 4000€, em boa medida devido a uma escassez surreal do artigo em causa, mas isso já não se verifica há algum tempo.
Cumprimentos