Fogo... foi só falar e isto foi abaixo
Obrigado pelos comentários, mas tenho de discordar com alguns pontos... É verdade que as imagens estão alojadas em servidores externos e o tráfego não conta para o consumo do fórum, mas o rendering das imagens para a exibição nos tópicos, a meu ver, é da responsabilidade do servidor onde o fórum está alojado. Posso estar errado, mas é o que me parece que faz mais sentido.
Quanto aos "últimos tópicos", a minha maior preocupação era o facto de ser uma versão bastante desactualizada e que poderia colocar em causa a segurança do fórum. Por outro lado, levantou-se a questão que referi na mensagem anterior. A base de dados do fórum neste momento tem um tamanho superior a 275Mb, (sendo que cento e qualquer coisa dizem respeito à tabela das palavras indexadas na procura).
Não sei o suficiente sobre os "últimos tópicos" para dizer se ele usa o query à base de dados da página principal ou se faz query independentes. Nem sei se havia alguma coisa errada com os "últimos tópicos" que estivesse a ser executada de uma forma mais ou menos contínua que provocasse a utilização de CPU. De qualquer forma, o simples facto de o termos desligados provocou uma diminuição considerável na carga do servidor:
Já agora, acho que aquelas horas que aparecem nos gráficos não são portuguesas e não dá para relacionar com a utilização do fórum a determinada hora.
Voltando às imagens, como vos tinha dito, o problema ainda não está completamente resolvido. O servidor continua a enviar mensagens como as seguintes:
User:forum PID:4770 Run Time:129(secs) Memory:104788(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4772 Run Time:125(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4774 Run Time:125(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4779 Run Time:108(secs) Memory:103496(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/index.php
User:forum PID:4789 Run Time:91(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4792 Run Time:78(secs) Memory:103496(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/index.php
User:forum PID:4795 Run Time:70(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4800 Run Time:60(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4804 Run Time:49(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4808 Run Time:40(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4811 Run Time:29(secs) Memory:103960(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewforum.php
User:forum PID:4814 Run Time:28(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4822 Run Time:19(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
User:forum PID:4837 Run Time:7(secs) Memory:104272(kb) exe:/usr/bin/php cmd:/usr/bin/php /home/forum/public_html/viewtopic.php
Como podem ver os problemas estão a surgir principalmente na visualização de tópicos (viewtopic.php) com tempos de execução muito elevados e com muita memória. Não acredito que isto aconteça com tópicos apenas de texto. Se o problema realmente são as imagens, vamos ter de viver com estes problemas mais algum tempo, pois as imagens mais recentes vão ser bastante visualizadas num futuro próximo. Com a limitação do tamanho das imagens, se efectivamente for esta a causa, estas crises irão diminuir com o tempo, esperamos nós.
Já várias vezes me debrucei sobre estes assuntos, e não consigo lembrar-me de mais nada que possa provocar estas situações. Se alguém tiver alguma ideia, por favor, digam, para investigarmos
Quanto às indisponibilidades demoradas do fórum, não tenho como responder, pois não lido directamente com a equipa que administra o servidor.
Não é fácil, mas havemos de lá chegar!
Grande abraço!
Marco