Para mim é o meu, sem qualquer dúvida!
A pergunta não é de fácil resposta pois temos de analizar o que é que cada um pretende do carro e como gosta de o conduzir. E porque coloco o ponto assim?
D3 e D4 são viaturas de topo onde a electrónica impera, o conforto é sublime e o espaço reina. Não é necessário perceber muito de condução fora de estrada porque o (fantástico) Terrain Response toma conta de tudo! Nada contra mas em vez de conduzirmos somos conduzidos.
Já andei de D3 (nunca de D4) e já vi alguns no terreno. Fazem coisas muito giras mas também têm comportamentos assim para o... temperamental, quando o sinal não é de 5V e o trigger não está bem definido e trama de dados é incorrecta...
D2 e D1 (200 e 300 Tdi) são viaturas de "outro segmento". Não são comparáveis aos D3 e D4 e mesmo de um D1 para um D2 as diferenças são substânciais.
Face a estes e no caso do D2, falo por experiência própria: magnifico motor Td5 e com um electrónica ainda aceitável. É um bocadito para o grande e pesadote mas tem bastante espaço e o conforto é notório.
Agora os D1 e pelas informações que disponho o melhor é o velhinho 200Tdi pelo motor que o equipa. Aguenta mais!
Agora o melhor é mesmo o meu porque é meu! A todos, escolham o vosso porque não há nada como o nosso gosto e opção.