para quem procura um bom cb a bom preço

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0

Re: para quem procura um bom cb a bom preço

Mensagem por softop »

Marco Escreveu:O Alan 78 não é ilegal. Basta ver a documentação que acompanha o rádio e está certificado para Portugal. Pode é ser ilegal a utilização com determinada "potência", como já foi dito aqui.

P.S.: Não conhecia a Santiago 1200 Turbo..
ó Marco,ve se o tal papel que tens,o que traz as varias certificações,tem algo escrito em portugues...
o meu não esta,e esse papel é o que "legaliza" o radio...
se o teu tiver em portugues fixe,conheço malta a precisar desse papel,tal como eu.. :ok:

segundo sei a 1200 turbo é mais forte... :-|
a minha "por acaso" é... só descobri porque um dia reparei que as outras não diziam...
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Logo à noite vou ao carro e vejo isso da certificação, mas estou convencido que tenho, pois no outro dia estive em limpezas no porta-luvas e vi essa tralha toda :)
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458

Mensagem por joaocarreira »

O meu primo pouco depois de me ter vendido o meu tb me disse que o alan78 deixou de ser legal, entenda-se deixou de ser legal para uma utilização geral para o pessoal apenas com aquela licença que "compramos"... quem fizer curso de radioamadorismo a pagantes já lhe pode mexer :D

as razões pq isso aconteceu não sei... mas penso que deverá ter a ver com a questão das potências dos rádios.

Abraço
Joao
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

Eu comprei a pouco tempo um TTI 880 + Santiago 1200, já estam instalados, embora ainda não o tenha ligado ou verificado as estacionárias... :p

Pergunta: Qual é o link ou formulário da ANACOM para proceder a legalização de utilização do CB?

É o formulário modelo 035? https://www.anacom.pt/bvirtual/docs/modelo035.pdf
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458

Mensagem por joaocarreira »

Acho que é isso mesmo...
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
joao fernandes
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 nov 2006 20:40
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por joao fernandes »

boas amigo pelicano eu neste momento tenho um tti 880 com uma antena super santiago 600 acho que é uma boa opçao pois coinssigo falar com ele a 100klmts á noite durante o dia mais ou menos 50 60 klmts nao passa dai quanto á antena esta montada no aro do vidro trazeiro do classic posso dizerte que quando a montei que nao tinha estacionarias quaze nenhumas foi so dar uma afinadela coiza pouca e ficou impecavel e se quizeres ficar com mais potencia basta mandares abrir o radio :lol: :lol: :lol: tenho um amigo que tem um igual com a mesma antena e nao queiras ver a diferença mas para o uzo que lhe dou chega e sobra quanto á montage,m é muito facil até tu o montas espero ter ajudado :cool: :cool:
melhor que um land só dois lands
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

Amigo João anda desapareciso, mas quando fala diz o que é importante...
Abraço e obg
Imagem
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936

Mensagem por TMPinho »

Boas,

O "papel" que legaliza o rádio suponho que seja o manual em português.
Se alguém precisar, eu tenho o manual do Alan 78 em português e posso enviar, julgo que não há problema com isso.

Em relação à montagem, eu montei o Alan 78 entre o meu banco e a consola central e a antena é magnética e está no capot do meu RR.
Entretanto, experimentei e funciona tudo bem, excepto quando desço os vidros e ligo o AC e aí fica com uma interferência brutal, isso é normal? ou tenho o CB mal montado...
A ligação de corrente vem directo da bateria e a massa é no parafuso que está dentro da consola que está ligado ao chassis.

Aguardo comentários...
Abraço,
softop
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por softop »

TMPinho Escreveu:Boas,

O "papel" que legaliza o rádio suponho que seja o manual em português.
Se alguém precisar, eu tenho o manual do Alan 78 em português e posso enviar, julgo que não há problema com isso.
boas....

uma correcção ao que eu disse...
a antena na é turbo,mas super...

o papel em questão nao é o manual,mas um que traz as homolgações para os varios paises da europa..
é tipo um panfleto...
nmpimenta
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 jan 2008 19:52
Sócio LCP: 2009

Mensagem por nmpimenta »

softop Escreveu:uma correcção ao que eu disse...
a antena na é turbo,mas super...
Ahhhhhhhhhhhhhhh bem me parecia... pois, a minha também é super.
Se fosse hoje, comprava um CB de uma gama mais baixa e uma antena mais "pikena" (acho que já disse isto em qualquer lado).

Cumps,
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554

Mensagem por JMAlmeida »

TMPinho Escreveu:Boas,

Abraço,
É mesmo esse manual que eu preciso.
Jorge Almeida
914609035
http://lrsalette.blogspot.com/
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554

Mensagem por JMAlmeida »

softop Escreveu:

o papel em questão nao é o manual,mas um que traz as homolgações para os varios paises da europa..
é tipo um panfleto...
Esse tambem dá jeito,quando comprei o turistico,trazia um radio desses mas não tenho manual nem o dito certificado.
Jorge Almeida
914609035
http://lrsalette.blogspot.com/
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Eis o que eu tenho do meu CB:

Ainda pensei que fosse apenas a tradução da versão inglesa, mas o número da declaração de conformidade é diferente.
Imagem

Imagem

Depois ainda há uma lista com as restrições à utilização dos Cb em cada país.

Não sei se isto é suficiente... Mas também não vou trocar por outro.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936

Mensagem por TMPinho »

Marco Escreveu:Eis o que eu tenho do meu CB:

Ainda pensei que fosse apenas a tradução da versão inglesa, mas o número da declaração de conformidade é diferente.
Imagem

Imagem

Depois ainda há uma lista com as restrições à utilização dos Cb em cada país.

Não sei se isto é suficiente... Mas também não vou trocar por outro.
Boas,
Não consegues fazer um scan disso e enviar ao pessoal?
Quem quiser o manual em português, envie-me um mail.
O meu mail é: tmpinho (at) gmail.com
Abraço,
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Vou ver se amanhã não me esqueço de levar para o trabalho, e lá posso fazer um scan disto. Basta esta parte, não? O resto são as restrições e as instruções do rádio.

Imagem
Imagem
LandNery
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 set 2005 15:26
Land Rover: Range Rover 300 Tdi
Sócio LCP: 65

Mensagem por LandNery »

Ora viva, está tudo dito.

Eu perfiro comprar o meu material num local onde possa resolver este ou aquele problema que possa surgir.

As autorizações estão relacionadas com a homologação do equipamento, ele estar ou não "alterado" e com a potência de saida, e nós não necessitamos de muita, pois senão o raio de início de alcance do transmissor ultrapassa a zona para onde queremos comunicar.

A antena ideal... não existe, depende de muitas variáveis. Para o TT o melhor é melhor ter uma antena robusta do que uma antena enorme. Contudo se for pequena de mais... também sõ serve para falarcom o carro da frente. Por outro lado se for uma antena enorme quem está ao lado não percebe nada do cambio.

Importa sim ter o "casamento" entre: emissor, cabos, antena e terra (muito importante por causa das interferencias com vidros eléctricos, limpa pára brisas etc...) o mais perfeito possível. Ou seja o menor valor possível de estacionárias - Diferença entre energia emitida e reflectida pela antena e cabo coaxial.

Por exemplo: eu vejo muitos carros com as bobines das antenas quase coladas aos laterais do carro, concretamente nas traseiras. Essa antena pode ser uma "super" ou uma "turbo", nunca estará a funcionar a mais de 25%.

Se alguem necessitar no Billing eu posso medir as estacionárias e ajudar nas instalações de quem precisar.

Espero ter ajudado.

Nery
Imagem

Land Nery
ONE LIFE, LIVE IT
Podes ter um "afaire" escaldante com um Ferrari,
mas com a LAND ROVER, é amor para toda a vida.
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

LandNery Escreveu:Ora viva, está tudo dito.

(...)
Por exemplo: eu vejo muitos carros com as bobines das antenas quase coladas aos laterais do carro, concretamente nas traseiras. Essa antena pode ser uma "super" ou uma "turbo", nunca estará a funcionar a mais de 25%.

Se alguem necessitar no Billing eu posso medir as estacionárias e ajudar nas instalações de quem precisar.

Espero ter ajudado.

Nery
Excelente explicação. Tens de te identificar bem, em Rates, tipo com uma t.shirt: "Sou o Nery e meço estacionárias " :D :D

Por acaso gostava de medir as minhas, apesar de nunca ter notado que tivesse má recepção.

Imagem
Imagem
LandNery
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 set 2005 15:26
Land Rover: Range Rover 300 Tdi
Sócio LCP: 65

Mensagem por LandNery »

[quote="Marco
Excelente explicação. Tens de te identificar bem, em Rates, tipo com uma t.shirt: "Sou o Nery e meço estacionárias " :D

Por acaso gostava de medir as minhas, apesar de nunca ter notado que tivesse má recepção.[/quote]

:rofl:

Lá, em Rattes, não é preciso muito para me encontrar, basta perguntar no nosso Stand... :lol:

Claro que essa tarefa dá muita sede... costuma estar um calor...

:sing: :sing:

Até lá.

Nery
Imagem

Land Nery
ONE LIFE, LIVE IT
Podes ter um "afaire" escaldante com um Ferrari,
mas com a LAND ROVER, é amor para toda a vida.
softop
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por softop »

Marco Escreveu:
LandNery Escreveu:Ora viva, está tudo dito.

(...)

Espero ter ajudado.

Nery
Excelente explicação. Tens de te identificar bem, em Rates, tipo com uma t.shirt: "Sou o Nery e meço estacionárias " :D :D

Por acaso gostava de medir as minhas, apesar de nunca ter notado que tivesse má recepção.
é pah,ja somos dois...
em relação a sede,aquilo em rates tem torneiras com uma agua mesmo mesmo fresquinha!!!! :lol:
eu ofereço as minis...
tenho de ver se a minha "super turbo gti 16v" funciona correctamente... :vergonha:
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223