I Expedição LandInvictus - Marrocos 2009

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Re: I Expedição LandInvictus - Marrocos 2009

Mensagem por Marco »

Amanhecer no Auberge Tislit:
Imagem

Imagem

Relativamente a este Auberge, só tenho a dizer bem. Fomos extremamente bem recebidos pela dona (cujo nome agora não me recordo). Não tem grandes luxos, mas é muito simpático, com 4 quartos com casa de banho privativa e mais 2 ou 3 com casa de banho comum. Foi uma solução alternativa ao campismo que acabou por se revelar bem melhor. Recomendo vivamente. Aliás, a porta deste Auberge estava cheia de autocolantes que recordam passagens de grupos anteriores ao nosso, o que só pode querer dizer que as pessoas gostaram. De entre todos, gostei muito de ver este:
Imagem

A LandLousã, do grande Mestre Parola Gonçalves que nos ajudou imenso a planear esta viagem, com as suas dicas, os seus tracks e a partilha de experiências! O nosso muito obrigado.

NEste auberge tivemos talvez o melhor pequeno almoço de toda a viagem. Talvez por não esperarmos, toda a gente ficou surpreendida com a mesa farta. Lei, café, sumo de laranja, madalenas, o fabuloso pão marroquino, crepres, nesquick, sei lá... Foi comer até fartar. Para nao falar da belíssima vista para o lago.

O exterior do Auberge Tislit:
Imagem

E à despedida, uma panorâmica geral:
Imagem

Se alguém estiver a pensar fazer uma expedição com carácter humanitário, a senhora que trabalha neste albergue, recebe as ofertas e depois distribui pelas aldeias circundantes.

Alguns km (muito poucos) depois do Auberge Tislit, fica Ilmilchill. Mais uma cidade típica no meio das montanhas, que se caracteriza por ser um dos maiores aglomerados populacionais da zona. Até tem bomba de gasolina, electricidade e havia rede nos telemóveis (grande parte da viagem do dia anterior foi feita sem rede):
Imagem

Quando se fala de transporte em Marrocos, vale tudo:
Imagem

Imagem

Entretanto, o track sai do alcatrão e leva-nos pelo meio de muitas aldeias que vão aparecendo umas após as outras:
Imagem

A maior parte destas aldeias parece sobreviver da agricultura, já que os terrenos à volta dos rios é extremamente verde e estão todos cultivados:
Imagem

Imagem

Um pouco mais à frente, uma situação caricata. O caminho estava em obras e não dava para passar:
Imagem

Voltar para trás não era um hipótese que quiséssemos considerar e resolvemos esperar a ver o que dava. Passados uns minutos, o gajo da escavadora começa a revolver o terreno, alisa e estava feito um caminho para nós passarmos :)
Imagem

Um pouco mais à frente, e um pouco cansados, paramos uns minutos para esticar as pernas. Estávamos a quase 2500 metros de altitue e notava-se bem no rendimento dos carros:
Imagem
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Eis que chega a hora de começar a descer:
Imagem

Na descida cruzamo-nos com locais:
Imagem

Muito gado nas encostas e na estrada:
Imagem

Sempre com vistas espectaculares:
Imagem

Imagem

Imagem

Passadas algum tempo, retomamos o asfalto rumo a Tamtatouchte e às Gargantas do Todra. Quem ia atrás de mim já estava bem farto de apanhar com o meu pó
Imagem

Tamtatouche não tinha nada de diferente, e resolvemos continuar rumo às Gargantas. Logo as encostas começaram a apertar o caminho:
Imagem

Aqui, um daquelas imagens que costumamos receber por email:
Imagem

MEDO:
Imagem

Após um almoço retemperador, chegamos aquilo que são as Gargantas do Todra:
Imagem

Imagem

Imagem

São 5-7 minutos num vale muito apertado e alto por onde passa a estrada e um rio. É uma zona cheia de turismo com alguns hotéis mesmo nas Gargantas e muitos nas imediações. Vale a pena a visita, mas estava à espera de algo menos massificado, turisticamente.

Paramos uns minutos para umas fotos e logo retomamos a viagem, rumo a Tinerhir. Este sim, um aglomerado populacional muito grande, com um enorme palmeiral:
Imagem

Por hoje é tudo.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Fantasticas fotos... Algumas dignas da Nacional Geographic...
:god: :god:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
karacol
master TT
master TT
Registado: 30 mar 2007 22:04
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5 2000
Sócio LCP: 1700
RTI: 0

Mensagem por karacol »

Fantástica reportagem :) Se o arrependimento matar...aiiii :cry:
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

espectacular, dá vontade de ver e ver e voltar a ver sp que se ve de novo são novos promenores que se encontram nas fotos.
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

O nosso objectivo para este dia era chegar ao Auberge du Sud, e nem paramos em Tinerhir. Viramos para a estrada que liga a Alnif, que durante alguns (bons) km é assim:

Imagem
Dá para recuperar algum tempo: Foi aqui que atingi a velocidade máxima de toda a viagem, cerca de 129,9 km/h de acordo com o GPS.

E em boa hora o fizemos, pois a estrada torna-se nisto:
Imagem

Alnif pareceu-me ser um aglomerado de pequena dimensão. No entanto tem banco com ATM.
Imagem

Mais uma vez, nem paramos e metemos para Rissani. Apesar de isoladas, a maior parte das estradas nacionais está em boas condições e é possível andar a velocidades mais altas.
Imagem

Imagem

As portas da cidade de Rissani:
Imagem

Há hora que chegamos (18-19), deu para ver que era uma cidade bem movimentada:
Imagem

20km depois, era o início do track que nos levaria directamente ao Auberge du Sud. Uma paragem para ver se estava tudo em ordem com o Disco do Miguel. O conta rotações tinha vida própria, mas como a nível de motor parecia estar tudo bem, decidimos fazer a pista:
Imagem

Foi a loucura total:
Imagem

Imagem

Em determinadas partes, parecia o teste aos amortecedores do IPO, mas 15km depois, chegávamos ao fabuloso Auberge do Sud (http://www.aubergedusud.com/):
Imagem

Logo que chegamos, mostraram-nos os quartos (muito bonitos e confortáveis, com casa de banho privativa e AC). O pessoal estava todo embasbacado com a recepção. Ainda sem descarregar nada dos carros, logo fomos convidados a tomar uma bebida para descansar um pouco:
Imagem

O Auberge du Sud é qualquer coisa de especial. Talvez tenha ajudado o facto de termos chegado de noite. A iluminação é parca, o que ajuda a criar um ambiente de 1001 noites. Depois tem uma duna mesmo à saída do hotel, e atrás dessa duna, a imensidão do Erg Chebi.

Eu não resisti, mal acabei de tomar a bebi, fui para essa duna e simplesmente deitei-me a admirar o céu. Devido à pouca iluminação na zona, vi um céu estrelado como nunca tinha visto. Tudo isto tornou aquela chegada mágica. Apesar de me terem gozado quando disse que ia deitar-me para a duna, passados uns minutos, estavam lá todos os meus colegas de viagem... Tivemos ali uns minutos a dizer asneiras, a ver estrelas cadentes que depois eram aviões, que depois voltaram a ser estrelas cadentes (no dia seguinte acordamos que deviam ser satélites em orbitas mais baixas)... Sei lá. Éramos uns putos autênticos. Depois ouvimos alguém ao nosso lado a falar em português, e achamos que tava na hora de deixar de dizer asneiras :P e fomos para os quartos.

Após um banho retemperador, fomos jantar, com direito a comer na sala anexa à sala de jantar. Gente fina é outra coisa:
Imagem

A louça era tradicional de Marrocos [:)]:
Imagem

Após o jantar fomos tomar um chá para outra sala do Auberge onde assistimos a um espectáculo musical, tocado por empregados do Auberge. O cansaço ganhou, e pouco tempo depois fomos dormir.

Imagem
Imagem
JAGaspar
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 mar 2009 09:59
Land Rover: Discovery 300 Tdi - "Cutchátchu"
Sócio LCP: 2136

Mensagem por JAGaspar »

Que bela viagem!!!

E grds fotos sem duvida :cool:

LC :driving:
In Discovery Life
Imagem
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Boas Marco.

Nem imaginas a nostalgia que tenho ao ver estas fotos...
Os anos passam a correr e já faz 7 anos que lá estive.. :o
As saudades são muitas e ando desejoso de voltar.. haja saúde!

Muito bom mesmo. Espero que tenham gostado.
Como todas as pessoas que conheço, quem lá esteve fica sempre com um enorme desejo de voltar.. as cores, os cheiros, as pessoas e a enorme afectividade que têm pelos portugueses são realmente algo de mágico. Decerto também terão ficado com esta sensação.. :ok:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Barrosd
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 10 nov 2008 23:20
Land Rover: Discovery tdi300 96
Sócio LCP: 2121

Mensagem por Barrosd »

Boas Marco!

Grande aventura!

Estou a ver que mal tenhas hipoteces, voltas lá!

Deves estar cheio de episodios para contar!

Um Abraço!
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

chega parem nao digam mais... cada vez estou mais doido em ir mesmo lá.....
bela reportagem
Diogodiscovery
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 fev 2009 20:14
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300tdi 1998
Sócio LCP: 2233

Mensagem por Diogodiscovery »

Boas,

Bruno, queres lá ir em agosto??
A mim todos os dias me chateiam, pra ir 10 dias em agosto... tou mesmo tentado.. mas isto tá dificil pra todos...
Tenho pensado muito.. :rofl:

CumprimenTTos
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Barrosd Escreveu:Boas Marco!

Grande aventura!

Estou a ver que mal tenhas hipoteces, voltas lá!

Deves estar cheio de episodios para contar!

Um Abraço!
Boas!

Acho que me cruzei contigo na quarta feira, quando regressávamos ao Porto, ali no IC1, prós lados de Francelos. Pelo menos era um Disco e estava altinho como o teu :)

Logo que haja uma oportunidade, regresso, sem dúvidas!

Abraço!

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Diogodiscovery Escreveu:Boas,

Bruno, queres lá ir em agosto??
A mim todos os dias me chateiam, pra ir 10 dias em agosto... tou mesmo tentado.. mas isto tá dificil pra todos...
Tenho pensado muito.. :rofl:

CumprimenTTos
Pessoal, se tiverem a oportunidade, é de aproveitar. Acreditem que vale a pena! E não precisam de se meter em excursões com percursos pré-definidos. É possível irem lá sozinhos, ao ritmo que definirem e ver aquilo que vos interessar. Eu ajudo no que puder. A sério, fiquem à vontade!

Abraço!

Imagem
Imagem
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458

Mensagem por joaocarreira »

Boas,

estive para lá ir com o grupo há uns anos atrás mas acabamos por desistir antes da viagem.
Fiquei com pena e entretanto não houve oportunidade de lá voltar!
Acho que agora só dentro de algum tempo para dar "tempo" para o puto crescer mais um pouco e poder ir a família completa!

Grandes fotos!
Parabéns!

Abraço
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Faltava a foto do grupo que nos deu música no dia anterior:
Imagem

E o dia mais esperado tinha finalmente chegado.

Pela manhã, encontramo-nos com o nosso guia. O Miguel estava um pouco inseguro relativamente ao ponteiro das rpm do seu disco, e como até dava jeito dar um saltinho a Rissani (farmácia, levantar dinheiro, abastecer), aproveitamos para mais uma visita ao mecânico que trabalha com os carros do Auberge do Sud:
Imagem

Enquanto o carro era analisado fui tirando umas fotos da zona:
Imagem

Imagem

Imagem

Após a análise, os mecânicos chegaram à conclusão que realmente o conta-rotações estava marado, mas não tinham material para resolver a situação. Como tudo o resto até nem parecia mau, o Miguel decidiu avançar para as dunas mesmo assim...

E o grande momento chegou:
Imagem

Primeiro passo, tirar pressão aos pneus:
Imagem

Imagem

Para experimentar, baixei de 2,3 para 1,6 bar. E lá fomos nós, comigo e o guia na frente:
Imagem

Ao início correu bem e até parecia fácil, mas estava meio nervoso, e entre estar atento às indicações gestuais do guia e estar atento às dunas, perceber onde começavam e acabavam, cedo atolei:
Imagem

E os meus companheiros rapidamente me seguiram:
Imagem

Imagem

Andamos a primeia meia hora a perceber como aquilo funcionava... Atasca, desatasca, arranca, recua. Por indicação do guia, tinha começado a aventura com altas, mas logo chegou à conclusão que tinha de ser em baixas...

Depois dessa meia hora, voltei a baixar a pressão para 1,3 e começamos a curtir:
Imagem

Imagem

Estava um dia magnífico, não estava, Patrícia?
Imagem

(continua)

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Como ficou a zona do nosso primeiro atascanço:
Imagem

Continuamos a curtir:
Imagem

Imagem

Imagem

Aqui o primeiro susto do dia:
Imagem

Para variar, de dentro do carro parece bem pior do que é... Saímos facilmente daquela encrenca para passados uns minutos, cair noutra:
Imagem

Pás, pranchas, tentou-se tudo. Passava as pranchas e atascava. Após várias tentativas, acho que o viscoso começou a funcionar bem e consegui sair de lá...

Nas fotos não parece, mas esta descida era super inclinada:
Imagem

Mais divertimento:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Mustapha a analisar o terreno:
Imagem

Entretanto a fome começou a apertar e fomos almoçar. O Mustapha levou-nos a uma espécie de Oasis no meio do deserto (de óasis não tinha muito) onde o Auberge tem umas tendas para onde levam grupos de turistas em camelo, a passar a noite:

Imagem

Segundo ele, é muito difícil tirar de lá os carro, e por isso, estes tiveram que ficar numa duna, abandonados durante algumas horas:
Imagem

O "oásis" tinha uma duna gigante num dos lados... Infelizmente a foto não transmite a magnitude desta duna:
Imagem

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Depois do almoço, ainda brincamos mais um pouco.

Pelo meio houve direito a mais um susto meu... Numa subida falhada a uma duna, meti para o lado, numa zona cheia de ervas... Descobri da pior maneira que junto às ervas é duro como pedra. Ainda me tentei desviar mas o carro não respondeu ao volante. Dei dois saltos que ainda não percebi como é que não parti o eixo da frente todo...

Felizmente não houve ferimentos de maior. Uma nódoa negra na minha namorada devido a uma extensão que foi mal acondicionada por mim.

Não há fotos do acontecimento. Só depois, enquanto procurava peças do carro espalhadas pela areia:
Imagem

Como parecia estar tudo bem, continuamos o passeio pelas dunas:
Imagem

Imagem

Cruzamo-nos com outros veículos de tracção às 4:
Imagem

E depois aconteceu outro susto (e desta vez não foi comigo). Para se desviar do Artur que estava no topo da duna, o Miguel meteu para o lado direito. Só que o carro não conseguiu subir a duna e foi escorregando de lado até que ficou nesta posição:
Imagem

Imagem

Parece que o inclinómetro interior foi até ao fim da escala:
Imagem

Felizmente a operação de recuperação correu bem:
Imagem

O dia estava a caminhar para o fim, e começamo-nos a dirigir para a margem do deserto:
Imagem

Seguimos um track à volta das dunas, passando pela antiga MErzouga, onde actualmente nem vivem meia dúzia de famílias:
Imagem

Depois, dirigimo-nos a Khamlia onde pudemo-nos deliciar com a actuação de um grupo local, o Groupe des Bambaras (http://www.khamlia.com/):
Imagem

Imagem

O pessoal ainda deu um pezinho de dança com eles:
Imagem

No fim, o pequenito ganhou um boné LR e nós ainda trouxemos um cd do grupo que foi a banda sonora no RR para o resto da viagem:
Imagem

Para finalizar o dia, o Mustapha levou-nos ao belo lago de Merzouga:
Imagem

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Estava um fim de dia espectacular. Excelente para tirar umas fotos:
Imagem

Imagem

Eis que senão, há um senhor que pensa "Estes gajos andaram o tempo todo a gozar com o meu TD5, que não pode entrar na água e o camandro. Eis a oportunidade para lhes mostrar que isso são tudo mentiras! Vou tirar uma foto do Td5 dentro de água":
Imagem

O TD5 gostou tanto da água, que já nem quis sair. Tentou-se com uma cinta:
Imagem

Tentou-se com outra, mais curta:
Imagem

O Disco 300 também ia atolando a tentar puxar o TD5. Enfim. Lá teve de ir um Range salvar o dia. Infelizmente não há fotos [:)]

A verdade é que o Td5 só saiu com o Disco e o Range a puxar ao mesmo tempo. É justo. O Artur arriscava-se a ir para casa sem uma história mais picante para contar :)

Mais umas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

E depois regressamos ao Auberge du Sud onde tivemos mais um magnífico jantar, com a companhia da Sandra, uma veterana nas viagens a marrocos (trilho salama)
Imagem

Depois do jantar ainda houve tempo para umas brincadeiras com o Mohamed e com o Moustapha (pessoal que trabalha no Auberge, espectacular, simpático e brincalhões, que no fim do trabalho, juntaram-se a nós):

Imagem

Imagem

E a melhor forma de terminar o dia. Numa das cadeiras no topo da duna, a admirar as vistas, e a agradecer toda a experiência até então:
Imagem

(por hoje, é tudo)

Imagem
Imagem
JAGaspar
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 mar 2009 09:59
Land Rover: Discovery 300 Tdi - "Cutchátchu"
Sócio LCP: 2136

Mensagem por JAGaspar »

Pode continuar Marco, a reportagem fotografica esta a ser optima, e a encorajar muita gente a meter-se numa maluqueira assim ;)

In Discovery Life
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

JAGaspar Escreveu:Pode continuar Marco, a reportagem fotografica esta a ser optima, e a encorajar muita gente a meter-se numa maluqueira assim ;)

Obrigado! A reportagem tá quase no fim. O resto basicamente é a viagem de regresso, com passagem por Marrakech. Penso que logo à noite, termino.

Espero que encoraje outras pessoas a fazerem o mesmo. É uma grande aventura :)

Abraço!

Imagem
Imagem