REGRAS - CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Área dedicada ao Concurso de Fotografia.

Moderador: mauriciobasto

Mathiotte
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 nov 2011 19:18
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 2001
Sócio LCP: 2498
RTI: 0

Re: REGRAS - CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Mensagem por Mathiotte »

FLG Escreveu:
Mathiotte Escreveu:...Para salvaguardar os concorrentes e a vericidade da foto, nada como recorrer ao exif da foto....
:?2 :??

Bem... como quando EU não sei do que se trata gosto de imbestigar aqui vai:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Exif

Depois de ler isso atentamente chego a conclusão que já consultei varias vezes a informaçao das fotos apenas desconhecia o termo... ;)

Ai quando "chegar ao café"... ah e tal exif... :rofl:

O chato de utilizar postimage e imageshack é que remove o ficheiro de exif para se perder essa preciosa informação
Se tiveres firefox há um plugin para veres o exif das fotos, penso que seja o Exif Viewer.
Mas não quero desviar o assunto....
Imagem
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

VaReTaS Escreveu:Basta ver que quase diariamente se publicam aqui fotos no "O que eu vi hoje... " e nunca me apercebi que alguém reclamasse por se colocar uma foto do carro de um terceiro.

Mais. O direito à privacidade aplica-se sobre imagem "pessoal" e não sobre bens móveis, uma vez que a publicação de elementos "públicos" não obriga à obtenção de autorizações, devendo apenas, no caso dos veículos, ser ocultada a matrícula. Só é necessária autorização no caso de aparecerem pessoas!
Nem queiras que alguém alguma vez reclame! ;)
Quantas fotos se vêem nos concursos/posts com as pessoas lá dentro?

VaReTaS Escreveu:Eu pessoalmente acho mais gravoso publicar fotos de terceiros - isso sim é violação de direitos de autor - do que veículos de terceiros, pelo que expliquei antes.
Daí defender que as fotos deviam dos nossos carros. Se não fomos nós que a tiramos, bastava colocar o autor da foto em rodapé. (normalmente amigos nossos)
Como já referi anteriormente, posso ir ao google buscar uma foto TOP e dizer que fui eu que tirei. EXIF? Hoje em dia tudo é editável..

Só para terminar, imaginem que disse ao meu patrão que não pude ir trabalhar no dia X porque estive doente (só para poder ir ao passeio Y), e depois aparecem fotos minhas (colocadas por alguém, que não eu..) a conduzir o meu carro nesse dia...

Lançada que está a confusão, despeço-me com amizade.. :D
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
VaReTaS
master TT
master TT
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404

Mensagem por VaReTaS »

terracotta Escreveu:
VaReTaS Escreveu:Basta ver que quase diariamente se publicam aqui fotos no "O que eu vi hoje... " e nunca me apercebi que alguém reclamasse por se colocar uma foto do carro de um terceiro.

Mais. O direito à privacidade aplica-se sobre imagem "pessoal" e não sobre bens móveis, uma vez que a publicação de elementos "públicos" não obriga à obtenção de autorizações, devendo apenas, no caso dos veículos, ser ocultada a matrícula. Só é necessária autorização no caso de aparecerem pessoas!
Nem queiras que alguém alguma vez reclame! ;)
Quantas fotos se vêem nos concursos/posts com as pessoas lá dentro?
Não, não quero ;)

Antes pelo contrário. :lol:
terracotta Escreveu: Daí defender que as fotos deviam dos nossos carros. Se não fomos nós que a tiramos, bastava colocar o autor da foto em rodapé. (normalmente amigos nossos)
Como já referi anteriormente, posso ir ao google buscar uma foto TOP e dizer que fui eu que tirei. EXIF? Hoje em dia tudo é editável..
Pois, mas assim não seria um concurso de fotografia... seria o mesmo que simplesmente colocar as fotos nos nossos tópicos de apresentação. Um concurso é quando o autor "decide" que foto enviar... pelo menos é a minha opinião pessoal.

Quanto ao Google, acho que é como tudo... é uma questão de respeito pelos restantes membros do fórum e participantes, assim como pelo espírito que se quer manter... até porque facilmente podem ser "apanhados"!! :sing:
terracotta Escreveu:Só para terminar, imaginem que disse ao meu patrão que não pude ir trabalhar no dia X porque estive doente (só para poder ir ao passeio Y), e depois aparecem fotos minhas (colocadas por alguém, que não eu..) a conduzir o meu carro nesse dia...
É um risco... até porque hoje em dia essas fotos de eventos aparecem sempre publicadas no fórum, no Facebook e em mais não sei quantos sítios. Por isso, não vejo isso como um grande problema.

Agora se for a "Maria"... :shh:

Aquele abraço
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

VaReTaS Escreveu: Agora se for a "Maria"... :shh:
:lol: :lol:

Agora percebo porque os passeios do LCP estão sempre a "empancar"... é a malta que pára o carro para vir cá fora tirar fotos a si próprio... :mad: :stick:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

terracotta Escreveu:
VaReTaS Escreveu: Agora se for a "Maria"... :shh:
:lol:

Agora percebo porque os passeios do LCP estão sempre a "empancar"... é a malta que pára o carro para vir cá fora tirar fotos a si próprio... :mad: :stick:
:rofl:
varetas(at)smartnex.net
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

terracotta Escreveu:...Agora percebo porque os passeios do LCP estão sempre a "empancar"... é a malta que pára o carro para vir cá fora tirar fotos a si próprio... :mad: :stick:
pois... e ó despois lá vamos nós almoçar por volta das 18.00... eu já :shifty: a procura de migalhas na mala... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
panther667
master TT
master TT
Registado: 22 set 2010 22:09
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
Sócio LCP: 2395

Mensagem por panther667 »

VaReTaS Escreveu: Eu pessoalmente acho mais gravoso publicar fotos de terceiros - isso sim é violação de direitos de autor - do que veículos de terceiros, pelo que expliquei antes.

De qualquer forma, não acho justo estar a participar num concurso com uma foto de outra pessoa. Como já disse, noutras ocasiões, não acho que seja adequado. Vou dar um exemplo.

Imaginemos que eu publico uma foto tirada pelo panther667 (não me leves a mal... é só um exemplo :D ) e que está muito boa. Ele, por outro lado, se eu envio essa foto antes não a poderá publicar. Imaginemos que depois eu ganho o concurso com a foto dele... para quem vão os louros?! Para mim... é isso justo, quando a fotografia foi tirada por ele?!
Pois é pah... se andasses pra aí a publicar as minhas fotos, estavas sempre a ganhar os concursos :finger:

Agora a sério, concordo contigo! Se isto é um concurso de fotografia, devem ser fotos tiradas por nós próprios e não por terceiros!
Imagem
VaReTaS
master TT
master TT

Mensagem por VaReTaS »

panther667 Escreveu: Pois é pah... se andasses pra aí a publicar as minhas fotos, estavas sempre a ganhar os concursos :finger:
Pois, pois... isso bem se viu há tempos numa revista da especialidade :finger:
varetas(at)smartnex.net
Imagem
panther667
master TT
master TT
Registado: 22 set 2010 22:09
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
Sócio LCP: 2395

Mensagem por panther667 »

VaReTaS Escreveu:
panther667 Escreveu: Pois é pah... se andasses pra aí a publicar as minhas fotos, estavas sempre a ganhar os concursos :finger:
Pois, pois... isso bem se viu há tempos numa revista da especialidade :finger:
É verdade! Os gajos meteram lá as fotos da minha viatura e nem me pediram autorização :lol: Que chatice :ohnao:
Imagem
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Mensagem por hugocvaz »

Não era suposto colocar fotos sem tratamento ... :sing: :sing:
No comments ...