Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12
-
ricardix81
- iniciante TT

- Registado: 24 mai 2011 01:00
- Land Rover: Discovery 300tdi 1997
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12
Olá bom dia.
É de facto bastante interessante este tema. Na realidade haverão centenas de opiniões e hipoteses de solução para que possamos continuar a passear fora de estrada.
No alentejo, por exemplo, todas as estradas que aparecem nas cartas militares ou até mesmo as estradas não alcatroadas que aparecem no Tom Tom ou IGO, estão cortadas ou vedadas por cercas, portadas, cercas eletricas, etc. É muito raro encontrar nos limites dos terrenos que têm gado onde passam estas estradas, as grades no chão. Estas grades limitam a passagem dos animais e possibilitam a passagem de viaturas.
No alentejo, para além de não haver esta preocupação por parte dos agricultores, também os praticantes de TTT sofrem do mesmo mal que no resto do país. No rebanho há sempre a ovelha negra. É esta ovelha é que vai saltar á vista e vai ser usada como imagem geral e exemplo do grupo....
Adicionando a isto que hoje em dia o estado faz tudo para amealhar euros ou seja, nunca irá facilitar qualquer que seja a proposta. Pelo contrario, irá sempre impor dificuldades e obrigações de forma a que possa apanhar este ou aquele descuidado.
É de facto bastante interessante este tema. Na realidade haverão centenas de opiniões e hipoteses de solução para que possamos continuar a passear fora de estrada.
No alentejo, por exemplo, todas as estradas que aparecem nas cartas militares ou até mesmo as estradas não alcatroadas que aparecem no Tom Tom ou IGO, estão cortadas ou vedadas por cercas, portadas, cercas eletricas, etc. É muito raro encontrar nos limites dos terrenos que têm gado onde passam estas estradas, as grades no chão. Estas grades limitam a passagem dos animais e possibilitam a passagem de viaturas.
No alentejo, para além de não haver esta preocupação por parte dos agricultores, também os praticantes de TTT sofrem do mesmo mal que no resto do país. No rebanho há sempre a ovelha negra. É esta ovelha é que vai saltar á vista e vai ser usada como imagem geral e exemplo do grupo....
Adicionando a isto que hoje em dia o estado faz tudo para amealhar euros ou seja, nunca irá facilitar qualquer que seja a proposta. Pelo contrario, irá sempre impor dificuldades e obrigações de forma a que possa apanhar este ou aquele descuidado.
-
ricardix81
- iniciante TT

- Registado: 24 mai 2011 01:00
- Land Rover: Discovery 300tdi 1997
- Sócio LCP: 0
Por exemplo, tal como o rádio CB tem licença obrigatoria por parte do utilizador, também poderia haver uma licença válida que permita um condutor fazer TTT com moderação mas legal. E nesse caso poder cooperar com as entidades de forma a proteger a natureza (campanhas de recolha de lixo) alertar (vigilancia) etc. Sem protocolos mas com capacidade para o fazer....
Na prática, os jipes mais com rodas 37 e fumo negro na traseira é que estragam de certa forma o TTT...
Na prática, os jipes mais com rodas 37 e fumo negro na traseira é que estragam de certa forma o TTT...
- PJHO
- pleno TT

- Registado: 17 dez 2007 10:54
- Land Rover: Discovery 200 Tdi
- Sócio LCP: 2574
ricardix81, obrigado pelas tuas sugestões e contributo.
Contamos com a tua presença no debate?
Certamente que as tuas ideias e opiniões terão enquadramento e serão muito bem-vindas.

Contamos com a tua presença no debate?
Certamente que as tuas ideias e opiniões terão enquadramento e serão muito bem-vindas.
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
- PJHO
- pleno TT

Land Rovistas, estamos quase lá!
Espero ver lá muitos de vós cheios de ideias, sugestões e contributos!

Espero ver lá muitos de vós cheios de ideias, sugestões e contributos!
CumprimenTTos cordiais,
- mikemeneiserPT
- master TT

- Registado: 18 jan 2012 17:25
- Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88" - Sócio LCP: 2548
Boas
estarei lá, mais para ouvir do que sugerir, pois a minha experiência é muito pouca nesse âmbito
eu quando quero ir passear, agarro do bixo e faço-me aos caminhos e até agora nunca tive problemas, mas...
acredito que quando são "ajuntamentos" com certeza a probabilidade é muito maior
o que podemos fazer nesse sentido é mesmo organizar passeios com "objectivos nobres" para que se possa mudar um pouco a imagem existente
Tenho uma quinta na zona de Lobão da Beira, e existe um caminho até lá espectacular, mas o vizinho da quinta ao lado, é só ouvir o ronronar seja de jipes ou de motos, e atravessa o tractor no caminho e com a enchada na mão, cumprimenta o pessoal todo
Óh Ti Jaquim, deixe lá o pessoal divertir-se, andam a passear!
O quê! Esta malandragem! dass...fod...aqui os caminhos todos. Ainda ontem fiz umas rilheiras pra desbiar a auga e de certeza que já fud... tudo.
Até ao Ibérico pessoal!
estarei lá, mais para ouvir do que sugerir, pois a minha experiência é muito pouca nesse âmbito
eu quando quero ir passear, agarro do bixo e faço-me aos caminhos e até agora nunca tive problemas, mas...
acredito que quando são "ajuntamentos" com certeza a probabilidade é muito maior
o que podemos fazer nesse sentido é mesmo organizar passeios com "objectivos nobres" para que se possa mudar um pouco a imagem existente
Tenho uma quinta na zona de Lobão da Beira, e existe um caminho até lá espectacular, mas o vizinho da quinta ao lado, é só ouvir o ronronar seja de jipes ou de motos, e atravessa o tractor no caminho e com a enchada na mão, cumprimenta o pessoal todo
O quê! Esta malandragem! dass...fod...aqui os caminhos todos. Ainda ontem fiz umas rilheiras pra desbiar a auga e de certeza que já fud... tudo.
Até ao Ibérico pessoal!
- PJHO
- pleno TT

Olá Miguel!
Obrigado pela partilha de vivências e pelo interesse!
O assunto que relatas, numa perspectiva mais abrangedora traz bastante pertinência ao debate e acrescenta valor!
Até que ponto o nosso divertimento e paixão pelo TTT infere impactos negativos a proprietários de terrenos contíguos aos caminhos por onde circulamos?
Até que ponto o direito à propriedade daqueles pode limitar o nosso direito a circular livremente na via pública de forma ordeira e consciente?
Onde se situa o equilíbrio?
Vamos falar sobre isso?

Obrigado pela partilha de vivências e pelo interesse!
O assunto que relatas, numa perspectiva mais abrangedora traz bastante pertinência ao debate e acrescenta valor!
Até que ponto o nosso divertimento e paixão pelo TTT infere impactos negativos a proprietários de terrenos contíguos aos caminhos por onde circulamos?
Até que ponto o direito à propriedade daqueles pode limitar o nosso direito a circular livremente na via pública de forma ordeira e consciente?
Onde se situa o equilíbrio?
Vamos falar sobre isso?
CumprimenTTos cordiais,
- mikemeneiserPT
- master TT

- Registado: 18 jan 2012 17:25
- Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88" - Sócio LCP: 2548
claro que sim
hoje estou particularmente "super arrependido" de não ter ido convosco no fim de semana
nunca mais vou ter oportunidade de ver o que vocês viram
como se pode deixar chegar ao ponto que chegou um incêndio numa área destas...tristeza
Desculpa o
Abraço
hoje estou particularmente "super arrependido" de não ter ido convosco no fim de semana
nunca mais vou ter oportunidade de ver o que vocês viram
como se pode deixar chegar ao ponto que chegou um incêndio numa área destas...tristeza
Desculpa o
Abraço
- Carrola
- pleno TT

- Registado: 24 fev 2007 23:09
- Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
- Sócio LCP: 360
Aqui está o que muitos argumentam do bom do TT, que é manter os caminhos abertosmikemeneiserPT Escreveu:Boas
Tenho uma quinta na zona de Lobão da Beira, e existe um caminho até lá espectacular, mas o vizinho da quinta ao lado, é só ouvir o ronronar seja de jipes ou de motos, e atravessa o tractor no caminho e com a enchada na mão, cumprimenta o pessoal todo![]()
Até ao Ibérico pessoal!
Abraços e até Gouveia
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Nº360 Disco 300
- PJHO
- pleno TT

Concordo na medida em que esse argumento não é o mais importante, não deixando no entanto de ser pertinente.Carrola Escreveu: Aqui está o que muitos argumentam do bom do TT, que é manter os caminhos abertos, esse argumento para mim não cola, temos que dar a volta por outro lado
![]()
Abraços e até Gouveia
Há de facto caminhos (e até corta-fogos) que se não for pela passagem de viaturas TT ficam intransitáveis muito mais depressa, sendo que também sucede o contrário...
Acho que este não pode ser o motivo principal, mas há que ter isso em conta.
Eu e uns quantos já limpámos a nossa quota parte de caminhos...
Um assunto a ser debatido.
Já falta pouco!
CumprimenTTos cordiais,
- FCGR
- júnior TT

- Registado: 11 out 2010 16:08
- Land Rover: LR Discovery 300 Tdi 1994
- Sócio LCP: 2398
O futuro passará a meu ver pelas organizações mais representativas do Todo Terreno Turistico e seus associados efetuarem campanhas de marketing que associem a prática do TTT ao respeito e á proteção da natureza, nomeadamente através de cooperação com organizações publicas e privadas como Autarquias, Quercus, Institutos da Natureza, etc, através de reflorestações, tratamento e limpeza de caminhos e por ai fora, sempre com a devida publicidade.
- PJHO
- pleno TT

Concordo, FCGR!
E como vamos chegar lá?
Vais estar no Ibérico? Apareces no debate?

E como vamos chegar lá?
Vais estar no Ibérico? Apareces no debate?
CumprimenTTos cordiais,
- PJHO
- pleno TT

Lista de temas actualizada
TEMAS A DEBATER
O que é o TTT?
TT vs TTT (comparação)
A imagem do TTT e dos seus praticantes
Código de Ética do praticante TTT
A prática do TTT (individual, em grupo formal/informal)
Legislação geral
Processo de licenciamento de passeios
O TTT e o meio - Conhecer e dar a conhecer
O TTT de mãos dadas com a sociedade (contributos e formas de contribuir)
Passeios organizados (qualidade actual, interesse, adequabilidade...)
Associativismo (a sua importância, o estado actual e futuro)
O futuro do TTT - Como o salvaguardar?
É um debate ambicioso dada a quantidade de temas, sendo que talvez desta forma se consiga cativar um número maior de participantes!
Lista de temas actualizada na primeira mensagem.
O que é o TTT?
TT vs TTT (comparação)
A imagem do TTT e dos seus praticantes
Código de Ética do praticante TTT
A prática do TTT (individual, em grupo formal/informal)
Legislação geral
Processo de licenciamento de passeios
O TTT e o meio - Conhecer e dar a conhecer
O TTT de mãos dadas com a sociedade (contributos e formas de contribuir)
Passeios organizados (qualidade actual, interesse, adequabilidade...)
Associativismo (a sua importância, o estado actual e futuro)
O futuro do TTT - Como o salvaguardar?
É um debate ambicioso dada a quantidade de temas, sendo que talvez desta forma se consiga cativar um número maior de participantes!
Lista de temas actualizada na primeira mensagem.
CumprimenTTos cordiais,
- FCGR
- júnior TT

- Registado: 11 out 2010 16:08
- Land Rover: LR Discovery 300 Tdi 1994
- Sócio LCP: 2398
Infelizmente e com imensa pena minha não vou puder ir, mas vou acompanhar á distancia, alguns amigos estaram presentes nomeadamente malta aqui dos Landmaniacos do Oestte. O que mais tenho pena de perder é precisamente este debate e os workshops, mas estou convicto que será um debate produtivo e pode não se chegar a uma conclusão mas se se encontrar uma "semente" que possa germinar já será muito positivo.
Uma coisa tenho a certeza o TT está na moda, tem boa onda, só precisamos de com algum cuidado e inteligência levarmos a sua pratica para onde queremos, sempre associado ao contacto e ao respeito com a natureza. É preciso agir quanto antes e prepararmo-nos se tempestades vierem... Nalguns locais do pais parece existir uma caça ás bruxas provocada por 2 ou 3 comportamentos incorrectos e esse é também um dos aspectos a considerar, é necessário formar os praticantes para uma pratica responsavel, caso contrário poderá confundir-se uma arvore com a floresta.
Agradeço a oportunidade de partilhar a minha opinião.
Boa sorte e sucesso!
PS: como alguns de vós saberão parte da Serra de Montejunto ardeu esta semana, porque não os Landmaniacos do Oeste contactarem o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Zona Paisagem Protegida da Serra de Montejunto) e propor uma ação de voluntariado de reflorestação, com devida divulgação nos jornais locais e nacionais e rádios. Fica a ideia.
Uma coisa tenho a certeza o TT está na moda, tem boa onda, só precisamos de com algum cuidado e inteligência levarmos a sua pratica para onde queremos, sempre associado ao contacto e ao respeito com a natureza. É preciso agir quanto antes e prepararmo-nos se tempestades vierem... Nalguns locais do pais parece existir uma caça ás bruxas provocada por 2 ou 3 comportamentos incorrectos e esse é também um dos aspectos a considerar, é necessário formar os praticantes para uma pratica responsavel, caso contrário poderá confundir-se uma arvore com a floresta.
Agradeço a oportunidade de partilhar a minha opinião.
Boa sorte e sucesso!
PS: como alguns de vós saberão parte da Serra de Montejunto ardeu esta semana, porque não os Landmaniacos do Oeste contactarem o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Zona Paisagem Protegida da Serra de Montejunto) e propor uma ação de voluntariado de reflorestação, com devida divulgação nos jornais locais e nacionais e rádios. Fica a ideia.
- Mário Antão
- maníaco TT

- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
Infelizmente parece que este ano vou mesmo falhar o Ibérico
Espero que a "tertúlia/debate" tenha muita participação, seja animada, e sobretudo se chegue a algumas conclusões para podermos melhorar a imagem do TTT e a sua qualidade, mas sempre a pensar na protecção e melhoramento das nossas paisagens, isso é o mais importante
Divirtam-se e aproveitem o momento
Espero que a "tertúlia/debate" tenha muita participação, seja animada, e sobretudo se chegue a algumas conclusões para podermos melhorar a imagem do TTT e a sua qualidade, mas sempre a pensar na protecção e melhoramento das nossas paisagens, isso é o mais importante
Divirtam-se e aproveitem o momento

- PJHO
- pleno TT

É com muita pena que tenho conhecimento que não poderão comparecer no EILR'12.
Fica para uma próxima...
FCGR:
Excelente ideia essa de se organizar um voluntariado.
Aqui por Viseu também temos sido flagelados pelos fogos.
Acções de reflorestação seriam muito bem vindas.
Espero que as entidades responsáveis também colaborem.
Bom, vou arrancar para Gouveia!

Fica para uma próxima...
FCGR:
Aqui por Viseu também temos sido flagelados pelos fogos.
Acções de reflorestação seriam muito bem vindas.
Espero que as entidades responsáveis também colaborem.
Bom, vou arrancar para Gouveia!
CumprimenTTos cordiais,
- Mário Antão
- maníaco TT

Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
É uma ideia excelente, uma zona da Serra de Montejunto está um caos, de nada serviu o GATTAL andar a "lutar" por ela, tanta preocupação nos nossos passeios para nadaPJHO Escreveu:FCGR:

- luisalves
- júnior TT

- Registado: 07 ago 2005 17:50
- Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998 - Sócio LCP: 552
Bom dia
Até me podem acusar de descriminação, mas e que tal os clubes, ao organizarem os seus passeios, limitarem as inscrições a pneus inferiores a 35''.
Uma das maiores reclamações dos agricultores, é o facto de que "os gajos dos jipes f%&#$em o caminho todo" e nos sabemos como estes pneus estragam com tudo o que são caminhos enlameados.
Cabe-nos a nós proteger a nossa actividade.
Abraço e até logo
Até me podem acusar de descriminação, mas e que tal os clubes, ao organizarem os seus passeios, limitarem as inscrições a pneus inferiores a 35''.
Uma das maiores reclamações dos agricultores, é o facto de que "os gajos dos jipes f%&#$em o caminho todo" e nos sabemos como estes pneus estragam com tudo o que são caminhos enlameados.
Cabe-nos a nós proteger a nossa actividade.
Abraço e até logo
- Mário Antão
- maníaco TT

Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Eu estou de acordo contigo Luís, 200% de acordo, é inclusivamente um assunto que já comentei com alguns elementos do GATTAL. Acho que se entrou num exagero com o tamanho dos pneusluisalves Escreveu:Até me podem acusar de descriminação, mas e que tal os clubes, ao organizarem os seus passeios, limitarem as inscrições a pneus inferiores a 35''.

- PJHO
- pleno TT

Concordo! Tenho uma outra viatura com pneus 35" e se for preciso, troco ou mudo em definitivo por uma causa maior!Mário Antão Escreveu:Eu estou de acordo contigo Luís, 200% de acordo, é inclusivamente um assunto que já comentei com alguns elementos do GATTAL. Acho que se entrou num exagero com o tamanho dos pneusluisalves Escreveu:Até me podem acusar de descriminação, mas e que tal os clubes, ao organizarem os seus passeios, limitarem as inscrições a pneus inferiores a 35''.
Queria apenas salvaguardar que quem estraga não é o pneu, mas o condutor!
Mas isto é uma conversa para uma tarde inteira...
CumprimenTTos cordiais,
- Mário Antão
- maníaco TT

Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Ora ai está, se tiverem um pneu mais pequeno o estrago é menorPJHO Escreveu:Queria apenas salvaguardar que quem estraga não é o pneu, mas o condutor!
Mas isto é uma conversa para uma tarde inteira...