I Expedição LandInvictus - Marrocos 2009

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Re: I Expedição LandInvictus - Marrocos 2009

Mensagem por bunino »

pois amigo diogodiscovery nessa altura nao tenho ferias, isso tem de ser combinado como deve de ser.
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Convém planear isso com algum tempo, principalmente por causa da marcação de férias.

Para terem uma ideia, a primeira vez que falamos sobre irmos a Marrocos foi ao almoço de um excelente passeio feito a 10-05-2008, um Barcelos-Pt Lima-Barcelos.

Quem diria que um ano depois, certinho, estaríamos a entrar em Marrocos :)

Abraço!
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

O dia seguinte era de alguma tristeza pois tínhamos de seguir caminho. O percurso planeado era entre MErzouga e Ourzazate, fazendo a pista de Merzouga a Alnif e seguir depois por estrada até Ouarzazate.

Mas devido às 48 horas de atraso que já tínhamos, e como o percurso era muito longo (ligeiramente acima dos 400km), optamos por prescindir da pista Merzouga-Alnif.

Em boa hora o fizemos, pois nessa manhã levantou-se um vento daqueles, e toda a zona da pista estava envolvida numa grande nuvem de pó. Durante o percurso em estrada deu para ver vários remoínhos de pó...

Então, era a hora de despedida.
O nosso quarto (completamente desarrumado). Ao vivo e arrumados têm muito melhor aspecto:
Imagem

O páteo interior do Auberge:
Imagem

As máquinas aguardavam a partida:
Imagem

As famosas cadeiras no topo da duna. Não parece nada de especial, mas a sensação é única:
Imagem

O exterior do Auberge:
Imagem

Infelizmente não tirei fotos à piscina em construção. Mas fica do lado direito do Auberge, quem olha para a foto acima, e tem umas dimensões bastante generosas.

Aqui é possível ver a areia que andava no ar:
Imagem

Antes de Tezarine, apareceram alguns dromedários:
Imagem

Os desfiladeiros a caminho de Ourzazate:
Imagem

Imagem

Antes de chegar a Ouarzazate, e por motivos pessoais de um dos participantes, decidimos fazer a esticadinha até Marrakech nesse mesmo dia.

Ao atravessar Ourzazate, havia um desfile de crianças:
Imagem

Um polícia veio ter conosco e pediu para esperarmos alguns minutos. Passaram uns 10 minutos, e veio outro polícia que sugeriu que déssemos meia volta e seguíssemos por outro caminho. Assim o fizemos e pouco tempo depois estávamos a sair de Ouarzazate, na zona dos estúdios. Nestes filmaram algumas cenas do Asterix - Missão Cleópatra e algumas cenas d'O Gladiador, por exemplo:
Imagem

Entretanto começou a anoitecer e já não deu para tirar muitas fotos:
Imagem

Imagem

Nesse dia, ainda houve uma situação muito caricata. A uns 80-100 km de Marrakech, a determinada altura, a estrada vai quase nos topos de umas montanhas... De repente no CB, o Miguel: "Pessoal, na frequência XYZ, tá a passar música portuguesa". Toca toda a gente a mudar para a frequência, e não é que era mesmo música portuguesa? Era a versão do Rui Reininho de uma das músicas das Doce, a "Uma da manhã, hey...".

O pessoal contente por tar a passar música portuguesa numa rádio marroquina. De repente olho para o rádio, e no visor está "Comrcial".

"Deve ser a Comercial cá da zona, comentamos nós", mas ficamos curiosos. E não é que no fim da música, começa a dar publicidade ao Dolce Vita Tejo, depois a um banco (acho eu) e à própria Radio Comercial?

O pessoal ficou todo de boca aberta. Como era possível?!? Em FM e com RDS!!! Entretanto, começamos a descer de altitude e deixou-se de ouvir.

(Ontem mandei um mail à Radio Comercial para tentar saber como é que aquilo aconteceu)

Depois ficou de noite. Conduzir de dia naquela terra já é uma aventura, mas de noite é qualquer coisa de épico... Só pessoal que não desliga os máximos quando cruza (tantos bois que eu chamei), faróis desalinhados, falta destes, ultrapassagens à maluca. Parece que levam todos fogo no r@bo, cambada de impacientes.

Entretanto procuramos um hotel às portas de Marrakech e passamos a noite num a 25km, onde pude dar finalmente um mergulho numa piscina, já passava das 22h.
Última edição por Marco em 27 mai 2009 12:00, editado 2 vezes no total.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

No outro dia de manhã, fomos para Marrakech. O objectivo era o Ibis no centro. Chegamos lá tão cedo, que tivemos de esperar 45m para poder fazer o check-in.

Tralhas nos quartos, carros no parque e pusemo-nos a caminho da praça Jemaa El-Fna, recomendada pela Sandra, duas noites antes.

Marrakech é uma cidade muito moderna e bastante ocidentalizada. Tem McDonalds (onde almoçamos um menu McGambas), KFC, Zara, etc...A cor dominante é uma mistura de castanho com rosa... Há quem lhe chame salmão, mas isso para mim, é peixe :)

A estação de comboios ficava logo ao lado do Ibis:
Imagem

Uma mesquita (a maior que vi, por aqueles lados):
Imagem

E, finalmente, a praça Jemaa El-Fna:
Imagem

É aqui que se reúnem os artistas, os encantadores de serpentes, alguns vendedores, etc. O verdadeiro movimento só começa a partir da 17:00.

Atravessamos a praça e rumamos aos Souks (mercados). Aqui pode-se comprar de tudo. E tudo o que se compra, tem de ser regateado. Geralmente, trazem-se os artigos por menos de metado do que pedem inicialmente. Mas é mesmo assim, e eles fazem questão de negociar:
Imagem

Imagem

Imagem

Esta foto custou-me 2 dinares (20 cents):
Imagem

A Mónica foi às pinturas:
Imagem

Imagem

Eram umas 18:00 quando fomos jantar, no tasco do Ali. Outra experiência recomendada pela Sandra. E vale a pena:
Imagem

A esta hora já é grande a confusão, com todos os restaurantes montados e cheios de gente:
Imagem

E uma última vista da praça:
Imagem

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

No penúltimo dia, não há muito para contar. Arrancamos cedo de Marrakech e metemos logo pela Autoestrada. São muito boas, com bom piso, boas áreas de serviço e baratas. Nas portagens, tem que se pagar com dinheiro, pois não aceitam cartões.

Na primeira paragem, encontramos este carro (será que a barra Panhard tem alguma coisa a ver com isto?). Deu a ideia que o homem estava a percorrer marrocos a solo. O interior estava bem equipado com um Garmins 276c e alguns Tomos do J. Gandini "Pistes du Maroc" (http://www.extrem-sud.com/guides.html):
Imagem

Imagem

Até Ceuta, houve um episódio engraçado na circular a Rabat. Eu queimei um sinal vermelho, mas para a polícia, tinha sido o Disco da Mónica e do MIguel. Após descobrirem que eles eram portugueses, uma multa de 800 dinares (aproximadamente 80 euros) passou a 100 dinares de presente de aniversário para um dos polícias. Muito simpáticos, estes polícias. apr:)

Já em Ceuta, à espera do Ferry:
Imagem

Pouco tempo depois, chegou um Clio de matrícula francesa, com um rapaz e duas raparigas lá dentro. Gabaram-nos os carros, e depois disseram-nos que tinham viajado por Marrocos, Mauritânia e Senegal no........... Clio. Isso sim, é aventura!

Já no ferry, o cansaço era muito:
Imagem

Nessa noite ainda fomos dormir a Sevilha. Arrancamos na outra manhã, tendo entrado em Portugal por Campo Maior.

Por volta das 18:00, estávamos na área de serviço de Ovar da A29, onde ligamos ao Artur (que tinha partido de marrakech um dia antes de nós), para se encontrar conosco:
Imagem

E a aventura terminou onde começou. Nas bombas de gasolina da Galp do Freixo:
Imagem

Fomos todos comer uma francesinha para celebrar, mas acho que ninguém tirou fotos.

Finalmente, uma pequena homenagem ao meu bravo Range Rover que foi e veio de Marrocos sem pestanejar. Grande máquina:
Imagem

Imagem

E assim termino o relato da aventura. Aproveito para agradecer aos meus colegas de viagem pela excelente companhia que proporcionaram. E claro, ao Parola Gonçalves por todo o apoio logístico. És o maior!!

Desculpem se apanharam uma grande seca com as fotos e as descrições, mas era-me impossível contar uma aventura como esta de outra forma!

Se alguém tiver alguma dúvida acerca de qualquer coisa em que possa ajudar, estejam à vontade para me contactar.

Abraço e obrigado pela atenção!
Última edição por Marco em 27 mai 2009 10:43, editado 1 vez no total.

Imagem
Imagem
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 12:59
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5
Sócio LCP: 782

Mensagem por ParolaGoncalves »

Boas.

Excelente reportagem e não têm nada que agradecer, a partilha é importante e sempre que posso faço essa partilha de conhecimentos ou dados.Estão de parabéns.
Eu é que agradeço a confiança que tiveram nas minhas dicas e sugestões, quem quiser já sabe apite que darei aquilo que sei.
Em www.landlousa.com há muitas novidades frescas sobre Marrocos e Argélia, que vai ser um dos próximos locais para TT, com a abertura que o Governo Argelino está a fazer. Mas para já o Sahara Ocidental Marroquino, em Maio de 2010, com outra ida em Setembro de 2009 em Expedição pura.
Fiquem bem.
Qualquer coisa , apitem.
Inté.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

softop Escreveu:ó Mario,um dia destes vamos a Marrocos!!!! s:)
Quem me dera softop, ainda não perdi a esperança, cada vez que vejo fotos como estas ainda fico com mais vontade. Excelente reportagem Marco :god: Parabéns.
Imagem
CarlosOliveira
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 23:57
Land Rover: Range Rover V8
Freelander 2.0
Sócio LCP: 465

Mensagem por CarlosOliveira »

Boas Marco
Sem duvida que deve ter sido uma boa viagem

A tua foto reportagem esta 5 estrelas, deu para recordar locais conhecidos.... tenho de meter um motor a diesel e lá voltar...

Então vao fazer a piscina na parte de fora do auberg do sud ???
Imagem
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0

Mensagem por joaocarreira »

Márioantao Escreveu:
softop Escreveu:ó Mario,um dia destes vamos a Marrocos!!!!
Quem me dera softop, ainda não perdi a esperança, cada vez que vejo fotos como estas ainda fico com mais vontade. Excelente reportagem Marco :god: Parabéns.

assim de repente somos já 3 defender :D :D :D : estou lá!

Abraço
Joao
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
mig.ang.santos
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 out 2007 23:34
Land Rover: Discovery 300 Tdi '97
Sócio LCP: 1798
RTI: 0

Mensagem por mig.ang.santos »

marquinho abdul :D esta tudo mt bem contado :D

foram demais estas nossas ferias. a repetir.

MESTRE PAROLA :god: muito obrigado!!!

que venha a proxima aventura.... (mal o disco saia do doutor)

Miguel Ângelo Santos
Landmaníaco 1798
Disco 300Tdi '97

http://landinvictus.blogspot.com/
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Sem duvida que o cunho da reportagem esta bem entregue ao Marco! Parabéns.. só falta ai uma coisinha.. aquele frase típica que nos marcou durante a viagem: "Trakilo.. no passa nada... vacaciones...." :rofl: Sem duvida uma viagem a repetir e a aconselhar e encorajar quem realmente quiser "Respirar Marrocos", pois só assim se consegue aproveitar tudo o que aquele país tem para oferecer! Quem precisar de ajuda, e acho que neste ponto posso falar pelos 3, teja à vontade que teremos muito gosto em partilhar, até porque, foi com a filosofia da partilha ;) que conseguimos realizar esta viagem!

Abraço e Bons TTrilhos :driving:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem