Boa noite a todos.
Mais um EILR que chegou ao fim, com muita pena minha. Passou tão depressa...
Que grande fim-de-semana. Parabéns ao Landmania, a todos os que colaboraram, e a todos os que participaram com alegria, entusiasmo, espírito e respeito pelo TT.
Em relação ao debate, gostaria de agradecer mais uma vez àqueles que participaram e que dessa forma revelaram o seu interesse por "esta coisa do TTT" que tanto nos apaixona, mas de que nem sempre cuidamos.
Não fomos muitos, mas sem dúvida que fomos bons. Mais virão, seguramente.
Na minha opinião foi muito produtivo e quero acreditar que mais se fará.
Apesar de não ser apologista de particularizar, não posso deixar de deixar aqui um agradecimento muito especial ao António Barros e à Maria José que se deslocaram especialmente para participar neste debate. Muito obrigado pelo apoio, incentivo e amabilidade.
Ao Rui Marinho tenho agradecer e muito por ter arranjado tempo para participar com tanta propriedade e pertinência, contribuindo no processo para a credibilização do debate e dos temas abordados. Como é que um homem com tanto em mãos naquele momento, com tanto que fazer enquanto organizador do EILR'12 ainda conseguiu arranjar forma de participar?
Obrigado Rui.
Aproveito para lançar o repto no sentido de se procurar organizar mais debates, workshops, ou simples tertúlias tendo em vista mobilizar a massa crítica necessária para que possamos em definitivo assegurar o futuro sustentável e sustentado do Todo-o-Terreno Turístico em Portugal.
A caravana já está em marcha, mas ainda não somos nós a liderar...
Ainda não é tarde de mais, mas já não é cedo.
Muito, muito obrigado a todos. Agradeço eu, mas sobretudo agradece o TTT.
Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12
- PJHO
- pleno TT

- Registado: 17 dez 2007 10:54
- Land Rover: Discovery 200 Tdi
- Sócio LCP: 2574
Re: Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira
O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
- ruimarinho
- Site Admin

- Registado: 03 ago 2005 15:09
- Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006) - Sócio LCP: 1
Caro,PJHO Escreveu:Ao Rui Marinho tenho agradecer e muito por ter arranjado tempo para participar com tanta propriedade e pertinência, contribuindo no processo para a credibilização do debate e dos temas abordados. Como é que um homem com tanto em mãos naquele momento, com tanto que fazer enquanto organizador do EILR'12 ainda conseguiu arranjar forma de participar?
Obrigado Rui.
Eu é que te tenho de agradecer o esforço e a vontade em por de pé uma actividade como este debate durante o EILR.
Infelizmente não pude ficar até ao final porque havia "fogos para apagar" e o telefone não me dava descanso.
Um grande abraço e espero que a tua iniciativa tenha o seguimento merecido.
Saudações LR,
Rui Marinho
Rui Marinho
- C@rfer
- júnior TT

- Registado: 05 jul 2012 18:45
- Land Rover: LR Defender 90 HT Td5 1999
Ex - LR DiscoverY 300 TDI 1994 - Sócio LCP: 2588
- RTI: 0
Boa tarde,
Não tendo participado no debate,(por andar a fazer o RB2 :P), será que alguém fez uma espécie de "acta" do debate, contendo os pontos principais desta ação?
Se podesse colocar aqui as principais "conclusões" chamemos-lhe assim...
Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Não tendo participado no debate,(por andar a fazer o RB2 :P), será que alguém fez uma espécie de "acta" do debate, contendo os pontos principais desta ação?
Se podesse colocar aqui as principais "conclusões" chamemos-lhe assim...
Cumprimentos,
Carlos Ferreira
- PJHO
- pleno TT

- Registado: 17 dez 2007 10:54
- Land Rover: Discovery 200 Tdi
- Sócio LCP: 2574
Viva companheiro.
Não se realizou acta.
O ideal teria sido participar no debate. O Presidente do Landmania, com todos os seus afazeres, arranjou tempo e honrou-nos a todos com a sua presença e participação. Outros vieram de longe de propósito ao debate. Outras pessoas estiveram presentes por acharem o assunto importante e provavelmente abdicaram de fazer outras coisas. Em suma, é uma questão de gestão de prioridades. Eu acho que este assunto é muito importante e para mim uma prioridade.
O TTT está carenciado de mais pessoas que se dediquem à sua protecção e salvaguarda e que estejam dispostos a tomar uma atitude. Temos que nos unir de uma vez por todas, ou qualquer dia acontece-nos como Espanha: ACABOU! Não nos iludamos.
Bom, em relação ao debate, a ideia era em primeiro lugar a sintonia sobre o que é o TTT, promover a discussão aberta dos assuntos mais prementes sobre TTT e principalmente de se identificar o caminho que garanta o seu futuro.
A conclusão, se é que se pode chamar assim, vai de encontro à necessidade de se proteger a modalidade.
Havendo dezenas e dezenas de milhar de praticantes de TTT, é no mínimo absurdo não haver uma entidade, associação, ou organização que zele por esta prática e seus praticantes.
A FPTT nos seus actuais moldes não nos serve - está dito! Mais ainda, mistura várias vertentes do TT, sendo que quem mais interessa e mais expressão tem não se encontra representado nem protegido: o amador, aquele que tem como paixão o Todo-o-Terreno Turístico, a natureza, a cultura, o convívio fora-de-estrada e a aventura!
De notar que aqui se fala apenas da vertente de Todo-o-Terreno Turístico amador sem qualquer carácter competitivo.
De facto, é mais do que evidente a necessidade de protecção e regulação da prática que deverá partir do seio da nossa comunidade de praticantes. Não me parece sensato estarmos à espera que se legisle sem termos opinião, voto na matéria ou representatividade. As consequências não costumam ser boas.
Mais ainda, uma das ideias que obteve mais consenso tem a ver com a criação de uma licença de praticante de TTT, a ser emitida pela organização a ser criada. Tal não invalidaria que qualquer um pudesse um praticar TTT livremente. O facto de ter licença traria à partida mais valias nomeadamente em termos de credibilização, representatividade, segurança, sustentabilidade, facilidade na interacção com entidades decisoras, fiscalizadoras e com a sociedade em geral, na organização de passeios e consequentes pedidos de autorização, circulação privilegiada em certas zonas, protecção legal e jurídica, acesso a informações actualizadas sobre a modalidade, entre outras. Tantas outras modalidades desportivas ou de recreação estão devidamente protegidas, mas curiosamente a que tem maior número de praticantes e que junta cerca de 4.000 pessoas num encontro, não!
Bom, isto foi só uma pequena amostra do que se falou.
Não se realizou acta.
O ideal teria sido participar no debate. O Presidente do Landmania, com todos os seus afazeres, arranjou tempo e honrou-nos a todos com a sua presença e participação. Outros vieram de longe de propósito ao debate. Outras pessoas estiveram presentes por acharem o assunto importante e provavelmente abdicaram de fazer outras coisas. Em suma, é uma questão de gestão de prioridades. Eu acho que este assunto é muito importante e para mim uma prioridade.
O TTT está carenciado de mais pessoas que se dediquem à sua protecção e salvaguarda e que estejam dispostos a tomar uma atitude. Temos que nos unir de uma vez por todas, ou qualquer dia acontece-nos como Espanha: ACABOU! Não nos iludamos.
Bom, em relação ao debate, a ideia era em primeiro lugar a sintonia sobre o que é o TTT, promover a discussão aberta dos assuntos mais prementes sobre TTT e principalmente de se identificar o caminho que garanta o seu futuro.
A conclusão, se é que se pode chamar assim, vai de encontro à necessidade de se proteger a modalidade.
Havendo dezenas e dezenas de milhar de praticantes de TTT, é no mínimo absurdo não haver uma entidade, associação, ou organização que zele por esta prática e seus praticantes.
A FPTT nos seus actuais moldes não nos serve - está dito! Mais ainda, mistura várias vertentes do TT, sendo que quem mais interessa e mais expressão tem não se encontra representado nem protegido: o amador, aquele que tem como paixão o Todo-o-Terreno Turístico, a natureza, a cultura, o convívio fora-de-estrada e a aventura!
De notar que aqui se fala apenas da vertente de Todo-o-Terreno Turístico amador sem qualquer carácter competitivo.
De facto, é mais do que evidente a necessidade de protecção e regulação da prática que deverá partir do seio da nossa comunidade de praticantes. Não me parece sensato estarmos à espera que se legisle sem termos opinião, voto na matéria ou representatividade. As consequências não costumam ser boas.
Mais ainda, uma das ideias que obteve mais consenso tem a ver com a criação de uma licença de praticante de TTT, a ser emitida pela organização a ser criada. Tal não invalidaria que qualquer um pudesse um praticar TTT livremente. O facto de ter licença traria à partida mais valias nomeadamente em termos de credibilização, representatividade, segurança, sustentabilidade, facilidade na interacção com entidades decisoras, fiscalizadoras e com a sociedade em geral, na organização de passeios e consequentes pedidos de autorização, circulação privilegiada em certas zonas, protecção legal e jurídica, acesso a informações actualizadas sobre a modalidade, entre outras. Tantas outras modalidades desportivas ou de recreação estão devidamente protegidas, mas curiosamente a que tem maior número de praticantes e que junta cerca de 4.000 pessoas num encontro, não!
Bom, isto foi só uma pequena amostra do que se falou.
CumprimenTTos cordiais,
- C@rfer
- júnior TT

- Registado: 05 jul 2012 18:45
- Land Rover: LR Defender 90 HT Td5 1999
Ex - LR DiscoverY 300 TDI 1994 - Sócio LCP: 2588
- RTI: 0
Olá Pedro,
Não participei (concordo que pela importancia do tema deveria participar), mas como poderá ver pelo meu perfil sou "iniciante" nestas andanças, comprei o meu LAND ROVER nem ha um mês praticamente que o desmantelei e voltei a montar quase em tempo record para ir ao Ibérico, que foi a minha estreia como possuidor de um veiculo 4x4 por sinal LAND ROVER... Assim, e como tenho ainda pouco conhecimento da "causa" e com a folia da novidade e querer participar ao máximo nos eventos acabei por nessa altura ir fazer o RB.
Mas aparte disto tudo, o Pedro fez aqui uma excelente resenha do que se passou e concordo com tudo aquilo que referiu e espero que com esta sua crónica mesmo todos aqueles que não tiveram oportunidade de estar no evento possam manifestar as suas preocupações.
Desde já agradeço a amabilidade do resumo feito.
Abraço
Carlos Ferreira
Não participei (concordo que pela importancia do tema deveria participar), mas como poderá ver pelo meu perfil sou "iniciante" nestas andanças, comprei o meu LAND ROVER nem ha um mês praticamente que o desmantelei e voltei a montar quase em tempo record para ir ao Ibérico, que foi a minha estreia como possuidor de um veiculo 4x4 por sinal LAND ROVER... Assim, e como tenho ainda pouco conhecimento da "causa" e com a folia da novidade e querer participar ao máximo nos eventos acabei por nessa altura ir fazer o RB.
Mas aparte disto tudo, o Pedro fez aqui uma excelente resenha do que se passou e concordo com tudo aquilo que referiu e espero que com esta sua crónica mesmo todos aqueles que não tiveram oportunidade de estar no evento possam manifestar as suas preocupações.
Desde já agradeço a amabilidade do resumo feito.
Abraço
Carlos Ferreira