P38 - Que amortecedores?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

P38 - Que amortecedores?

Mensagem por tomcat »

Boas,

Havia um tópico sobre este assunto mas "desapareceu" :(

Ora bem, necessito de uns amortecedores, sei que há boas referencias aos Bilstein, mas queria algo que mantivesse o conforto "divinal" do RR, coisa que nunca senti com o meu. Já agora, os Bilstein são assim tão duros??

Ora bem, estava a pensar nuns Monroe (M8644 e M8645), mas fui alertado por um membro, que esses amortecedores tem um comportamento impreciso... alguém confirma??

Entretanto, descobri que os originais eram a óleo....e eventulamente da marca BOGE!!??

Alguém sabe se há "algo" que tornem o comportamento do RR intragável (apoios, cineblocos etc....)

Comentem a vossa experiência p.f.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: P38 - Que amortecedores?

Mensagem por FLG »

Viva tomcat

a minha preferência vaí para os Bilstein B6... fica um pouco mais firme... mas na minha opinião mantem um excelente compromisso entre a estabilidade/conforto... :cool:

se passar por estes lados poderás comprovar isso... ;)

P.S: não esquecer que a qualidade dos pneus e a correcta pressão ajuda muito a manter o conforto...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
pedro2015
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 abr 2009 12:19

Mensagem por pedro2015 »

mete uns Monroe, que sao do nivel dos outros e nao sao caros e ficas mt bem servido.
pedro2015
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 abr 2009 12:19

Mensagem por pedro2015 »

mete uns Monroe, que sao do nivel dos outros e nao sao caros e ficas mt bem servido.
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Paulo, tal como te disse ali ao lado :lol: os Monroe Adventure 4x4 a Gas não são, de todo, adquados para o P38. O RR fica um autentico barco em alto mar, demasiado mole e "balanceante", desagradável mesmo. :( Tive-os no meu ex-Defender Td5 e gostava deles mas no RR sinceramente não os aconcelho a ninguém :bolas: Se fosses de mais perto podias dar uma volta e comprovares por ti próprio.

No entanto não te estou a dizer para não colocares esses, que realmente são muito baratos. Pode dar-se o caso de até gostares do RR assim. Eu, muito sinceramente, não gosto já que parece que não estão nada bem concebidos para o peso do RR e para a suspensão pneumática. Quem já andou no meu RR verificou precisamente isso.

Se não queres alterar o RR, os de origem, Boge ou Armstrong a òleo, são uma boa opção. Bilstein são Bilstein €€€ :rofl: Os outros que te falei já tenho um preço para eles, a ver vamos lá dizia o cego... :sing:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Olá a todos!!!

@ FLG, tirando os OE ou OEM, os Bilstein são a referencia, mas além dos € importarem, eu queria um comportamento pelo qual me apaixonei por este caro: já agora : http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=3766 ( já lá vão quase 2 anos...).
Acredito que não transformarei o RR numa "carroça" com os Bilstein.
Já agora Filipe os amortecedores que tinha atrás quando me deram os Armstrong se te lembras eram :cry: Bilstein, e eu não fiquei com eles :bolas: , pelo que vistes/sentistes o comportamento do meu carro, o que é pode falhar aqui, pois mesmo com os bilstein havia qualquer coisa de errado... apoios, cineblocos, alguma barra??? help!!!
Hoje, há pouco comecei a ter uma vibração +- a 70 km/h no volante que não gostei nada...

@ rrp38dse ou Ricardo, sim devido a tua informação ao lado, resolvi criar este tópico aqui, para ver se fostes só tu que tivestes "azar" com os Monroe ou não.
Afinal não fostes o único, ligaram-me a dizer para esquecer os Monroe, pelo que já são 2 pessoas!

@pedro2015, estás contente com os teus? quais eram o que tinhas antes?

Continuarei a minha procura....

Partilhem
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

tomcat Escreveu:...eram :cry: Bilstein, e eu não fiquei com eles :bolas: , pelo que vistes/sentistes o comportamento do meu carro, o que é pode falhar aqui, pois mesmo com os bilstein havia qualquer coisa de errado... apoios, cineblocos, alguma barra??? ...
Boas tomcat

se notastes melhorias ao colocar os Armstrong tudo aponta que os Bilstein estavam nas lonas... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Para actualizar!!!

Ora bem, pelo que pude "netar" (inventei esta agora) e sobretudo na bíblia, vários membros estão a regressar aos OEM, sobretudo quando não existe "tapetes", ou seja as nossas estradas...

Pelo que irei optar por uns a oleo, Boge, armstrong e talvez uns Britpart (sei que não irão durar muito, mas são baratos e assim aproveito já os portes de outra €ncom€nda)

Depois comento.
Um abraço.

LuisRodrigues
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 12:40
Land Rover: RR Classic 300Tdi 1995
Sócio LCP: 1496

Mensagem por LuisRodrigues »

Já agora, alguém sabe o tamanho dos bilsten? dão para montar com umas molas +2" ?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Actualização!!!

Afinal mandei vir uns da Britpart, não era bem os que eu queria mas enfim...

Ainda não os instalei, mas quero partilhar algo de interessante.

Dado que sofria da "dança dos semáforos", resolvi mudar os orings das válvulas antiretorno e tentei mudar o diafragma....
Após umas peripécias com o novo diafragma (criarei outro tópico) lá fechei aquilo tudo liguei ....

A partida notei logo que o RR já não dançava... subia e baixava fui dar uma pequena volta tudo parecia normal....

No dia seguinte é que veio a diferença, arranco de casa passado 500 metros lá cheguei a uma estrada esburacada..... nada de cataplum (tipica dos amortecedores mortos), uma lomba... que lomba? primeira curva "rápida" parecia que estava num rasteirinho, nada do adornar, rotunda idem........ou seja finalmente tenho o conforto de um RR.

Infelizmente os orings eram mais largos do que os originais pelo que aos poucos o RR está a regressar ao seu velho comportamento bombaleante e seco :cry:

Ou seja apesar dos meus amortecedores estarem cansados, esta reparação fez milagres no comportamento do RR.

Pensem antes de mandarem vir amortecedores, façam a mudança dos orings do bloco de válvulas....
Um abraço.

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Actualização.

Já coloquei os 5 amortecedores (1 da direcção) e devo informar que a vibração que sentia no volante, quando passava por uma junta de dilatação ou lomba ou irregularidade desapareceram, é tb verdade que pedi para afinar a caixa da direcção.
Segundo o meu amigo, o amortecedor ainda era o de origem... ;)

A nível de comportamento, o RR está mais "preciso", logicamente mais duro, mas nada problemático,mas ainda assim longe do comportamento ideal que descrevi mais acima.

Tudo leva a crer que o problema está na EAS, orings do bloco e talvez sensores a frente.... mas isso é outra "história".

Segundo algumas opiniões no RRnet, o melhor compromisso será o de colocar amortecedores a óleo a frente e Blinstein atrás.... deixo aqui a dica.

Mais uma vez, antes de pensarem em colocar amortecedores, verifiquem se tudo está ok na EAS (não há dança nos semáforos; não há fugas; o carro sobe rápido de manhã, não anda torto)
Um abraço.

FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

tomcat Escreveu:...Segundo algumas opiniões no RRnet, o melhor compromisso será o de colocar amortecedores a óleo a frente e Blinstein atrás.... deixo aqui a dica...
no DSE temos 4 Bilstein B6 e está 5*****... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Desculpem aproveitar o tópico....

Mas estou inclinado para uns Bilstein B6 conforme o filipe falou para o meu Discovery TD5 com Ace, alguem ja experimentou?? Vou perder/ganhar alguma coisa???

Os meus não me parecem muito maus ainda, mas quem me conhece sabe como eu sou e prefiro ir mudando antes que tenha problemas.
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Luis DiscoTd5 Escreveu:Desculpem aproveitar o tópico....

Mas estou inclinado para uns Bilstein B6 conforme o filipe falou para o meu Discovery TD5 com Ace, alguem ja experimentou?? Vou perder/ganhar alguma coisa???
No P38A, perde-se algum conforto, versus comportamento, sobretudo em "altas" velocidades.... no DII, não faço ideia.
Um abraço.

windman
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 out 2005 09:41
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 0

Mensagem por windman »

Boas,

Sempre tenho esta ideia:

TT duro e trilhos rápidos = gás
Conforto / estrada e trilhos lentos (light) = óleo.

O Tomcat acho que pretende salientar a relação preço/qualidade na opção conforto.

Sempre utilizei Armstong em vários LR (excepto no Defender) e não me queixo.

Um abraço.
Windman
LAND ROVER 109 SW 1980 e RR DSE 2000
Ex-RR 300 Tdi Classic
Ex- Serie III 88; Ex-Defender 300 Tdi
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

windman Escreveu: ...
O Tomcat acho que pretende salientar a relação preço/qualidade na opção conforto.
...
Boas windman, além da relação preço/qualidade, eu que queria era os amortecedores, com comportamento idêntico aos originais, e esses sim são a óleo... se os originais são Armstrong ou Boge, não está muito claro na WEB...

Neste momento, não estou satisfeito, mesmo com os novos, mas cada vez mais excluo os amortecedores...

Pois, quer os Armstrong (oferecidos pelo FLG), quer os Britpart e mesmo com os que o RR trazia quando eu o comprei, tenho o problema, sempre que passo por uma depressão, ouço o "estrondo" da roda a cair...( se é que entendem o que eu quero dizer)...infelizmente, cada vez mais chego a conclusão que o problema está noutro lado: em andamento o carro anda um pouco mais abaixo da posição de TT... já mudei o Drive pack (usado) e não há melhorias, mudei os orings do bloco de válvulas.... neste momento aponto para sensores ( o carro nunca atinge a posição de TT), ou até mesmo a centralina da EAS.
Já tentei com o cabo e o software gratuito calibrar, mas em vão... descobri uma oficina em Viseu, com a maquina de diagnóstico da LR e será aí que o irei levar.
Um abraço.

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Actualização.

Comprei sensores novos e após calibração já se regressou "quase" a normalidade. :cool:

Evitem Britpart, comprem Blienstein ou Boge, mas antes de partirem para amortecedores, verifiquem os apoios e cinoblocos e metam LR ou OEM.
Um abraço.

SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Tal como o Tomcat disse... Fujam dos amstrong e britpart... Eu gostei dos meus... durante 10.000kms, após isso ficaram exactamente iguais aos antigos com 12 anos e 250.000kms...

Quanto ao gás e ao oleo, apenas para elucidar por alto, todos os amortecedores são a oleo, a diferença deles é que os chamados a "oleo" têm "ar" normal a pressionar o oleo para baixo e os a "gas" tem um gas inerte a forçar o oleo para baixo, a diferença tem a ver com a resistencia do gas aplicado ao calor, é por isso que os amortecedores a "gas" são mais rijos, ou seja, não sofrem tanto de fadiga e conseguem manter melhor as suas caracteristicas originais ao longo da sua utilização.

O P38 tem balões de ar, os balões de ar são muito mais rapidos mecanicamente que as molas, um p38 sem amortecedores ficaria algo parecido com um colchão de agua :D pelo que o amortecedores deverá ter capacidade de parar os movimentos da carroçaria rapidamente. É aqui que a maioria dos amortecedores falha, por terem o mesmo comprimento ou abertura não significa que sejam capazes de lidar com a suspensão do range... No meu estou a ponderar instalar uns Terrafirma BigBore, sendo amortecedores de grande capacidade para viaturas heavyduty acredito que tenham capacidade de gerir a suspensão do range mas ainda está em estudo, pois dada a dimensão dos mesmos é preciso espaço e alterar os suportes pois não existem para o P38... como sempre.... :bolas:

Abraços

Abraços
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Viva SERSANRR

com os Bilstein B6 ficas muito bem servido e é só Plug&Play... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088
RTI: 0

Mensagem por carvalho »

FLGFLG Escreveu:Viva SERSANRR

com os Bilstein B6 ficas muito bem servido e é só Plug&Play... ;)
Se calhar é mais Plug & Pray... ;)