Aquecimento RR VM

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Diveira
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 24 fev 2009 14:34
Land Rover: RR 2.5 TD VM 92
Sócio LCP: 0

Aquecimento RR VM

Mensagem por Diveira »

Boas Landmaniacos,

Sou o feliz proprietario de UM RR VM de 1992, o qual está a começar a deixar-se desesperado!!! :mad: :mad:

O comportamento do RR é sempre excelente, mas quando começo a subir, p.EX, em AE a temperatura começa a aumentar até chegar mesmo ao vermelho. De referir que o RR apenas aqueçe em subidas, pois em filas transito ou a circular normalmente o ponteiro da temperatura mantem-se sempre no meio.

Actualmente, de modo a tenter solucionar o problema, ja foi efectuado:

Viscoso Novo
Radiador novo e de maior capacidade de refrigeração
Juntas colaça novas

Alguem me pode dar alguma dica do que será??
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Aquecimento RR VM

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo Diveira

verifique se os tubos da agua ficam com pressão... se ficam com pressão poderá ter um problema a nivel de cabeça do motor.

A bomba de agua pode tambem ser a causa deste problema... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Diveira
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Diveira »

As cabeças estão todas OK.
Vou verificar a bomba de agua.
Obrigado.
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

Em principio já o deves ter feito visto que limpas-te todo o circuito da água, mas já substituiste o termostáto?
vitor.daniel.v8
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 mai 2007 21:33
Land Rover: RR 3.9 V8 EFi
Defender Td5
Sócio LCP: 2287

Mensagem por vitor.daniel.v8 »

Boas Diveira,o teu RR-VM deve ter o mesmo probelema que os VM tenem é falta de ventilação no rádiador!
para alem de verificares o sitema de refrigiração se está tudo ok,deves acuplar mais uma ventuinha eletrica com termostato,isto resolvete a situação ;)
eu falo isto porque já são dois amigos meus que fizeram esta opração e ficou 5***** :ok:
comprimentos
Range V8 3.9 EFI
mail:vitor.daniel.v8@hotmail.com
Imagem
Diveira
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Diveira »

Qual a ventoinha mais indicada ?
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Boas,

O teu tem AC?
Se não tem, compra o conjunto de ventoinhas do sistema de AC e monta-o.
Não tens de fazer qualquer modificação visto ser um componente original, depois é só fazer a instalação electrica necessária para ligar/desligar as ditas.
Tenho esse conjunto para montar lá em casa, mas como me tem dado a preguiça ainda não o fiz (e o meu VM tem-se portado bem até agora...)
One Life, Live It
Porto
borges.rr
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 jun 2009 20:18
Land Rover: Serie 1 80' 1948
RR Vm
Sócio LCP: 54

Mensagem por borges.rr »

vitor.daniel.v8 Escreveu:Boas Diveira,o teu RR-VM deve ter o mesmo probelema que os VM tenem é falta de ventilação no rádiador!
para alem de verificares o sitema de refrigiração se está tudo ok,deves acuplar mais uma ventuinha eletrica com termostato,isto resolvete a situação ;)
eu falo isto porque já são dois amigos meus que fizeram esta opração e ficou 5***** :ok:
comprimentos

Confere o termostato e o viscoso da ventoinha. Vê novamente o radiador e a bomba de água. Em ultimo caso terás um problema ainda não detectado
numa colaça. Se estiver tudo em ordem. não pode aquecer.
borges.rr
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 jun 2009 20:18
Land Rover: Serie 1 80' 1948
RR Vm
Sócio LCP: 54

Mensagem por borges.rr »

borges.rr Escreveu:
vitor.daniel.v8 Escreveu:Boas Diveira,o teu RR-VM deve ter o mesmo probelema que os VM tenem é falta de ventilação no rádiador!
comprimentos

Confere o termostato e o viscoso da ventoinha. Vê novamente o radiador e a bomba de água. Em ultimo caso terás um problema ainda não detectado
A ventoinha suplementar resolveria quando aquece em corta fogos a baixa velocidade. Em autoestrada, penso que não adianta nada.
Diveira
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Diveira »

Boas,
Antes de mais obrigado a todos pelas Vossa ajuda.
O motor foi recentemente aberto, devido a este probelema. As cabeças estão Ok, assim como as colaças.
Relativamente ao radiador e ao viscoso da ventoinha, foi metido novo.
O termostato foi retirado, para tirar duvidas relativamente ao bom funcionamento deste.
A bomba de agua está a funcionar bem.
O RR apenas aqueçe em longas subidas.
Tem A/C.

O que poderá ser????
AS ventoinhas adicionais serão a solução mais indicada? Quais?
BGomes
master TT
master TT
Freelander 2.0 DI 1999

Mensagem por BGomes »

borges.rr Escreveu:
borges.rr Escreveu:
comprimentos

A ventoinha suplementar resolveria quando aquece em corta fogos a baixa velocidade. Em autoestrada, penso que não adianta nada.
Tal como o amigo Borges disse em AE as ventoinhas pouco fazem, a velocidade da deslocação do vento faz essa função. É estranho se já foi tudo visto e continua a aqueçer :?? O radiador do óleo e o IC tambem podem ter influencia caso estejam colmatados :??
Piufeixa
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 abr 2008 10:23
Land Rover: Range Rover VM "90
LR Discovery 300 "96
LR 110 "87
Range Rover VM "92
Sócio LCP: 2014

Mensagem por Piufeixa »

O meu tambem tinha esse problema... e a soluçao estava nos tubos finos que fazem de "sangrador" ou seja, sao dois tudos mais finos que vao do topo do radiador e do topo das colaças, juntam-se num "T" por baixo do vaso de espançao que por sua vez vai ligar a este ultimo, esse "T" é em chapa, e no meu caso estava completamente entupido... uma vez substituido e limpo os respetivos tubos, nunca mais tive problemas... e ja passou um verao... :cool:
Haaaa.... ve tambem se a curva de metal do "sangardor" que esta por cima do radiador esta limpa...

Qualquer duvida tens o meu contacto em baixo, liga que tambem sou de Guimaraes...

Abraço
Imagem
BGomes
master TT
master TT
Freelander 2.0 DI 1999

Mensagem por BGomes »

Piufeixa Escreveu:O meu tambem tinha esse problema... e a soluçao estava nos tubos finos que fazem de "sangrador" ou seja, sao dois tudos mais finos que vao do topo do radiador e do topo das colaças, juntam-se num "T" por baixo do vaso de espançao que por sua vez vai ligar a este ultimo, esse "T" é em chapa, e no meu caso estava completamente entupido... uma vez substituido e limpo os respetivos tubos, nunca mais tive problemas... e ja passou um verao... :cool:
Haaaa.... ve tambem se a curva de metal do "sangardor" que esta por cima do radiador esta limpa...

Qualquer duvida tens o meu contacto em baixo, liga que tambem sou de Guimaraes...

Abraço
Quando fiz a limpeza do radiador ao meu tembem reparei que tinha esses tubos muito calcinados, o joelho que entra na parte superior do radiador até estava tapado de tanta corrosão ter, pode ser essa a causa ;) , bem lembrado Piu :cool: