Pneus para Disco Td5

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João Cunha
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Pneus para Disco Td5

Mensagem por João Cunha »

Alguém me sabe dizer qual a maior medida de pneu que um Disco Td5 aguenta sem ser necessário serrar o chassis? É a última que está no livrete?
Não há problema de ter um pneu muito grande e ele ocupar quase todo o espaço da cave de roda? Não vai acabar por bater nela quando passo num buraco ou assim?

Se tiverem fotos também agradecia.

Abraço.
João Cunha
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nelson
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Mensagem por nelson »

Sem teres de cortar nada no jip penso q o maximo são uns 265/75/16..
mas estaras em transgressão :ohnao:
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Abraço: Nelson Afonso
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João Cunha
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Mensagem por João Cunha »

No meu livrete, nas zonas das anotações especiais, vem que a dimensão máxima homolagada é 255/55R18. Realmente com os que disseste nelson estaria a cometer uma infracção.

Mas já agora, se eu cortar o chassis e esse corte for admitido e posteriormente homologado pela DGV, se colocar uns pneus como por exemplo os que disseste, já não estaria fora da lei?

Abraço.
João Cunha
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Mensagem por pmspm »

Atenção aos pneus João.

Esses que indicas são para jantes de 18". Além disso, são muito baixos, ou seja, a parede lateral do pneu é muito baixinha, o que não deve ser nada bom em TT.

Realmente uns 265/75R16 parecem-me bem... Nelson, esses valores... inventaste ou já viste algum Disco TD5 assim?

Abraço.
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Mensagem por pmspm »

João, para homologar outras medidas de pneu tens de ter um papel da LAND ROVER a autorizar e essa medida acho que eles não deixam...
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Mensagem por ruimarinho »

João,

Não há a minima hipótese de serrar o chassis para meter pneus maiores. É uma alteração que não só não é aconselhável, como não há hipótese alguma de homologar.

Podes é serrar um pouco as cavas das rodas e, se for bem feito, nem se nota.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
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João Cunha
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Mensagem por João Cunha »

Ah. Então esperem. Surgiu-me aqui duas dúvidas.

O R18 que vem no fim da medida do pneu corresponde à jante que dá para combinar com o pneu? Jante de 18"?

E as outras duas medidas? 255/55 são o que?

Para uns bons pneus TT nunca se deve passar de R16?

Abraço.
João Cunha
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ruimarinho
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Mensagem por ruimarinho »

255 - Largura do pneu (mm)
55 - Altura da parede em % da largura (mm)

RXX - Raio da jante em polegadas (1' = 2,54cm)

Ou seja:

255 - pneu com 255 mm de largura
55 - com 255x0,55 = 140,25 mm de parede
R16 - em jante 16

O diametro deste conjunto (sem o peso do LR) será de :

16x2,54x2 + 2 x 14,025 = 109,33 cm

Acho eu ... :p
Saudações LR,
Rui Marinho
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João Cunha
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Mensagem por João Cunha »

Boa explicação. Obrigado. Então como eu gosto de ver pneus grandes em jipes, quanto maior a altura e largura melhor certo? E melhor para TT correcto?

Mas esperem aí. Que grande estupidez o que estou a ler no livrete.

As medidas que estão homologadas para jante de 16" são as seguintes:

215/75 R16
235/70 R16 (a que uso actualmente)
255/65 R16

Eu querendo um pneu com mais "parede" e mais largura bem que estou lixado certo?

O que tem maior parede é o que utilizo mas se for para o modelo com mais largura diminuem-me logo à parede. Que palhaçada é esta :rofl:?
Não tenho direito a ter uns pneus grandes em todos os aspectos :(?

Abraço.
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Mensagem por FLG »

O calculo é feito de modo a respeitar a relação final de transmissão... Para esta ser respeitada o perimetro nunca devera ser inferior a 2% e superior a 1,5% do que o perimetro original ;)

Medida------------------Perimetro(cms):
215/75 R16-------------229,00
235/70 R16-------------231,04
255/65 R16-------------231,89

:driving:
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Mensagem por pimenta »

Joao, infelizmente, devido aos palhaços da Jaguar-LR Portugal, tens de escolher entre andar legal ou ter uns pneus altos....

Se isto funcionasse como deve ser eles deveriam ser muito mais permissivos nas medidas que autorizam os proprietarios a homologar no livrete...

Imagina que nem os 7.50 R16 (medida usada nos Series , inclusive referida no manual de proprietario e tambem usada pelos Discos e Ranges no Camel Trophy) eles autorizam !!!!! Nem te vale a pena argumentar que a medida está prevista no manual do proprietário .

Enfim...

Esses gajos mereciam era que o pessoal se passasse todo para outra marca.

:bolas:
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pmspm
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Mensagem por pmspm »

Já encontrei na Internet pessoal com Discovery TD5 e pneus 265/75R16 sem cortar nada... será que aquilo não bate mesmo em nada??


265/75R16 parecem-me excelentes para ter como segundo jogo de pneus apenas para montar quando é para ir para o mato.

Sabem se a policia costuma chatear por causa disto? ou seja, se tiver os pneus actuais (235/70R16) para andar na estrada e, obviamente, para as inspecções, se quando for fazer passeios montar 265/75R16 posso ser parado pela policia e multado? Eles costumam olhar para isso?

E já agora, será que existe alguma desvantagem em ter estes pneus? O carro fica mais alto... e vai gastar mais, pois o atrito é maior, mas tirando isso em TT devem ser melhores que os 235/70R16 não?

Abraço.
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Mensagem por João Cunha »

Sim. São melhores para TT na generalidade. A moina pode não reparar mas julgo que se topam és capaz de ter de pagar cerca de 120€ de multa :yikes:. O TT começaria a ficar um pouco mais caro :bolas:.

Eles caber até cabem na cava de roda mas até que ponto não batem em nada não sei porque nunca andei num com essa medida montada.
Pergunta aos especialistas das casas de pneus ou a um engenheiro da LR. A isso devem-te responder sem te cobrar 537491067481630487134€.

Acho que para estrada devias por os 255/65 R16. São mais bonitos no Td5 e conferem mais estabilidade. Com os Michelin Synchrone a ressonância não aumenta relativamente aos 235/70 R16 e o consumo se aumentar não chega a 1L.

Abraço.
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Mensagem por orlando »

:hello: no caso de montares pneus nao homolgados pela marca e se fores interceptado pela bofia nao mostres os documentos do jipe porque a multa é mais barata e assim eles nao podem conferir as medidas :driving: :driving:
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Mensagem por faria »

Posso acrescentar que no meu RR já andei c/ 235/85/r16, e batiam nas cavas das rodas, em cruzamentos de eixo + acentuados... tb fiquei com muito menos brecagem que a que tenho actualmente, com uns Recip Trial 205R16...
Mas com os 235/85/r16, o RR ficava um espectaculo...!!!
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Mensagem por nelson »

faria Escreveu:Posso acrescentar que no meu RR já andei c/ 235/85/r16, e batiam nas cavas das rodas, em cruzamentos de eixo + acentuados... tb fiquei com muito menos brecagem que a que tenho actualmente, com uns Recip Trial 205R16...
Mas com os 235/85/r16, o RR ficava um espectaculo...!!!
Subscrevo na integra Faria!! com experiencia feita no meu RR com + altura na suspensão de 6cm e mesmo assim bate por todo o lado..
O pneu ideal para o RR é mesmo o 265/75/16 sem sombra de duvidas pq não carece de cortar absolutamente nada..
Tenho uns BF 265/75/16 mud T e penso q é a escolha acertada
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Mensagem por João Cunha »

Já encomendei os Michelin Synchrone 255/65 R16. Achava que para estrada, os 235/70 R16 eram muito pequenos e ficam inestéticos no Disco.

Digam-me, acham que vou perder muita performance relativamente aos pneus antigos por ir fazer uns raids com uns pneus mais largos? Ou a diferença nem se nota?

Para TT, vou reconstruir uns 235/70 R16 com o piso dos BFG MT para umas brincadeiras mais duras para não estar a gastar 150€ em cada pneu.
Vou manter esta medida para o monte enquanto o jipe tiver o sistema original de suspensões.

Estarei a fazer as melhores opções?

Abraço.
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Mensagem por FLG »

Dito por um "perito" em pneus: "Em estrada um pneu mais largo a principal vantagem é: em piso seco melhor aderencia em curva. Em contra partida tras muitas mais desvantagens"
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Consumo e ressonância certo?
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Mensagem por FLG »

Alem disso, desgaste acentuado em diversos componentes mecanicos (suspensão, transmissão...), maior risco de aquaplaning...
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