Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Troquei o meu Disco 300 Tdi por um Disco II, e pretendo trocar os Michelin 4x4 XPC por uns BF AT 235/70R16. Tinha este pneu no Disco 300 e só tenho a dizer bem a todos os níveis! Agora ao ler o manual vejo que para o Disco II o código de velocidade é H e o indice de carga é 105 (105H), que corresponde a 925 Kg e 210 Km/h. Se bem me lembro os BF que tinha no 300 Tdi eram 101S (825 Kg e 180 Km/h).
O meu problema é o indice de carga ser bastante menor que o do manual, porque pela velocidade não vejo problema 180 Km/h são mais do que suficientes
Pelo livrete vejo que o peso máximo no eixo traseiro é de 1800 Kg (900 Kg por roda??).
Será seguro montar estes pneus no Disco II, é bem mais pesado que o 300Tdi...
Aguardo as vossas opiniões.
Cumprimentos,
Rui Carvalho.
Fui ontem a uma oficina de pneus e fiz a pergunta ao responsavel. Este pneu não existe no indice de carga 105 (925 Kg) mas existe o 104S (900 kg/180Km/h). O Disco II no livrete tem 1800 Kg no eixo da retaguarda. Com este indice de carga (104S) fica mesmo á justa, será seguro ou será melhor seguir a indicação do manual que dá uma margem de 25 Kg?
Quando se fala em peso por eixo, isso não é o peso do carro, mas sim o peso maximo autorizado. O disco 2 é mais rapida mas não tão mais pesado que o 300.
O Disco II é mais pesado que o 300...
Peso bruto 2880 kg; Peso máximo por eixo: 1200(Frente); 1800 kg (Traseiro). Já tive um Disco 300 (saudade...) e sei que há uma diferença significativa no peso (inferior ao Td5).
Vou seguir as especificações da marca e colocar o 105 H, pena que a BF não tenha o AT com este indice É sem dúvida o meu pneu de eleição...
Opções:
Michelin Synchrone ou Pirelli Scorpion S/T (ambos 105H).
Alguem conhece estes pneus, o desempenho em TT?
O Pirelli tem um preço bem mais interessante...
Agradeço a vossa ajuda.
CumpriemenTTos,
Rui Carvalho.
Os saudosos Michelin 4x4 que equipavam muitos Lrs de origem têm um bom desempenho em quase todos tipos de piso, conseguindo uma duração de + ou - 80.000kms. Em relação aos Synchrone sinceramente não gosto prefiro o desempenho auferidos pelos Pirelli scorpion.
Caro FLGFLG,
Obrigado pela dica . O meu 300 vinha com esses "saudosos" michelin. Eram de facto bons, só mesmo os BF os superam.
Os Pirelli são bem mais baratos (40€/pneu), será que a longevidade é próxima dos Michelin?
CumprimenTTos,
Rui Carvalho