Página 2 de 5

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (fotos do 300 finalmente)

Enviado: 11 nov 2010 14:56
por joao fernandes
bem vindo compadre :cool: :cool: atao andas querendo vender a maquina e nao dizias nada aqui ao pessoal :briga:

http://portimao.olx.pt/land-rover-defen ... -134718253

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (fotos do 300 finalmente)

Enviado: 11 nov 2010 17:21
por Caleja
joao fernandes Escreveu:bem vindo compadre :cool: :cool: atao andas querendo vender a maquina e nao dizias nada aqui ao pessoal :briga:

http://portimao.olx.pt/land-rover-defen ... -134718253

Obrigado João.

Não achei bem colocar aqui o anúncio. O motivo porque me registei é por causa do meu Disco 300 e não para vender o DEF do trabalho.

Mas sim está à venda porque precisamos de uma Pick Up por causa dos 5 lugares... :(

Pode ser que não se venda e um dia destes quando poder compro-a eu. s:)

Foto das duas máquinas hoje lado a lado:

Imagem

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (fotos do 300 finalmente)

Enviado: 16 nov 2010 17:28
por Caleja
Já chegou o kit de anulação do EGR...

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (fotos do 300 finalmente)

Enviado: 26 nov 2010 20:46
por Caleja
Já chegou o volante quase novo... 15£ no ebay + portes

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (forro fora)

Enviado: 26 nov 2010 20:53
por Caleja
O Disco está quase pronto... mas ainda está neste momento a receber um novo forro.

Ficam fotos de hoje.

Imagem

Imagem

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (forro fora)

Enviado: 27 nov 2010 16:28
por Caleja
Site interessantissimo... não consegui encontrar se havia já um post sobre este sistema no forum, pelo que decidi colocar aqui.

http://www.iwemalpg.com/Diesel_LPG.htm

Fizeram uma experiência de um sistema simultâneo de injecção de diesel e GPL num Discovery 200 e parece que a coisa correu muito bem. O consumo baixou em cerca de 30% e a poupança foi na ordem dos 46% (na Holanda). Tendo em conta os impostos cá, a poupança provavelmente até é maior.

Existe pelo menos uma empresa em Portugal que faz isto em jipes por valores à volta de 1900€ mais IVA.

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (forro fora)

Enviado: 29 nov 2010 21:28
por FLG
Viva Caleja

já rolam pelas nossas estradas alguns exemplares... :driving:

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (forro fora)

Enviado: 05 dez 2010 11:29
por Caleja
FLGFLG Escreveu:Viva Caleja

já rolam pelas nossas estradas alguns exemplares... :driving:

Informei-me um bocadinho mais...

FLG confirma-me (caso saibas) se os valores de poupança batem certo com os casos que conheces...

Em Portugal encontrei mais uma casa que faz esta transformação, mas penso que não tão desenvolvida como o exemplo que dei da Holanda. Digo isto porque me falaram de uma poupança entre 10 a 20% já contando com a soma do combústivel poupado e com o facto do GPL ser mais barato que o Diesel.

No entanto também falam de um aumento de potência de 20% (pode ser uma alternativa ao kit de potência do FLG :lol: :lol: :lol: ).

Os custos para um 300 tdi são de 1000,00 Euros , sendo que este valor já inclui o processo de legalização e a inspecção, o primeiro depósito de GPL totalmente cheio e também está incluido o IVA.

Para quem faz 30.000km ano o sistema paga-se em menos de 2 anos.

Quem estiver interessado envie PM que envio o nome da casa que me prestou as informações.

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (forro fora)

Enviado: 07 dez 2010 14:45
por FLG
Caleja Escreveu:...FLG confirma-me (caso saibas) se os valores de poupança batem certo com os casos que conheces...
Caleja Escreveu:...No entanto também falam de um aumento de potência de 20% (pode ser uma alternativa ao kit de potência do FLG...
Na altura que conheci o sistema foi na altura de colocarmos um kit na maquina e foi quando me apercebi da instalação... ;)

A nivel de poupança não tinha feito contas pois colocou-o mais pelo factor aumento de potência... e ficou de dar-me feedback e népia... :roll:

A nivel de economia penso que o Biodiesel parece que continua a ser a opção mais viav€l... :driving:

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (Passeio de Natal)

Enviado: 26 dez 2010 01:23
por Caleja
Aproveitei e fui dar uma volta com o meu Disco.

Não pôde ser nada radical pois levava os pais e a irmã da minha namorada atrás.

Fomos para os lados de Bensafrim onde havia uma inundação dos terrenos, depois seguimos até à Boca do Rio e Salema onde visitámos uns terrenos dos meus "sogros" só acessíveis por 4x4 e por fim até à carrapateira para fazer o caminho junto ao mar e fora de estrada até à Praia do Amado.

Tenho poucas fotos que servem mais para verem o estado actual da viatura do que do passeio em si.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (Passeio de Natal)

Enviado: 27 dez 2010 22:47
por Caleja
Acho que a minha suspensão já teve melhores dias.

Não sei se é por estar mal habituado no Defender em que um obstáculo é passado a dar gás... mas no meu Disco já por uma ou duas vezes esgotei o curso da suspensão e bateu.

De qualquer forma hoje aproveitei a folga e fui fazer um percurso muito porreiro junto à Marina de Portimão, onde há 2 anos os pilotos do Africa Race fizeram uma demosntração... é um percurso misto de lama e areia.

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (1ª voltinha do ano)

Enviado: 03 jan 2011 00:14
por Caleja
Pois é...

Primeira voltinha do ano...

Aproveitei e fui pesquisar uns trilhos que vão desde as praias da cordoama e castelejo, passando por torre de aspa e que vão até Sagres.

Alguma lama em alguns pontos, umas poçitas de água e uma paisagem e cheiros fenomenais-

Ficam umas fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (1ª voltinha do ano)

Enviado: 03 jan 2011 00:28
por Caleja
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (1ª voltinha do ano)

Enviado: 03 jan 2011 00:34
por Eduardo A.
Boas Caleja
Antes de mais tens ai uma bela maquina, olha também sou do Algarve e pelo que li na tua apresentaçao temos o mesmo vicio (mergulho e tt ) lool.
Por isso quando quiseres fazer algum dos dois podes contar aqui com o Je, que se o tempo permitir estou pronto para aventura.
Ja agora costuma mergulhar com o Felizardo da Open Waters.

Cumprimentos
Eduardo Alves

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (1ª voltinha do ano)

Enviado: 03 jan 2011 00:47
por Caleja
Além de hobby o mergulho é também a minha profissão na Subnauta em Portimão. Manda um abração ao Felizardo. Se lhe falares no Caleja ele sabe logo quem é.

O problema é que os hobby's são muitos, BTT, Kayaking, mergulho, motas e agora TT. Pelo menos de Inverno vou aproveitar o Disco, mas de verão já volto à minha viatura nº1, a minha GS.

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5 (1ª voltinha do ano)

Enviado: 18 nov 2011 23:38
por Caleja
Para animar isto um bocado...

Ficam umas fotos do 1º e até agora único passeio organizado em que participei. Estas foram as fotos que me tiraram.

Depois disto já sai uma meia dúzia de vezes para uma "pista" de TT perto do trabalho. Aquilo quando chove fica óptimo para umas atravessadelas.

Aqui ficam umas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta vala abusei da velocidade e o para choques sofreu...

Imagem

Imagem

Imagem

A sorte é que tinha snorkel... fui mesmo para parte mais funda.

Imagem

A água chegou ao vidro.

Imagem

Um mais fácil...

Imagem

Imagem

Imagem

Passámos umas 15 mini-ribeiras... a paisagem em alguns sítios nem parecia o Algarve, de tão cerrada e luxuriante que era a vegetação.

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5

Enviado: 22 nov 2011 14:54
por FLG
Boas foTTos Caleja :ok:

Re: Caleja - Disco 300tdi e Def 110td5

Enviado: 25 nov 2011 10:45
por Caleja
Imagem

Quarta-feira foi dia de matar saudades do Defender.

Uma viagem de 300 km até Lisboa via nacional e retorno ao Algarve.

Atrá rebocava um atrelado com uma embarcação de 7 metros e dois motores fora de bordo de 90CV. Impressionante a força do TD5 a ultrapassar camiões na serra Algarvia a 120 e 130 km/h. O mais complicado é a brecagem do Defender para circular em Lisboa e realizar manobras com o reboque, mas tudo se resolveu.

A viagem de volta foi já de noite, também por nacional e apenas vos digo que foi muito divertida na zona da serra... imagino se tivesse uns pneus de estrada em vez de uns mistos. A preparação deste Defender foi mesmo um trabalho bem feito. Fiquei assim :D :clap:

Disco 300tdi - Ajuda TerraFirma ou Bilstein

Enviado: 01 dez 2011 21:46
por Caleja
Pois é... está na hora de mudar molas e suspensão do meu Disco.

A suspensão e molas originais estão mortas e o carro parece um barco. O Disco está levantado 2" com tacos e gostaria de manter essa altura ao solo, já que para já também vou manter os pneus nas medidas 235/70.

Várias opções me passaram pela cabeça.

A primeira opção que me passou pela cabeça foi um kit Terrafirma +2" TF 120 e TF121 Pro Sport com molas Medium Duty. O objectivo era poder fazer umas coisas engraçadas em TT, sem me preocupar com grandes cruzamentos (a minha panca é velocidade em terra e não trialeiras) e aliar isso a um bom preço.

Como a minha condução em cidade é um pouco para o brusca também dou importância a uma suspensão desportiva que mantenha o carro bem agarrado à estrada... mas uma vez mais preciso do compromisso, uma vez que tenho agora uma filhota com 4 meses e não a quero aos saltos cada vez que passo por um buraco.

Assim sendo cheguei à 2ª opção. Como por vezes o Disco até anda carregado, pensei nuns Terrafirma Big Bore Expedition +2" TF123 e TF124 com umas molas Medium Duty +2". Concerteza ficariam um pouco mais caros, pois não conhço nenhum pack amortecedores + molas para este conjunto. Em resumo... ganharia um pouco mais de rigidez em relação aos Pro Sport, sem sacrificar em demasia o conforto da minha pequenina.

Eis que começo a tentar pesquisar as experiências de outros utilizadores dos big bore e não tenho encontrado nada exaustivo, apesar de ter clareado algumas idéias e de terem aparecido mais algumas.

Assim, fiquei a apreciar as qualidades mais que gabadas dos Bilstein B6, com o senão que apenas têem as medidas standard do Disco. Eu não queria manter a altura de origem, queria mesmo manter as 2" a mais e assim poder retirar as bolachas que lá se encontram agora. Com umas torres rebaixadas 2" e umas molas +2" conseguirei atingir este objectivo? Em caso positivo, quais seriam as molas mais indicadas para este setup?

Algures li que se podem utilizar as medidas de outros jipes não LR e adaptar aos Discos... como? Quais as referências?

Desde já agradeço as vossas opiniões para complementar tudo aquilo que já li neste forum nas pesquisas que efectuei.

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Enviado: 01 dez 2011 22:29
por gmb
Boas caleja,

Eu no defender tenho terrafirma, prosport e molas medium duty, e acredita nao esta muito macio...(exepto quando coloco peso adequado a taragem das molas, o que ja era de prever, mas nem sempre acontece) mas tambem nao tenho nenhuma barra estabilizadora e ele nao adorna nada....

Big bore, nao te recomendo, sao mesmo amortecedores para andar sempre com jipe cargado, sao mais para expediçoes.

Bilstein, nao conheço muito, tinha num t@y 90 que tive, e rebentei o olhal de um, mas isso sao azares, de resto portavam-se bem.... como tu gostas mais de velocidade secalhar era o recomendado....

de qualquer maneira da uma vista de olhos aqui http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=140, é o topico do samuel, ele meteu o setup que estavas a pensar meter e esta bastante contente... e esta mais "macio" que o meu, mas tudo depende do que queiras, o meu esta duro mas nao me queixo, é das molas, meti estas mais duras para poder andar com o pessoal atras e estar confortavel.

Analisa preços, o que, e para que. assim podes escolher um bom conjunto.