Correcta colocação da Antena CB

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
Responder
AmaraLand
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 80
Registado: 29 abr 2009 12:33
Land Rover: Tenho:
Discovery Td5 automático
Já tive:
Discovery 300 Tdi - 1994
Serie III - 1980
Sócio LCP: 1196
Localização: Viseu
Contacto:

Correcta colocação da Antena CB

Mensagem por AmaraLand »

Boas

Não sei se o quer vou dizer será grande novidade para muitos de vocês, mas espero ajudar alguns, relatando a minha aprendizagem de hoje.

Hoje fui medir as estacionárias da minha antena depois de uma montagem caseira. O técnico que me fez o trabalho disse-me que a posição da antena estava incorrecta, pois a bobine tem de ficar livre e sem qualquer chapa (metal ou alumínio) por perto, pois prejudica fortemente o desempenho da mesma.

Por aqui li tinha lido que desde que 2/3 da antena estivessem para cima do jipe que funcionaria bem, mas de facto, não é assim o pressuposto, mas sim a perfeita desobstrução da zona da bobine.

Envio uma foto para mostrar onde tinha a antena (marcado com uma cruz a vermelho) e onde acabou por ficar, e já sem qualquer problema de estacionárias.
Imagem

Para quem usa o suporte do pneu no Disco para a antena, aí também pode funcionar bem, porque a zona da bobine fica com o Vidro por trás, o que também não é uma má opção. A evitar deve ser mesmo colocar a antena baixa e com a a bobine tapada por qualquer parte de chapa da carroçaria.

Como eu não sabia disto e vejo tantos e tantos Discos com a antena no local onde eu a tinha, decidi postar esta pequena lição de hoje de manhã.


Abraços
Luis Carlos Amaral
Lc.amaral@sapo.pt


"se alguem te disser que está feliz, pergunta-lhe se tem um LAND ROVER. Se não tiver, está a mentir..."
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Correcta colocação da Antena CB

Mensagem por nmcabecadas »

O melhor local é sempre o mais alto possível, tendo em conta possíveis impactos, e com a maior e mais homogénea zona de reflexão em redor, pelo que, podendo, será o centro do tejadilho. Em alernativa, quando há risco de impacto, o centro do capot, mesmo perdendo alguma altura, tende a ser melhor do que o canto do tejadilho, dada a superfície em redor. Seguidamente, existem as questões que derivam da antena em sí e da montagem, que já não dizem directamente respeito ao local escolhido.
Responder