Página 4 de 12

Re: Apresentação de Márcio Silva - Novas Fotos na Pág. 3

Enviado: 18 dez 2012 17:11
por Marcio Silva
Olá pessoal!

Para actualizar aqui o tópico vou-vos mostrar o que, com muita paciência, tempo e cuidado (e alguns erros à mistura que serviram para aprender!), tenho feito nos últimos tempos no "Megre"...

Confesso que a ideia de restaurar o Discovery surgiu depois de ter estado pela primeira vez junto de um j##p Wr@ngl#r Rubicon com kits da American Expedition Vehicles (AEV), acabado de sair do Stand Emanuel Costa, semelhante a este:

Imagem

Bem sei que não é um LAND ROVER mas é impossível a um aficionado pelo todo-o-terreno não ficar boquiaberto perante um bicho destes. Comecei então a pensar no meu jipe e naquilo que eram os seus problemas e lhe davam um ar "velho" (mesmo assim, estava muito melhor do que muitos que por aí vejo) - pontos de ferrugem, plásticos deformados ou descolorados e riscos com fartura.

O mais engraçado é que, por norma, o pessoal diz que os riscos são testemunhos das aventuras e boas histórias passadas ao volante. Os meus riscos eram praticamente todos derivados de locais onde me meti e descobri que eram intransitáveis!!! Os locais mais fantásticos onde fui com o "Megre" em todo-o-terreno nunca me deixaram marcas permanentes no veículo, apenas lama e terra até ao tejadilho!

Tive então uma "epifania"... :) "posso ter um veículo capaz de ir a qualquer lado mas mesmo assim tê-lo bem estimado porque, afinal, o que me dá mesmo gozo no todo-o-terreno não é andar na trialada sem propósito mas sim meter-me por aqueles caminhos largos das serras e explorar novos recantos e paisagens sem precisar de estragar o jipe desnecessariamente".

Ainda considerei trocar o meu Discovery 300 TDI por um TD5 mas depois essa ideia foi-se dissipando, face aos custos que isso acarretaria e também porque já tenho um grande apego sentimental ao meu 300 TDI.

Com base nisto, pus mãos à obra (!), como poderão acompanhar…

0075 - Estes foram os meus "melhores amigos" nos últimos meses. Confesso que perdi a conta à quantidade de latas destas que comprei e usei... Deixo aqui a dica a quem pretender reproduzir algumas destas tarefas e tenha o seu LAND ROVER com a cor "Niagara Grey" - pela experiência própria, se procuram uma cor semelhante à de fábrica, as mais parecidas que encontrei foram as "Motip Autolack Acryl" com as referências de cor 51027 e 51025, à venda nas lojas Norauto. São ligeiramente mais claras do que o catálogo da marca recomenda mas isso é compensado pela descoloração natural do veículo.
Imagem

0076 - Removi a ferrugem toda o compartimento da bateria, assim como do compartimento do macaco.
Imagem

0077 - Depois de lixados, zinquei-os para prevenir o aparecimento de ferrugens novamente.
Imagem

0078 - E pintei-os com "Dupli Color" na cor "Negro Satinado".
Imagem

0079 - Resultado.
Imagem

0080 - Resultado.
Imagem

0081 - Aproveitei e limpei e lubrifiquei todo o motor.
Imagem

0082 - Olhem só que peça de joalharia!
Imagem

0083 - O portão traseiro apresentava ferrugens em todo o contorno de contacto com a borracha.
Imagem

0084 - Foi, portanto, todo lixado, zincado...
Imagem

0085 - E pintado com "Motip Autolack Acryl" com a referência de cor 51027.
Imagem

0086 - A ferrugem que estava presente nas borrachas foi removida com um pano com acetona.
Imagem

0087 - As ferrugens que normalmente se encontram junto aos vértices onde fecham as portas foram também removidas e esses locais foram igualmente pintados.
Imagem

0088 - Idem.
Imagem

0089 - Idem.
Imagem

0090 - Idem.
Imagem

0091 - Os trincos das janelas traseiras começavam também a descascar com a ferrugem, por isso também os desmontei, lixei, zinquei e pintei.
Imagem

0092 - Lixei e pintei também os pilares entre as janelas laterais e a caixilharia das janelas das portas...
Imagem

0093 - ...E entre o pára-brisas.
Imagem

0094 - O mesmo foi feito igualmente para as barras do tejailho.
Imagem

0095 - Os frisos laterais e os embelezadores sob as portas foram escurecidos com um produto próprio da "Turtle Wax" que se encontra à venda no Jumbo. Recomendo vivamente este produto aos proprietários de Freelanders que quase sempre têm os plásticos dos pára-choques descolorados. Apliquei no Freelander dos meus pais e ficou impecável! Deu logo nova vida ao jipe.
Imagem

0096 - O próprio tejadilho, em especial as calhas de água e o primeiro nível do tejadilho junto às janelas alpinas (o rebordo inferior), já tinham pontos de ferrugem acentuados. Utilizei uma lixa-de-água bem fina (grão 1000), lixei tudo isso e dei duas demãos com "Motip Autolack Acryl" 51027. Antes de passar a cor da carroçaria nas calhas de água apliquei-lhe ainda duas mãos de "Hamerite", dado que é uma das áreas do Discovery onde a água tende a estar mais presente e a causar mais corrosão.
Imagem

0097 - O resultado não é de uma perfeição imensa mas é mesmo bastante satisfatório.
Imagem

0098 - Como tinha os farolins do pára-choques estalados, comprei uns usados que estavam em muito bom estado.
Imagem

0099 - Comprei também pela "LandOeste" (recomendo!!!) as protecções para esses farolins, assim como uns cantos novos para o pára-choques que lixei ao de leve e pintei ligeiramente com "Dupli Color" na cor "Negro Mate" para os escurecer um pouco.
Imagem

0100 - Sei que nem toda a gente gosta deles mas os estribos dão-me muito jeito para os passageiros entrarem para trás e já precisavam de reforma devido ao empeno e ferrugem.
Imagem

0101 - Solução: cortei a parte recta, comprei um tubo bem mais grosso e soldei-o lá.
Imagem

0102 - Os encaixes dos estribos foram também reforçados para evitar novos empenos no mato.
Imagem

0103 - Lixei tudo muito bem, zinquei e dei duas demão com "Dupli Color" na cor "Negro Mate".
Imagem

0104 - Resultado: estribos reforçados e impecáveis. Não são uns "rock sliders" mas são bem mais resistentes do que os originais sem retirar a estética de origem.
Imagem

0105 - Comprei uma tomada de isqueiro na "Area 4x4" (têm um atendimento impecável e recomendo!) e montei-a na mala porque dá sempre jeito para as arcas frigorificas, por exemplo. Só ainda não tive tempo para fazer a instalação eléctrica.
Imagem

0106 - Os vidros que tinham sujidade "fundida" de quase duas décadas e alguns toques de tinta foram limpos e polidos com um derivado de petróleo e ficaram absolutamente limpos!
Imagem

0107 - Idem.
Imagem

0108 - Para terminar o serviço, poli totalmente o "Megre" com massa fina para remover todos os riscos que tinha... e tantos que eram!
Imagem

0109 - Resultado: parece acabado de sair da estufa de pintura.
Imagem

0110 - Alguém diz que este jipe tem quase 20 anos???
Imagem

0111 - A protecção frontal já havia sido restaurada anteriormente. Poderão ver este processo neste link: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=17&t=22758
As letras LAND ROVER em relevo foram das primeiras aquisições que fiz quando comprei o "Megre" e ficam a matar. Recomendo! Quanto aos faróis de longo alcance, era para substituir os meus antigos "Hella Rallye 1000" por uns "LAND ROVER Safari 5000" mas surgiu-me um negócio inesperado e acabei por adquirir outros "Hella Rallye 1000" com grelhas de protecção que adorei no conjunto.
Imagem

0112 - Pintei ainda os pára-choques frontal e traseiro a "Negro Mate" da "Dupli Color".
Imagem

0113 - O resultado do conjunto! COMO NOVO!!! Sem me querer gabar, este deve ser um dos Discovery I mais bem preservados a circular em Portugal.
Imagem

0114 - Por fim e para terminar em beleza, limpeza a fundo por dentro.
Imagem

0115 - Ficou impecável!
Imagem

0116 - Ficou impecável!!!
Imagem

0117 - O próximo passo...!
Imagem

Um abraço,

Márcio Silva

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 18 dez 2012 18:06
por TerraFirme
Belo trabalho.............ficou impecavel............. :cool:

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 18 dez 2012 22:05
por Rider
:clap: :clap: :clap:

Isso é a retribuição de todo o prazer que o Land já deu : signgoodjob:

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 18 dez 2012 22:50
por AzoreanPete
: signgoodjob: Márcio

Há que ir conservando :)

LandAbraço

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 19 dez 2012 00:19
por mamgo77
Parabéns, mais parece m fotos tiradas de um catálogo!!!
o meu também, precisa de uns carinhos desses...

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 19 dez 2012 10:10
por FLG
: signgoodjob: Marcio Silva

muitos podem pensar que ah e tal isso dos sprays passando pouco tempo volta tudo ao normal... :roll:

já vi e fiz serviços com eles que comparando a serviços efectuados por pintores auto ficaram muito além a nivel de resultado final e durabilidade... :cool:

Há anos que tenho comprado material na LandOesTTe... o Paulo Lourenço é :cool:

http://www.landoeste.net/CONTACTOS.php

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 19 dez 2012 19:36
por pbritoantunes
Muitos parabéns!
Dá gosto ver um LAND ROVER tratado dessa forma, realmente está 5* e é bastante mais fácil de manter esse bom aspecto agora do que simplesmente deixar andar até chegar a niveis incomportáveis!
Agora são pelo menos mais 20 anos de :driving:

:clap: :clap: :clap: :clap:

Re: Apresentação de Márcio Silva - O Restauro na Pág. 4

Enviado: 20 dez 2012 21:43
por Marcio Silva
Obrigado companheiros!

Na próxima semana já publicarei novidades... :evil: :cool:

Um abraço,

Márcio Silva

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 12:47
por Marcio Silva
Olá companheiros!

Espero que tenham tido umas festas felizes e, se for o caso, que as férias estejam a ser bem aproveitadas.

O "Megre" recebeu umas prendinhas este Natal!!! Trata-se de um investimento que há muito tempo pretendia fazer mas só agora tive possibilidades de o concretizar:

- Amortecedores Britpart +2'
- Molas Britpart Supergaz +2'
- Tubos dos travões Goodridge +2'
- Cones de deslocação traseiros
- Bumpstops
- Borrachas insonorizantes para as molas
- Retentores das molas reforçados
- Falanges reforçadas
- Novo amortecedor de direcção
- Carreto do velocímetro FRC3310
- Pneus Fedima F-Mud 265/75 R16

Aproveito para prestar um agradecimento público ao Carlos Santos da Jipelândia (http://jipeland.wix.com/jipelandia---de ) pela simpatia, conselhos, honestidade e prestabilidade. Recomendo totalmente esta oficina a todos aqueles que gostam de saber que os seus Land Rovers se encontram bem entregues para preparações e/ou manutenções.

Entretanto fui no dia 26 de Dezembro ao LTA para tratar de averbar a nova medida de pneus e tudo correu bem. Aguardo agora o "papel mágico" para levar ao IMTT.

Aos poucos o "Megre" aproxima-se da minha ideia de perfeição (bem sei que o conceito é relativo) e daquilo que eu realmente pretendo para um jipe. Falta agora instalar-lhe novamente a protecção frontal e, se tudo correr bem, no início do novo ano levará um snorkel Safari.

Um abraço e votos de um 2013 em grande!

Márcio Silva

0118 - Os novos componentes da suspensão.
Imagem

0119 - Aspecto actual. A meu ver, porreiro, capaz e nada de demasiado exagerado.
Imagem

0120 - Perfil actual.
Imagem

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 13:45
por FLG
Marcio Silva Escreveu:...- Aspecto actual. A meu ver, porreiro, capaz e nada de demasiado exagerado...
Tá diTTo ;)

Falta só a foto dos belissimos
Marcio Silva Escreveu:...- Amortecedores ProComp +2'
:D

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 14:08
por luisalves
Parabens pela maquina. Está realmente bem tratada.
Se me permites e espero que não leves a mal, mas essas jantes são um susto. :yikes: :yikes:

Com algum investimento, punhas outras nem que fossem as de origem em ferro.

De resto, está muito bom e com gosto.

Abraço e bom 2013

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 14:10
por Marcio Silva
FLG Escreveu:
Marcio Silva Escreveu:...- Aspecto actual. A meu ver, porreiro, capaz e nada de demasiado exagerado...
Tá diTTo ;)

Falta só a foto dos belissimos
Marcio Silva Escreveu:...- Amortecedores ProComp +2'
:D
Bolas! Enganei-me a escrever... :lol:

Já está corrigido!

Abraço!

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 14:14
por Marcio Silva
luisalves Escreveu:Parabens pela maquina. Está realmente bem tratada.
Se me permites e espero que não leves a mal, mas essas jantes são um susto. :yikes: :yikes:

Com algum investimento, punhas outras nem que fossem as de origem em ferro.

De resto, está muito bom e com gosto.

Abraço e bom 2013
Olá Luís!

Obrigado pelo teu comentário.

Relativamente às jantes, já ouvi de tudo sobre elas. Há quem as deteste e quem as adore. :crazy: Sem dúvida que há jantes mais bonitas mas não desgosto delas e enquanto andarem, lá vão continuar. É material BBS e espero que dure uma vida! :)

Um abraço e votos de um bom 2013 para ti também!

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 14:15
por FLG
Agora sim ;)

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 18:48
por HugoGomes_Discovery
Grande trabalheira que tiveste Márcio, mas o resultado está a vista isso parece novo, parabéns!

Com a suspensão e pneus ficou logo outra coisa, continuando simples...

Guardaste esse magnífico "pára choques da LTA"? Em principio para o início do ano queria tratar disso no meu também...

Abraço
Hugo Gomes

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 28 dez 2012 19:48
por Capelo_Td5
Boas :)

Muito melhor ;)

Atenção é a esses plásticos do parachoques frontal. Com esses pneus e a nova suspensão vai querer "galgar" novos obstáculos e esse avental não é como os dos 200 que dobra e não parte. Esses basta um leve toque para partirem. Se quer um conselho e se gosta do avental tire-o enquanto não o parte ;) Assim se um dia quiser está sempre a tempo de o colocar outra vez.

Parabéns pela dedicação à máquina. Está mesmo muito bem tratado :cool:

Se um dia passar por Lisboa ou arredores e quiser uma afinação da bomba e turbo avise ;)

CumprimenTTos e já agora Bom Ano

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 30 dez 2012 00:41
por MAC
boas esse kit de suspençao ficou aproximadamente em quanto??

cumpsTT

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 30 dez 2012 10:47
por Marcio Silva
MAC Escreveu:boas esse kit de suspençao ficou aproximadamente em quanto??

cumpsTT
Enviei-te PM

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 30 dez 2012 18:20
por FLG
Pondo de lado a questão estetica das jantes... são do melhor :ok:

Se o meu as tivesse teria ficado com elas :driving:

Re: Apresentação de Márcio Silva - Upgrades na Pág. 4

Enviado: 13 jan 2013 16:02
por R.Cardoso
Este Discovery está magnifico ! Parabéns pela dedicação na "restauração" ! Eles merecem :clap: