Zumo 660 utilização TT

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
jmmalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 nov 2007 15:23
Land Rover: Defender HTV Td5 2002
Sócio LCP: 1825

Zumo 660 utilização TT

Mensagem por jmmalves »

Boas,

Adquiri recentemente um gps da Garmin o Zumo 660, com o objectivo de ter um bom gps para estrada e com as funcionalidades para uma utilização fora de estrada em passeios TT e provas de navegação.

Após pesquisas verifiquei que este modelo fazia muito bem a navegação em estrada pois já vem com os mapas City Navigator da Europa NT 2012.1 carregados na memória interna e também tem a opção para navegação fora de estrada.

Há que ter em conta o preço, que foram 499 €, o que não é nada barato.

Após a recepção da encomenda foi altura de abrir a caixa e começar a explorar o conteúdo. O que salta logo à vista é o tamanho do ecran (9,6 x 5,6 cm) bastante generoso, um pouco maior que o do gpsmap 278.

Imagem

Este gps traz também muitos acessórios, nomeadamente Suporte de motociclo (RAM) e respectiva cablagem, suporte de ventosa para automóvel, Cabo de isqueiro, Bolsa de transporte, Disco de fixação ao tablier e Cabo USB.

Ligado o gps foi altura de explorar os menus, principalmente os offroad

Este dispõe de um menu onde nos permite escolher o modo que pretendemos (motociclo, automóvel, pedestre, scooter e fora de estrada)

Imagem

Escolhido o modo fora de estrada é nos permitido fazer algumas configurações

Imagem

Escolha do ícone marcador da posição

Imagem

O tipo de orientação

Imagem

E o modo do calculo da rota

Imagem

Após as configurações passamos para o mapa que tem o seguinte aspecto (vista de cima) idêntico à vista dos mapas no 278

Imagem

Os campos de dados que aparecem nos cantos são todos configuráveis, existindo muitas opções de escolha.

O gps também permite a utilização de vários mapas em simultâneo, bastando para isso e após estes terem sido enviados através do mapsource ir ao menu ferramentas_definições_mapa_inf mapa e seleccionar os que queremos que apareçam no ecrã (ex, city Navigator + topolusitania (transparente) + Topo marrocos V2)

Imagem

Ao começarmos a andar este faz o registo do trajecto, permitindo depois gravar e exportar para o Mapsource.

Ao longo do percurso que estamos a percorrer podemos marcar waypoints de eventuais motivos de interesse, para isso basta tocar no ecran e aparece um menu que nos permite gravar a posição onde estamos ou outra por nós escolhida e atribuir-lhe um nome.
Imagem

Imagem

Agora vamos a umas das funcionalidades que para mim é das mais importantes, que é o envio de waypoints e tracks a partir do Mapsource, compegps ou outro programa, para depois, por exemplo, fazer a navegação do track e/ou encontrar os pontos
Para isso basta abrir no mapsource os traks e os pontos que queremos enviar para o gps e de seguida fazer enviar.

Após isto vamos ao gps menu ferramentas_os meus dados_importar dados_favoritos, aqui seleccionamos os waypoints enviados previamente e clicamos em importar.

Imagem

Imagem

De seguida vamos importar os tracks, no mesmo menu seleccionamos Trajectos fora de estrada, selecionamos o track pretendido e importamos. Neste menu também há a possibilidade de importar o track com rota, para isso baste selecionar _Registo de viagem_, seleccionar o track e importar.

Imagem

Imagem

O gps dá a possibilidade de mudar a cor do track importado para uma melhor visibilidade no mapa. No menu ferramentas_os meus dados_gerir registos de viagem seleccionamos o track e parecem as opções de “mostrar no mapa”, “config. Cor” e “alterar o nome”.

Imagem

Depois disto podemos ver no mapa como aparece o track e os waypoints, aparece o track a vermelho e os vários waypoints.

Imagem

Imagem

Para navegação por pontos, podemos escolher ponto a ponto para onde queremos ir, isto é útil em provas de navegação, para isso basta ir ao menu Para onde_Favoritos e escolher o ponto que queremos e clicar em Ir, podemos fazer a navegção para o ponto por “fora de estrada” “tempo mais rápido” ou “dist mais curta”

Imagem

Imagem

Imagem

O gps tem muitas mais funcionalidades para offroad, mas as básicas passam por estas e penso que são suficientes, depois é ir explorando.
Com tenho um 278 continuo a preferir esse, talvez de já o usar a alguns anos, mas o zumo 660 penso ser um bom substituto com as funções necessárias para a maioria de nós e é à prova de água e pó que é o ideal para TT.

Abraço João
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Zumo 660 utilização TT

Mensagem por josecamorim »

Tem um grande problema esse gps para navegação TT... Se fizeres um GO TO na modalidade fora-de-estrada vais logo perceber o que é :)

Tenho um 276 e um 278c e não os troco por nada :)
jmmalves
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmmalves »

josecamorim Escreveu:Tem um grande problema esse gps para navegação TT... Se fizeres um GO TO na modalidade fora-de-estrada vais logo perceber o que é :)

Bom dia,

Fosgasse, quando fazemos "ir para" um ponto por fora de estrada, o gps traça uma linha recta da nossa posição para o ponto, até aqui tudo bem. Mas quando começamos a navegar o gps nao actualiza a posição de inicio da linha, que devia acompanhar a posição do cursor no mapa.

Mas isto deve ser um problema fácil de corrigir com uma nova versão de software, digo eu :)

Abraço

João
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

jmmalves Escreveu:
josecamorim Escreveu:Tem um grande problema esse gps para navegação TT... Se fizeres um GO TO na modalidade fora-de-estrada vais logo perceber o que é :)

Bom dia,

Fosgasse, quando fazemos "ir para" um ponto por fora de estrada, o gps traça uma linha recta da nossa posição para o ponto, até aqui tudo bem. Mas quando começamos a navegar o gps nao actualiza a posição de inicio da linha, que devia acompanhar a posição do cursor no mapa.

Mas isto deve ser um problema fácil de corrigir com uma nova versão de software, digo eu :)

Abraço

João
Eh pá.... esse e o 620 tem o mesmo problema e já esperamos 3031242345345 actulizações para a coisa se resolver e nada :(
jmmalves
júnior TT
júnior TT

Mensagem por jmmalves »

Vamos ter fé...
josecamorim Escreveu:
jmmalves Escreveu:

Bom dia,

Abraço

João
Eh pá.... esse e o 620 tem o mesmo problema e já esperamos 3031242345345 actulizações para a coisa se resolver e nada :(