Pedal de embraiagem está mole - Defender 300 TDi

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
RAF
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 out 2006 00:36
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Pedal de embraiagem está mole - Defender 300 TDi

Mensagem por RAF »

Boas !!

No meu Defender 300 Tdi fiquei com o pedal da embraiagem mole (quando carrego para que este volte para cima é necessário puxa-lo). O pedal da embraiagem numa viagem de cerca de 18 km começou a ficar mole (cada vez mais brando) até que agora fica completamente em baixo.

Parece-me não haver qualquer fuga do fluído da embraiagem (já agora alguém sabe qual a especificação deste óleo?)

O que terá acontecido??

Escusado será dizer que não consigo meter mudanças e consequentemente estou com ele parado.... :( :( :( :( :(

Para o levar ao mecânico tenho alguma hipotese ou terá de ir de reboque?????

Aguardo ansiosamente respostas!!!!

Obrigado,

Rui Fonseca
Martimóveis
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 ago 2005 10:46
Land Rover: Defender 200 Tdi de 91
Sócio LCP: 245

Mensagem por Martimóveis »

Olá Rui!

Já me aconteceu algo semelhante, e foi por pura asneira minha!!

Usei um óleo que não era indicado e dei cabo dos retentores da bomba de embraiagem...

Ou seja, o que te aconteceu foi algo do género, ou usáste um óleo que não era indicado e corroeu-te os retentores, ou os retentores "lixaram-se" sozinhos!!

O óleo para a bomba de embraiagem, normalmente é DOT 40 (vulgo óleo de travões)

(Posso estar a dizer uma grande asneira visto ter umas noções básicas de mecânica)

Quanto ao facto de não conseguires engrenar mudanças... se o mecânico for perto, engrenas uma 2ª, destravas, abres a pestana e... dás à chave!! Depois, vais nessa mudança até ao mecânico!! Senão: VIVA A ASSISTÊNCIA EM VIAGEM!!

Abraço

Pedro
Pedro

Sócio nº 245

4x4@martimoveis.com

919902013
RAF
iniciante TT
iniciante TT

Custo da reparação na bomba da embraiagem Defender 300 Tdi

Mensagem por RAF »

Pedro,

Boa Noite!

Já agora sabes-me dizer se a reparação dessa avaria que tiveste na embraiagem foi muito cara!!! Tens ideia de quanto custa a reparação da bomba da embraiagem??

Um abraço,

Rui Fonseca
Martimóveis
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 ago 2005 10:46
Land Rover: Defender 200 Tdi de 91
Sócio LCP: 245

Mensagem por Martimóveis »

Boa noite,

Isto já me aconteceu há 4 anos... sinceramente não me lembro quanto custou, mas sei que o kit de reparação não era muito caro (Kit de concorrência), traz tudo o que é necessário para efectuares a reparação.
O que talvez custe mais é a mão-de-obra de desmontagem/montagem.
Espero que consigas resolver o teu problema.

Até ouTTra!

Pedro
Pedro

Sócio nº 245

4x4@martimoveis.com

919902013
sam_nunes
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 15:24

Mensagem por sam_nunes »

as vezes mudar só os retentores é adiar o problema .
eu aconcelho a mudar logo as duas bombas de embraiagem e isso fica em cerca de 150€ , material e mão de obra.
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407

Pedal Mole

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Olá

Se calhar não tem nada a ver com vedantes/retentores das duas bombas!?

A forquilha se calhar passou-se, não?

Cumprimentos, Rui
RAF
iniciante TT
iniciante TT

Re: Pedal de Embraiagem Mole - Avaria Resolvida

Mensagem por RAF »

Boa Tarde! ;)

Antes de mais quero agradecer os vossos comentários / opiniões!

Quero também dizer, que depois de algumas (bastantes mas não demasiadas, face o objectivo) horas de trabalho, foi resolvida avaria na embraiagem.

O problema penso estava no fluído da embraigem (apesar de sero indicado e de estar límpido no reservatório da bomba, encontrava-se negro e espesso, quando esvaziei o circuito retirando a purga da bomba secundária).

Depois disto resolvi substituir os vedantes das duas bombas tal como me foi aconselhado pelo Pedro pois verifiquei que o corpo das bombas não estava nem corruído nem riscado.

Reparei as bombas principal e secundária (kit de reparação cerca de +/- 6 € cada) e substituí o fluido da embraiagem Lookead DOT 4.
Depois de purgado o circuito ficou OK!!!

Principais Dificuldades:

1-Remover a bomba principal do local onde se encontra instalada (local de dificil acesso e com pouco espaço para trabalhar). Quase é necessário chamar um senhora!!!! pois tem as mãos mais pequenas e mais finas!!!! :lol:

2- Purgar todo o ar do circuito. Deverá usar-se um pequeno tubo (tipo para a gasolina) que se instala na purga (na bomba secundária) e esse tubo terá que estar sempre mergulhado em fluído de travões. O objectivo é enquanto de injecta com o pedal, no movimento de retorno do pedal, não ser aspirado ar.

Obs.:
- Para evitar problemas deste tipo deve-se substituir (anualmente) o óleo da embraiagem e porque não também o dos travões.

Aproveito também, para daqui agradecer, ao meu PAi e à GUI pelo total apoio incondicional. Mais uma vez obrigado!!! ;)

CumprimenTTos,

Rui Fonseca :driving: