Penso que é um tema já muito conhecido, e desculpem me os admins se acharem que estou a "invadir" o forum com isto, mas resolvi deixar aqui o meu comentário para os mais novatos como eu nestas andanças....O jipe começou a aquecer, e tinha água no lugar do pendura! Verifiquei que era liquido refrigerante e no imediato e para poder continuar com o andamento até ter tempo de reparar, o que fiz foi um "bypass" nos tubos do Heat Core do lado do motor, ou seja conectei o tubo que entra no Heat Core no motor ficando o que sai do Heat Core lá pendurado e desactivado.
Amigos, trocar aquilo é um pincel de todo o tamanho! Podem dar um Oscar a quem desmonta o tablier!
Basicamente, e para não andar a desmontar o tablier todo (porque tive medo de depois nao ficar em condições ou de o danificar), resolvi ler e fazer o método curto do site rangerovers.net.
Basicamente os ponto que fiz:
1 - Retirar o porta luvas (muito simples, basta somente desapertar os parafusos)
2 - Retirei os plásticos da consola do meio, os da manete de velocidades e travão de mão (tambem simples, basta retirar os parafusos existentes à vista)
3 - A partir daqui, com jeito retirar o painel lateral. Como o meu estava muito fixo, resolvi desmontar toda a parte do condutor (painel de baixo e quadrante) de forma a libertar o painel central (onde estão os butoes da suspensão etc) e assim consegui sem problemas libertar os dois paineis laterais, do lado do conduto e do pendura.
Agora foi quando a coisa começou a complicar:
Existe em baixo um encaixe de ventilação suportado por dois parafusos, os quais sao retirados facilmente. No entanto, o tubo de ventilação está preso por um parafuso a meio sendo que para lá chegar temos que fazer um furo no painel. Fiz o furo, desencaixei o tubo em cima e em baixo e com alguma resistência conseguia move-lo.
Mas…..e chegar ao parafuso dos Orings?
Népia…..nem nada, aquilo parecia que estava nos confins do tablier.....
Solução? Berbequim e uma craniana e abri 3 buracos de forma a conseguir colocar a minha chave estrela.(conforme figura)

EUREKA, através dos orificios que fiz conseguia chegar ao parafuso…….Após 2horas de trabalho estava quase a atingir a metade do objectivo ou seja….retirar os Orings!
Problema: O parafuso estava tão, mas tão calcinado que não o consegui retirar…..fui com o jipe ao mecânico mas nem com chaves de roquete conseguimos desapertar o gajo….

Frustação total e para não partir aquilo tudo, apertei tudo no sito (com excepção do porta luvas) e meti lhe WD40 a ver se a coisa vai….
Agora sinceramente opiniões? Há outros métodos? Que acham que devo fazer relativamente aos parafusos? O que fiz de errado?
Abraço e obrigado!