Discovery 200 - Restauro Low Cost
Enviado: 16 jul 2012 16:42
Boas....
Pois é, depois de 20 anos sempre a rolar,chegou a altura de fazer uns pequenos arranjos no meu Discovery 200.Não pretende ser um restauro no verdadeiro sentido da palavra,mas antes um lavar de cara e umas pequenas reparações a fim de resolver alguns problemas e devolver o seu estatuto enquanto um verdadeiro carro de luxo para a época, assim como fazer pequenos upgrades de modo a ficar um veículo mais adequado a passeios turísticos em família.
Pretendo fotodocumentar o melhor possível todo o processo,assim como indicar produtos e ferramentas utilizados,e os seus custos que se querem o mais reduzidos possível,a fim de poder talvez servir de motivação para que outros o façam também,e para durar pelo menos mais 20 anos.......
Todos os comentários,críticas,e sugestões serão bem vindos,pois também conto com a vossa participação.
Ora então vamos lá começar,pelo mais simples e rápido:
- Há já algum tempo que de noite com os médios acesos,de vez em quando com a trepidação do carro em andamento em paralelo,as luzes de vez em quando apagavam-se e acendiam-se sozinhas.Quando se apagavam,se ligasse o pisca para a esquerda,estas voltavam a ligar.Ou seja,havia qualquer coisa que estava mal nos fios junto à manete dos piscas.
Toca a desmontar os plásticos por baixo do volante,e logo vi o que estava errado.O fio tinha partido pela solda,e estava a fazer mau contacto:
Primeira coisa a fazer,pegar no ferro de soldar quente e encostar na solda partida,por forma a remover esta solda e passar o fio novamente pelo buraco do terminal e tornar a soldar.
Não esquecer de colocar um pano por baixo,para a solda derretida não cair na alcatifa.
Fio no sítio,um pingo de solda e voilá,tudo a funcionar normalmente.Esta parte já está resolvida.
- Um problema muito comum em carros já com alguns anos,neste caso apenas 20,é o chão da mala que começa a ganhar alguns pontos de ferrugem,e os plásticos também da mala,que geralmente são muito mal tratados...
Este era o ( péssimo ) aspecto da minha mala:
- Após retirar a alcatifa e a borracha isolante,eis como estava o chão da mala:
- Primeiro passo,raspar com a escova de arame para retirar o grosso da ferrugem,de seguida lixar até a chapa ficar da côr do inox.Para já vou saltar a parte da lixagem,uma vez que tinha apenas lixa fina na altura.
Voltemos aos plásticos da mala.Conseguem ver alguma diferença entre os dois que foram limpos,e os sujos????
- E qual foi o milagroso e dispendioso produto utilizado??Bem,na verdade foram dois:
Este líquido desengordurante comprado no supermercado Sclechker que custou a exorbitante quantia de 1,80€ .Depois de aplicar,esperar 2 minutos antes de limpar.
De seguida utilizei este gel comprado num hipermercado,que custa 5,19€ uma lata de 1Kg,e que é optimo para limpar carpetes,plásticos,etc e para lavar as mãos.
Como podem constatar,a diferença entre os plásticos é enorme,e antes de irem para o sítio ainda vão levar com um spray de renovação de plásticos.
E para já fiz apenas isto no fim de semana,o que para começar não está nada mal,e assim que faça algo mais irei postar aqui.
Já agora alguem sabe se estes dois fios que estão na mala,tem corrente para fazer uma tomada de isqueiro?
Custos até agora acumulados: 6,99€
Tempo dispendido: 4 horas
Pois é, depois de 20 anos sempre a rolar,chegou a altura de fazer uns pequenos arranjos no meu Discovery 200.Não pretende ser um restauro no verdadeiro sentido da palavra,mas antes um lavar de cara e umas pequenas reparações a fim de resolver alguns problemas e devolver o seu estatuto enquanto um verdadeiro carro de luxo para a época, assim como fazer pequenos upgrades de modo a ficar um veículo mais adequado a passeios turísticos em família.
Pretendo fotodocumentar o melhor possível todo o processo,assim como indicar produtos e ferramentas utilizados,e os seus custos que se querem o mais reduzidos possível,a fim de poder talvez servir de motivação para que outros o façam também,e para durar pelo menos mais 20 anos.......
Todos os comentários,críticas,e sugestões serão bem vindos,pois também conto com a vossa participação.
Ora então vamos lá começar,pelo mais simples e rápido:
- Há já algum tempo que de noite com os médios acesos,de vez em quando com a trepidação do carro em andamento em paralelo,as luzes de vez em quando apagavam-se e acendiam-se sozinhas.Quando se apagavam,se ligasse o pisca para a esquerda,estas voltavam a ligar.Ou seja,havia qualquer coisa que estava mal nos fios junto à manete dos piscas.
Toca a desmontar os plásticos por baixo do volante,e logo vi o que estava errado.O fio tinha partido pela solda,e estava a fazer mau contacto:
Primeira coisa a fazer,pegar no ferro de soldar quente e encostar na solda partida,por forma a remover esta solda e passar o fio novamente pelo buraco do terminal e tornar a soldar.
Não esquecer de colocar um pano por baixo,para a solda derretida não cair na alcatifa.
Fio no sítio,um pingo de solda e voilá,tudo a funcionar normalmente.Esta parte já está resolvida.
- Um problema muito comum em carros já com alguns anos,neste caso apenas 20,é o chão da mala que começa a ganhar alguns pontos de ferrugem,e os plásticos também da mala,que geralmente são muito mal tratados...
Este era o ( péssimo ) aspecto da minha mala:
- Após retirar a alcatifa e a borracha isolante,eis como estava o chão da mala:
- Primeiro passo,raspar com a escova de arame para retirar o grosso da ferrugem,de seguida lixar até a chapa ficar da côr do inox.Para já vou saltar a parte da lixagem,uma vez que tinha apenas lixa fina na altura.
Voltemos aos plásticos da mala.Conseguem ver alguma diferença entre os dois que foram limpos,e os sujos????
- E qual foi o milagroso e dispendioso produto utilizado??Bem,na verdade foram dois:
Este líquido desengordurante comprado no supermercado Sclechker que custou a exorbitante quantia de 1,80€ .Depois de aplicar,esperar 2 minutos antes de limpar.
De seguida utilizei este gel comprado num hipermercado,que custa 5,19€ uma lata de 1Kg,e que é optimo para limpar carpetes,plásticos,etc e para lavar as mãos.
Como podem constatar,a diferença entre os plásticos é enorme,e antes de irem para o sítio ainda vão levar com um spray de renovação de plásticos.
E para já fiz apenas isto no fim de semana,o que para começar não está nada mal,e assim que faça algo mais irei postar aqui.
Já agora alguem sabe se estes dois fios que estão na mala,tem corrente para fazer uma tomada de isqueiro?
Custos até agora acumulados: 6,99€
Tempo dispendido: 4 horas