MAP - Movimento Anti-Portagens

Discussão sobre o Clube
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

MAP - Movimento Anti-Portagens

Mensagem por Henrique Ferreira »

Saudações! :cool:
Não sei se será o local indicado, mas gostaria de partilhar a minha indignação com todos voçês...
Continuo a não perceber (e não há quem me explique ou convença :ohnao: ) porque é que o meu SIII, à semelhança de outros 4x4, paga classe 2 nas portagens... :bolas:
A minha segunda fonte de "alergia" acerca deste assunto, é saber que pago e calo!! Acho que deviamos demonstrar a nossa indignação!!!
Sei que muitos de voçês vão pensar:"-Isso não vai dar em nada, pois esses gajos só pensam nos €€ e não abrem mão!!" - No fundo, talvez pense como vós, mas bolas... mostrávamos indignação!!!! :x
À cerca de quatro anos atrás, quando ainda "só gostava dos LR" :D , vi um companheiro nas portagens com uma fotocópia no vidro do seu Defender, com umas palavras de ordem a reevindicar o pagamento de classe 1 e recordo-me que aqui deixou-me a pensar... Acho que é isso que faz falta! Mostrar e fazer pensar...
Já troquei umas ideias com o companheiro FLGFLG e com o Terracota e eles sugeriram que podiamos contactar outros grupos, tipo Fórum LR, "Patrolheiros" e afins....
Que vos parece?? Ideias?Vá, vamos lá a criar um "brainstorming" para ver se surge alguma coisa...
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Mensagem por terracotta »

Caro Henrique,
Tal como já conversamos estou 101% de acordo!
Se souberes como fazer uma petição ou alguem que saiba, força nisso, apoiantes não faltarão!!
Basta divulgar.. ;)
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
nelson
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 562
Registado: 20 mar 2006 21:00
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

RR 300TDI 1996
Sócio LCP: 1334
Localização: viseu

Mensagem por nelson »

Estou convosco!!!!
Vamos pa estrada e chamar atenção de tal injustiça...
A união faz a força, e quantos + formos + impacto tera...
Contem cmg :driving:
Imagem Imagem Imagem
Abraço: Nelson Afonso
Avatar do Utilizador
ze
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 155
Registado: 09 nov 2006 11:44
Land Rover: Dicovery 200
Serie IIA 109 Petrol
Sócio LCP: 980
RTI: 0
Localização: Barcelos

Mensagem por ze »

Boas

Penso que toda a gente está de acordo com isso :lol:
A injustissa parece-me tanto maior quando há modelos que pagam classe 1. Já várias vezes me aconteceu na portagem pedirem-me para confirmar o modelo, e não fosse o orgulho de ter um DISCOVERY e tinha respondido que era um Ferrari ( que sempre é rasteirinho) :D

Concordo que tem de haver critérios, mas este é completamente irracional... ainda mais agora que os monovolumes pagam classe 1 : signwow:
Mas, pelo que me parece, só foi alterado por causa do lobby das marcas, que no caso dos jipes acho que nunca fizeram nada.
Para mudar, parece-me que devem ser os grupos organizados, como este o FLR e outros de outras marcas, a pressionar as marcas e o estado... e para acçoes de protesto eu digo PRESENTE :cool:

PS
Isto ainda vai ficar pior, uma vez que vamos começar a pagar (nós em dobro) em algumas vias não pagamos :mad:
Ze
Disco 200
Serie IIA 109 Petrol

Imagem
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Oh pessoal e ideias?? :sing:
Eu tenho uma na forja... depois de enviar um oficio ou abaixo-assinado à Brisa,Autoestradas do Atlântico e cia... que certamente levará a resposta que se adivinha... :bolas:
Poderiamos passar a formas de luta... :rocket:
O que me passou pela cabeça era mais ou menos isto: (similar ao utilizado no buzinão da 25 Abril!)
- Formávamos "equipas" geográficas (vários clubes)que se distribuiríam pelo maior numero de portagens do país possível e depois avançávamos no mesmo dia e à mesma hora para as ditas e faríamos o pagamento em moedas de 1cent ou pediríamos o talão para pagamento posterior... entupíamos as portagens e dávamos a conhecer ao país a nossa indignação!!! :roll: Sempre com a dita cobertura jornalística, claro!!! :D
Mais ideias, temos??
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Mensagem por terracotta »

Parece-me bem, mas um petição on-line também, porque não dá muito trabalho e corre o país em poucos dias de e-mail em e-mail!
Tal como a convocatória..
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Ok! Parece-me bem a petição... :cool:
Confesso que me considero demasiado "bacoco infomático" :sing: para dar inicio à dita...algum "infovoluntário"??
Mas porque o MAP ainda não passa de uma ideia e há uma constituição estatutária que deve e merece ser respeitada, pedia ao nosso presidente Mui Dignissimo Sr. Rui Marinho que se pronunciasse... ;)
Poderiamos avançar com um pedido/solicitação oficial/abaixo assinado ás empresas (Brisa e cias.)?? Teria de ser um resolução tida em assembleia geral? Como funciona, meu caro?
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

Já por várias vezes se colocou este tipo de situação e, em todas elas vos dei a mesma resposta. Penso que noutro tópico aqui do forum já tb aconteceu, mas não me recordo onde.

As portagens nada têm a ver com a Brisa. São estipuladas em Decreto-Lei e são, portanto, da responsaboilidade do governo.

Não adianta nada mandar o que quer que seja para a Brisa, pois nada podem fazer para mudar o estipulado. Apenas os orgão de governo o podem fazer.

Para além disso, um movimento de "jipes" em marcha lenta fará muito pior à nossa imagem do que os ganhos potenciais em termos de valor das mesmas. Se se fizer o que quer que seja, terá sempre que ser sem prejudicar outros utentes da via (ou vias) em questão.

Agora envie-se é as missivas ao agente certo e não à Brisa. esta será sempre obrigada pelo governo.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Mensagem por marco.machado »

É estranho haver jipes que pagam classe 1 (que é o caso do meu free) e outros que pagam classe 2 por serem ligeiramente mais altos.

Estou perfeitamente de acordo com o Sr. Rui Marinho... qualquer manifestação / acto de descontentamento tem que ser muito bem engendrada e ser direccionada ao órgão correcto, caso contrário estamos a degredir a nossa imagem.
Quem tem um LAND ROVER... está TRANKILO.

Marco Machado
marco.machado@sieb.pt
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Mensagem por marco.machado »

É estranho haver jipes que pagam classe 1 (que é o caso do meu free) e outros que pagam classe 2 por serem ligeiramente mais altos.

Estou perfeitamente de acordo com o Sr. Rui Marinho... qualquer manifestação / acto de descontentamento tem que ser muito bem engendrada e ser direccionada ao órgão correcto, caso contrário estamos a degredir a nossa imagem.
Quem tem um LAND ROVER... está TRANKILO.

Marco Machado
marco.machado@sieb.pt
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Mensagem por marco.machado »

É estranho haver jipes que pagam classe 1 (que é o caso do meu free) e outros que pagam classe 2 por serem ligeiramente mais altos.

Estou perfeitamente de acordo com o Sr. Rui Marinho... qualquer manifestação / acto de descontentamento tem que ser muito bem engendrada e ser direccionada ao órgão correcto, caso contrário estamos a degredir a nossa imagem.
Quem tem um LAND ROVER... está TRANKILO.

Marco Machado
marco.machado@sieb.pt
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Mensagem por marco.machado »

Não sei como aconteceu, a minha mensagem apareceu 3 vezes... lamento
Quem tem um LAND ROVER... está TRANKILO.

Marco Machado
marco.machado@sieb.pt
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

O critério é perfeitamente imbecil, disso não há dúvidas.

1,10m na perpendicular do eixo da frente é o limite para a classe 1. Mais ridiculo ainda é haver Sharan/Galaxy/Alhambra que pagam 1 ou 2 conforme o nº do chassis, pois nem todas passaram para classe 1, existindo inclusivamente no site da DGV uma lista por nº de chassis.

Mas isto é Portugal, e vamos ainda ter que esperar uma geração ou duas para mudar certos hábitos burocratas e de tomadas de decisão por pessoas manifestamente incapazes de o fazer.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Rui, li atentamente o teu post e não deixo de te dar razão, agora perdooa-me por "não me apetecer" esperar por mais uma ou duas gerações e por não querer pertencer a uma geração que cada vez mais é "impávida e serena"... :p
O que me deixa com alergia não é só pagar...é pagar e calar!!! :cool:
Agradeço-te por me fazeres ver que efectivamente não será a Brisa o nosso alvo (muito embora todos saibamos os interesses que andam por detrás de tudo isto... :sing: )... mas a alguém devemos mostrar, pelo menos descontentamento!!! Mais não seja com uma folha A4 no vidro de cada LR, a declarar o estado de injustiça que sentimos e o que tu apelidas, e bem, "um critério perfeitamente imbecil"!
Acho (opinião muito pessoal) que as tomadas de decisão, se mudam com tomadas de posição!! :x

P.S.- Espero não ofender com o trato na 2ª pessoa...
Última edição por Henrique Ferreira em 22 jan 2007 11:02, editado 1 vez no total.
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por nmcabecadas »

Penso que mais fácil é tentar encontrar uma inconstitucionalidade na lei do que mudá-la através de manifestações.

A lei é descriminatória, porque se baseia em critérios de aplicação irrelevantes para o seu propósito e pode ser contestada.
Avatar do Utilizador
ricardobernardes
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 14 jan 2007 17:21
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Lisboa/Santa Cruz

Mensagem por ricardobernardes »

Boas

a forma como determinam o valor nos cobram nas portagens é um pouco exasperante.

Só posso pensar que seja feita de forma a garantir ao concessionário um valor anual estimado, através da estatistica feita das vendas de veiculos, nomeadamente da altura de cada um, na tal linha imaginária prependicular ao eixo da frente.

Contra nós falo, mas seria mais fácil de aceitar uma divisão de classes baseada em peso, por exemplo, tendo em conta a diferenças de desgate e consequente necessidade de manutenção de que as auto-estradas carecem.

Por outro lado, fazia tambem mais sentido, uma vez que esta politica é oriunda dos nossos governos que, a emissão de gases fizesse parte do critério.

Outra das coisas que me deixa doente, é o pagamento integral das portagens quando muitas vezes a segurança/qualidade das vias são comprometidas por obras às quais somos alheios.

Enfim, dificil de aceitar.

De qualquer forma, podem contar comigo para petições e afins que julguem proveitosas.

Um abraço
Ricardo
916138208
mayabernardes@gmail.com
LCP 1512
Disco 300Tdi 1994
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por nmcabecadas »

Eu aceitava de boa vontade um critério objectivo, relacionado com o desgaste ou ocupação que um veículo provoca na via, mas não com uma qualquer decisão arbitrária.

Neste caso, estamos a falar de veículos, mas se alguem legislasse no sentido de que quem tivesse uma dada característica física pagasse mais impostos, queria ver come era.
Avatar do Utilizador
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 369
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw
RTI: 0
Localização: santa iria/loures/lisboa

Mensagem por josse4x4 »

Boas.
Quando eu ainda andava de mota houve um dia (domingo) em q se juntaram mais de 1000 motociclistas e fizeram desde Torres Novas ate Lx em marcha lenta 40km/h (pois abaixo disto da um papel verde) o resultado foi q todos os q tenha Via Verde pagam menos (foi melhor isto q nada).
A minha intenção era fazer exactamente o mesmo mas nos dois sentidos isto era .
1º - o pessoal de LX e arredores ir até T.R. e dai vir para Lx em marcha lenta e pagar em Alverca com moedas o mais pequenas possível.
2º- um segundo grupo o do Norte ir ate Coimbra e fazer até ou Porto .
3º- um grupo do Algarve entra em Setúbal e faz até lá abaixo .
(o pessoal da Madeira e dos Açores fica de fora)
isto tem q ser combinado em vários fóruns e no mínimo com 2 a 3 messes de antecedência (exemplo para o primeiro domingo de MARÇO , inicio da marcha 13h nos respectivos locais.
F Borges Pinto
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 07 set 2005 19:09

Mensagem por F Borges Pinto »

Boas.

Desde o início dos anos 90, no antigo núcleo do Porto do CLP, que o saudoso Paranhos Teixeira, falava num movimento anti classe 2 para os TT.
Colocou-se a hipotese da marcha lenta entre LX e Porto, nos 2 sentidos,
a hipotese de um Porto Lisboa nos trilhos que ladeiam a A1, enfim uma série de hipoteses que nunca se concretizou, uma vez que é muito cómodo falar mas não dá jeito nenhum tomar uma iniciativa ou participar numa acção concertada.

Por mim, tomei há muito a iniciativa de viajar o menos possível em AE. Só mesmo em deslocações de trabalho e, mesmo neste caso, quando vou atrasado, pois fora isso, viajo sempre pelas estradas nacionais.

Grande abraço
Borges Pinto
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 488
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagem por JMAlmeida »

Boas

Estou completamente de acordo convosco acerca das portagens, tambem so utilizo em casos excepcionais e so quando não tenho outra alternativa.
Qualquer iniciativa que venha a ser tomada, pode contar desde ja com o meu total apoio.
Jorge Almeida
914609035
http://lrsalette.blogspot.com/
Responder