Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
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Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Será que alguem me pode ajudar? estou com problemas na caixa de velocidades, a marcha atrás em esforço salta, e a 4a as vezes tb, surgiu me a hipotese de por uma caixa de um serie 2b, será uma boa hipotese, estou a falar de uma caixa reconstruida e com garantia, no entanto já me falaram que elas não veem com sincronizadores, e que é preciso aprender a trabalhar com essa caixa, tb me disseram que são mais resistentes do que as do serie 3, que me dizem? acham que vale a pena ir para a caixa do serie 2, ou espero e tento arranjar uma de um serie 3... a diferença entre as duas ronda os (250e) sendo a serie 3 mais cara...
Cump
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Gostaria de saber tb a experiencia de quem tem um serie 2, e a respectiva caixa de velocidades...
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Posso dizer-te o que é utilizar uma caixa de um IIA, que não tem a 1ª nem a 2ª, sincronizadas.
É simplesmente uma questão de hábito e rapidamente apanhas o jeito. Mais, dá ainda um maior toque rústico
ao Serie
Obviamente que uma caixa totalmente sincronizada é mais confortável de utilizar.
É simplesmente uma questão de hábito e rapidamente apanhas o jeito. Mais, dá ainda um maior toque rústico
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Obviamente que uma caixa totalmente sincronizada é mais confortável de utilizar.
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Mas como e que se colocam as velocidades afinal? qual e a sequencia de passos?
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Quando trocas de mudança, tens de sentir quando é que os carretos estão alinhados para engrenar... caso contrário vai arranhar!!! Tem de se fazer um compasso de espera e sentir na manete qual a força a exercer no momento certo!
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Já pensou em reparar a caixa? Pela descrição não deve ser nada que não tenha solução. Ainda há mecânicos que analisando o que está mal, reparam isso sem grande despesa.
Penso ter visto um anúncio algures a dizer que reparam caixas de séries.
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- moreirinha
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Para trabalhar com uma caixa sem sincronização é necessário "meter" as mudanças com dupla, fazendo a sincronização de velocidades entre o veio principal e o carreto da mudança que vamos "meter".AMMO Escreveu:Mas como e que se colocam as velocidades afinal? qual e a sequencia de passos?
Para cima é bastante mais fácil do que para baixo, mas consiste no seguinte:
1 - embraiagem para tirar da mudança em que está (até pode tirar sem embraiagem depende do estado da caixa)
2 - larga a embraiagem e acelera (deverá carregar no acelerador na quantidade certa para sincronizar as velocidades)
3 - carregar na embraiagem e "meter" a mudança.
Assim à velocidade de condução, no tempo de demora a trazer a manete de 1ª para 2ª, esquerdo direito esquerdo (os pés).
É mais fácil do que parece, e apanhando o jeito entram que é uma maravilha, e bem feito até é mais rápido usar esta técnica do que esperar pelos sincronizadores, mas não se vai safar de mandar muitas arranhadelas e principalmente, em situações de "pânico", ficar com a caixa entre a 3ª e a 2ª, porque em redução com força ela não entra mesmo se não acertar com a dupla.
A caixa do serie 3 arranjada por quem sabe fica um mimo, aliás, neste momento já não há novas, serão todas recondicionadas.
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Só mais uma achega: a posição do bombito secundário não é a mesma nas duas caixas. Provavelmente implcará alterações nas tubagens. (O meu já tinha esse trabalho feito, pelo que não sei ao certo o que implica.)
Em condução, só uso duplas em reduções para 2ª. Para reduzir para 1ª, quase de certeza que já estou parado. Para subir de 1ª para 2ª, basta trocar de velocidade com jeitinho que não arranha. Na minha opinião, é bem mais fácil conviver com uma caixa de um II/IIa do que parece "no papel".
Em condução, só uso duplas em reduções para 2ª. Para reduzir para 1ª, quase de certeza que já estou parado. Para subir de 1ª para 2ª, basta trocar de velocidade com jeitinho que não arranha. Na minha opinião, é bem mais fácil conviver com uma caixa de um II/IIa do que parece "no papel".
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
já alguem mudou de caixa no serie 3 para a do serie 2?
Última edição por Alexandre Oliveira em 19 set 2012 00:03, editado 1 vez no total.
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Mas a unica diferença é no bombito de embraiagem? ou seja, na bomba auxiliar, como é vertical provavelmente o tubo não chega, terá de ser improvisado um tubo mais comprido, julgo tb que o eixo terá de ser mais comprido, mas pelo que me disseram já foi feito, haverá então mais alguma coisa???
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Boas Alexandre
Afinal sempre era como eu dizia
Muito sinceramente se fosse eu pedia orçamento para reparar a tua... Fala com o Bruno e vê se ficas com uma ideia €... A dele está nova. Eu sei que terias de parar o carro uns dias mas ficavas com uma caixa de origem e em bom estado!
Pensa bem.
Não é dramática essa troca mas não é o único caminho....
Grande abraço
Afinal sempre era como eu dizia
Muito sinceramente se fosse eu pedia orçamento para reparar a tua... Fala com o Bruno e vê se ficas com uma ideia €... A dele está nova. Eu sei que terias de parar o carro uns dias mas ficavas com uma caixa de origem e em bom estado!
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Eu sei carlos, mas como tenho hipotese de meter uma caixa reforçada, com mais resistencia, e acabo sempre por ficar com a antiga para mais tarde caso queira a reparar mas bem mais tarde lolol , no entanto se forem muitas as adaptações... como é obvio vou esquecer...
Grande Abraço
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Eu diria que essa história das caixas dos 2 serem mais resistentes é mais mito que outra coisa... como têm menos peças, têm menos por onde avariar!
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
de onde vem essa ideia, caixa reforçada, com mais resistência!!?? a diferença entre as duas são os sincronizadores... uma tem a outra não. de resto é mais do mesmo. Se acha que a caixa do serie 2 aguenta mais do que a do serie 3 está enganado.AMMO Escreveu:Eu sei carlos, mas como tenho hipotese de meter uma caixa reforçada, com mais resistencia, e acabo sempre por ficar com a antiga para mais tarde caso queira a reparar mas bem mais tarde lolol , no entanto se forem muitas as adaptações... como é obvio vou esquecer...
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Boas, a história delas serem reforçadas pode ser efectivamente mito, pelo menos foi o que me disseram, em relação a serem mais duradouras a unica logica que encontro é o facto de não haver sincronizadores na 1 e 2, que sao as peças mais frageis da caixa, e as velocidades mais exigentes, fora isso tb não sei, mas ando a ver valores para a reparação da minha caixa... andam por ai a pedir 750e por uma caixa recondicionada, que ate me assusto ao pensar na minha...
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
mas o facto de avariar os sincronizadores, só faz com que a caixa fique como a do serie 2... uma caixa com o sincronizador avariado, a arranhar, mete as mudanças com dupla tal e qual como uma não sincronizada.
Digo-lhe já, que aqui na zona de lisboa, por cerca de 600€ tiram a caixa, recondicionam e tornam a montar. E feito por um mestre, nada de sapateiros... 750€ pela caixa mais o trabalho que é desmontar meio carro para a tirar e tornar a meter outra parece-me carote... Ainda para mais, e mediante os sintomas que descreveu, até pode ser que não tenha assim tanto trabalho de recondicionamento...
Já agora, não sei como é que está, mas é uma boa oportunidade para meter uma embraiagem nova.
Digo-lhe já, que aqui na zona de lisboa, por cerca de 600€ tiram a caixa, recondicionam e tornam a montar. E feito por um mestre, nada de sapateiros... 750€ pela caixa mais o trabalho que é desmontar meio carro para a tirar e tornar a meter outra parece-me carote... Ainda para mais, e mediante os sintomas que descreveu, até pode ser que não tenha assim tanto trabalho de recondicionamento...
Já agora, não sei como é que está, mas é uma boa oportunidade para meter uma embraiagem nova.
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Problemas da minha, marcha atras salta em esforço, e ja me aconteceu com a 4a em auto estrada a subir, quando fui para gouveia ela tb saltar... na viagem toda de ida e volta saltou me 3 vezes, a 3a tb ja me saltou uma ou duas vezes, ou seja, aquilo não andará muito bem la dentro e não se trata apenas da marcha atrás... é mesmo azar...
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
AMMO Escreveu:Boas, a história delas serem reforçadas pode ser efectivamente mito, pelo menos foi o que me disseram, em relação a serem mais duradouras a unica logica que encontro é o facto de não haver sincronizadores na 1 e 2, que sao as peças mais frageis da caixa, e as velocidades mais exigentes, fora isso tb não sei, mas ando a ver valores para a reparação da minha caixa... andam por ai a pedir 750e por uma caixa recondicionada, que ate me assusto ao pensar na minha...
Viva,
eu tenho um serie III 109 diesel em Lisboa e tenho problemas de caixa de velocidades ( a 2a está dessincronizada e salta em esforço e a 3a salta com o carro solto em descida) e também tenho a caixa de transferências em mau estado, encrava por vezes.
Tenho andado com o carro assim, pondo valvoline regularmente nas caixas.
Sabe dar me uma indicação de preço para o recondicionamento das duas caixas em Lisboa, por favor?
Obrigado.
Abraço,
João
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Re: Caixa de velocidades Serie3 VS Serie 2
Também já tinha lido que as caixas do SII são mais resistentes que as do SIII, e terá a ver com a qualidade do material utilizado para as peças, e não da quantidade ou forma de funcionamento das peças. Se é mesmo verdade ou não, não sei.
As últimas caixas do SIII, sufixo D, tinham alterações que impediam o salto da mudança em esforço (um género de relevos nos dentes). Não é fácil encontrá-las porque muita gente desconhece isto e nem sabe que as tem.
jocafoca: posso dar um contacto, que faz a reparação das caixas e tudo o mais que for preciso. Quanto a valores, só depois de ver o estado. Descrevendo a situação só se conseguem atirar números para o ar (que podem bater certo ou não).
As últimas caixas do SIII, sufixo D, tinham alterações que impediam o salto da mudança em esforço (um género de relevos nos dentes). Não é fácil encontrá-las porque muita gente desconhece isto e nem sabe que as tem.
jocafoca: posso dar um contacto, que faz a reparação das caixas e tudo o mais que for preciso. Quanto a valores, só depois de ver o estado. Descrevendo a situação só se conseguem atirar números para o ar (que podem bater certo ou não).
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa