Boas,
Para o Ipad, há um montao de software.
Antes de mais, é necessario estabelecer que, ainda que nao indispensável, é bom ser o ipad 3G: este é o que tem o GPS integrado.
Pode-se utilizar o outro, mas aí será necessario ter um receptor gps externo, ligado com o ipad por bluetooh.
Quanto ao software, há: (todos na appstore, sem necessidade de jailb.)
TwoNav : Software de navegaçao, já abordado noutro topico deste forum. Já o descarreguei, mas ainda nao me apliquei. Parece-me, no entanto, pouco intuitivo;
GPS MotionX HD: É o que eu uso, e parece-me dos melhores para as tablet - pelo menos dos que conheço (importaçao de GPX e KMZ, itunes drag & drop, etc - para alem das funçoes normais de navegadores);
TripRoad: Odometro com totais e parciais, rumo, e pouco mais. (para roadbooks). Nao permite calibraçao (que eu saiba) - A margem de erro anda pelos 5 a 15 m (dependendo se há cobertura vegetal densa ou nao);
Everytrail: Este é interessante para obter e partilhar experiencias. Permite descarregar percursos feitos por outros utilizadores, e subir os percursos que fazemos (incluido fotos, videos, etc). Nota: é possivel fazer o DL de percursos em ficheiro GPX e utilizar estes dados no MotionX (referido acima).
Apesar de haver bastantes mais, estes sao os que eu utilizo.
E, lamento, mas apesar de ter um telefone Android, em tablets sou fundamentalista!! Ipad!