Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Discussão sobre outros assuntos, humor, etc
Responder
Avatar do Utilizador
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 376
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
RTI: 0
Localização: Evora

Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por PJPENEDO »

Ola bom dia, venho hoje aqui falar de um assunto um pouco complexo.
Se por acaso forem ao Google imagens e procurarem por "acidente Bombeiros", vão verificar que aparecem imensas imagens de acidentes com veiculos operacionais dos Bombeiros, eu ainda há pouco fui e até encontrei algumas fotos de acidentes em que estive envolvido, mas isso não interessa nada, o cerne da questão está no seguinte.
Reparem lá, de toda aquela panoplia de latas torcidas e bombeiros esticados no alcatrão, a quantidade de LAND ROVER's presentes em situações destas!
Eu proprio ja tive varios acidentes graves em serviço, e de todos apenas um foi por desatenção minha e outro não ia eu a conduzir, porque de resto todos aconteceram porque a viatura não correspondeu da forma que seria de esperar!
Desde há alguns anos a esta parte venho analisando estes acidentes e deparo-me com uma quantidade brutal de LAND ROVER's Defender a serem os causadores destes acidentes.
Não é preciso ser engenheiro mecanico para perceber que:
Adicionar largas centenas de quilos e em certas situaçãos mais de uma tonelada de material e agua a um veiculo e a unica alteração que fazem é mudar-lhe a cor, vai trazer certamente alterações graves a todo o equilibrio do mesmo!
Em todas as coorporações vizinhas há pelo menos um LAND ROVER e tirando aqueles que são de Comando, todos os outros tem a sua forma original brutalmente alterada, logo, seria de esperar que ao ser alterado as caracteristicas standard da viatura, tambem deveria ser alterada a suspenção!
Não vou mentir e estar aqui com relatos hipocritas, quando se sai para uma ocorrencia, vamos depressa com o objectivo de chegar o mais rapido possivel e depois numa curva mais apertada o carro não corresponde.
Na minha coorporação temos este menino que vos deixo aqui em baixo, e é um desses exemplos.
Defender 130 polegadas com 400 litros de agua, uma bomba acopulada, uma motobomba auxiliar, dois jaricans de combustivel, 5 lances de mangueira de 50, um caretel de 50 metros de mangueira de 25 e para alem de mais coisas toda uma extrutura metalica que soporta isto tudo, e querem saber mais, suspenção standard!
É logico que este carro não trava, não vira e no mato ainda na semana passada estive até as 3 da manha para o tirar do atasqueiro com um veiculo pesado!
Tenho pena que as empresas que alteram estes veiculos não pensem nestas coisas e apenas no dinheiro que recebem.


Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por FLG »

Boas PJPENEDO

esse assunto foi por cá já discutido....

Já vi habilidades feitas por empresas habilitadas em transformar veículos para esse efeito de ficar :yikes:

Como é possível uma maquina dessas conseguir homologação para poder circular...

Algumas pessoas que os conduzem ficam :eek3: quando lhes dizem que tem que levar a maquina para combater um incendio num determinado sitio... vão sempre com o coração nas mãos...

Algo tem que mudar.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Leandro_M
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 430
Registado: 13 out 2010 13:57
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2449
RTI: 713
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por Leandro_M »

Boas,

Eu diria que este problema não se resume aos Defender, estes apenas existem em maiores quantidades nas nossas corporações.
Já o facto de estarem mal equipados, acho que todos concordamos, mas acrescento algo mais.

Quem os conduz, não tem certamente o melhor treino.

Estamos a falar de veículos que com a carga máxima devem facilmente ultrapassar os 3.500Kg!!!

Agora temos:
- Veiculo "original";
- Alterações feitas sem grande cuidado,
- Carga a ultrapassar os limites legais,
- Transporta carga instável (água, no caso de uma correcta concepção do depósito o efeito será minimizado)
- Condutor sem a devida formação (salvo raros casos), muitas vezes com pouco descanso, ...

Isto parece-me ser receita para o desastre com qualquer viatura e não só no Defender.

É pena que muitas corporações nem sequer tenham abertura para ouvir o que temos para dizer e ensinar.
ELIR 2012 - Nº 284
ELIR 2014 - Nº 411

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=17622

LAND ROVER Discovery TD5 - 99
Mazda 6 SW - 07
Citroen C3 1.4 Comercial - 10
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por FLG »

Leandro_M Escreveu:...Eu diria que este problema não se resume aos Defender...
CorrecTTo :ok: alias na altura tinha escrito Defender e substitui por veículos... ;)
Leandro_M Escreveu:...Quem os conduz, não tem certamente o melhor treino...
Nesse caso diria Nim... :) Alguns veiculos que vi não há treino possível para ensinar a conduzir aquilo... :nono:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 376
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
RTI: 0
Localização: Evora

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por PJPENEDO »

Amigo Leandro, é verdade que existem casos assim, mas tambem deve saber que no que respeita a veiculos pesados a Autoridade, a Escola e a Liga tem feito um esforço imenso para formar motoristas Todo o Terreno e mesmo assim todos os anos vemos un!m#g'S e MAN'S capotadas nas bermas, principalmente resoltado de rebentamento de pneus.
O que o meu amigo diz tem razão mas o principal problema é mesmo as caracteristicas reais das viaturas, eu posso dizer que uma suspenção Terrafirma Bigbore deixava o Defender da minha corporação muito melhor, bastava so mesmo isso, pois não é possivel carregar as molas com um peso daqueles e as coisas correrem bem!
Mas o problema ainda é mais grave nos desencarceramentos, que para irem á inspeção tem que retirar tudo la de dentro e esvaziar depositos quando os tem, ou eles não passam pois ultrapassam largamento o peso limite permitido, esquecen-se que depois volta para o quartel e vai ser carregado novamente com toneladas de material e quando ha uma ocurrencia para parar o carro a 100 klm/h precisam de 100 metros!
Ainda me lembro quando o Clube XX Portugal, andou de reuniões em reuniões para fazer entender as altas patentes da GNR que os Guardas motociclistas não podiam andar em camisa de manga curta com uma BMW 1200 debaixo!!!! Tanto os chateamos que eles lá entenderam que andavam a matar homens.
E esta situação é igual, enquanto não houver alguem de peso que alerte as entidades competentes nada vais acontecer e depois chegamos a ter 14 mortos por ano em serviço como ja aconteceu!
Para terminar dou-lhe um exemplo, já este ano recebi a visita dos Srs. Comandante e 2º Comandante de beja no meu quartel, e eles vieram no seu Auto Comando, LAND ROVER Discovery TD5 90 polegadas, vinham todos contentes pois os Proprios mecanicos tinham recuperado o carro todo desde pintura, chapa, interiores novas rack's etc..
Repentinamente diz o Sr. Comandante: O carro é uma maquina terrivel, no incendio da vidigueira até as molas saltaram!!!
Eu simplesmente olhei por baixo dele e lá esta, molas de origem, amortecedores frente monroe normais, amortecedores traz terrafirma big bore!!!
Como é que não haviam de saltar as molas de traz! Como é que aquele carro pode estar equilibrado?
E disto ha por ai em todo o lado e pior.
Ãbraço
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por FLG »

PJPENEDO Escreveu:...E disto ha por ai em todo o lado e pior...
Subscrevo ;)

E fica novamente a pergunta de como conseguem homologar essas viaturas... :ohnao: :bolas:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por Freepedro »

Não esquecer, principalmente no caso dos Deferender que são um 4x4 permanente e que ha algumas pessoas que pensam que apenas tem tracção traseira e só passa a 4x4 quando se liga o bloqueio! Realmente os antigos Series que quase todas as corporações têm ou tiveram realmente pode andar 4x2 mas nao o defender!!

Como bem referiram, carrega-se aquilo até não poder mais, bloqueio ligado, estão a ver o resultado quando chegam às curvas com alguma velocidade...
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Os defenders não são inseguros, excepto no caso de capotamento onde são mais frágeis na capota.

No caso dos alterados como os dos bombeiros... não tenho experiência mas concordo com o que foi dito, carregar com depósitos e mto material pesado é fácil, preparar como deve de ser já é preciso saber fazer contas de pesos e suspensões e custa mais dinheiro.

Os normais de estrada não acho inseguro em termos de condução. São veículos pesados que em piso escorregadio obrigam a conduzir mais devagar, mas isso deve ser feito em todos os carros noutras proporções claro.

Juntar as más alterações e andar com eles depressa é receita para desastres como se vê.
Pedro Portela
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 06 dez 2008 23:40
Land Rover: LAND ROVER 88 Serie III - 1981
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 1995
Sócio LCP: 131
Localização: Coimbra/Pombal/Figueira da Foz

Re: Defender's inseguros ou apenas mal equipados?

Mensagem por Pedro Portela »

Boa noite,
A homologação é feita pela própria marca.
Quando é lançado o concurso para a aquisição de viaturas é que deviam prever no caderno de encargos não só os equipamentos de combate a incêndios, bem como equipamento de segurança para a viatura, e caracteristicas técnicas de acordo com o que se pretende.
Mas muitas vezes quem faz o caderno de encargos não sabe do assunto, e vai copiar outros, alterando conforme o que se pensa ser necessário.
Depois, e no caso dos defenders (nas outras marcas é igual), quem ganha o concurso vai comprar a viatura mais barata da gama e não a mais apropriada. Numa homologação de um veículo pode haver várias extensões á mesma correspondentes a diversas versões (quase de certeza que a LR tem uma versão do 130 reforçada para ser equipada para bombeiros, mas duvido que tenham comprado alguma para cá).
Depois vem o carroçamento: o carroçamento foi aprovado no concurso (de acordo com o caderno de encargos feito por quem paga) mas apenas em termos de custos, a parte legal cabe a outra entidade.
Feito o projecto, é o mesmo sujeito a apreciação do IMTT, que depois o aprova e marca uma inspecção ao veículo. Este projecto tem que respeitar a homologação feita pela marca, no que a massas e dimensões diz respeito, bem como ao código da estrada.
Na minha opinião o IMTT deveria também ter uma palavra a dizer na elaboração destes cadernos de encargos, no que á parte técnica diz respeito, mas isto ia incomodar muita gente provavelmente.
Conheço um caso de uma empresa que reforçava a suspensão dos 130 para bombeiros, mas se calhar era caso único.
Se o processo é o mais correcto ou não, não quero responder, mas é o que o IMTT exige, e com os meios que têm, já muito fazem eles - na zona de Coimbra as inspecções são feitas ao ar livre...

Pedro Portela
Responder