iluminaçao quadrante???

Discussão sobre Discovery I, II e 3
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

Boas,

O meu disco 300 de 97, anda numa de birras electricas, no sabado deixou me o quadrante, instrumentos do ac completamente as escuras, a minha duvida e oseguinte sera normal fundir estas lampadas ao mesmo tempo? os fusiveis estao ok.

Onde posso arranjar lampadas destas? Como as trocar?

nao sei se é coincidencia ou alguma avaria electrica mas, fundiu um minimo do lado direito, um stop do lado esquerdo , iluminaçao do quadrante e iluminaçao dos instrumentos do ac de resto esta tudo ok.

Alguem que me ajude :god: :god:
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por FLG »

Viva SL4X4

fundir tudo ao mesmo tempo acho difícil... :??

Tem aqui um tópico sobre as lâmpadas:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 2&p=304304

Para trocar as lâmpadas só desmontando tem aqui algumas dicas:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=2884
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SL4X4
júnior TT
júnior TT

Mensagem por SL4X4 »

Pois eu tb acho...

Entretanto verifiquei as lampadas e parecem ok, pelo menos o filamento nao ta partido.

Alguem me sabe dizer qual é o circuito e onde esta, para ver se tem algum fio partido ou queimado ou se tem algum rele e onde fica?????
SL4X4
júnior TT
júnior TT

Mensagem por SL4X4 »

ja agora como tiro a lampada do painel do ac?

sai so a lamapada ou tem um casquilho tipo a do quadrante????

.....e acabei de fazer asneira..... partiu-se a lampada a tentar tirar :x
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SL4X4
júnior TT
júnior TT

Mensagem por SL4X4 »

Obrigado FLC,

mas nao diz o que me interessa, nao tenho o tablier empenado, gostava de saber qual é , como é onde esta o circuito todo da iluminaçao do quadrante e da consola de climatizaçao, 3 lampadas fundirem ao mesmo tempo nao é normal, deve tar algo a nao funcionar bem para apagar tudo de uma vez.

se existe um rele, ja agora qual é o fusivel deste circuito???

ou alguem que lhe tenha acontecido o mesmo, qual foi a soluçao????????
SL4X4
júnior TT
júnior TT

Mensagem por SL4X4 »

:think: :think:

Ha por ai alguem que sabe da parte electrica do disco 300 que me ajude
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

O link que o FLG postou, como é óbvio não é para lhe dizer como desempenar o tablier, uma vez que não é esse o problema, mas sim mostrar como chegar ás lâmpadas, uma vez que o processo de desmontagem é igual. Depois de desmontar a consola central como mostra no link, tem acesso ás lâmpadas da climatização, e ai sim confirma se estão fundidas ou não. Se estiverem, é substituir por novas e ver se resolve. É o mais fácil, e as lâmpadas são baratas.

Se ainda assim não resolver, verifique os contactos dos casquilhos e a ficha. Se não chegar corrente ao casquilho/ficha, então pode ser algum fusível ou fio partido. Não sei qual é o fusível, mas não são assim tantos, dá perfeitamente para olhar para a caixa de fusíveis e ver se está algum queimado.
O circuito da iluminação interior não tem qualquer relé, não tem consumo que o justifique.

Para fundir todas essas lâmpadas ao mesmo tempo, ou é uma grande coincidência, ou então não sei. Se fosse algum curto-circuito, queimava o fusível, e deixava de acender um dos lados(frente e trás), e não só o mínimo da frente por ex.
Se fosse eu, experimentava trocar as lâmpadas e ver o que acontece. Se voltar a fundir é porque está mesmo algo mal e não uma pura coincidência.
SL4X4
júnior TT
júnior TT

Mensagem por SL4X4 »

Boas,

Antes de mais obrigado a todos pela dispnibilidade de me ajudar.

ja consegui ter acesso as lampadas do quadrante e da consola de ac ..... :bolas: :bolas: e fiz asneira a lampada da consola do ac, partiu-se ao tentar tirar ( sai so a lampada ou tb o seu casquilho? como as do quadrante).

Agora reparei que no lado direito do carro nao tenho minimos a frente e presença atras, ja vi os fusiveis, nao vi nada queimado, vou ver novamente, mas pelo que entendi no manual de instruçoes do carro existe um fusivel para farois e outro para os instrumentos como o velocimetro, ou sera que é so para o seu funcionamento e nao sua iluminaçao. vou ver e rever tudo novamente.

Ja agora um fusivel queimado tem somente o filamento partido ?????
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

Existe um fusível para os mínimos do lado direito, e outro para o lado esquerdo.

É este o aspecto de um fusível queimado
Imagem
rjtfb
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 11 nov 2011 18:27
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 98 5p

Mensagem por rjtfb »

Boas,

O meu Discovery 300 Tdi de 98 também se lembrou de fazer a mesma birra :)

Esta semana deparei-me com a mesma situação, a iluminação do quadrante off mas tudo funciona, relógio on, iluminação de presença do lado do pendura frente e traseira off iluminação da matricula off e farois arreados (o motor que os nivela está para mínimo e não sobe.

Verifiquei os fuzileis e um de 10A estava partido, troquei por outro de 10A das luzes de presença do lado do condutor, rodei o manipulo e, óbvio do lado do condutor não há luzes de presença mas do outro lado tudo ficou OK incluindo quadrante e restante iluminação interior e nivelamento dos faróis também, coloquei um fuzivel novo para o lado do condutor e fui à minha vida, nem 10 minutos passou e voltou tudo ao mesmo e o fuzilvel voltou a queimar, esta manha coloquei um novo fuzivel e assim que rodo ao manipulo lá vai o fuzivel ao ar :(.

Alguém me pode ajudar com umas dicas.

Obrigado
rjtfb
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 11 nov 2011 18:27
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 98 5p

Mensagem por rjtfb »

Boas,

Esta semana deparei-me com a mesma situação, a iluminação do quadrante off mas tudo funciona, relógio on, iluminação de presença do lado do pendura frente e traseira off iluminação da matricula off e farois arreados (o motor que os nivela está para mínimo e não sobe.

Verifiquei os fuzileis e um de 10A estava partido, troquei por outro de 10A das luzes de presença do lado do condutor, rodei o manipulo e, óbvio do lado do condutor não há luzes de presença mas do outro lado tudo ficou OK incluindo quadrante e restante iluminação interior e nivelamento dos faróis também, coloquei um fuzivel novo para o lado do condutor e fui à minha vida, nem 10 minutos passou e voltou tudo ao mesmo e o fuzilvel voltou a queimar, esta manha coloquei um novo fuzivel e assim que rodo ao manipulo lá vai o fuzivel ao ar :(.

Obrigado
Marquito
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 24 ago 2013 09:23
Land Rover: Discovery 300 94

Mensagem por Marquito »

Oi,

À uns tempos tive o mesmo problema...
Quando estive a ver com atenção um dos faróis à frente estava com água até meio :p
Foi só abrir, secar tudo bem e trocar o fusível. Nem a lâmpada do mínimo que estava submersa ficou fundida. :)
morais820
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 14 jul 2022 16:22
Land Rover: Discovey 300 TDI 1998

Mensagem por morais820 »

rjtfb Escreveu: 29 mai 2013 12:57 Boas,

Obrigado
Boas, já passou uns anos, mas ainda te lembras como conseguiste resolver? Está a acontecer o mesmo no meu.

Obrigado
cpalha
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 29 mar 2023 23:00
Land Rover: Discovery 1998

Mensagem por cpalha »

Boas

Relativamente às lâmpadas dos botões reparei que ainda são caras.

No aliexpress encontrei mas na versão led e comprei cor verde, despois de instalar o verde é mais forte do que das lâmpadas incandescentes e custam mais a entrar. Alem disso estes leds como tem polaridade, se depois de colocados não derem, tirem fora rodem 180 graus e voltam a colocar e já deve dar.

https://pt.aliexpress.com/item/1005002106389634.html

Também encontrei as lâmpadas incandescentes (3mm) para substituírem a fundida no suporte original, só não encontrei as capas verdes e as que estão na lâmpada velha nunca saem direitas, rasgam.

https://pt.aliexpress.com/item/1005004211885589.html

Espero ter ajudado, só não coloco fotos porque não sei como.

Saudações
cpalha
Eathated
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 27 mar 2024 00:00
Land Rover: Model Type Motor Year
Sócio LCP: 21
RTI: 15

Mensagem por Eathated »

SL4X4 Escreveu: 25 mar 2013 11:12 Boas,

O meu disco 300 de 97, anda numa de birras electricas, no sabado deixou me o quadrante, instrumentos do ac completamente as escuras, a minha duvida e oseguinte sera normal fundir estas lampadas ao mesmo tempo? os fusiveis estao ok.

Onde posso arranjar lampadas destas? Como as trocar?

nao sei se é coincidencia ou alguma avaria electrica mas, fundiu um minimo do lado direito, um stop do lado esquerdo , iluminaçao do quadrante e iluminaçao dos instrumentos do ac de resto esta tudo ok. Também comecei recentemente a interessar-me por jogos online, principalmente no https://mostbetbr.bet/promo/bonus/, onde há muitos jogos interessantes que pode jogar com depósitos gratuitos.

Alguem que me ajude :god: :god:

Parece improvável que todas essas lâmpadas tenham queimado ao mesmo tempo apenas por coincidência. Como os fusíveis estão ok, pode ser um problema elétrico, como um mau contato, um problema no regulador de voltagem ou até mesmo um curto-circuito em algum ponto da instalação.

Antes de trocar as lâmpadas, verifica se há sinais de oxidação nos conectores e no porta-fusíveis. Também vale medir a voltagem da bateria com o motor ligado para ver se o alternador não está sobrecarregando o sistema elétrico.

Se for só um caso de lâmpadas queimadas, podes encontrar substituições em lojas de autopeças ou até online, basta verificar o modelo correto no manual do carro ou comparando com as lâmpadas antigas. A troca do quadrante e dos instrumentos do AC geralmente envolve desmontar parte do painel, então pode ser um pouco mais trabalhoso.

Se o problema persistir, pode valer a pena levar a um eletricista automóvel para evitar maiores dores de cabeça.