iluminaçao quadrante???

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Responder
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 78
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

Boas,

O meu disco 300 de 97, anda numa de birras electricas, no sabado deixou me o quadrante, instrumentos do ac completamente as escuras, a minha duvida e oseguinte sera normal fundir estas lampadas ao mesmo tempo? os fusiveis estao ok.

Onde posso arranjar lampadas destas? Como as trocar?

nao sei se é coincidencia ou alguma avaria electrica mas, fundiu um minimo do lado direito, um stop do lado esquerdo , iluminaçao do quadrante e iluminaçao dos instrumentos do ac de resto esta tudo ok.

Alguem que me ajude :god: :god:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por FLG »

Viva SL4X4

fundir tudo ao mesmo tempo acho difícil... :??

Tem aqui um tópico sobre as lâmpadas:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 2&p=304304

Para trocar as lâmpadas só desmontando tem aqui algumas dicas:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=2884
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 78
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

Pois eu tb acho...

Entretanto verifiquei as lampadas e parecem ok, pelo menos o filamento nao ta partido.

Alguem me sabe dizer qual é o circuito e onde esta, para ver se tem algum fio partido ou queimado ou se tem algum rele e onde fica?????
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 78
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

ja agora como tiro a lampada do painel do ac?

sai so a lamapada ou tem um casquilho tipo a do quadrante????

.....e acabei de fazer asneira..... partiu-se a lampada a tentar tirar :x
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 78
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

Obrigado FLC,

mas nao diz o que me interessa, nao tenho o tablier empenado, gostava de saber qual é , como é onde esta o circuito todo da iluminaçao do quadrante e da consola de climatizaçao, 3 lampadas fundirem ao mesmo tempo nao é normal, deve tar algo a nao funcionar bem para apagar tudo de uma vez.

se existe um rele, ja agora qual é o fusivel deste circuito???

ou alguem que lhe tenha acontecido o mesmo, qual foi a soluçao????????
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 78
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

:think: :think:

Ha por ai alguem que sabe da parte electrica do disco 300 que me ajude
Avatar do Utilizador
JotaJor
master TT
master TT
Mensagens: 1392
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060
RTI: 0
Localização: Portel

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por JotaJor »

O link que o FLG postou, como é óbvio não é para lhe dizer como desempenar o tablier, uma vez que não é esse o problema, mas sim mostrar como chegar ás lâmpadas, uma vez que o processo de desmontagem é igual. Depois de desmontar a consola central como mostra no link, tem acesso ás lâmpadas da climatização, e ai sim confirma se estão fundidas ou não. Se estiverem, é substituir por novas e ver se resolve. É o mais fácil, e as lâmpadas são baratas.

Se ainda assim não resolver, verifique os contactos dos casquilhos e a ficha. Se não chegar corrente ao casquilho/ficha, então pode ser algum fusível ou fio partido. Não sei qual é o fusível, mas não são assim tantos, dá perfeitamente para olhar para a caixa de fusíveis e ver se está algum queimado.
O circuito da iluminação interior não tem qualquer relé, não tem consumo que o justifique.

Para fundir todas essas lâmpadas ao mesmo tempo, ou é uma grande coincidência, ou então não sei. Se fosse algum curto-circuito, queimava o fusível, e deixava de acender um dos lados(frente e trás), e não só o mínimo da frente por ex.
Se fosse eu, experimentava trocar as lâmpadas e ver o que acontece. Se voltar a fundir é porque está mesmo algo mal e não uma pura coincidência.
SL4X4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 78
Registado: 16 nov 2011 12:21
Land Rover: LAND ROVER discovery 300 tdi de 1997
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por SL4X4 »

Boas,

Antes de mais obrigado a todos pela dispnibilidade de me ajudar.

ja consegui ter acesso as lampadas do quadrante e da consola de ac ..... :bolas: :bolas: e fiz asneira a lampada da consola do ac, partiu-se ao tentar tirar ( sai so a lampada ou tb o seu casquilho? como as do quadrante).

Agora reparei que no lado direito do carro nao tenho minimos a frente e presença atras, ja vi os fusiveis, nao vi nada queimado, vou ver novamente, mas pelo que entendi no manual de instruçoes do carro existe um fusivel para farois e outro para os instrumentos como o velocimetro, ou sera que é so para o seu funcionamento e nao sua iluminaçao. vou ver e rever tudo novamente.

Ja agora um fusivel queimado tem somente o filamento partido ?????
Avatar do Utilizador
JotaJor
master TT
master TT
Mensagens: 1392
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060
RTI: 0
Localização: Portel

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por JotaJor »

Existe um fusível para os mínimos do lado direito, e outro para o lado esquerdo.

É este o aspecto de um fusível queimado
Imagem
rjtfb
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 2
Registado: 11 nov 2011 18:27
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 98 5p
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por rjtfb »

Boas,

O meu Discovery 300 Tdi de 98 também se lembrou de fazer a mesma birra :)

Esta semana deparei-me com a mesma situação, a iluminação do quadrante off mas tudo funciona, relógio on, iluminação de presença do lado do pendura frente e traseira off iluminação da matricula off e farois arreados (o motor que os nivela está para mínimo e não sobe.

Verifiquei os fuzileis e um de 10A estava partido, troquei por outro de 10A das luzes de presença do lado do condutor, rodei o manipulo e, óbvio do lado do condutor não há luzes de presença mas do outro lado tudo ficou OK incluindo quadrante e restante iluminação interior e nivelamento dos faróis também, coloquei um fuzivel novo para o lado do condutor e fui à minha vida, nem 10 minutos passou e voltou tudo ao mesmo e o fuzilvel voltou a queimar, esta manha coloquei um novo fuzivel e assim que rodo ao manipulo lá vai o fuzivel ao ar :(.

Alguém me pode ajudar com umas dicas.

Obrigado
rjtfb
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 2
Registado: 11 nov 2011 18:27
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 98 5p
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por rjtfb »

Boas,

O meu Discovery 300 Tdi de 98 também se lembrou de fazer a mesma birra :)

Esta semana deparei-me com a mesma situação, a iluminação do quadrante off mas tudo funciona, relógio on, iluminação de presença do lado do pendura frente e traseira off iluminação da matricula off e farois arreados (o motor que os nivela está para mínimo e não sobe.

Verifiquei os fuzileis e um de 10A estava partido, troquei por outro de 10A das luzes de presença do lado do condutor, rodei o manipulo e, óbvio do lado do condutor não há luzes de presença mas do outro lado tudo ficou OK incluindo quadrante e restante iluminação interior e nivelamento dos faróis também, coloquei um fuzivel novo para o lado do condutor e fui à minha vida, nem 10 minutos passou e voltou tudo ao mesmo e o fuzilvel voltou a queimar, esta manha coloquei um novo fuzivel e assim que rodo ao manipulo lá vai o fuzivel ao ar :(.

Alguém me pode ajudar com umas dicas.

Obrigado
Marquito
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 10
Registado: 24 ago 2013 09:23
Land Rover: Discovery 300 94
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por Marquito »

Oi,

À uns tempos tive o mesmo problema...
Quando estive a ver com atenção um dos faróis à frente estava com água até meio :p
Foi só abrir, secar tudo bem e trocar o fusível. Nem a lâmpada do mínimo que estava submersa ficou fundida. :)
Avatar do Utilizador
morais820
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 1
Registado: 14 jul 2022 16:22
Land Rover: Discovey 300 TDI 1998
RTI: 0
Localização: évora

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por morais820 »

rjtfb Escreveu: 29 mai 2013 12:57 Boas,

O meu Discovery 300 Tdi de 98 também se lembrou de fazer a mesma birra :)

Esta semana deparei-me com a mesma situação, a iluminação do quadrante off mas tudo funciona, relógio on, iluminação de presença do lado do pendura frente e traseira off iluminação da matricula off e farois arreados (o motor que os nivela está para mínimo e não sobe.

Verifiquei os fuzileis e um de 10A estava partido, troquei por outro de 10A das luzes de presença do lado do condutor, rodei o manipulo e, óbvio do lado do condutor não há luzes de presença mas do outro lado tudo ficou OK incluindo quadrante e restante iluminação interior e nivelamento dos faróis também, coloquei um fuzivel novo para o lado do condutor e fui à minha vida, nem 10 minutos passou e voltou tudo ao mesmo e o fuzilvel voltou a queimar, esta manha coloquei um novo fuzivel e assim que rodo ao manipulo lá vai o fuzivel ao ar :(.

Alguém me pode ajudar com umas dicas.

Obrigado
Boas, já passou uns anos, mas ainda te lembras como conseguiste resolver? Está a acontecer o mesmo no meu.

Obrigado
cpalha
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 29 mar 2023 23:00
Land Rover: Discovery 1998
RTI: 0

Re: iluminaçao quadrante???

Mensagem por cpalha »

Boas

Relativamente às lâmpadas dos botões reparei que ainda são caras.

No aliexpress encontrei mas na versão led e comprei cor verde, despois de instalar o verde é mais forte do que das lâmpadas incandescentes e custam mais a entrar. Alem disso estes leds como tem polaridade, se depois de colocados não derem, tirem fora rodem 180 graus e voltam a colocar e já deve dar.

https://pt.aliexpress.com/item/1005002106389634.html

Também encontrei as lâmpadas incandescentes (3mm) para substituírem a fundida no suporte original, só não encontrei as capas verdes e as que estão na lâmpada velha nunca saem direitas, rasgam.

https://pt.aliexpress.com/item/1005004211885589.html

Espero ter ajudado, só não coloco fotos porque não sei como.

Saudações
cpalha
Responder